Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelensky recorda "a catástrofe de Chernobyl" e pede pressão à Rússia para que liberte a central nuclear de Zaporizhzhia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Ministro da Agricultura da Ucrânia libertado sob fiança
     
  • Blinken diz que a Rússia "teria dificuldade em manter o ataque à Ucrânia sem o apoio da China"
     
  • Exército russo detém jornalista por suspeita de divulgação de "notícias falsas"
     
  • Estónia e Dinamarca entregam dois navios-patrulha à Ucrânia
     
  • Zelensky recorda "a catástrofe de Chernobyl" e pede pressão à Rússia para que liberte a central nuclear de Zaporizhzhia
     
  • Shoigu diz que a Rússia não tem interesse em atacar a NATO
     
  • Espanha vai enviar sistemas de defesa Patriot para a Ucrânia
2022-11-16
10:46

Polónia vai comunicar à NATO que o míssil era ucraniano e não vai invocar o tratado

A agência EFE avança que a Polónia vai comunicar à NATO que o míssil era ucraniano e não vai invocar o tratado.

Segundo fonte diplomática europeia, que falou sob a condição de anonimato, citada pela agência, o governo polaco vai comunicar a informação aos membros da NATO esta quarta-feira. 

Assim, Varsóvia não invocará o artigo 4.º perante os membros da Aliança.

Siga ao minuto:

2024-04-26
15:16

Entrada da NATO na guerra acabaria numa "inevitável derrota" da Rússia, avisa Polónia. Shoigu afasta "interesse" em atacar Aliança

O ministro dos Negócios Estrangeiros polaco sublinha que o poder militar e económico de Moscovo é “insignificante em comparação com o do Ocidente”
Leia mais aqui
2024-04-26
15:00

Stoltenberg diz que aliados devem seguir o exemplo da Alemanha e ajudar a Ucrânia

Os aliados devem seguir o exemplo da Alemanha e ajudar a Ucrânia, avisa o secretário-geral da NATO.

Jens Stoltenberg falava ao lado de Olaf Scholz, o chanceler alemão, à entrada de uma reunião preparatória da cimeira do 75º aniversário da Aliança Atlântica, que acontece em Washington, em julho.

2024-04-26
13:51

Zelensky pede sistemas de defesa aérea enquanto aliados se reúnem

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky pediu, esta sexta-feira, que mais defesa aérea fosse enviada para Kiev, acrescentando que a pausa no financiamento norte-americano ajudou Moscovo a tomar a iniciativa de lançar mais ataques. 

"Este ano os jatos russos já usaram mais de nove mil bombas aéreas contra a Ucrânia e precisamos de capacidade de abater aeronaves de combate aéreo para que não se aproximem das nossas posições e fronteiras", disse Zelensky, citado pela agência Reuters, no início de uma reunião virtual liderada pelos Estados Unidos para ajudar a armar a Ucrânia. 

2024-04-26
13:39

Rússia quer para expandir cooperação militar com Irão

Numa reunião entre o ministro da Defesa russo e o seu homólogo iraniano, esta sexta-feira, Sergei Shoigu informou Gharaei Ashtiani de que a Rússia está preparada para expandir a sua cooperação ténica e militar, avança a agência Reuters. 

Segundo o mesmo órgão de comunicação, os contactos entre os departamentos militares de ambos os países têm vindo a aumentar significativamente. 

2024-04-26
12:42

Aos olhos da Rússia "todo o investimento na Ucrânia vai matar ucranianos"

Rússia acusa os EUA de estarem envolvidos no conflito, concretiza Diana Soller, esclarecendo o duplo argumento do Kremlin. A comentadora da CNN Portugal destaca que a mensagem russa para os EUA é que aquilo que enviarem para a Ucrânia servirá para "matar ucranianos"

2024-04-26
12:33

Ministro da Agricultura da Ucrânia libertado sob fiança

O ministro da Agricultura ucraniano já foi libertado, sob o pagamento da fiança, fixada em 75,7 milhões de hryvnias (1,9 milhões de dólares).

A libertação de Mykola Solskyi, suspeito de ter adquirido ilegalmente terrenos do Estado no valor de cerca de 7 milhões de dólares, acontece poucas horas depois de ter sido detido esta sexta-feira.

2024-04-26
12:26

Polícia britânica detém cinco homens por crimes contra a segurança nacional para beneficiar a Rússia

A polícia britânica diz ter detido cinco homens acusados de alegadas atividades contra a segurança nacional para beneficiar a Rússia. Entre os detidos está um homem de nacionalidade britânica, avança a Reuters.

A atividade inclui, segundo dizem, o envolvimento no planeamento de um ataque incendiário a uma propriedade comercial ligada à Ucrânia em março deste ano.

O chefe da diplomacia do Reino Unido já reagiu, mostrando-se “profundamente preocupado” com as alegações. “Utilizaremos todo o peso do sistema de justiça penal para responsabilizar quem quer que seja considerado culpado de crimes ligados à interferência estrangeira”, garantiu David Cameron no X (antigo Twitter).

2024-04-26
12:03

"A Rússia teria dificuldade em manter o ataque à Ucrânia sem o apoio da China", garante Blinken

A Rússia teria dificuldades em manter a guerra na Ucrânia sem a ajuda da China, garante Antony Blinken. O secretário de Estado norte-americano está em Pequim e esteve com o homólogo Wang Yi.

Em declarações aos jornalistas, Blinken conta que “reiterou sérias preocupações” sobre o facto de a China continuar a fornecer componentes que estão “a alimentar a brutal guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia”.

“A China é o principal fornecedor de máquinas-ferramentas, microeletrónica e nitrocelulose, que é fundamental para o fabrico de munições, propulsores de foguetes e outros produtos de dupla utilização que Moscovo está a utilizar para aumentar a sua base industrial de defesa", afirmou, relembrando que essa base está “a produzir rockets, drones, tanques e outras armas que o presidente Putin está a utilizar para invadir um país soberano” e para “matar crianças, homens e mulheres inocentes”.

O secretário de Estado norte-americano garante por isso: “A Rússia teria dificuldade em manter o ataque à Ucrânia sem o apoio da China”. “Pequim não pode melhorar as relações com a Europa e, ao mesmo tempo, apoiar a maior ameaça à segurança europeia desde o fim da Guerra Fria”, acrescentou.

Blinken termina com a garantia de que deixou “claro” que, se a China não resolver o “problema”, os EUA o farão.

2024-04-26
11:48

Exército russo detém jornalista por suspeita de divulgação de "notícias falsas"

Foi detido um jornalista que trabalhava para a edição russa da revista Forbes pelo exército do país. Em causa estão suspeitas de divulgação de “notícias falsas”.

“O jornalista da Forbes Sergei Mingazov foi detido num processo criminal sobre falsificações sobre o exército russo, disse o seu advogado. Segundo ele, o motivo da detenção foi a partilha de uma publicação sobre os acontecimentos em Bucha no canal Telegram do próprio jornalista”, escreveu a Forbes russa no X (antigo Twitter).

Sergei Mingazov encontra-se agora num centro de detenção na cidade de Khabarovsk, no extremo leste do país, de acordo o seu advogado, Konstantin Bubon.

2024-04-26
11:40

Marinha Portuguesa segue trajeto de porta-contentores russo em águas nacionais

Porta-contentores russo Sparta IV (Marinha Portuguesa)

A Marinha Portuguesa acompanhou o trajeto de um navio porta-contentores da Rússia em águas nacionais. O Sparta IV saiu do limite norte da Zona Económica Exclusiva do continente, ao largo de Caminha, na quarta-feira e chegou à costa sul do Algarve na quinta-feira.

Em comunicado, a Marinha explica que foi empenhado o NRP Viana do Castelo na operação, com o apoio do Centro de Operações Marítimas, que assegura “uma vigilância ativa e contínua das áreas sobre soberania ou jurisdição nacional”.

2024-04-26
11:00

Kuleba reúne-se com ministra dos Negócios Estrangeiros da Letónia

O ministro dos Negócios Estrangeiros ucraniano, Dmytro Kuleba, vai reunir-se com a homóloga da Letónia. A recém-nomeada Baiba Braze está de visita à Ucrânia.

2024-04-26
10:51

Estónia e Dinamarca entregam dois navios-patrulha à Ucrânia

A Estónia, juntamente com a Dinamarca, entregou dois navios-patrulha à Ucrânia. 

"Cá vamos nós outra vez! A Estónia entregou dois navios-patrulha à Ucrânia em coordenação com a aliada Dinamarca", afirmou o ministério da Defesa da Estónia no X (antigo Twitter).

A entrega visa ajudar Kiev “a proteger as linhas marítimas vitais e a defender as suas águas para parar a agressão russa.

2024-04-26
10:40

França e Alemanha trabalham para convencer parceiros a fornecer mais defesa aérea à Ucrânia

Alemanha e França estão a trabalhar para convencer os parceiros europeus a fornecer mais capacidades de defesa aérea à Ucrânia. A garantia foi deixada pelo ministro da Defesa francês, Sebastien Lecornu, esta sexta-feira.

2024-04-26
10:26

Pelo menos duas crianças ficaram feridas num ataque russo a Kharkiv

As tropas russas atingiram um edifício industrial e residencial na cidade de Derhachi, na região de Kharkiv, com bombas guiadas, esta sexta-feira. Pelo menos quatro pessoas ficaram feridas, incluindo duas crianças, informou o governador Oleh Syniehubov.

"Duas crianças ficaram feridas em ataques hostis em Dergachi, no distrito de Kharkiv. As raparigas, de 16 e 5 anos, receberam assistência médica no local sem serem hospitalizadas", escreveu no Telegram.

2024-04-26
10:19

"A Rússia e a China continuam a intensificar a cooperação militar": Shoigu reúne-se com homólogo chinês

O ministro da Defesa russo, Sergei Shoigu, reuniu-se com o homólogo chinês, Dong Jun, esta sexta-feira.

"A Rússia e a China continuam a intensificar a cooperação militar", garantiu Shoigu, afirmando que as abordagens dos dois países às questões do cenário global e aos problemas internacionais coincidem.

2024-04-26
09:58

Zelensky recorda "a catástrofe de Chernobyl" e pede pressão à Rússia para que liberte a central nuclear de Zaporizhzhia

O desastre de Chernobyl aconteceu há 38 anos. O presidente ucraniano assinalou a data através das redes sociais, apelando para que se pressione a Rússia a "devolver ao controlo total da Ucrânia" a central nuclear de Zaporizhzhia.

“A radiação não conhece fronteiras nem bandeiras nacionais. A catástrofe de Chernobyl demonstrou a rapidez com que podem surgir ameaças mortais. Dezenas de milhares de pessoas mitigaram o desastre de Chernobyl à custa da sua própria saúde e vida, eliminando as suas terríveis consequências em 1986 e nos anos seguintes”, relembrou, no X (antigo Twitter).

Volodymyr Zelensky aproveitou para fazer a ligação do desastre com a tomada da central nuclear de Zaporizhzhia pelos russos. “Há 785 dias que os terroristas russos mantêm refém a central nuclear de Zaporizhzhia. E é da responsabilidade de todo o mundo pressionar a Rússia para garantir que a central nuclear de Zaporizhzhia seja libertada e devolvida ao controlo total da Ucrânia, bem como que todas as instalações nucleares ucranianas sejam protegidas dos ataques russos”, apelou, garantindo que é “a única forma de evitar novos desastres de radiação”.

2024-04-26
09:47

Seis pessoas feridas em bombardeamentos russos a Kherson

O exército russo bombardeou 21 comunidades da região de Kherson durante a noite. Seis pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da administração regional.

“Os militares russos bombardearam zonas residenciais das povoações da região, danificando um edifício de vários andares e 6 casas particulares. Foram atingidos um centro comercial, um jardim de infância, uma empresa agrícola e automóveis”, avançou Oleksandr Prokudin, através do Facebook

2024-04-26
09:43

Ataques russos a Donetsk matam oito civis

As tropas russas mataram cinco civis da região de Donetsk nas últimas 24 horas. 

"No dia 25 de abril, os russos mataram cinco residentes da região de Donetsk: três em Udachne, um em Kurakhivka e um em Ocheretyne", escreveu o chefe da administração militar da região no Facebook.

Vadym Filashkin acrescenta que outros oito residentes ficaram feridos.

2024-04-26
09:21

Shoigu diz que ataques a central de Zaporizhzhia podem ter consequências catastróficas

Os ataques ucranianos à central nuclear de Zaporizhzhia podem ter consequências catastróficas. Quem o diz é o ministro da Defesa russo, em declarações à agência russa TASS.

Sergei Shoigu disse ainda que a Ucrânia está a usar armas ocidentais para atacar infraestruturas civis russas e acusou os conselheiros estrangeiros de estarem a preparar atos de sabotagem em território russo.

2024-04-26
09:13

A Rússia não tem interesses geopolíticos ou militares em atacar a NATO, diz Shoigu

O ministro da Defesa russo garante que a Rússia não tem interesses geopolíticos ou militares para atacar os países da NATO. Ainda assim, Sergei Shoigu admite que as tropas da Aliança Atlântica se aproximaram das fronteiras russas e criaram ameaças adicionais, acrescenta.

Em declarações à TASS, Shoigu acusa os EUA de terem criado o conflito na Ucrânia e de o estarem agora a prolongar intencionalmente. O ministro garante que Washington está a exercer uma pressão sem antecedentes sobre os parceiros para alcançar os seus objetivos.