Quatro sismos inferiores a 3 na escala de Richter sentidos na ilha de São Jorge

Agência Lusa , WL
19 mar, 23:22
Preços das casas dispararam nas fajãs de São Jorge

Neste sábado, contando apenas o período após as 18:20 locais, foram registados 28 sismos na ilha açoriana de São Jorge

Quatro sismos de intensidade inferior a 3 na escala de Richter foram sentidos este sábado na ilha de São Jorge, nos Açores, segundo dados do CIVISA da região.

“Foram sentidos com intensidade máxima III (escala de Mercalli modificada) nas freguesias de Manadas, Urzelina e Norte Grande (concelho de Velas) e nas freguesias de Ribeira Seca e Calheta (concelho de Calheta)”, na ilha de São Jorge, lê-se num comunicado disponível na página da internet do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), que cita o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica (CIVISA).

Segundo o CIVISA, os sismos sentidos ocorreram às 17:19, 17:20 e 17:21 locais (mais uma hora em Lisboa).

O primeiro “teve magnitude 2,9 (Richter) e epicentro a cerca de dois quilómetros a oeste/sudoeste do Norte Grande”. O segundo sismo, com a mesma magnitude, ocorreu a dois quilómetros sudoeste do Norte Grande e o terceiro, com magnitude de 2,8, foi registado na mesma localização.

Já de noite, um sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido, com intensidade IV/V na escala de Mercalli, revelou o CIVISA. O sismo foi registado às 20:21 locais (21:21 em Lisboa), "com magnitude 2,5 (Richter) e epicentro a cerca de quatro quilómetros a norte/noroeste [da freguesia] de Urzelina, na ilha de São Jorge".

De acordo com a página da Internet do CIVISA, desde as 18:20 locais (19:20 em Lisboa) foram registados 28 sismos naquela ilha, com magnitudes entre 2,1 e 3,3 na escala de Richter.

Novo Dia CNN

5 coisas que importam

Dê-nos 5 minutos, e iremos pô-lo a par das notícias que precisa de saber todas as manhãs.
Saiba mais

País

Mais País

Patrocinados