A Nova Economia

21 de novembro de 2023

Alfândega do Porto

Bernardo Correia

Bernardo Correia

Country Manager da Google Portugal

É licenciado em Economia pela Universidade NOVA de Lisboa, e possui uma vasta experiência em gestão, especialmente na área digital. Bernardo Correia iniciou o seu percurso profissional em Portugal nas marcas de beleza da L’Oreal e nas marcas de Homecare da Unilever. Em 2006 foi expatriado para a sede da Unilever em Londres para lugares de gestão internacional da empresa, envolvendo-se de forma ativa no desenvolvimento de estratégia digital global de marcas.

Foi em 2008, ainda no Reino Unido, que se juntou à Google, para liderar a área de relacionamento com a indústria de bens de consumo e, mais tarde, assume o papel de liderar as relações internacionais da Google com a indústria de Media e Entretenimento. Nesse período desenvolveu activamente um conjunto de projectos com algumas das maiores marcas do mundo visando a utilização de tecnologias digitais, incluindo a criação de novas metodologias para ajudar as marcas a avaliarem o valor do digital e apoiar a criação de novos modelos de distribuição de conteúdos com os maiores estúdios de cinema de Hollywood, empresas de jogos e editoras discográficas.

Regressou a Portugal em 2016 onde actualmente ocupa o cargo de Country Manager da Google Portugal, responsável pelas operações da empresa no País, período no qual liderou uma forte expansão da presença no país e em que foram lançados vários projetos como um centro de operações global, cabos de fibra submarinos para ligação a outros continentes, a digitalização de dezenas de museus Portugueses, e projetos para aumentar a literacia digital dos portugueses e suas empresas como o Atelier Digital ou os Certificados Profissionais.

É também membro da direção da APDC e da American Chamber of Commerce.

---

He has a degree in Economics from Universidade NOVA de Lisboa and extensive experience in management, especially in digital. Bernardo Correia began his professional career in Portugal with L’Oreal’s beauty brands and Unilever’s homecare brands. In 2006 he was expatriated to Unilever's headquarters in London to manage the company's international management, becoming actively involved in the development of the brands' global digital strategy.

In 2008, still in the United Kingdom, he joined Google to lead the relationship area with the consumer goods industry and, later, took on the role of leading Google's international relations with the Media and Entertainment industry. During this period, he actively developed projects with some of the biggest brands in the world aimed at using digital technologies, including the creation of new methodologies to help brands assess the value of digital and support the creation of new content distribution models with Hollywood's biggest film studios, gaming companies and record labels.

He returned to Portugal in 2016 where he currently holds the position of Country Manager at Google Portugal, responsible for the company's operations in the country, a period in which he led a strong expansion of presence in the country and in which several projects were launched such as a global operations center, submarine fiber cables to connect to other continents, the digitalization of dozens of Portuguese museums, and projects to increase the digital literacy of Portuguese people and their companies such as Atelier Digital or Professional Certificates.

He’s currently also a board member of APDC and the American Chamber of Commerce.

Bernardo Correia