Turquia
Finalizado
3 - 1
Geórgia

Quadro "Dançarinas Russas" de Degas passa a chamar-se "Dançarinas Ucranianas"

4 abr 2022, 15:07
Quadro "Dançarinas Russas" de Edgar Degas

A decisão da National Gallery aconteceu depois de um movimento ter sido criado nas redes sociais do museu inglês

A National Gallery, em Londres, mudou o nome do quadro "Dançarinas Russas", de Edgar Degas, para "Dançarinas Ucranianas".

Com tons pastel, o pintor impressionista francês retratou dançarinas que o fascinaram durante uma performance em Paris. Nesta obra destacam-se as cores amarelo e azul das fitas de cabelo das dançarinas e das guirlandas que carregam. Cores da bandeira nacional da Ucrânia.

“O título desta pintura tem sido um ponto de discussão contínuo por muitos anos e é abordado na literatura académica; no entanto, houve um aumento no foco no mês passado devido à situação atual, portanto, sentimos que era um momento apropriado para atualizar o título da pintura para refletir melhor o assunto da pintura.”, disse um porta-voz da National Gallery ao The Guardian.

A mudança do nome levou outras instituições culturais a repensar interpretações “preguiçosas”, ou rótulos incorretos da arte e do património ucraniano.

A decisão da National Gallery aconteceu depois de um movimento ter sido criado nas redes sociais do museu inglês, um dos mais tradicionais do mundo.

Entre os que acolheram a mudança estava Mariia Kashchenko, fundadora e diretora ucraniana da Art Unit, uma plataforma online com curadoria de obras de artistas emergentes que inclui 21 artistas ucranianos no momento.

“Eu entendo que o termo arte russa se tornou um termo genérico fácil que foi útil, mas é realmente importante agora fazer as coisas direito. Como ucraniana, no passado eu teria encontrado momentos em que me chamavam de russa, ou onde a herança ucraniana era descrita como russa”, disse Mariia Kashchenko.

A National Gallery garante que a pesquisa contínua sobre pinturas da coleção e informações sobre as obras são atualizadas conforme e quando apropriado e quando novas informações surgem.

Edgar Degas foi um pintor, gravurista, escultor e fotógrafo francês consagrado pelas pinturas femininas, sobretudo pela série das bailarinas e pelo efeito de movimento que retratava nas obras. Degas é um dos nomes mais sonantes da pintura francesa do final do século XIX e início do século XX.

O quadro "Dançarinas Russas", agora "Dançarinas Ucranianas", não está em exibição.

Artes

Mais Artes

Patrocinados