Fontaine

10 nov 2000, 21:58

França

Avançado

Nascido em 19/8/1933

Jogou entre 1951 e 1960 

TRÊS RAZÕES PARA VOTAR 

1. Marcou 13 golos no Campeonato do Mundo de 1958, sendo até hoje - e muito provavelmente para sempre - o jogador a conseguir maior número de golos numa só edição de um Mundial. Apesar de uma breve carreira internacional, marcou 27 golos em 20 presenças na selecção francesa. 

2. Na selecção que conquistou o 4º lugar na Suécia, no Nice e principalmente no Stade Reims contribuiu para o renascer do interesse pelo futebol em França, que os efeitos da II Guerra tinham esbatido consideravelmente. Entre 1951 e 1960 conquistou dois campeonatos e duas Taças de França, sendo por duas vezes vice-campeão europeu, em finais perdidas para o Real Madrid. 

3. Encerrando a carreira com 27 anos, devido a duas fracturas sucessivas, assumiu uma causa importante, tornando-se presidente do Sindicato de Jogadores em França, no auge do seu prestígio. Foi pioneiro na luta pela defesa dos direitos dos futebolistas, conquistando para a classe algumas vitórias que ainda hoje são visíveis. 

E TRÊS RAZÕES PARA NÃO VOTAR 

1. Marcou 13 golos no Mundial da Suécia, pois. Três ao Paraguai, dois à Irlanda do Norte, dois à Jugoslávia e assim sucessivamente... E basta rever os vídeos para perceber como era fácil nessa altura pegar na bola, correr a direito em direcção à baliza e chutar sem grandes preocupações. Os defesas? Estavam todos do outro lado do campo, a atacar... 

2. A proeza inigualada no Mundial da Suécia faz com que seja injustamente preferido ao verdadeiro expoente máximo de talento dessa geração de 50, Raymond Kopa. É uma regra do futebol pré-televisivo: a frieza dos números vence sempre a subjectividade do génio, se este não tiver imagens a sustentá-lo. 

3. Pelo estilo, pelas limitações da sua participação no jogo colectivo, marca o canto do cisne de uma época em que os avançados só tinham de saber chutar à baliza. Nesse mesmo Mundial, Pelé, Garrincha, Didi e companhia, mostravam o caminho por onde iria passar a evolução do futebol. Fontaine era já passado, sem o saber. 

Patrocinados