Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Há "dois casos separados" de cidadãos americanos na Rússia, diz a Casa Branca

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-07

O que está a acontecer

  • Putin já tomou posse, prometeu vitória e abriu a porta ao diálogo com o Ocidente (desde que não travem a Rússia), numa cerimónia que não contou com representantes de alguns países ocidentais, como Portugal, Alemanha e Reino Unido. Apesar de ter vencido as eleições com uma larga margem, Putin tem pela frente dois desafios

  • Kremlin volta a fazer uso de “manipulação diplomática” e “ameaças nucleares”, acusa o ISW

  • Países Baixos querem entregar primeiros F-16 à Ucrânia no outono

  • Rússia espera que exercícios com armas nucleares "arrefeçam as cabeças quentes" no Ocidente

  • Ucrânia pede aos parceiros para não reconhecerem Putin como legítimo presidente da Rússia

  • Rússia anuncia a tomada de controlo de duas localidades ucranianas: Kotliarivka em Kharkiv e Soloviove em Donetsk

  • Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas em resposta às declarações do Ocidente sobre o envio de tropas para a Ucrânia

2024-04-26
15:43

Dois hospitais em Kiev evacuados devido a ameaça de bombardeamentos

A Câmara Municipal de Kiev anunciou esta sexta-feira a evacuação de emergência de dois hospitais na capital ucraniana, incluindo uma unidade pediátrica, por receio de ataques russos a estes estabelecimentos de saúde.

“A cidade está a começar a evacuar com urgência dois hospitais, incluindo um hospital infantil”, anunciou a autarquia na rede Telegram.

A autarquia mencionou um vídeo que circula em meios de comunicação ‘online’ indicando que haveria soldados nestes estabelecimentos.

Isto “anuncia de facto um ataque”, destaca a Câmara Municipal, que insiste no facto de as unidades hospitalares não serem instalações militares.

O vídeo em causa refere que dois hospitais localizados na rua Bogatyrska, na periferia norte de Kiev, abrigam soldados que “se escondem atrás de crianças doentes”.

Estes “terroristas (...) receberão todos o castigo que merecem”, insiste um homem no vídeo.

“É uma mentira absoluta e uma provocação do inimigo, que está a tentar usá-la para atingir as infraestruturas sociais da capital”, acusou a Câmara Municipal de Kiev, garantindo que está a fazer todo o possível “para transferir doentes e médicos para outros estabelecimentos clínicos da capital.

Siga ao minuto:

2024-05-07
22:59

Diretor da CIA vai a Israel esta quarta-feira para falar com Netanyahu

O diretor da Central Intelligence Agency (CIA), Bill Burns, vai viajar esta quarta-feira para Israel, onde vai encontrar-se com primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e outros oficiais israelita, avança a agência Reuters.

2024-05-07
20:56

Como Catarina, a Grande? Putin continua presidente e os recados vão para o Ocidente

Inicia-se o quinto mandato de Vladimir Putin como presidente da Rússia, que pode estender-se para dados absolutamente históricos e que ameaçam a longevidade de Catarina, a Grande.

2024-05-07
20:33

Há "dois casos separados" de cidadãos americanos na Rússia, diz a Casa Branca

A Casa Branca revelou que há "dois casos separados" de cidadãos dos EUA detidos na Rússia.

Citada pela Reuters, a porta-voz Karine Jean-Pierre afirmou que o Departamento de Estado "está a procurar ativamente o acesso consular a ambos os indivíduos, [sendo que] nenhum dos quais se encontra na Rússia em nome ou em afiliação com o governo dos EUA".

Para já, o único caso recente conhecido é o do sargento Gordon Black, que viajou para a Rússia através da China e vindo da Coreia do Sul sem autorização.

2024-05-07
19:17

Zelensky "permanece um obstáculo" para o Kremlin, que quer outro homem a mandar na Ucrânia: Viktor Medvedchuk

A comentadora da CNN Portugal Sónia Sénica analisa a alegada tentativa de assassínio de Volodymyr Zelensky que foi neutralizada pelo Serviço de Segurança da Ucrânia.

2024-05-07
18:47

Rússia está a exportar para a Coreia do Norte mais petróleo do que é permitido pela ONU

A Rússia está a enviar petróleo refinado para a Coreia do Norte em níveis que aparentam violar decisões do Conselho de Segurança das Nações Unidas, avança a Reuters, citando um alto funcionário da administração dos EUA.

"Ao mesmo tempo que Moscovo vetou a renovação do mandato [do Conselho de Segurança], a Rússia tem estado a enviar petróleo refinado do porto de Vostochny para a RPDC (Coreia do Norte). Os carregamentos russos já superaram as importações da RPDC para além do limite anual de 500 mil barris mandatado pelo Conselho de Segurança da ONU", disse o responsável.

Só em março, disse a mesma fonte, a Rússia exportou 165 mil barris para a Coreia do Norte e pode manter este movimento "por tempo indefinido" devido à proximidade entre os dois países.

2024-05-07
18:37

Ministros da Defesa de EUA e Ucrânia falaram esta terça-feira

O ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, falou esta terça-feira com o homólogo dos EUA, Lloyd Austin, de acordo com um comunicado assinado pelo porta-voz do Departamento de Defesa, Patrick Ryder.

"O secretário Austin descreveu em pormenor os esforços de assistência à segurança dos EUA na sequência da aprovação do Suplemento de Segurança Nacional (...) O ministro Umerov apresentou uma atualização da dinâmica no campo de batalha, bem como o impacto dos contínuos ataques aéreos da Rússia na Ucrânia", pode ler-se na nota.

2024-05-07
17:14

Ataques russos a Nikopol fazem quatro feridos esta terça-feira

Uma série de 14 ataques com drones à zona de Nikopol fez quatro feridos esta terça-feira, adiantou o governador regional de Dnipropetrovsk, Serhiy Lysak, no Telegram.

"Quatro pessoas ficaram feridas. Mulheres de 91 e 50 anos. E homens - 37 e 40 anos de idade. Um deles encontra-se em estado grave", escrevey Serhiy Lysak.

2024-05-07
16:59

Soldado americano detido na Rússia viajou através da China sem autorização, afirma Exército dos EUA

O soldado americano detido na Rússia viajou para Vladivostok através da China sem permissão para o fazer, afirmou o Exército dos EUA esta terça-feira em comunicado.

Na nota citada pela Reuters, o exército americano afirmou que o sargento Gordon Black, que se alistou em 2008, estava destacado na Coreia do Sul, em Camp Humphreys, e deveria regressar num futuro próximo à base de Fort Cavazos, no Texas.

"Em vez de regressar ao território continental dos Estados Unidos, Black voou de Incheon, na República da Coreia, através da China, para Vladivostok, na Rússia, por razões pessoais", refere o exército.

2024-05-07
16:29

França afirma que a Rússia utiliza os canais diplomáticos para "manipular e intimidar"

O Ministério dos Negócios Estrangeiros de França reagiu esta terça-feira à convocação do seu embaixador na Rússia, Pierre Lévy para consultas, e acusou Moscovo de "manipular e intimidar" através dos canais diplomáticos.

"A França constata que os canais diplomáticos foram mais uma vez utilizados para manipular informações e intimidar", afirmou o governo francês em comunicado, citado pelo jornal ucraniano Ukrainska Pravda.

"A França continuará a apoiar a Ucrânia a longo prazo na defesa da sua soberania e integridade territorial contra a agressão russa", acrescentou.

2024-05-07
16:13

Zelensky agradece a Espanha, Bélgica e Letónia por confirmarem presença na Cimeira da Paz

Nas redes sociais, o presidente ucraniano agradeceu aos primeiros-ministros de Espanha e Bélgica e ao chefe de Estado da Letónia por confirmarem a sua presença na Cimeira da Paz, que vai decorrer em junho na Suíça.

"Agradeci igualmente à Espanha por toda a sua assistência militar à Ucrânia, em especial pelo reforço da nossa defesa aérea", disse Volodymyr Zelensky na sua publicação de agradecimento a Pedro Sánchez.

2024-05-07
15:28

Dinamarca envia novo pacote de apoio à Ucrânia no valor de 33 milhões de euros

O governo dinamarquês vai enviar um novo pacote de apoio humanitário para a Ucrânia, anunciou o executivo em comunicado.

Na nota, o governo esclarece que o valor do pacote é de 250 milhões de coroas dinamarquesas, cerca de 33 milhões de euros.

O novo apoio concedido a Kiev inclui apoios diretos a organizações das Nações Unidas, como a UNICEF e o Fundo das Nações Unidas para as Populações.

Com este pacote, o ministro da Cooperação em Desenvolvimento e Política Climática Global, Dan Jørgensen, refere que o país pretende “assegurar ajuda humanitária urgente e vital e proteção para os grupos mais vulneráveis".

2024-05-07
14:47

Putin inicia quinto mandato na Rússia com maioria dos candidatos da oposição mortos, presos, exilados ou impedidos

A invasão de Putin veio remodelar os eixos geopolíticos do mundo pós-Guerra Fria, levando o Ocidente a tratar a Rússia como um Estado pária, após décadas de relações mais amistosas.
Leia mais aqui
2024-05-07
14:39

Armas italianas são para uso só em território ucraniano, diz Tajani

O vice-primeiro-ministro e ministro dos Negócios Estrangeiros italiano, Antonio Tajani, disse, esta terça-feira, que as armas dadas à Ucrânia pela Itália devem ser usadas apenas dentro das fronteiras do país.

“Não estamos em guerra com a Rússia.", acrescenta Tajani.

Relativamente ao apelo de Emmanuel Macron para o envio de tropas da NATO no terreno na Ucrânia, Tajani disse: “Não creio que Macron queira entrar numa guerra contra a Rússia, pergunte-lhe o que ele quer fazer."

“As decisões da NATO são tomadas pela NATO e nós fazemos parte da NATO. Não estamos em guerra com a Rússia e somos contra o envio de tropas para lutar contra os russos”, conclui.

2024-05-07
14:13

União Europeia visa 11 navios que ajudam a Rússia a contornar as sanções

A União Europeia quer impor sanções contra 11 navios que ajudam a Rússia a contornar as medidas tomadas pelo Ocidente após a invasão da Ucrânia.

A informação está a ser avançada pela Bloomberg. Se aprovada, estes navios ficariam impedidos de aceder a portos e zonas de ancoragem, bem como de recorrer a empresas europeias para outros serviços.

2024-05-07
13:43

Bielorússia vai realizar exercícios nucleares táticos como a Rússia

A TASS está a avançar que a Bielorússia vai realizar exercícios nucleares táticos em conjunto com a Rússia. A notícia surge um dia depois de Moscovo ter anunciado a realização deste tipo de exercícios em resposta à possibilidade de o Ocidente enviar tropas para a Ucrânia.

2024-05-07
12:46

Ucrânia analisa destroços de mísseis balísticos norte-coreanos

A Ucrânia diz ter examinado destroços de 21 dos 50 mísseis balísticos norte-coreanos que afirma terem sido disparados pela Rússia, avança a Reuters, que dá conta que Kiev garante que a taxa de falha dos mísseis é elevada, sendo que “cerca de metade” perdeu a trajetória programada e explodiu no ar.

2024-05-07
12:20

Tomada de posse de Putin. "É um discurso que começa um novo capítulo da postura da Rússia"

Vladimir Putin tomou, hoje, posse como presidente da Rússia, iniciando assim o seu quinto mandato. O major-general Agostinho Costa sublinha que Putin “começa por referir os interesses da Rússia", mas "falou na segurança, no bem-estar e no desenvolvimento”.

2024-05-07
12:20

Putin toma posse pela quinta vez e garante que Rússia não recusa "diálogo" com Ocidente

Vladimir Putin tomou posse para um novo mandato de seis anos como presidente da Rússia. Aos 71 anos, o presidente russo foi reeleito por uma maioria esmagadora, cuja legitimidade foi questionada por vários  governos ocidentais.

Depois do hino nacional, seguiu-se o primeiro discurso do novo mandato, com Putin a referir-se, logo no início, aos heróis que lutam pela pátria, numa alusão à guerra na Ucrânia e a declarar também disponibilidade para diálogo com o Ocidente.

2024-05-07
11:45

SBU apanha rede russa que planeava matar Zelensky

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) afirma ter apanhado uma rede de agentes russos que planeava o assassinato de Volodymyr Zelensky e de outros funcionários do governo da Ucrânia. De acordo com a  Reuters, os agentes em causa estavam a trabalhar no serviço de guarda do Estado.

2024-05-07
11:28

Discurso de Putin foi "uma exaltação aos defensores da pátria, numa alusão clara daquilo que é o teatro de operações na Ucrânia"

Aos 71 anos, Putin deu início ao seu quinto mandato. No discurso da tomada de posse garantiu que não fechou as portas ao diálogo com o Ocidente. Sónia Sénica, comentadora da CNN Portugal, afirma que o presidente russo aproveitou o discurso para passar “mensagens” para o seu “ambiente doméstico”.