Espanha
45'
0 - 0
Itália

Papa Francisco anuncia que D. Américo Aguiar vai ser nomeado cardeal

9 jul 2023, 11:40

Cerimónia de investidura, conhecida como consistório, terá lugar a 30 de setembro

O Papa Francisco anunciou, este domingo, que vai elevar 21 eclesiásticos ao alto grau de cardeal, entre eles D. Américo Aguiar.
 
A cerimónia de investidura, conhecida como consistório, terá lugar a 30 de setembro, anunciou Sumo Pontífice durante a sua oração do meio-dia aos peregrinos e turistas na Praça de São Pedro.

Segundo a agência Ecclesia, o Colégio Cardinalício tinha, até agora, 222 membros, incluindo cinco portugueses: Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, António Marto, bispo emérito de Leiria-Fátima, José Tolentino Mendonça, arquivista e bibliotecário da Santa Sé, Manuel Monteiro de Castro, penitenciário-mor emérito e José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos.

Os futuros cardeais têm várias nacionalidades e incluem os prefeitos do Dicastério para a Doutrina da Fé, o arcebispo Victor Manuel Fernandez, do Dicastério para os Bispos, Robert Francis Prevost, e do Dicastério para as Igrejas Orientais, Claudio Gugerotti.

O Papa nomeou também o bispo Stephen Chriw Sau-yan, de Hong Kong, e o patriarca latino de Jerusalém, monsenhor Pierbattista Pizzaballa.

Da lista de 21 nomes, três terão mais de 80 anos no momento da sua criação como cardeal.

“Rezemos pelos novos cardeais, para que, confirmando a sua adesão a Cristo, misericordioso e fiel sumo sacerdote, eles possam ajudar-me no meu ministério como bispo de Roma para o bem de todo o santo povo fiel de Deus”, disse o Papa, citado pela agência italiana ANSA.

Santos Silva felicita bispo

O presidente da Assembleia da República felicitou o bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, pela nomeação como cardeal pelo Papa Francisco, considerando que também representa “uma prova de confiança” na organização da Jornada Mundial da Juventude.

“Felicito D. Américo Aguiar pela sua nomeação, pelo Papa, como um dos próximos cardeais da Igreja Católica. Valorizo a prova de confiança que também representa na organização e realização da Jornada Mundial da Juventude em Portugal”, lê-se numa mensagem no Twitter.

Américo Aguiar, que é o responsável máximo da Igreja Portuguesa pela realização da Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa e em Loures, na primeira semana de agosto, vai ser o 48.º cardeal português, segundo a Ecclesia.

Atualmente bispo auxiliar de Lisboa, Américo Aguiar, de 49 anos, é natural de Leça do Balio, Matosinhos, e desempenhou as funções de pároco de São Pero de Azevedo (Campanhã) entre 2001 e 2002, foi notário da Cúria Diocesana do Porto entre 2001 e 2004, chefe do gabinete de informação e comunicação da Diocese do Porto entre 2002 e 2015, vigário geral e chefe de gabinete dos bispos Armindo Lopes Coelho, Manuel Clemente e António Francisco dos Santos, tendo exercido as funções de capelão-mor da Misericórdia do Porto.

Foi também pároco da Sé entre 2014 e 2015 e foi nomeado cónego do Cabido da Sé do Porto em 2017.

Desde 2011, Américo Aguiar preside à direção da Irmandade dos Clérigos e, em 2016, assumiu a presidência do Conselho de Gerência do Grupo Renascença Multimédia, além de desempenhar as funções de diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais, organismo da Conferência Episcopal Portuguesa.

 

Europa

Mais Europa

Patrocinados