Em atualização

GUERRA AO MINUTO | "Intolerável": Alemanha acusa Rússia de ciberataque ocorrido em 2023

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-03

O que está a acontecer

2022-03-12
09:18

Rockets russos destroem base aérea em Kiev

Rockets destruíram uma base aérea ucraniana perto da cidade de Vasylkiv, na região de Kiev, avança a Interfax que cita a autarca de Vasylkiv, Natalia Balasynovych. Segundo a mesma fonte, os ataques também atingiram um depósito de munições.

Também o porta-voz do Ministério da Defesa russo, Igor Konashenkov, diz que os ataques aéreos russos na Ucrânia destruíram uma base militar em Vasilkov, a sudeste de Kiev, e um centro de inteligência em Brovary, a leste da capital ucraniana.

"Armas de longo alcance de alta precisão atingiram alvos militares da Ucrânia esta manhã", disse o militar russo, citado pela agência de notícias russa Tass, acrescentando que "um aeródromo militar em Vasilkov e o principal centro de inteligência eletrónica das forças armadas ucranianas em Brovary ficaram fora de serviço".

Siga ao minuto:

2024-05-03
20:34

"Está em curso uma luta de clãs pelo poder na Rússia"

A comentadora da CNN Portugal Sónia Sénica afirma que a Rússia está empenhada em alcançar "uma grande vitória" para ter algo para exibir durante as comemorações do Dia da Vitória, a 9 de maio.

2024-05-03
20:31

"Ministério da Defesa da Rússia tem necessidade de apresentar resultados no campo de batalha"

O major-general Isidro de Morais Pereira afirma que a aproximação do Dia da Vitória e o escândalo de corrupção no ministério pressionaram Sergei Shoigu a anunciar a conquista de território na Ucrânia.

2024-05-03
20:06

Rússia disposta a negociar a paz? "Encostámo-nos demasiado ao plano de paz ucraniano que não é, de forma nenhuma, um plano de paz"

Azeredo Lopes afirma que a tendência de escalada que se tem verificado nos últimos dias é "sinal de que as coisas não estão a correr bem" para a Ucrânia no campo de batalha.

2024-05-03
19:04

"É mais do que evidente que conseguimos dar a volta" às sanções, diz porta-voz do MNE russo

Maria Zakharova (AP/Alexander Zemlianichenko)

A directora do Departamento de Informação e Imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, defendeu esta sexta-feira à Lusa que Moscovo "deu a volta" às sanções ocidentais, e que estas prejudicaram mais os países que as impuseram.

“É mais do que evidente que conseguimos dar a volta à situação, às provas a que fomos submetidos", disse Zakharova à Lusa numa vídeoconferência, hoje em Moscovo.

"Não só conseguimos superar as dificuldades impostas do exterior, como estamos a construir uma base sólida para a concretização de planos estratégicos de desenvolvimento económico e social", adiantou.

Segundo Zakharova, "especialistas ocidentais" que não identifica consideram as "sanções contraproducentes e sem futuro".

"Após dois anos de exercícios sancionatórios, (...) começam a perceber que aquilo a que eles chamam sanções, uma tentativa de prejudicar o nosso país, causa danos colossais às suas próprias economias, à sua população e desenvolvimento”, afirma.

2024-05-03
18:40

Ucrânia deverá ter juros dos ativos russos confiscados ao seu dispor até ao final do ano

A Ucrânia deverá ter os juros dos ativos russos confiscados ao seu dispor até ao final do ano, anunciou a embaixadora da União Europeia no país, Katarina Mathernova.

De acordo com a mesma fonte, os juros desse ativos russos são de cerca de três mil milhões de euros.

"Espero que até ao final deste ano os juros ganhos estejam à disposição da Ucrânia", disse Mathernova, citada pelo portal ucraniano RBC.

2024-05-03
18:24

Serviços secretos ucranianos alertam que Chasiv Yar pode cair e a Rússia ameaça abrir uma nova frente em Kharkiv

Braço-direito de Kyryllo Budanov admite que nenhum dos lados está próximo de considerar seriamente negociações de paz e defende que só "no final de 2025", na melhor das hipóteses", é que poderão começar essas conversas
Leia mais aqui
2024-05-03
18:02

Reino Unido aconselha cidadãos a evitar regiões ucranianas na fronteira com a Bielorrússia

O Reino Unido atualizou o seu guia para os cidadãos do país que se deslocam à Ucrânia, que inclui agora uma recomendação contra todo o tipo de viagens às regiões ucranianas que fazem fronteira com a Bielorrússia.

"O FCDO (Foreign, Commonwealth and Development Office) desaconselha agora todas as viagens, exceto as essenciais, para as regiões ocidentais de Lviv, Volyn, Rivne e Zhytomyr e todas as viagens num raio de 50 quilómetros das fronteiras de Volyn, Rivne e Zhytomyr com a Bielorrússia", pode ler-se no site do governo britânico.

2024-05-03
17:34

Ataque russo a Nikopol faz um ferido

Um ataque russo esta sexta-feira a Nikopol, cidade na região de Dnipropetrovsk, fez um ferido, informou o governador regional, Serhiy Lysak, no Telegram.

"Um homem de 44 anos foi ferido num ataque inimigo na cidade de Nikopol. Foi ferido por estilhaços. Encontra-se hospitalizado em estado moderado", escreveu Lysak.

2024-05-03
17:07

Estados Unidos condenam campanha de ciberespionagem da Rússia contra países da União Europeia

Os Estados Unidos condenaram esta sexta-feira a campanha de ciberespionagem que a Rússia está a encetar contra a Alemanha, Chéquia e outros Estados da União Europeia.

"Os Estados Unidos estão empenhados na segurança dos seus aliados e parceiros e a defender a ordem internacional baseada em regras internacional, incluindo no ciberespaço. Apelamos à Rússia para que ponha termo a esta atividade maliciosa e respeite os seus compromissos e obrigações internacionais", pode ler-se num comunicado de Matthew Miller, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA.

As declarações de Miller surgem após a Alemanha ter revelado que o SPD, partido do chanceler Olaf Scholz, foi alvo de um ciberataque por um grupo russo no ano passado.

2024-05-03
16:58

Ataque a Kirovohrad faz um ferido grave, adianta governador regional

O governador regional de Kirovohrad, Andriy Raikovych, informou no Telegram que um ataque à cidade homónima fez um ferido grave.

"Infraestruturas e casas foram atingidas por um ataque com foguetes no distrito de Kropyvnytskyi. Um homem nascido em 1952 ficou gravemente ferido. Foi hospitalizado", pode ler-se na nota.

2024-05-03
16:35

David Cameron está contra o envio de soldados da NATO para a Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Cameron, manifestou-se esta sexta-feira contra o envio de tropas da NATO para a Ucrânia.

Cameron proferiu estas declarações durante uma visita à cidade ucraniana de Lviv.

"Não creio que seja correto ter soldados da NATO a matar soldados russos", disse Cameron, que afirmou também que este passo seria uma "escalada perigosa".

2024-05-03
16:14

Zelensky diz que a Ucrânia enfrenta uma "nova fase" da guerra contra a Rússia

O presidente ucraniano afirmou esta sexta-feira que o país está a enfrentar uma "nova fase" na sua guerra contra a Rússia.

As palavras de Volodymyr Zelensky foram proferidas durante um discurso de comemoração do Dia do Serviço Estatal de Fronteiras da Ucrânia.

"Hoje é o 800.º dia de guerra. Este é um caminho extremamente difícil que o nosso Estado teve de percorrer, e o caminho que ainda precisa de ser concluído para acabar com a guerra em condições justas, nos nossos termos. Agora estamos a enfrentar uma nova etapa da guerra. O ocupante está a preparar-se para uma tentativa de ampliar as suas ações ofensivas", disse o líder ucraniano.

2024-05-03
16:08

Ucrânia acabou de receber mísseis ATACMS de segunda geração e vai realizar um "grande ataque" na Crimeia

Major-general Agostinho Costa afirma também que há três datas no mês de maio que são cruciais para o futuro a curto prazo da guerra na Ucrânia

2024-05-03
16:01

Rússia nega acusações de ataques informáticos russos na Alemanha

A Rússia considerou hoje “infundadas” as acusações do Governo alemão de que um grupo de piratas informáticos russos, controlado por Moscovo, teria levado a cabo uma recente campanha de ciberataques na Alemanha.

“[A Rússia] rejeita as acusações de envolvimento de estruturas estatais russas no caso em questão, e as atividades do grupo APT 28 em geral, como não provadas e infundadas”, publicou o encarregado de negócios da embaixada russa em Berlim na rede social Telegram.

 O Governo alemão convocou hoje o encarregado de negócios da embaixada da Rússia em Berlim depois de ter acusado os serviços secretos russos de um ataque informático.

“É um sinal diplomático claro convocar o encarregado de negócios para deixar claro ao Governo russo que não aceitamos estas ações”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência francesa AFP.

2024-05-03
14:51

A Rússia está pronta para considerar propostas "sérias" para resolver o conflito na Ucrânia

A Rússia está pronta para considerar propostas "sérias" para resolver o conflito na Ucrânia com base em "realidades" existentes e nas preocupações de segurança de Moscovo, disse a porta-voz do Ministério das Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, citada pela Reuters.

As condições para esse acordo seriam idênticas às que a Ucrânia já rejeitou várias vezes no passado.

Zakharova sublinhou ainda na conferência de imprensa que a Ucrânia deveria comprometer-se a permanecer militarmente neutra no futuro.

2024-05-03
14:30

Rússia promete retaliar se houver um ataque na Crimeia

Qualquer ataque ucraniano apoiado pelo Ocidente contra a ponte da Crimeia ou a própria Crimeia será entendido como um ataque à Rússia e terá consequências, avisou a porta-voz do Ministério das Negócios Estramgeiros, Maria Zakharova.

“Gostaria de alertar Washington e Bruxelas que quaisquer ações agressivas contra a Crimeia não estão apenas fadadas ao fracasso, mas também serão recebidas com contra-ataque devastador”, disse Zakharova, numa resposta às declarações de David Cameron, que disse que a Ucrânia pode usar o armamento fornecido pelo Ocidente como melhor entender, inclusivé para atacar o território russo.

A porta-voz russa alertou ainda que qualquer medida dinamarquesa para restringir a liberdade de navegação dos navios russos no estreito do Báltico será visto como um ato hostil e levará à retaliação por parte da Rússia.

2024-05-03
13:36

Rússia assumiu o controlo de 547 Km2 de território ucraniano este ano

O ministro da defesa russo, Sergei Shoigu, informou que as tropas russas assumiram o controlo de 547 quilómetros quadrados de território ucraniano este ano.

Em declarações a comandantes militares, Shoigu disse ainda que as forças ucranianas estavam a recuar ao longo de toda a linha de frente e que as tropas russas estão a romper "a rede de fortalezas ucranianas". “As unidades do exército ucraniano estão a tentar agarrar-se a linhas individuais, mas sob o nosso ataque são forçadas a abandonar as suas posições e a recuar”, disse.

“Nas últimas duas semanas, as Forças Armadas russas libertaram os assentamentos de Novobakhmutivka, Semenivka e Berdychi na República Popular de Donetsk”, disse, referindo-se ao nome que a Rússia usa para uma das quatro regiões anexadas.

2024-05-03
13:33

Reino Unido condena ciberataque russo

O Reino Unido afirmou que está ao lado da União Europeia, Alemanha, Chéquia e outros aliados na "forte condenação da atividade cibernética maliciosa dos serviços de informação russo", de acordo com uma declaração oficial citada pela Reuters.

"Atividade recente do grupo cibernético russo GRU APT28, incluindo o ataque ao executivo do Partido Social Democrata Alemão, é a mais recente ação conhecida dos  Serviços Secretos russos para minar os processos democráticos no mundo", disse o porta-voz do governo britânico.

2024-05-03
13:30

David Cameron diz que cabe à Ucrânia decidir como usar as armas britânicas

Volodymyr Zelenzky recebeu David Cameron (AP)

O secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Cameron, disse que cabe à Ucrânia decidir como usar as armas britânicas e insistiu que o país tem o direito de atacar alvos em território russo.

Durante uma visita a Kiev, Cameron disse ainda que o Reino Unido forneceria um apoio no valor 3 mil milhões de libras (3,55 mil milhões de euros) por ano, enquanto fosse necessário. “No momento em que a Rússia está a atacar dentro da Ucrânia, podemos compreender perfeitamente porque é que a Ucrânia sente a necessidade de se certificar de que está a defender-se”, disse  Cameron.

Em reação, a Rússia condenou aquela que consideou uma "declaração muito perigosa”, que mostra como "a Europa está a travar uma guerra híbrida contra a Rússia". “Esta é uma escalada direta da tensão em volta do conflito ucraniano, que representa potencialmente uma ameaça à segurança europeia”, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

Também a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Maria Zakharova, reagiu afirmando que as palavras de Cameron representam o reconhecimento de que o Ocidente está a travar uma guerra contra a Rússia usando "as mãos ucranianas". "A Rússia está a responder a isso e continuará a responder."

2024-05-03
12:15

NATO condena cibertarque russo à Alemanha

Jens Stoltenberg, secretário-geral da NATO, condenou o ciberataque da Rússia a instituições alemãs e disse que “a NATO continua comprometida em combater a ameaça cibernética substancial, contínua e crescente”.