Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ataque a universidade privada em Odessa faz quatro mortos e 28 feridos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-29

O que está acontecendo

  • Míssil russo atinge universidade privada em Odessa

  • Stoltenberg diz que a NATO está focada em enviar Patriot para a Ucrânia

  • Rússia expõe equipamentos militares capturados na Ucrânia

  • Serviços secretos ucranianos dizem que a taxa de deserção entre os russos está a aumentar

  • Austrália envia novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

2024-04-14
20:25

Zelensky admite que situação ficou mais difícil nos últimos dias

O presidente da Ucrânia admitiu que a situação na linha da frente, especialmente em Donetsk, piorou nos últimos dias.

De acordo com o discurso diário de Volodymyr Zelensky, a situação “é sempre difícil” numa guerra como esta, mas “nestes dias, especialmente em Donetsk, é ainda mais difícil”.

O chefe de Estado ucraniano agradeceu ainda a todo o exército, que garante estar a fazer tudo para expulsar o “invasor”.

Siga ao minuto:

2024-04-29
20:57

Zelensky lamenta mortes em Odessa e volta a pedir envio de sistemas Patriot

O presidente ucraniano já lamentou as mortes no ataque russo a Odessa, que vitimou quatro pessoas, endereçando as condolências às respetivas famílias.

Volodymyr Zelensky, através do X (antigo Twitter), aproveitou o momento para reiterar o pedido dos sistemas de defesa aérea Patriot.

“Os ataques regulares de mísseis da Rússia, bem como os esforços do ocupante para destruir o maior número possível de posições ucranianas, podem ser travados. E os planos ofensivos da Rússia podem ser frustrados. Para isso, a força ucraniana tem de ser apoiada por parceiros suficientes: “Patriots” que precisam de estar na Ucrânia agora, o calibre 155-mm que deve soar o mais confiante possível nas linhas da frente e armas com alcance suficiente para destruir a logística russa”, apelou.

2024-04-29
20:51

"Ucrânia tem estado em desvantagem militar, forçada a racionar munições". Mas NATO garante que "não é tarde de mais"

Volodymyr Zelensky recebeu, esta segunda-feira, em Kiev, o secretário-geral da NATO com um apelo ao envio mais rápido de armas para o país. Jens Stoltenberg reconheceu que os aliados não enviaram nos últimos meses o material que tinham prometido a Kiev, mas salientou que o ritmo de remessas vai aumentar.

2024-04-29
20:39

Duquesa de Edimburgo vai à Ucrânia

A duquesa de Edimburgo vai encontrar-se com Volodymyr Zelensky e a mulher na Ucrânia, anuncia o Palácio de Buckingham. Sophie torna-se o primeiro membro da realeza britânica a visitar o país.

2024-04-29
20:05

"Apoio ocidental à Ucrânia visa conter avanço russo, mas dificilmente irá revertê-lo no curto prazo"

O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, analisa as declarações de Stoltenberg em Kiev. Segundo o comentador, as forças russas vão procurar duas linhas de ação: "interditar as linhas de apoio logístico de oeste para este" e "procurar flagelar as linhas defensivas ucranianas". 

2024-04-29
19:03

Comité Militar da NATO reúne-se a 16 de maio em Bruxelas. Ucrânia junta-se

O Comité Militar da NATO e a Ucrânia vai reunir-se a 16 de maio, em Bruxelas. A informação é avançada por um comunicado publicado no site da Aliança Atlântica.

O presidente do Comité Militar, Rob Bauer, vai presidir a reunião, na qual vão participar aos chefes de Estado-Maior dos aliados e o homólogo ucraniano. 

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, vai juntar-se, durante a sessão de abertura para falar sobre as principais prioridades e desafios da Aliança.

2024-04-29
18:57

Sobe para quatro o número de mortos em Odessa e para 28 o de feridos

Sobe para quatro o número de mortos no ataque russo a Odessa. Os números são atualizados pelo governador da região, que acrescenta que pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

2024-04-29
18:52

Sobe para 17 o número de feridos em Odessa. Local atingido é instituição de ensino

Já são pelo menos 17 os feridos no ataque russo a Odessa. Dois deles estão em estado grave, atualizam as autoridades ucranianas.

Sabe-se também agora que a infraestrutura civil em causa, que foi atingida com um míssil russo, é uma universidade privada, que ficou em chamas.

2024-04-29
18:35

Ataque a Nikopol danifica casa particular, anexo e linha elétrica

As tropas russas atacaram duas vezes Nikopol, na região de Dnipro, com artilharia esta segunda-feira. Uma casa particular, um anexo e uma linha elétrica ficaram danificadas.

“Quase vinte projéateis atingiram a área. Os ocupantes também utilizaram três drones kamikaze para o ataque. O barulho foi intenso nas comunidades rurais de Marhanets e Pokrovsk", escreveu o chefe da administração militar da região no Telegram.

Serhiy Lysak disse ainda que não há registo de feridos.

2024-04-29
17:32

Dois mortos em ataque a infraestrutura civil em Odessa

O ataque russo com mísseis a uma infraestrutura civil, que aconteceu na tarde desta-segunda-feira fez dois mortos. A informação é avançada pelo governador da região.

As autoridades locais já tinham dado conta de oito feridos. Oleh Kiper, o governador, disse que um menino de 12 anos está entre os feridos.

2024-04-29
17:29

Ucrânia não está a conseguir travar os avanços diários da Rússia na guerra, apesar de "algumas posições mudarem de mãos várias vezes por dia"

A Rússia está a conseguir ganhos táticos diários no leste da Ucrânia, enquanto as preocupações giram em torno dos relatórios militares ucranianos
Leia mais aqui
2024-04-29
17:28

Uma mulher ficou ferida após ataque russo a Kharkiv

As forças russas bombardearam a cidade de Kharkiv esta segunda-feira, ferindo uma mulher. A informação foi avançada pelo presidente da câmara, Ihor Terekhov, através do Telegram.

“Ouviu-se uma série de explosões em Kharkiv. A cidade está a ser atingida por bombas aéreas guiadas. Tenham cuidado”, alertou.

O aviso foi também dado pelo chefe da administração militar regional, Oleh Syniehubov: “Os ocupantes estão a atacar Kharkiv e o distrito”.

2024-04-29
17:08

Ataque a infraestrutura civil em Odessa faz oito feridos

Um ataque russo com mísseis atingiu infraestrutura civil em Odessa na tarde desta segunda-feira. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, avança as autoridades locais.

Há registo de danos em edifícios residenciais e infraestruturas civis. Grupos online, consultados pela agência Reuters, dão conta de incêndios no local.

Um porta-voz da marinha ucraniana disse que o míssil balístico lançado era um Iskander-M, de difícil interceção.

2024-04-29
16:52

Guerra na Ucrânia num "ponto de cisão e de grande dúvida": Kiev com mais baixas do que novos soldados e Ocidente fornece mais armas do que produz

O major-general Agostinho Costa esteve, esta segunda-feira, em direto no CNN Meio Dia. A análise centrou-se nos últimos acontecimentos na guerra da Ucrânia.

2024-04-29
16:51

Stoltenberg diz que a NATO está focada em enviar Patriot para a Ucrânia

A NATO está focada em fornecer sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, bem como na reposição do equipamento de defesa já fornecido. A garantia foi dada por Jens Stoltenberg, durante uma conferência de imprensa com Volodymyr Zelensky, em Kiev.

“Estamos a concentrar-nos nos Patriots, mas também na necessidade de renovar os sistemas existentes, de reabastecer e de garantir que os sistemas já entregues funcionam como devem, que existem munições suficientes”, disse, referindo que países como os EUA, o Reino Unido e a Austrália já estão a anunciar a entrega destes sistemas.

O secretário-geral da Aliança Atlântica sublinhou também a importância de outros sistemas, como os sistemas de defesa aérea NASAMS. “Concentramo-nos numa vasta gama de sistemas diferentes e continuamos a trabalhar com os aliados para garantir que cumprem e transformam os seus compromissos e anúncios em entregas efetivas de armas e sistemas o mais rapidamente possível”, afirmou.

2024-04-29
16:13

Rússia expõe equipamentos militares capturados na Ucrânia

A Rússia vai inaugurar uma exposição, no dia 1 de maio, com vários equipamentos militares produzidos por membros da NATO, que foram capturados na Ucrânia.

São, no total, mais de 30 tanques e veículos blindados provenientes, por exemplo, dos EUA, Reino Unido e Alemanha, que vão estar em exposição no Victory Park, em Moscovo, até ao final do mês de maio. A par dos carros de combate, como os tanques Leopard e Abrams, a exposição também vai contar com minas, granadas e armas ligeiras.

A exposição serve para assinalar os 50 anos do Dia da Vitória, feriado na Rússia, celebrado a 9 de maio, em nome da vitória dos aliados europeus frente à Alemanha na Segunda Guerra Mundial.

2024-04-29
15:47

Serviços secretos ucranianos dizem que a taxa de deserção entre os russos está a aumentar

Há cada vez mais desertores entre as tropas russas, garantem os serviços secretos ucranianos.

“A deserção está a florescer nas formações armadas do distrito militar do Sul do exército russo. No total, mais de 18.000 soldados russos abandonaram o serviço nas unidades de combate do distrito sem autorização", dizem, em comunicado. 

Cerca de 12.000 serão soldados que combatem nas operações no leste ucraniano. 

2024-04-29
15:44

Austrália envia novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

A Austrália vai enviar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, no valor de 100 milhões de dólares (cerca de 93 milhões de euros). O pacote foi anunciado pelo ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov.

“O pacote inclui: 50 milhões de dólares para sistemas de defesa aérea de curto alcance, 30 milhões para sistemas aéreos não tripulados, 15 milhões para outros equipamentos de alta prioridade, como capacetes de combate, barcos infláveis de casco rígido, botas, máscaras de fogo e geradores”, esclareceu, no Facebook.

O ministro agradeceu ainda o “apoio firme” dos parceiros australianos. 

2024-04-29
15:37

Um ferido após ataque russo a Kizomys

As tropas russas bombardearam a vila Kizomys, na região de Kherson. O ataque fez um ferido.

“Um residente ficou ferido devido ao bombardeamento russo na aldeia de Kizomys”, afirmou a administração militar da região. Em causa está um homem de 37 anos, que ficou ferido no antebraço e no troco, bem como com uma fratura nas costelas e num membro, devido aos estilhaços de um explosivo.

O homem está a receber assistência médica.

2024-04-29
15:31

NATO e Ucrânia ainda não atingiram "o nível mais elevado possível", diz Zelensky

A NATO e a Ucrânia atingiram “o nível mais elevado de relações” desde a independência, mas “ainda não o nível mais elevado possível”. A garantia foi dada por Volodymyr Zelensky, após a visita surpresa de Jens Stoltenberg.

“Falámos também sobre a luta contra a agressão russa, sobre o reforço da cooperação entre a Ucrânia e a NATO e sobre formas de unir verdadeiramente os nossos esforços”, contou, no X (antigo Twitter).

O secretário-geral da NATO fez uma visita surpresa a Kiev, onde discutiu com o presidente ucraniano a criação de um fundo de 100 mil milhões de euros de ajuda militar nos próximos cinco anos. Zelensky aproveitou agradeceu assim o apoio da Aliança Atlântica.

2024-04-29
15:25

"A derrota da Ucrânia custará um bilião ao Ocidente numa nova Guerra Fria", diz ex-ministro britânico

O antigo ministro das Forças Armadas do Reino Unido diz que a Ucrânia precisa de mais pacotes de ajuda para vencer a guerra pela “segurança em toda a região europeia-atlântica”.

“A derrota da Ucrânia custará um bilião ao Ocidente numa nova Guerra Fria”, garante James Heappey, citado pelo Kyiv Independent.