GUERRA AO MINUTO | Ucrânia tenta repelir ataque aéreo russo contra Kiev
O que está a acontecer
-
Ucrânia tenta repelir ataque aéreo russo contra Kiev
-
Rússia acusa Ucrânia de sabotar trocas de prisioneiros de guerra
-
Zelensky quer destruição dos locais de armazenamento e produção de drones Shahed
-
Syrskyi diz que Ucrânia enfrenta uma das ofensivas "mais poderosas" da Rússia
-
Medvedev admite uso de armas nucleares em caso de ameaça à existência da Rússia
"Um incidente infeliz". Presidente da Polónia diz que nada prova que tenha sido um ataque intencional
O presidente da Polónia afirmou, esta quarta-feira, que nada prova que a explosão de um míssil junto da fronteira com a Ucrânia tenha sido um ataque intencional, avança a Reuters.
De acordo com a agência, Andrzej Duda diz ainda que o míssil era russo - "provavelmente um S-300", mas que "ainda não há provas de que foi lançado pela Rússia" e que "é altamente provável que tenha sido utilizado pela defesa aérea ucraniana".
A investigação está a ser conduzida pela Polónia e pela NATO.
Duda diz ainda que "não há sinais de um ataque intencional contra a Polónia". "Foi, provavelmente, um incidente infeliz".
Siga ao minuto:
Norte-coreanos a combater a Ucrânia? "Dificilmente se pode acreditar na tese do desespero russo"
José Azeredo Lopes analisa a mobilização de soldados norte-coreanos para ajudar a Rússia a combater as forças ucranianas. O comentador não acredita na narrativa de que esta mobilização signifique um ato de desespero por parte da Rússia.
"Zelensky está a piscar o olho à Coreia do Sul dizendo-lhe 'os senhores são bem-vindos e tragam armas"
Jorge Botelho Moniz analisa os mais recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, numa altura em que tudo indica que soldados norte-coreanos vão começar a combater com as forças ucranianas.
Ucrânia tenta repelir ataque aéreo russo contra Kiev
As unidades de defesa aérea da Ucrânia estão a tentar repelir um ataque aéreo russo a Kiev, adianta o autarca da capital ucraniana, Vitali Klitschko, no seu canal do Telegram.
“Houve uma explosão nos subúrbios de Kiev”, disse Klitschko. “As forças de defesa aérea estão a operar na capital. Fiquem em abrigos", acrescentou.
“Houve um alargamento claro do conflito por parte da Rússia perante a inoperância da comunidade internacional”
Pedro Trovão do Rosário, especialista em Direito Internacional, analisa o pedido de Volodymyr Zelensky aos aliados para que autorizem as forças ucranianas a defender-se dos soldados norte-coreanos que estão destacados na Rússia.
"Foi uma semana muito difícil para Guterres" que "violou regras" da ONU ao encontrar-se com Putin
Ana Miguel dos Santos, especialista em Assuntos de Defesa e Segurança, analisa as declarações do líder supremo do Irão, que prometeu uma resposta destrutiva aos atos dos EUA e de Israel contra o território iraniano. A especialista comenta ainda o pedido de Volodymyr Zelensky aos aliados do Ocidente para que capacitem a Ucrânia de modo a defender-se dos soldados norte-coreanos.
Rússia "tentou condicionar o mundo ocidental na ajuda à Ucrânia", agora deixa o Ocidente "contra as cordas"
Orlando Samões, especialista em Relações Internacionais, analisa o envio de tropas norte-coreanos para o território russo. "Estamos perante uma mundialização do conflito", assegura.
Guerra pode estar perante "uma escalada muito maior": "A Coreia do Norte tem um milhão de militares treinados e preparados"
A comentadora Helena Ferro Gouveia analisa o envio de militares norte-coreanos para território russo. "Vemos um conjunto de placas tectónicas a movimentarem-se e uma clara escalada do conflito", garante.
Rússia acusa Ucrânia de sabotar trocas de prisioneiros de guerra
A porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia Maria Zakharova acusou a Ucrânia de sabotar o processo de troca de prisioneiros de guerra.
Zakharova explicou que o ministério da Defesa da Rússia ofereceu a Kiev a possibilidade de recuperar 935 ucranianos, mas que a Ucrânia só terá aceitado 279.
"Temos os norte-coreanos a usar a guerra da Ucrânia para fletir os músculos e se preparar para um ataque a Seul"
Tiago André Lopes analisa a integração de soldados norte-coreanos na guerra na Ucrânia. O comentador afirma que o conflito já se tinha "internacionalizado" anteriormente.
"A Coreia do Norte torna-se um Estado beligerante" na guerra na Ucrânia - o que deixa "o conflito mais complexo"
O comentador Francisco Pereira Coutinho diz que o uso de soldados norte-coreanos pela Rússia na Ucrânia faz da Coreia do Norte parte do conflito. Há, garante, "uma internacionalização" desta guerra e uma "nova linha vermelha ultrapassada".
Zelensky quer destruição dos locais de armazenamento e produção de drones Shahed
Volodymyr Zelensky reforçou este sábado a necessidade de destruir os locais de armazenamento e produção de drones de Shahed russos.
“Precisamos de ter a capacidade de destruir as bases de armazenamento Shahed, bem como toda a infraestrutura para a sua produção e logística. Infelizmente, os terroristas sabem tirar partido do tempo que lhes é concedido pela indecisão do mundo livre”, apelou no X.
O presidente ucraniano disse que o país está “desde as 4 horas da manhã” sob “alertas de ataques aéreos em todas as cidades”. E agradeceu: “Estou profundamente grato aos nossos defensores dos céus que têm vindo a abater com sucesso os drones Shahed desde sempre. Este ano, enfrentámos a ameaça dos drones Shahed quase todas as noites, por vezes de manhã e mesmo durante o dia”.
The constant terrorist attacks on Ukrainian cities prove that the pressure on Russia and its accomplices is insufficient. Since 4 a.m. today, air raid alerts have been ongoing across Ukrainian cities.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) November 2, 2024
Tragically, the Russian drone attacks have caused damage and casualties in… pic.twitter.com/C5BV22ZULq
Syrskyi diz que Ucrânia enfrenta uma das ofensivas "mais poderosas" da Rússia
A Ucrânia está a enfrentar uma das ofensivas “mais poderosas” da Rússia desde o início da guerra. É o que diz o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia este sábado.
“As hostilidades ativas que continuam em certas áreas exigem uma renovação constante dos recursos das unidades ucranianas”, sublinhou Oleksandr Syrskyi, depois de um encontro com uma delegação das tropas checas, onde descreveu a situação no terreno como difícil.
Medvedev admite uso de armas nucleares em caso de ameaça à existência da Rússia
Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo, admite o uso de armas nucleares pela Rússia, em caso de ameaça à existência do país.
“Os EUA estão enganados se acham que a Rússia não usará armas nucleares em caso de ameaça à sua existência”, garante este sábado, citado pela TASS.
Rússia assume controlo de mais duas localidades no leste da Ucrânia
As tropas russas reivindicaram o controlo de mais duas localidades no leste da Ucrânia, avança o Ministério da Defesa russo, este sábado. citado pela TASS.
São elas, acrescenta, Kurakhivka e Pershotravneve.
Ucrânia abate 39 drones russos no durante a noite
A Ucrânia destruiu 39 de 71 drones russos no durante a noite, informa a Força Aérea ucraniana este sábado.
21 drones foram “perdidos localmente” e que outros cinco regressaram à Rússia.
Ucrânia revela: soldados norte-coreanos equipados com armas de infantaria comuns
Os soldados norte-coreanos enviados para a fronteira ucraniana estão equipados com armas de infantaria comuns, avançam os serviços secretos militares da Ucrânia este sábado, citados pelo Kyiv Independent.
Em causa estão, explicam, armas como espingardas AK-12, metralhadoras e lançadores de granadas anti-tanque portáteis. Os soldados também terão recebido alguns dispositivos de visão noturna e binóculos.
EUA ajudam "pela última vez" a Ucrânia, em Israel só podem tentar cessar-fogo: as eleições e as guerras
Joana Ricarte analisa os impactos das eleições norte-americanas nas guerra na Ucrânia e no Médio Oriente. A especialista em Relações Internacionais diz que no que toca a Israel "é muito complicado fazer muito mais do que tentar um cessar-fogo".
Homenagem aos soldados ucranianos mortos na guerra
Os ucranianos prestaram homenagem aos soldados que morreram na guerra na sexta-feira, em que se assinalou o Dia de Todos os Santos. A ação teve lugar no cemitério de Lychakiv, na cidade ucraniana de Lviv.
Rússia perde 1.270 soldados nas últimas 24 horas
A Rússia perdeu 1.270 soldados nas últimas 24 horas. É o que diz o Estado-Maior das Forças Armadas da Ucrânia este sábado.
O número faz aumentar para 697.680 o número de perdas desde o início da guerra na Ucrânia.