Em atualização

GUERRA AO MINUTO | UE suspende emissões da Ria Novosti e três meios de comunicação por propaganda russa. Dez mil pessoas retiradas de Kharkiv

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-18

O que está a acontecer

2024-05-04
08:53

Chasiv Yar é uma inevitabilidade. Forças de Kiev sob pressão máxima no leste da Ucrânia

As Forças de Defesa da Ucrânia encontram-se sob pressão máxima no leste do país, à medida que a Rússia intensifica as suas investidas em superioridade de homens e equipamento militar antes da chegada do novo apoio militar a Kiev.

Desde a queda de Adviivka, em fevereiro passado, pouco antes de se assinalar o segundo aniversário da invasão russa, as tropas de Moscovo têm concentrado fogo na direção de Chasiv Yar, uma pequena cidade na província de Donetsk que tinha apenas 13 mil habitantes antes da guerra e que se encontra semi-destruída.

Nas últimas semanas, as forças russas fizeram progressões na região, aldeia após aldeia, com casos em que a mesma localidade muda sucessivamente de mãos no mesmo dia, a par de campanhas de ataques com bombas aéreas e planadoras que saturam os deficitários militares ucranianos.

Na quinta-feira, o comando do Exército de Kiev reafirmou que a situação na linha da frente no leste da Ucrânia estava a piorar, mas que os defensores conseguiam manter-se firmes face a um esforço concertado das tropas russas em vantagem.

“O inimigo está a atacar ativamente ao longo de toda a linha de frente e em várias direções conseguiu certos avanços táticos”, descreveu Nazar Voloshyn, porta-voz do comando estratégico ucraniano no leste do país, acrescentando que a situação estava “a mudar dinamicamente”.

De acordo com analistas militares, a conquista de Chasiv Yar parece uma inevitabilidade e permitirá às tropas de Moscovo tomar um importante centro logístico das forças ucranianas e abrir caminho contra outros objetivos na região, como Sloviansk e Kramatorsk, na região do Donbass, com graves consequências para a posição estratégica de Kiev.

Siga ao minuto:

2024-05-18
12:10

"Situação muito complexa". Ofensiva russa em Kharkiv "acrescentou 70 quilómetros" à rede de combate ativa

Uma semana depois de ter dado início a uma nova ofensiva no Nordeste da Ucrânia, as forças russas continuam a ter a iniciativa na região de Kharkiv, embora o Exército ucraniano esteja a ser reforçado e se antecipem “combates intensos” nos próximos dias.

2024-05-18
11:57

Putin cria uma "necessidade de outros atores" se juntarem e combaterem o "crescimento da hegemonia" do Ocidente

Putin foi recebido na China com guarda de honra. Xi Jinping disse que relações entre os dois países “têm vindo a fortalecer-se e resistido ao teste das transformações no cenário internacional”.

Joana Ricarte, especialista em Relações Internacionais, afirma que Vladimir Putin está a tentar criar outras "parcerias" que se juntem à Rússia para combater o “crescimento da hegemonia” do Ocidente.

2024-05-18
11:52

Ucrânia tem apenas 25% das capacidades de defesa aérea necessárias

A Ucrânia tem apenas 25% das capacidades de defesa aérea necessárias para se defender dos ataques russos, disse Volodymyr Zelensky em entrevista à AFP, citado pelo The Kyiv Independent.

A Ucrânia precisaria de 25 sistemas Patriot ou equivalentes para proteger o país, disse o presidente ucraniano. O país também precisa de mais de 100 aeronaves avançadas, incluindo caças F-16.

“Quanto às aeronaves, digo isso abertamente, para que a Rússia não tenha superioridade aérea, a nossa frota deveria ter de 120 a 130 aeronaves modernas”, acrescentou Zelensky.

A Ucrânia poderia impedir a Rússia de ocupar a cidade de Kharkiv com dois sistemas antiaéreos Patriot adicionais, segundo Zelensky.

2024-05-18
11:47

Rússia assume o controlo de Starytsia, em Kharkiv

As forças russas ocuparam a aldeia de Starytsia, na região de Kharkiv, avançou o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela Reuters. 

De acordo com o responsável russo, os militares russos continuam a fazer avanços na região, apesar de Vladimir Putin ter dito anteriormente que disse que, para já, a Rússia não planeia tomar Kharkiv.

2024-05-18
10:04

Rússia perdeu mais de 490 mil soldados na Ucrânia desde o início do conflito

A Rússia perdeu 491.080 soldados na Ucrânia desde o início da sua invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, citado pelo The Kyiv Independent. 

Segundo um relatório apresentado, a Rússia também perdeu 7.560 tanques, 14.595 veículos blindados de combate, 17.169 veículos e tanques de combustível, 12.639 sistemas de artilharia, 1.071 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 801 sistemas de defesa aérea, 354 aviões, 326 helicópteros, 10.108 drones, 26 navios e barcos e um submarino.

2024-05-18
09:55

Rússia atacou duas instalações de energia na Ucrânia

As forças russas lançaram ataques de drones contra duas instalações de energia na Ucrânia durante esta madrugada, de acordo com a operadora de rede do país, Ukrenergo, citada pela Sky News.

Não há registo de vítimas e a energia não foi cortada aos clientes, escreveu a empresa no Telegram. Não informou também quais as instalações que foram atacadas, no entanto, avançou que estão localizadas nas regiões leste e central. 

2024-05-18
09:48

Dez mil pessoas retiradas de Kharkiv devido a ataques russos

Cerca de dez mil pessoas foram retiradas da região de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, após uma série de ataques das forças russas desencadeados na última semana, comunicou o governador da região.

“No total, 9.907 pessoas foram retiradas", disse o governador Oleg Synegubov, citado pela agência AFP, mais de uma semana depois do início da ofensiva russa.

O Presidente ucraniano já alertou que o ataque russo contra Kharkiv, no nordeste do país, poderá fazer parte de uma ofensiva mais vasta.

Volodymyr Zelensky já havia reconhecido que a situação em Kharkiv é muito complicada, mas frisou que Kiev não pode perder a cidade para a Rússia.
Segundo estimativas do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com sede em Washington, as forças russas terão avançado oito quilómetros em território ucraniano após uma semana de ofensiva na região de Kharkiv.

O objetivo de criar uma zona de segurança junto à fronteira da Rússia com a Ucrânia foi confirmado na sexta-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita à China.

2024-05-18
09:26

UE suspende emissões da Ria Novosti e três meios de comunicação por propaganda russa

O Conselho Europeu suspendeu as emissões na União Europeia de mais quatro meios de comunicação que “disseminam e apoiam a propaganda russa e a guerra de agressão na Ucrânia”. São eles a RIA Novosti, Voice of Europe, Izvestia and Rossiyskaya Gazeta, segundo um comunicado divulgado.

O mesmo documento refere que estes meios de comunicação estão sob controlo permanente, direito ou indireto, da liderança da Federação Russa e têm sido instrumentos essenciais para apoiar a invasão russa na Ucrânia e destabilizar os países vizinhos.

2024-05-17
23:28

Rússia e Kharkiv: Putin tem razão ou não passa de uma estratégia?

A Rússia garante que o objetivo das ofensivas contra a cidade de Kharkiv não são uma tentativa de conquistar a localidade, mas antes fazer um tampão tático. Francisco Proença Garcia explica na CNN Portugal o que pode estar em causa.

2024-05-17
23:13

Vice-primeiro-ministro russo vai coordenar também a economia

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, responsável pelo setor da energia e
negociações com o grupo da OPEP+, recebeu novas responsabilidades e vai coordenar a economia, de acordo com um anúncio do governo divulgado esta sexta-feira, escreve a Reuters.
 
O anúncio, publicado no site governamental.ru, deu uma lista de funções adicionais de Novak, incluindo a coordenação de políticas socioeconómicas, supervisionando medidas para compensar sanções, política de investimento, apoio a pequenas e médias empresas e uma política financeira, de crédito e monetária unificada.
 
 O anúncio dizia que Novak ficaria encarregado de "desenvolver um plano unificado para alcançar o objetivo nacional da Rússia de desenvolvimento até 2030 e até 2036".
 
O presidente Vladimir Putin confirmou no início desta semana o composição do seu governo após a sua reeleição em Março para um novo mandato de seis anos. Novak é vice-primeiro-ministro desde 2020 e foi anteriormente ministro da energia desde 2012.

2024-05-17
21:46

Acordos de defesa da Rússia com lusófonos visam proclamar influência no Atlântico

O investigador Fernando Jorge Cardoso defendeu esta sexta-feira em Lisboa que a Rússia, nos recentes acordos que estabeleceu no domínio da defesa com países lusófonos, quer demonstrar “que consegue navegar e atracar no Atlântico”, o “mar principal” da NATO. 

Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa, Fernando Jorge Cardoso considera que a Rússia está a dizer de forma clara às outras potências que também é capaz de ter influência na região.

“É uma tentativa relativamente bem conseguida por parte da Rússia a dizer: ‘Nós também somos capazes de ter influência nesta região”, disse.

São Tomé assinou recentemente um acordo militar com a Rússia e o Presidente da Guiné-Bissau declarou, segunda-feira, que existe com aquele país um Acordo de Quadro Geral, que se mantém “sempre intacto” e que, de vez em quando, é revisto, apenas através de processos verbais, em todas as áreas.

O investigador intervinha na videoconferência “A segurança em África - Tempestade Perfeita”, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa, Global Strategic Platform e Centro de Análise e Estratégica, em que interveio também Luís Bernardino, professor da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL).

2024-05-17
21:16

Nos arredores de Kharkiv são visíveis colunas de fumo

2024-05-17
21:00

Rússia avisa Kiev e Ocidente que estão a "brincar com o fogo"

A Rússia avisou esta sexta-feira os países ocidentais e a Ucrânia que estão a “brincar com fogo”, em alusão a um ataque massivo com ‘drones’ ocorrido na noite passada contra o território russo e a península anexada da Crimeia.

2024-05-17
20:38

"A Ucrânia não refez bem as suas posições defensivas em Kharkiv"

O coronel Carlos Mendes Dias analisa os mais recentes desenvolvimentos dos combates entre russos e ucranianos na região de Kharkiv, onde os russos já avançaram cerca de 10 quilómetros a partir da fronteira com os dois países.

2024-05-17
20:13

EUA não permitem ataques com armas americanas ao território russo, diz Kirby

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, afirmou que o país não permite nem encoraja ataques realizados com armas americanas ao território da Federação Russa.

2024-05-17
20:04

"Qual a prioridade, defender o solo ucraniano ou atacar o solo russo?" : Ucrânia e aliados têm de começar esta discussão

"Numa altura em que a Ucrânia tem tido dificuldade em garantir a segurança do seu território", Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, reflete sobre a "validade" e "legitimidade" em atacar o solo russo.

2024-05-17
19:36

Exclusivo. Imagens de satélite mostram caças russos e edifícios destruídos na base aérea da Crimeia

É a segunda vez que a base aérea de Belbek foi alvo dos ucranianos nas últimas 48 horas
Leia mais aqui
2024-05-17
18:49

"Há uma escolha muito clara de Pequim favorecer Moscovo e de Moscovo favorecer Pequim"

Na opinião de Tiago André Lopes, a parceria entre China e Rússia "não é necessariamente uma ameaça, é um processo alternativo e é óbvio que provoca alguma desconfiança pelo modo como funcionam ao nível interno os sistemas políticos - quer da Rússia, quer da China"