Em atualização

AO MINUTO | Mortes na Faixa de Gaza ultrapassam as 35.400. Jordânia exige investigação de "crimes de guerra"

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-19

O que está a acontecer

2024-05-05
21:04

Hamas diz ter matado três soldados israelitas em Kerem Shalom

O Hamas matou três soldados israelitas durante o ataque a Kerem Shalom. A informação é avançada pelos militares do grupo.

Outros 11 soldados ficaram feridos, de acordo com Forças de Defesa Israelitas, citadas pelo Times of Israel.

Siga ao minuto:

2024-05-19
19:31

Biden diz apoiar "manifestações pacíficas" e insiste em dois Estados

O Presidente norte-americano, Joe Biden, garantiu hoje que apoia “manifestações pacíficas não violentas”, no seguimento de uma onda de protestos contra a guerra em Gaza em várias universidades dos Estados Unidos nas últimas semanas.

2024-05-19
19:03

Biden pediu “cessar-fogo imediato”

Num discurso perante estudantes no Morehouse College, em Atlanta, o presidente dos EUA disse que pediu um “cessar-fogo imediato” em Gaza. “O que está acontecendo em Gaza e em Israel é de partir o coração”, vincou Joe Biden, citado pela CNN Internacional.

2024-05-19
17:22

Tensão aumenta entre Gantz e Netanyahu enquanto ataque israelita faz pelo menos 20 mortos

Benny Gantz, o ministro sem pasta, fez um ultimato ao primeiro-ministro israelita: deu até 8 de junho para Netanyahu adotar um novo plano para o pós-guerra em Gaza, caso contrário, Gantz demite-se.

Isto numa altura de intensos bombardeamentos de norte a sul de Gaza. Este domingo, pelo menos 20 pessoas morreram num ataque aéreo israelita a um campo de refugiados.

2024-05-19
16:02

BE questiona Governo sobre alegadas agressões a ativistas pró-Palestina em Coimbra

O BE pediu esclarecimentos ao Ministério da Administração Interna sobre a denúncia feita pelo coletivo Coimbra pela Palestina, que acusou um grupo de turistas russos residentes em Israel de ter agredido ativistas que se manifestavam na cidade.

Na pergunta, os bloquistas questionam o ministério tutelado por Margarida Blasco se teve conhecimento desta situação, que medidas foram adotadas para “garantir a notificação dos suspeitos”, se “os suspeitos prestaram declarações no processo ou foram notificados para tal” ou se foi tomada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Na exposição de motivos, o grupo parlamentar do BE alerta que “o racismo mata e agride todos os dias, como, de resto se vem a verificar em Portugal com os ataques violentos a imigrantes”.

“A normalização do discurso xenófobo e a proliferação de grupos violentos de extrema-direita contribuem para este fenómeno. Para além de serem necessárias políticas de prevenção, é fundamental que a resposta por parte das autoridades seja adequada, rápida e que transmita segurança à comunidade de que os autores deste tipo de crimes são efetivamente levados à Justiça”, defendem no texto.

2024-05-19
15:58

Ultimato de Gantz: estabelece desde logo uma "consequência". Netanyahu "perdeu o apoio político que lhe restava do seu Governo"

O ministro do gabinete de guerra de Israel, Benny Gantz, exigiu que Benjamin Netanyahu se comprometa a um plano para o conflito em Gaza que inclua uma decisão sobre quem governará o território depois da guerra com o Hamas.

Ana Miguel dos Santos, especialista em assuntos de Segurança e Defesa, frisa que Netanyahu para além de ter perdido o apoio dos militares, está a perder também o "apoio do povo". 

2024-05-19
15:44

Protestos pró-Palestina na Universidade do Porto estende-se até segunda-feira

Os estudantes acampados à porta do departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vão manter-se no local, pelo menos até segunda-feira, revelou à Lusa, Carolina Moreira, da organização.

“A menos que a direção da faculdade decida ouvir-nos e mude de posição, vamos manter-nos cá de dia e de noite pelo menos até amanhã [segunda-feira]”, disse Carolina Moreira, segundo a qual a comunicação com a FCUP “tem-se resumido ao diálogo diário com os seguranças das instalações”.

“São eles que nos dizem se podemos usar ou não as casas de banho, são eles que nos dizem o que a direção decidiu sobre o acesso ao edifício que não tem sido igual todos os dias. Com a direção não temos contacto”, disse a estudante que, com outras dezenas de colegas, está há quatro dias acampada à porta do departamento de Ciência de Computadores.

Este protesto teve o primeiro momento há uma semana quando cerca de meia centena de estudantes reclamaram diante da reitoria da UP o corte de relações entre a academia e o Estado de IsraelNa quarta-feira os estudantes concentraram-se na Faculdade de Belas Artes e decidiram prosseguir com o protesto na Faculdade de Ciências, onde colocaram tendas de campismo para se abrigarem durante a noite rodeadas de bandeiras da Palestina, velas e faixas com frases como: “Solidariedade proletária por uma Palestina Livre”, “Israel não é uma democracia, Israel é um país terrorista” e “A revolução começa aqui”.

Hoje, à agência Lusa, Carolina Moreira disse que “sem uma escuta ativa [por parte de responsáveis da FCUP] não vão desmobilizar” e reiterou o porquê deste protesto que de dia, segundo a mesma fonte, tem juntado “entre 80 a 100 pessoas” e de noite “nunca menos de 25”.

“O nosso objetivo é o debate e a discussão focada na libertação da Palestina, bem como no corte de relações com o Estado de Israel. Quer a Reitoria da UP, quer a Faculdade de Ciências sabem disso, sabem o que exigimos”, disse Carolina Moreira.

2024-05-19
15:35

Mortes na Faixa de Gaza ultrapassam as 35.400

As mortes na Faixa de Gaza atingiram hoje as 35.456, depois de se terem registado pelo menos 70 em ataques de artilharia e bombardeamentos israelitas nas últimas 24 horas, comunicou o ministério da Saúde, controlado pelo Hamas.

Os ataques israelitas também causaram pelo menos 110 feridos nas últimas 24 horas, pelo que o número total é agora de 79.476, segundo o mesmo balanço das autoridades de Gaza, citado pela agência EFE.

No campo de refugiados de Nuseirat, no centro da Faixa de Gaza, um bombardeamento israelita contra um edifício residencial matou pelo menos 31 habitantes ao início da manhã, incluindo mulheres e crianças, informaram hoje os serviços de resgate de Gaza, ouvidos pela mesma agência noticiosa.

A situação no campo de refugiados de Jabalia, no norte de Gaza, continua crítica e, nas últimas horas, a agência palestiniana Wafa denunciou um cerco ao Hospital Al-Awda pelas tropas israelitas.

“Os serviços de tratamento não podem ser prestados aos feridos e doentes, pois a artilharia israelita bombardeou o hospital antes de o cercar, impedindo que civis e equipas médicas entrassem ou saíssem”, relata a Wafa.

O exército israelita, por seu lado, reportou hoje, em comunicado, a descoberta de “mísseis antitanque, drones e granadas”, bem como uma oficina de produção de armas na zona de Jabalia, sitiada há mais de uma semana.

Na nota, anunciou também que um bombardeamento aéreo direto matou um alegado militante do Hamas, que, segundo fontes militares israelitas, se dedicava ao contrabando de armas para o grupo islâmico.

2024-05-19
14:44

Nações Unidas falam em consequências "apocalípticas" de escassez de combustíveis em Gaza

O subsecretário-Geral para os Assuntos Humanitários e Coordenador da Ajuda de Emergência, Martin Griffiths, avisa mais uma vez sobre as consequências “apocalípticas” do estrangulamento à ajuda humanitária.

Em declarações à AFP, num encontro em Doha com responsáveis do Qatar, Martin Griffiths avisou sobre uma possível escassez de combustível em Gaza.

“Se o combustível acabar, a ajuda não chega às pessoas onde eles precisam, a fome, de que já falámos durante tanto tempo, que se está a aproximar, deixará de estar. Estará presente. A nossa preocupação, como cidadãos de uma comunidade internacional, é a de que estas consequências serão muito, muito duras. Duras, difíceis e apocalípticas.”

A invasão no sul de Gaza, em Rafah, criticada veementemente pelas Nações Unidas e muita da comunidade internacional, agravou a crise humanitária no território.

O subsecretário das Nações Unidas explica que cerca de 50 carrinhas de ajuda humanitária poderiam chegar à parte mais afetada, no norte de Gaza, mas os confrontos perto de Rafah e em Kerem Shalom estão a “efetivamente a bloquear” estas principais rotas.

2024-05-19
14:12

Helicóptero que transportava o presidente do Irão tem um acidente

Um helicóptero que transportava o presidente iraniano, Ebrahim Raisi, sofreu um acidente, informou a televisão estatal iraniana, citada pela Associated Press, sem dar mais detalhes.

A TV estatal descreveu a área do incidente como sendo perto de Jolfa, uma cidade na fronteira com o Azerbaijão, a noroeste da capital iraniana, Teerão.

2024-05-19
12:25

Número de mortes de ataque aéreo israelita sobe para mais de 30

Pelo menos 31 habitantes de Gaza, incluindo mulheres e crianças, foram mortos esta madrugada num bombardeamento israelita contra um edifício residencial no campo de refugiados de Nuseirat, centro da Faixa de Gaza, noticiou a EFE.

2024-05-19
11:43

Jordânia exige investigação de “crimes de guerra” em Gaza

O ministro das Relações Exteriores da Jordânia, Ayman Safadi, disse que o reino realizou uma investigação internacional sobre o que considerou serem muitos "crimes de guerra" cometidos durante a guerra de Israel em Gaza, avançou a Reuters. 

Em declarações feitas durante uma conferência de imprensa com o chefe da agência da ONU para os refugiados palestinianos (Unrwa), Safadi disse que os responsáveis ​​por crimes documentados deveriam ser levados à justiça.

2024-05-19
11:21

Recuperados corpos de 150 palestinianos mortos por Israel

Equipas de salvamento recuperaram corpos de 150 palestinianos que foram mortos nos últimos dias pelas tropas israelitas.

A informação foi avançada pelo Serviço de Emergência Civil de Gaza e citada pelo The Guardian.

De acordo com fontes locais, as forças israelitas têm feito progressos nas áreas mais ao norte de Gaza, concretamente em Jabalia.

2024-05-19
11:11

Conselheiro de Segurança Nacional dos EUA reúne-se com Netanyahu

O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, está neste domingo em Israel. É esperado que o americano se reúna com o chefe do Conselho Nacional de Segurança de Israel, Tzachi Hanegbi, seguindo-se o primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.

A informação foi avançada ao The Washington Post por oficiais desse país.

Segundo o The Guardian, nas conversas que ocorrerão neste domingo, Jake Sullivan deverá discutir a necessidade de combater o Hamas, sem continuar a atacar intensamente o sul da Faixa de Gaza, especificamente na cidade de Rafah, onde as tropas israelenses fizeram grandes progressos .

2024-05-19
09:17

Pelo menos 20 palestinianos mortos em ataques israelitas em Gaza

Pelo menos 20 civis, incluindo um jornalista, morreram, esta madrugada, na sequência de ataques do exército israelita na Faixa de Gaza, informou o jornal palestiniano Filastin.

Dezanove palestinianos foram mortos num ataque a uma casa a norte do campo de refugiados de Nuseirat, no centro do enclave, de acordo com o jornal diário.

As equipas de emergência tiveram de interromper as operações de busca devido à "falta de capacidade", informou ainda o Filastin.

Além disso, aviões de combate israelitas bombardearam vários pontos do campo de refugiados de Jabalia, no norte da Faixa de Gaza, num ataque que matou um jornalista, disseram fontes locais à agência de notícias palestiniana Wafa.

2024-05-19
09:09

Príncipe herdeiro saudita reuniu-se com conselheiro de segurança nacional dos EUA

O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, reuniu-se com o conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, na cidade oriental de Dhahran, de acordo com a Agência de Imprensa Saudita (SPA), citada pela CNN Internacional. 

Durante a reunião discutiram os desenvolvimentos regionais, incluindo a situação em Gaza, “a necessidade de parar a guerra” e como encontrar um “caminho credível para a solução de dois Estados”, informou a SPA .

A agência de notícias também informou que Sullivan e Bin Salman discutiram a “versão semifinal” dos projetos de acordos estratégicos entre a Arábia Saudita e os EUA, que descreve como “quase finalizados”. 

2024-05-19
09:01

Netanyahu diz que ultimato mostra que Gantz pretende a "derrota de Israel"

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, já respondeu ao ultimato do membro do gabinete de guerra, Benny Gantz.

Citado pelo Haaretz, o líder do executivo israelita diz que o ultimato é um “eufemismo” com o objetivo de “terminar a guerra” - o que levaria “à derrota de Israel e ao abandono da maioria dos reféns”.

Além disso, Benjamin Netanyahu afirma que o ultimato deixaria o Hamas “intacto” e levaria à criação de um “Estado palestiniano”.

2024-05-19
08:35

Dois soldados mortos no sul de Gaza

As Forças de Defesa de Israel afirmam que dois soldados israelitas foram mortos em combates no sul de Gaza,no sábado.

Os dois soldados foram mortos em uma explosão na área de Rafah, enquanto um oficial e dois outros soldados ficaram gravemente feridos, segundo as FDI.

2024-05-18
23:01

Equipas de resgate recuperam 10 corpos após ataque perto do Hospital Kamal Adwan

A Defesa Civil Palestiniana divulgou um vídeo em que mostra trabalhadores médicos a tentar resgatar pessoas dos escombros com as próprias mãos ou com equipamento limitado após um ataque aéreo nas proximidades do Hospital Kamal Adwan, no norte de Gaza. Segundo o organismo, 10 corpos foram recuperados e ainda não foi possível contabilizar o número de feridos, avança a Al Jazeera.

2024-05-18
22:11

"Damos à luz apenas para os perdermos": as mães palestinianas feridas e de luto pelos seus bebés mortos em Gaza

NOTA DO EDITOR | Aviso – esta história contém descrições gráficas de ferimentos
Leia mais aqui
2024-05-18
19:52

Gantz exige plano para o pós-guerra até 8 de junho e ameaça abandonar gabinete de Netanyahu

O ministro israelita da Defesa, Benny Gantz, exigiu este sábado que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu se comprometa com uma visão para o pós-conflito de Gaza, plano esse que, a seu ver, deve incluir a definição de quem poderá governar o território após o fim da guerra com o Hamas. Segundo a Reuters, o anúncio foi feito numa conferência de imprensa e Gantz deu ao primeiro-ministro o dia 8 de junho como prazo, sob a pena de retirar o seu partido centrista do governo de emergência de Netanyahu.