Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia diz ter tomado o controlo de nove aldeias fronteiriças em Kharkiv 

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-13

O que está a acontecer

2024-04-27
16:24

Medvedev promete retaliar confisco de bens russos por parte dos Estados Unidos

No Telegram, o antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, ameaçou os Estados Unidos com o confisco dos bens americanos na Rússia, em resposta a uma medida similar tomada por Washington D.C.

"É óbvio que não seremos capazes de dar uma resposta totalmente simétrica a esta grosseria estatal de roubar descaradamente os nossos bens. A razão é clara - não possuímos uma quantidade significativa de bens americanos", começou por escrever Medvedev no seu canal no Telegram.

"Por conseguinte, a resposta só pode ser assimétrica. (...) Estamos a falar de execução hipotecária, por exemplo, por ordem judicial, sobre os bens de particulares situados na jurisdição da Rússia (dinheiro, bens imóveis e móveis, direitos de propriedade)", explicou o ex-chefe de Estado russo.

"Sim, esta é uma história complicada, uma vez que estes indivíduos são normalmente investidores na economia russa. E nós garantimos-lhes a inviolabilidade dos seus direitos de propriedade privada. Mas aconteceu o inesperado - o seu Estado declarou-nos uma guerra híbrida, incluindo uma guerra legal e judicial", completou.

Siga ao minuto:

2024-05-13
09:05

Rússia destrói 16 mísseis e 31 drones durante a noite 

A Rússia anunciou, esta segunda-feira de manhã, que destruiu 16 mísseis e 31 drones lançados pela Ucrânia durante a noite. Destes, 12 mísseis tinham como destino a região fronteiriça de Belgorod, onde pelo menos 15 pessoas morreram ontem no desabamento de um edifício após serem atingidas por fragmentos de mísseis. 

2024-05-13
08:53

Pelo menos 15 mortos em ataque em Belgorod 

Pelo menos 15 pessoas morreram e 20 ficaram feridas, depois de parte de um edifício desabar, na sequência de um ataque ucraniano em Belgorod, avançaram as autoridades russas. 

O edifício foi atingido por fragmentos de um míssil da era soviética disparado pela Ucrânia e abatido pelas forças russas na manhã de domingo. 

 O balanço inicial de mortos apontava para sete, mas o Ministério de Emergências da Rússia divulgou números atualizados esta segunda-feira. 

 É um dos ataques mais mortíferos na região fronteiriça russa desde o início da guerra, há mais de dois anos. 

 Autoridades russas disseram que a Ucrânia lançou um ataque massivo de mísseis, envolvendo mísseis balísticos Tochka e sistemas de lançamento múltiplo de foguetes Adler e RM-70 Vampire (MLRS). 

  

2024-05-13
08:53

Kiev relata vítimas russas sem precedentes na ofensiva de Kharkiv 

O Estado-Maior Ucraniano estimou esta segunda-feira o número de baixas russas nas últimas 24 horas em 1740, um número recente e sem precedentes que se deve à nova ofensiva transfronteiriça lançada pela Rússia contra a região de Kharkiv, no nordeste da Ucrânia. 

O número de baixas inimigas divulgado pela Ucrânia inclui soldados russos mortos e feridos e é muito maior do que aqueles que Kiev tinha relatado nas últimas semanas, quando esta contagem estava entre 800 e 1300 vítimas. 

2024-05-13
08:48

Kiev relata baixas russas sem precedentes na ofensiva de Kharkiv

O Estado-Maior ucraniano estimou esta segunda-feira em 1.740 o número de vítimas russas nas últimas 24 horas, um número sem precedentes na ofensiva transfronteiriça lançada pela Rússia contra a região nordeste da Ucrânia de Kharkiv.

O número de baixas inclui soldados russos mortos e feridos e é superior aos que Kiev tinha relatado nas últimas semanas e meses, quando esta contagem estava entre 800 e 1.300 vítimas quase diariamente.

A Rússia lançou um ataque transfronteiriço contra a região fronteiriça do norte de Kharkiv na sexta-feira, conseguindo romper as defesas ucranianas que protegiam a fronteira com a Rússia para levar os combates ao território ucraniano.

Kiev indicou que os combates estão ocorrer em cidades de duas áreas distintas da zona fronteiriça de Kharkiv.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

2024-05-13
08:46

Ucrânia prepara-se para importações recorde de energia

A Ucrânia está a planear importações recorde de eletricidade de cinco países europeus, depois de relatar danos significativos à infraestrutura energética do país, na sequência de ataques russos. A informação é avançada pelo Ministério da Energia, citado pelo jornal britânico The Guardian. 

Espera-se que as importações aumentem para 19.484 megawatts-hora (Mwh), batendo o recorde anterior de 18.649 Mwh registado no final de março, após a primeira vaga de ataques russos ao sector energético ucraniano. 

2024-05-13
08:43

Rússia diz ter tomado o controlo de nove aldeias fronteiriças em Kharkiv 

A Rússia diz que assumiu o controlo de pelo menos nove aldeias fronteiriças em Kharkiv. A informação foi avançada por fontes militares. 

Do lado da Ucrânia, há a informação de que os militares ucranianos estão a repelir os ataques e a lutar para controlar os colonatos reivindicados pela Rússia. Num relatório publicado à meia-noite, o Estado-Maior da Ucrânia disse que as forças russas alcançaram “sucesso tático”, com 14 das 22 tentativas de avanço na área ainda em curso. 

As forças militares de Moscovo atacaram a região nordeste da Ucrânia durante o fim de semana. As tropas chegaram na sexta-feira, abrindo uma nova frente e forçando milhares de ucranianos a fugir da cidade de Vovchansk. 

2024-05-13
08:41

Kiev relata baixas russas sem precedentes na ofensiva de Kharkiv

O Estado-Maior ucraniano estimou hoje em 1.740 o número de vítimas russas nas últimas 24 horas, um número sem precedentes na ofensiva transfronteiriça lançada pela Rússia contra a região nordeste da Ucrânia de Kharkiv.

O número de baixas inclui soldados russos mortos e feridos e é superior aos que Kiev tinha relatado nas últimas semanas e meses, quando esta contagem estava entre 800 e 1.300 vítimas quase diariamente.

A Rússia lançou um ataque transfronteiriço contra a região fronteiriça do norte de Kharkiv na sexta-feira, conseguindo romper as defesas ucranianas que protegiam a fronteira com a Rússia para levar os combates ao território ucraniano.

Kiev indicou que os combates estão ocorrer em cidades de duas áreas distintas da zona fronteiriça de Kharkiv.

2024-05-12
19:28

Putin propõe demissão do ministro da Defesa Sergei Shoigu

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao parlamento o afastamento do ministro da Defesa, Sergei Shoigu, com a nomeação da Andrei Belousov para o cargo, avança a agência Reuters, que cita o parlamento russo.

Sergei Shoigu ocupava o cargo desde 2012, depois de ter ocupado o cargo de ministro das Situações de Emergência entre 1991 e 2012.

Enquanto ocupou o cargo, Shoigu tentou modernizar as forças armadas russas e garantiu apoio militar aos grupos separatistas no Donbass, em 2014, bem como a invasão da Ucrânia em 2022.

2024-05-12
18:53

A Rússia está a tentar conquistar uma posição em Kharkiv, diz Zelensky

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, admite que os confrontos estão cada vez mais pesados em Kharkiv, onde os russos continuam a tentar conquistar presença na região. 

No seu habitual briefing noturno, o presidente ucraniano diz ter sido informado pelo líder das forças armadas, pelo chefe dos serviços secretos militares e pelo ministro da Admnistração Interna. 

"A atenção principal [está focada] no Oblast de Kharkiv. Estão em curso lutas defensivas, bem como combates intensos numa grande parte da nossa linha fronteiriça", afirmou o líder ucraniano.

2024-05-12
17:52

Condutores, mecânicos e operadores de drones. Estas são as profissões mais procuradas pelos recrutas ucranianos

A Ucrânia abriu 20 centros de recrutamento em todo o país para atrair pessoas da área civil para ocupar posições de apoio às forças armadas ucranianas. De acordo com o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, as posições de operadores de drones, condutores e mecânicos são alguns dos cargos mais procurados.

O exército ucraniano está a experimentar um novo modelo de recrutamento, em que os cidadãos ucranianos podem optar quais as funções que querem desempenhar nas forças armadas. O objetivo é aumentar os números de pessoas a servir no exército, evitando o serviço militar obrigatório.

“Damos uma escolha às pessoas para que não tenham medo de servir o seu país, para que venham trabalhar: escolher uma profissão, passar por todas as entrevistas e conseguir um cargo que funcione em benefício do Estado”, disse o ministro.

2024-05-12
17:47

Serviços de informações ucranianos afirmam que sabiam das intenções russas de atacar Kharkiv

O porta-voz dos serviços de informações militares ucranianos, Andrii Yusov, garante que a Ucrânia sabia que a Rússia se preparava para lançar um ataque na região de Kharkiv e de que todas as "autoridades relevantes" foram informados.

No dia 10 de maio, as forças russas intensificaram os seus ataques e lançar uma ofensiva na região de Kharkiv. A Ucrânia enviou várias unidades para a região, mas as tropas russas conseguiram conquistar algumas aldeias junto à fronteira.

Yusov garante que a Ucrânia está a tomar as medidas necessárias para travar a ofensiva russa, sublinhando que o exército russo está a sofrer perdas consideráveis.

2024-05-12
17:01

Embaixador russo morre em Moçambique. Rússia impede autópsia e fala em "acidente vascular cerebral"

Uma nota da polícia moçambicana refere o consulado russo recusou "qualquer que fosse exame do corpo e muito menos autopsia".
Leia mais aqui
2024-05-12
15:55

Paulo Rangel falou com Kuleba para reiterar "o apoio incondicional de Portugal à Ucrânia" sobretudo na adesão à UE

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, conversou esta manhã por chamada com o seu homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, para reiterar o "apoio condicional de Portugal" a Kiev.

Em comunicado, o ministério adianta que Paulo Rangel "reiterou o apoio incondicional de Portugal à Ucrânia, em todas as suas dimensões, com particular enfoque no processo de adesão à UE". "O povo ucraniano pode sempre contar com Portugal", insiste.

2024-05-12
15:40

Kremlin denuncia ataque "bárbaro" da Ucrânia que fez pelo menos sete mortos em Belgorod

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descreveu o ataque ucraniano a um edifício residencial em Belgorod como "bárbaro", avança a agência de notícias russa TASS.

2024-05-12
14:41

Ucrânia implorou por eles e agora fomos conhecê-los: eis os caças portugueses F-16

A CNN Portugal visitou a base aérea número 5, onde se encontram os caças portugueses F-16, para perceber as capacidades desta aeronave de combate desenvolvida para luta ar-ar e que consegue transportar bombas.

2024-05-12
11:32

Rússia diz que capturou mais quatro povoações em Kharkiv

O Ministério da Defesa russo revela que as forças russas capturaram mais quatro povoações na região ucraniana de Kharkiv, avança a agência de notícias estatal russa RIA Novosti.

Segundo a mesma fonte, as forças russas terão tomado as povoações de Hatyshche, Krasne, Morokhovets e Oliinykove.

2024-05-12
11:04

Rússia diz que abateu míssil lançado pela Ucrânia que fez sete mortos em Belgorod

O Ministério da Defesa russo adiantou há instantes que abateu um míssil Tochka-U lançado pela Ucrânia e que danificou um bloco de apartamentos na cidade russa de Belgorod.

Segundo o ministério, citado pela Reuters, as forças ucranianas efetuaram o ataque lançando mísseis e foguetes Tochka-U, Vampire e Olkha.

2024-05-12
10:08

Zelensky admite situação "particularmente tensa" em Donetsk

Volodymyr Zelensky confirma a existência de combates, pelo segundo dia consecutivo, em sete aldeias fronteiriças na região de Kharkiv. O presidente da Ucrânia adverte também para a situação na região sul de Donetsk como “particularmente tensa”.

2024-05-12
10:03

Edifício residencial colapsa em Belgorod: há pelo menos sete mortos

Uma sessão de um prédio de apartamentos desabou em Belgorod, na Rússia, provocando pelo menos sete mortos e 15 mortos, informa a Reuters, citando meios de comunicação russos,Várias pessoas podem estar soterradas sob os escombros  

De acordo com o governador de Belgorod, o prédio sucumbiu após um ataque ucraniano.

"A cidade de Belgorod e a região de Belgorod foram sujeitas a bombardeamentos massivos por parte das forças armadas da Ucrânia", disse Vyacheslav Gladkov. 
"Como resultado do impacto direto de um projétil num prédio de apartamentos, toda a entrada do décimo ao primeiro andar desabou."

2024-05-12
08:15

Rússia diz que destruiu seis drones de ataque e dois mísseis balísticos lançados pela Ucrânia

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou este domingo que os seus sistemas de defesa aérea destruíram seis drones de ataque e dois mísseis balísticos lançados pela Ucrânia durante a noite com o objetivo de atingir território russo.
 
Citado pela Reuters, o ministério refere que os dois mísseis balísticos Tochka, da era soviética, foram derrubados sobre a região de Belgorod.

Três drones foram abatidos sobre a região de Bryansk, dois sobre Lipetsk e um foi intercetado sobre a região de Vologorod, acrescenta-se ainda.