Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Serviços de informações ucranianos afirmam que sabiam das intenções russas de atacar Kharkiv

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-12

O que está a acontecer

2024-04-27
19:21

Rússia atacou instalações de gás importantes para o abastecimento da UE, afirma Zelensky

A Rússia atacou com 34 mísseis instalações de gás importantes para o abastecimento da União Europeia, afirmou Volodymyr Zelensky este sábado na sua declaração noturna.

"O alvo principal era o setor da energia (...). Em particular, as instalações de gás que são cruciais para garantir o fornecimento seguro à União Europeia", disse o presidente ucraniano.

Siga ao minuto:

2024-05-12
19:28

Putin propõe demissão do ministro da Defesa Sergei Shoigu

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao parlamento o afastamento do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, com a nomeação da Andrei Belousov para o cargo, avança a agência Reuters, que cita o parlamento russo.

Sergei Shoigu ocupava o cargo desde 2012, depois de ter ocupado o cargo de ministro das Situações de Emergência entre 1991 e 2012.

Enquanto ocupou o cargo, Shoigu tentou modernizar as forças armadas russas e garantiu apoio militar aos grupos separatistas no Donbass, em 2014, bem como a invasão da Ucrânia em 2022.

2024-05-12
18:53

A Rússia está a tentar conquistar uma posição em Kharkiv, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admite que os confrontos estão cada vez mais pesados em Kharkiv, onde os russos continuam a tentar conquistar presença na região. 

No seu habitual briefing noturno, o presidente ucraniano diz ter sido informado pelo líder das forças armadas, pelo chefe dos serviços secretos militares e pelo ministro da Admnistração Interna. 

"A atenção principal [está focada] no Oblast de Kharkiv. Estão em curso lutas defensivas, bem como combates intensos numa grande parte da nossa linha fronteiriça", afirmou o líder ucraniano.

2024-05-12
17:52

Condutores, mecânicos e operadores de drones. Estas são as profissões mais procuradas pelos recrutas ucranianos

A Ucrânia abriu 20 centros de recrutamento em todo o país para atrair pessoas da área civil para ocupar posições de apoio às forças armadas ucranianas. De acordo com o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, as posições de operadores de drones, condutores e mecânicos são alguns dos cargos mais procurados.

O exército ucraniano está a experimentar um novo modelo de recrutamento, em que os cidadãos ucranianos podem optar quais as funções que querem desempenhar nas forças armadas. O objetivo é aumentar os números de pessoas a servir no exército, evitando o serviço militar obrigatório.

“Damos uma escolha às pessoas para que não tenham medo de servir o seu país, para que venham trabalhar: escolher uma profissão, passar por todas as entrevistas e conseguir um cargo que funcione em benefício do Estado”, disse o ministro.

2024-05-12
17:47

Serviços de informações ucranianos afirmam que sabiam das intenções russas de atacar Kharkiv

O porta-voz dos serviços de informações militares ucranianos, Andrii Yusov, garante que a Ucrânia sabia que a Rússia se preparava para lançar um ataque na região de Kharkiv e de que todas as "autoridades relevantes" foram informados.

No dia 10 de maio, as forças russas intensificaram os seus ataques e lançar uma ofensiva na região de Kharkiv. A Ucrânia enviou várias unidades para a região, mas as tropas russas conseguiram conquistar algumas aldeias junto à fronteira.

Yusov garante que a Ucrânia está a tomar as medidas necessárias para travar a ofensiva russa, sublinhando que o exército russo está a sofrer perdas consideráveis.

2024-05-12
17:01

Embaixador russo morre em Moçambique. Rússia impede autópsia e fala em "acidente vascular cerebral"

Uma nota da polícia moçambicana refere o consulado russo recusou "qualquer que fosse exame do corpo e muito menos autopsia".
Leia mais aqui
2024-05-12
15:55

Paulo Rangel falou com Kuleba para reiterar "o apoio incondicional de Portugal à Ucrânia" sobretudo na adesão à UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, conversou esta manhã por chamada com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, para reiterar o "apoio condicional de Portugal" a Kiev.

Em comunicado, o ministério adianta que Paulo Rangel "reiterou o apoio incondicional de Portugal à Ucrânia, em todas as suas dimensões, com particular enfoque no processo de adesão à UE". "O povo ucraniano pode sempre contar com Portugal", insiste.

2024-05-12
15:40

Kremlin denuncia ataque "bárbaro" da Ucrânia que fez pelo menos sete mortos em Belgorod

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descreveu o ataque ucraniano a um edifício residencial em Belgorod como "bárbaro", avança a agência de notícias russa TASS.

2024-05-12
14:41

Ucrânia implorou por eles e agora fomos conhecê-los: eis os caças portugueses F-16

A CNN Portugal visitou a base aérea número 5, onde se encontram os caças portugueses F-16, para perceber as capacidades desta aeronave de combate desenvolvida para luta ar-ar e que consegue transportar bombas.

2024-05-12
11:32

Rússia diz que capturou mais quatro povoações em Kharkiv

O Ministério da Defesa russo revela que as forças russas capturaram mais quatro povoações na região ucraniana de Kharkiv, avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Segundo a mesma fonte, as forças russas terão tomado as povoações de Hatyshche, Krasne, Morokhovets e Oliinykove.

2024-05-12
11:04

Rússia diz que abateu míssil lançado pela Ucrânia que fez sete mortos em Belgorod

O Ministério da Defesa russo adiantou há instantes que abateu um míssil Tochka-U lançado pela Ucrânia e que danificou um bloco de apartamentos na cidade russa de Belgorod.

Segundo o ministério, citado pela Reuters, as forças ucranianas efetuaram o ataque lançando mísseis e foguetes Tochka-U, Vampire e Olkha.

2024-05-12
10:08

Zelensky admite situação "particularmente tensa" em Donetsk

Volodymyr Zelensky confirma a existência de combates, pelo segundo dia consecutivo, em sete aldeias fronteiriças na região de Kharkiv. O presidente da Ucrânia adverte também para a situação na região sul de Donetsk como “particularmente tensa”.

2024-05-12
10:03

Edifício residencial colapsa em Belgorod: há pelo menos sete mortos

Uma sessão de um prédio de apartamentos desabou em Belgorod, na Rússia, provocando pelo menos sete mortos e 15 mortos, informa a Reuters, citando meios de comunicação russos,Várias pessoas podem estar soterradas sob os escombros  

De acordo com o governador de Belgorod, o prédio sucumbiu após um ataque ucraniano.

"A cidade de Belgorod e a região de Belgorod foram sujeitas a bombardeamentos massivos por parte das forças armadas da Ucrânia", disse Vyacheslav Gladkov. 
"Como resultado do impacto direto de um projétil num prédio de apartamentos, toda a entrada do décimo ao primeiro andar desabou."

2024-05-12
08:15

Rússia diz que destruiu seis drones de ataque e dois mísseis balísticos lançados pela Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou este domingo que os seus sistemas de defesa aérea destruíram seis drones de ataque e dois mísseis balísticos lançados pela Ucrânia durante a noite com o objetivo de atingir território russo.
 
Citado pela Reuters, o ministério refere que os dois mísseis balísticos Tochka, da era soviética, foram derrubados sobre a região de Belgorod.

Três drones foram abatidos sobre a região de Bryansk, dois sobre Lipetsk e um foi intercetado sobre a região de Vologorod, acrescenta-se ainda.

2024-05-11
21:26

Ucrânia destaca mais unidades militares na frente de Kharkiv

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, anunciou este sábado que a Ucrânia continua a reforçar a linha da frente em Kharkiv, depois de as forças russas terem lançado vários ataques nesta parte da fronteira que estava relativamente parada.

O comandante das forças armadas ucranianas, Oleksandr Syrskyi, informou o presidente de que várias unidades foram deslocadas para esta região para reforçar as linhas defensivas contra um possível ataque russo.

"As nossas operações de defesa na região de Kharkiv estão em andamento nas proximidades de Strilecha, Krasne, Morokhovets, Oliinykove, Lukiantsi, Hatyshche e Pletenivka. Estas aldeias estão situadas perto da fronteira [ucraniana-russa]. As nossas forças têm levado a cabo medidas contraofensivas há dois dias, defendendo o território ucraniano", afirmou o presidente no seu habitual briefing diário. 

2024-05-11
18:26

Civis retirados de várias aldeias na região de Kharkiv

2024-05-11
17:29

Uma mulher morta em ataque russo nos subúrbios de Sumy

Uma mulher morreu, depois de ter sido atingida pelos estilhados de um míssil russo, que atingiu os subúrbios da região de Sumy. 

Este bombardeamento acontece horas depois de a Rússia ter lançado uma série de ataques na fronteira das regiões de Kharkiv e de Sumy, numa operação que os analistas sugerem ter sido criada para obrigar a Ucrânia a dispersar as suas unidades ao longo de uma frente ainda maior.

2024-05-11
16:39

Estados Unidos aprovam a venda urgente de três HIMARS para a Ucrânia

O Departamento de Estado norte-americano aprovou a venda urgente de três sistemas HIMARS para a Ucrânia por aproximadamente 30 milhões de dólares. 

A aprovação deste pedido de compra ucraniano surge dias depois de o governo alemão ter anunciado a sua disponibilidade para financiar a compra destes três sistemas de lançamento de múltiplos mísseis. 

O Departamento de Estado explica que, devido à urgência do pedido, estes veículos virão diretamente do arsenal do exército norte-americano. 

2024-05-11
16:33

Drones ucranianos atingem refinaria da Lukoil na região de Volgogrado

A Ucrânia continua a atacar refinarias bem no interior do território russo. Um grupo de drones ucranianos atingiu, durante a noite, uma refinaria da empresa petrolífera Lukoil, na região de Volgogrado. 

De acordo com o Pravda Ucraniano, este ataque foi levado a cabo pelas forças dos serviços secretos ucranianos, que terão atingido diretamente a refinaria russa.

2024-05-11
12:25

Putin assinala 10 anos dos referendos no Donbass e promete "devolver a paz" à região

O presidente russo afirmou este sábado, numa mensagem dirigida aos habitantes das regiões ucranianas anexadas de Donetsk e Lugansk, que a Rússia “devolverá a paz” àqueles territórios do Donbass, que há dez anos realizaram referendos para autoproclamar a independência de Kiev.

2024-05-11
11:15

Rússia anuncia tomada de cinco povoações em Kharkiv

O Ministério da Defesa russo adiantou há instantes que o exército tomou controlo de cinco povoações na região ucraniana de Kharkiv. De acordo com a mesma fonte, citada pela agência russa RIA Novosti, as forças russas tomaram Borisovka, Ogurtsovo, Pletenevka, Pylnaya e Strelechya.