Ronaldo

10 nov 2000, 21:23

Brasil

Avançado

Nascido a 22/9/76

Iniciou a carreira em 1992 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. A sua velocidade permite-lhe criar desequilíbrios que se julgavam impossíveis no futebol europeu da actualidade. Subitamente, voltou a tornar-se possível ir aos estádios para ver o show de um homem só. Um todo-o-terreno com motor Ferrari, chamaram-lhe. 

2. Devolveu a ilusão de que o futebol pode e deve ser uma coisa simples. Num tempo em que os treinadores e as tácticas (já para não falar dos dirigentes) ameaçam cada vez mais tornar-se os principais protagonistas do espectáculo devolveu tudo à estaca zero. Não precisa de grande ciência: por ser mais rápido e melhor que os outros, pega na bola e tenta resolver as coisas sozinhos. Quando falha, podem chamar-lhe egoísta e obtuso. Mas o que é isso comparado com as vezes em que não falha e todos são obrigados a chamar-lhe génio, fenómeno, monstro, ou o que quiserem? 

3. No Mundial de 1998, na caminhada do Brasil para a final, já com o joelho preso por arames, marcou quatro golos, fez passes para outros quatro e teve atenções especiais de todas as defesas que defrontou. Ainda assim, a opinião unânime é a de que estava fora de forma. Imagine-se se não estivesse... 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. O imbróglio da final do Campeonato do Mundo de 1998. Não estava em condições para jogar, foi imposto no onze por razões extra-desportivas e foi um fiasco. 

2. Uma personalidade fraca que o faz aparecer demasiadas vezes como joguete nas mãos de empresários e multinacionais de equipamentos desportivos. E um joelho dado a humores. 

3. Estamos a falar de quê? Do melhor jogador do século? E como sintetizar a história futebolística do século em apenas três épocas?

Ronaldo

Mais Ronaldo

Patrocinados