Bobby Moore

10 nov 2000, 21:45

Inglaterra

Defesa

Nascido em 12/4/1941. Falecido em 24/2/1993.

Jogou entre 1958 e 1976 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. Capitão e líder indiscutível da selecção inglesa que em 1966 conquistou o Campeonato do Mundo. Ganhou uma Taça das Taças e uma Taça de Inglaterra, jogou 108 vezes pela selecção. Celebrizou-se como defesa elegante e construtivo numa altura, e num país, em que esses eram conceitos contraditórios. 

2. Frente a Pelé, em 1970, foi protagonista do mais empolgante e exemplar duelo de defesa contra avançado na história dos Campeonatos do Mundo. O Brasil ganhou 1-0, mas Bobby Moore deixou em campo todos os recursos lícitos que um defesa pode utilizar. O vídeo da sua actuação ainda hoje é utilizado em Inglaterra como manual de instruções para os candidatos a central. 

3. Participou no filme «Fuga Para a Vitória» e, mesmo não abrindo a boca, confirmou ser muito melhor actor do que Pelé. 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. Não foi culpa sua, mas contribuiu mais do que qualquer outro para convencer os ingleses de que, a partir de 1966, voltavam a ter o melhor futebol e os melhores jogadores do Mundo. Um equívoco que foi mantido durante vários anos, contra todas as evidências, e que podia ter tido consequências lamentáveis para o futebol mundial. 

2. O seu último jogo internacional não foi pela Inglaterra, mas sim contra a Inglaterra, num particular organizado para comemorar o bicentenário da independência dos Estados Unidos. Pelos yankees

3. Era um perfeito gentleman, nunca se lhe viu um gesto antidesportivo ou uma falta violenta. Pudera, com jogadores como Nobby Stiles (que ironicamente era filho de um cangalheiro) ou Jack Charlton ao lado, qualquer um passava por bonzinho...

Patrocinados