The Black Sea:Under War's Shadow

Sobre o programa

O Mar Negro é uma encruzilhada de comércio e cultura. Observamos como os seus moradores vivem hoje sob a interrupção da guerra na Ucrânia.

É um dos mares mais agitados do mundo. Sob o comunismo, era um mar soviético, cercado na maior parte do seu perímetro pela URSS e seus satélites comunistas, Roménia e Bulgária. Desde o fim do império soviético, tornou-se o lugar onde a Rússia, a Crimeia, a Bulgária, a Roménia, a Turquia, a Geórgia e, especialmente, a Ucrânia se enfrentam. Com regiões anexadas e sob embargo internacional, portos bombardeados e destruídos, navios ameaçados, bloqueios e deslocamentos populacionais, o Mar Negro tornou-se um ponto fulcral para todas essas tensões. 


No entanto, alguns lugares ao longo da costa continuam a atrair milhares de veraneantes, apesar da guerra, e muitas vezes por causa dela. Na Crimeia ou em Sochi, na Riviera Russa, discotecas e festivais juvenis prosperam à sombra dos caças-bombardeiros. Em outros lugares, os portos nunca estiveram tão sobrecarregados como em Constantza, na Roménia, por onde passa parte do comércio de exportação ucraniano após o bloqueio do porto ucraniano de Odessa. Mais ainda, a guarda costeira turca nunca teve tanto trabalho para controlar o tráfego e os navios, como no Estreito de Bósforo, onde inspeciona diariamente os cargueiros em busca de armas ou mercadorias proibidas.