Novo estádio do Salgueiros: dois anos à espera de aprovação...

26 set 2002, 15:10

Será normal esperar tanto tempo? A bola está do lado da Câmara Municipal do Porto.

Tal como sucedeu no caso das novas Antas, também o projecto do Salgueiros integra, além obviamente da construção do estádio, um conjunto de edificações de cariz comercial e habitacional.

O financiamento global do projecto resulta da construção de todas estas componentes: faltando alguma delas, o orçamento total ficará desequilibrado: «O estádio só se poderá construir com a envolvência do que está aprovado em PIP (ndr: Pedido de Intervenção Prévio)», explica o vice-presidente para as instalações do Salgueiros, Jorge Queirós.

Uma das questões que se puseram recentemente prendeu-se com dúvidas que, supostamente, a Câmara Municipal do Porto levantará em relação à legalidade da volumetria de alguns edifícios planificados. Jorge Queirós faz questão de garantir, no entanto, que «todas essas questões já estão definidas. As volumetrias que apresentámos estão dentro do que é permitido. Tudo isso já está aprovado».

Os terrenos em causa, na zona da Arca D¿Água, no Porto, pertencem ao Salgueiros. O que falta, então, resolver? Para Jorge Queirós, a bola está do lado da Câmara: «Só a Câmara saberá quando poderá aprovar o projecto. Mas pelas conversas que temos tido, tenho razões para acreditar que essa aprovação está para breve».

Uma estética futurista para 12 mil lugares

O projecto do novo estádio do Salgueiros é da autoria do arquitecto Pedro Jorge Guimarães. No site oficial do Salgueiros, poderá ver a maquete do que virá a ser a nova infra-estrutura salgueirista. A estética é futurista, a capacidade está prevista para 12 mil lugares.

Falta saber quando poderemos ver esta estádio pronto. «Se o projecto for aprovado em breve, como esperamos, lá para 2004, 2005...», prevê Jorge Queirós.

Leia ainda:

Patrocinados