Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ataque a universidade privada em Odessa faz quatro mortos e 28 feridos

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-29

O que está acontecendo

  • Míssil russo atinge universidade privada em Odessa

  • Stoltenberg diz que a NATO está focada em enviar Patriot para a Ucrânia

  • Rússia expõe equipamentos militares capturados na Ucrânia

  • Serviços secretos ucranianos dizem que a taxa de deserção entre os russos está a aumentar

  • Austrália envia novo pacote de ajuda militar à Ucrânia

2024-03-20
19:57

Conselheiro de Biden explica o que seria uma vitória ucraniana na guerra... e deixa de fora a recuperação de territórios

O conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, Jake Sullivan, explicou esta quarta-feira em Kiev o que significaria uma vitória total da Ucrânia na guerra contra a Rússia.

"Significa que a Ucrânia sairá desta guerra soberana, independente, livre, capaz de impedir futuras agressões, com uma democracia forte e vibrante, com instituições democráticas profundas, com uma economia em crescimento não só nos setores tradicionais, mas também na alta tecnologia, em setores em que se inova, (...) É isso que significa a vitória", disse Sullivan aos jornalistas presentes na conferência de imprensa conjunta com o chefe do gabinete presidencial ucraniano, Andriy Yermak.

Um detalhe captado pela imprensa ucraniana, como o jornal Ukrainska Pravda, foi o da omissão da recuperação dos territórios ucranianos controlados pela Rússia como condição para vencer.

Atualmente, a Rússia ocupa a totalidade da península da Crimeia, bem como território das regiões ucranianas de Luhansk, Donetsk, Zaporizhzhia e Kherson.

Siga ao minuto:

2024-04-29
23:46

"O fundo de 100 mil milhões de euros dá a ideia de gestão a cinco anos"

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, discutiu com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a criação de fundo de 100 mil milhões de euros de apoio à Ucrânia.

Para Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, o debate em torno deste apoio não significa necessariamente que os aliados reconhecem que o fim do conflito esteja longe.

2024-04-29
23:46

"Fomos céleres a prometer apoios e bastante lentos a executar". Resultado: Ucrânia foi perdendo território

O major-general Arnaut Moreira, especialista em geoestratégia, afirma que a Ucrânia está a perdendo território à medida que os aliados demoram a executar os pacotes de ajuda destinados a Kiev.

2024-04-29
23:37

Próximo alargamento da UE é pedra angular da estratégia de soberania

O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, defendeu hoje que o alargamento da União Europeia (UE) é “pedra angular” da “estratégia de soberania” do bloco comunitário, alertando os países candidatos e instituições europeias para o “muito trabalho a fazer”.

2024-04-29
23:35

Academia de Direito de Odessa em chamas após ataque russo

Imagem do incêndio causado por um ataque russo à Academia de Direito de Odessa da Universidade Nacional ucraniana (Associated Press)

 

2024-04-29
22:28

Mais de 30 recrutas ucranianos morreram ao tentar escapar à mobilização

Mais de 30 recrutas ucranianos morreram enquanto tentavam passar a fronteira ilegalmente para evitar a mobilização, disse ao Ukrinform Andriy Demchenko, porta-voz do Serviço Estatal de Guarda de Fronteiras.

2024-04-29
20:57

Zelensky lamenta mortes em Odessa e volta a pedir envio de sistemas Patriot

O presidente ucraniano já lamentou as mortes no ataque russo a Odessa, que vitimou quatro pessoas, endereçando as condolências às respetivas famílias.

Volodymyr Zelensky, através do X (antigo Twitter), aproveitou o momento para reiterar o pedido dos sistemas de defesa aérea Patriot.

“Os ataques regulares de mísseis da Rússia, bem como os esforços do ocupante para destruir o maior número possível de posições ucranianas, podem ser travados. E os planos ofensivos da Rússia podem ser frustrados. Para isso, a força ucraniana tem de ser apoiada por parceiros suficientes: “Patriots” que precisam de estar na Ucrânia agora, o calibre 155-mm que deve soar o mais confiante possível nas linhas da frente e armas com alcance suficiente para destruir a logística russa”, apelou.

2024-04-29
20:51

"Ucrânia tem estado em desvantagem militar, forçada a racionar munições". Mas NATO garante que "não é tarde de mais"

Volodymyr Zelensky recebeu, esta segunda-feira, em Kiev, o secretário-geral da NATO com um apelo ao envio mais rápido de armas para o país. Jens Stoltenberg reconheceu que os aliados não enviaram nos últimos meses o material que tinham prometido a Kiev, mas salientou que o ritmo de remessas vai aumentar.

2024-04-29
20:39

Duquesa de Edimburgo vai à Ucrânia

A duquesa de Edimburgo vai encontrar-se com Volodymyr Zelensky e a mulher na Ucrânia, anuncia o Palácio de Buckingham. Sophie torna-se o primeiro membro da realeza britânica a visitar o país.

2024-04-29
20:05

"Apoio ocidental à Ucrânia visa conter avanço russo, mas dificilmente irá revertê-lo no curto prazo"

O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, analisa as declarações de Stoltenberg em Kiev. Segundo o comentador, as forças russas vão procurar duas linhas de ação: "interditar as linhas de apoio logístico de oeste para este" e "procurar flagelar as linhas defensivas ucranianas". 

2024-04-29
19:03

Comité Militar da NATO reúne-se a 16 de maio em Bruxelas. Ucrânia junta-se

O Comité Militar da NATO e a Ucrânia vai reunir-se a 16 de maio, em Bruxelas. A informação é avançada por um comunicado publicado no site da Aliança Atlântica.

O presidente do Comité Militar, Rob Bauer, vai presidir a reunião, na qual vão participar aos chefes de Estado-Maior dos aliados e o homólogo ucraniano. 

Jens Stoltenberg, o secretário-geral da NATO, vai juntar-se, durante a sessão de abertura para falar sobre as principais prioridades e desafios da Aliança.

2024-04-29
18:57

Sobe para quatro o número de mortos em Odessa e para 28 o de feridos

Sobe para quatro o número de mortos no ataque russo a Odessa. Os números são atualizados pelo governador da região, que acrescenta que pelo menos 28 pessoas ficaram feridas.

2024-04-29
18:52

Sobe para 17 o número de feridos em Odessa. Local atingido é instituição de ensino

Já são pelo menos 17 os feridos no ataque russo a Odessa. Dois deles estão em estado grave, atualizam as autoridades ucranianas.

Sabe-se também agora que a infraestrutura civil em causa, que foi atingida com um míssil russo, é uma universidade privada, que ficou em chamas.

2024-04-29
18:35

Ataque a Nikopol danifica casa particular, anexo e linha elétrica

As tropas russas atacaram duas vezes Nikopol, na região de Dnipro, com artilharia esta segunda-feira. Uma casa particular, um anexo e uma linha elétrica ficaram danificadas.

“Quase vinte projéateis atingiram a área. Os ocupantes também utilizaram três drones kamikaze para o ataque. O barulho foi intenso nas comunidades rurais de Marhanets e Pokrovsk", escreveu o chefe da administração militar da região no Telegram.

Serhiy Lysak disse ainda que não há registo de feridos.

2024-04-29
17:32

Dois mortos em ataque a infraestrutura civil em Odessa

O ataque russo com mísseis a uma infraestrutura civil, que aconteceu na tarde desta-segunda-feira fez dois mortos. A informação é avançada pelo governador da região.

As autoridades locais já tinham dado conta de oito feridos. Oleh Kiper, o governador, disse que um menino de 12 anos está entre os feridos.

2024-04-29
17:29

Ucrânia não está a conseguir travar os avanços diários da Rússia na guerra, apesar de "algumas posições mudarem de mãos várias vezes por dia"

A Rússia está a conseguir ganhos táticos diários no leste da Ucrânia, enquanto as preocupações giram em torno dos relatórios militares ucranianos
Leia mais aqui
2024-04-29
17:28

Uma mulher ficou ferida após ataque russo a Kharkiv

As forças russas bombardearam a cidade de Kharkiv esta segunda-feira, ferindo uma mulher. A informação foi avançada pelo presidente da câmara, Ihor Terekhov, através do Telegram.

“Ouviu-se uma série de explosões em Kharkiv. A cidade está a ser atingida por bombas aéreas guiadas. Tenham cuidado”, alertou.

O aviso foi também dado pelo chefe da administração militar regional, Oleh Syniehubov: “Os ocupantes estão a atacar Kharkiv e o distrito”.

2024-04-29
17:08

Ataque a infraestrutura civil em Odessa faz oito feridos

Um ataque russo com mísseis atingiu infraestrutura civil em Odessa na tarde desta segunda-feira. Pelo menos oito pessoas ficaram feridas, avança as autoridades locais.

Há registo de danos em edifícios residenciais e infraestruturas civis. Grupos online, consultados pela agência Reuters, dão conta de incêndios no local.

Um porta-voz da marinha ucraniana disse que o míssil balístico lançado era um Iskander-M, de difícil interceção.

2024-04-29
16:52

Guerra na Ucrânia num "ponto de cisão e de grande dúvida": Kiev com mais baixas do que novos soldados e Ocidente fornece mais armas do que produz

O major-general Agostinho Costa esteve, esta segunda-feira, em direto no CNN Meio Dia. A análise centrou-se nos últimos acontecimentos na guerra da Ucrânia.

2024-04-29
16:51

Stoltenberg diz que a NATO está focada em enviar Patriot para a Ucrânia

A NATO está focada em fornecer sistemas de defesa aérea Patriot à Ucrânia, bem como na reposição do equipamento de defesa já fornecido. A garantia foi dada por Jens Stoltenberg, durante uma conferência de imprensa com Volodymyr Zelensky, em Kiev.

“Estamos a concentrar-nos nos Patriots, mas também na necessidade de renovar os sistemas existentes, de reabastecer e de garantir que os sistemas já entregues funcionam como devem, que existem munições suficientes”, disse, referindo que países como os EUA, o Reino Unido e a Austrália já estão a anunciar a entrega destes sistemas.

O secretário-geral da Aliança Atlântica sublinhou também a importância de outros sistemas, como os sistemas de defesa aérea NASAMS. “Concentramo-nos numa vasta gama de sistemas diferentes e continuamos a trabalhar com os aliados para garantir que cumprem e transformam os seus compromissos e anúncios em entregas efetivas de armas e sistemas o mais rapidamente possível”, afirmou.

2024-04-29
16:13

Rússia expõe equipamentos militares capturados na Ucrânia

A Rússia vai inaugurar uma exposição, no dia 1 de maio, com vários equipamentos militares produzidos por membros da NATO, que foram capturados na Ucrânia.

São, no total, mais de 30 tanques e veículos blindados provenientes, por exemplo, dos EUA, Reino Unido e Alemanha, que vão estar em exposição no Victory Park, em Moscovo, até ao final do mês de maio. A par dos carros de combate, como os tanques Leopard e Abrams, a exposição também vai contar com minas, granadas e armas ligeiras.

A exposição serve para assinalar os 50 anos do Dia da Vitória, feriado na Rússia, celebrado a 9 de maio, em nome da vitória dos aliados europeus frente à Alemanha na Segunda Guerra Mundial.