“Não temos problemas de abastecimento de cereais em Portugal”, garante a ministra da Agricultura

14 mai, 12:22

 

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, garantiu esta manhã que Portugal não tem “problemas de abastecimento de cereais”.

Em declarações à CNN Portugal à margem da Feira de Maio, em Moura, a governante admitiu que “a questão dos cereais preocupa-nos, até porque temos uma grande dependência externa”, mas quis “tranquilizar os portugueses”, não só porque Portugal importa trigo da Índia, mas sim de França, “um mercado consolidado e não estamos com um problema neste momento a qualquer nível no abastecimento de cereais”.

Quanto à importação de milho da Ucrânia, que representa 40% das importações portuguesas deste cereal, Maria do Céu Antunes disse que já foram encontrados “mercados alternativos e neste momento não temos problemas de abastecimento de cereais em Portugal, situação essa que acompanhamos ao dia”.

“A partir de janeiro de 2023, graças ao plano estratégico da PAC que vai entrar em vigor nessa altura, temos um pagamento dedicado para aumentar o rendimento aos nossos agricultores e com isso podermos melhores condições de competitividade para aumentar a produção de cereais, nomeadamente de milho”, frisou a ministra.

Economia

Mais Economia

Patrocinados