AO MINUTO | "Não sei se fizeram as contas": Pedro Nuno critica choque fiscal da IL
Pedro Nuno Santos vs Rui Rocha – veja o debate na íntegra
Secretário-geral do PS e presidente da Iniciativa Liberal abriram os debates para as eleições legislativas, que decorrem a 10 de março.
Num debate transmitido pela SIC, Pedro Nuno Santos e Rui Rocha tiveram nas contas públicas e no investimento do Estado os principais focos, com o socialista a acusar o liberal de não ter dinheiro para cumprir o que promete e a ouvir como resposta que o peso do Estado é que não permite as medidas.
Terminou o debate
Terminou o debate entre Pedro Nuno Santos e Rui Rocha, com o choque fiscal proposto pela Iniciativa Liberal a dominar um frente a frente em que o Partido Socialista foi acusado de não ter melhorado a situação do país.
Pedro Nuno Santos "é muito mais experiente que Rui Rocha" mas debate deu um empate
Pedro Nuno Santos e Rui Rocha foram os primeiros líderes partidários a encontrarem-se em debate para as eleições legislativas. Para Anselmo Crespo, comentador da CNN Portugal, houve um empate entre o secretário-geral do PS e o presidente da Iniciativa Liberal.
“Temos 230 mil famílias a recente apoio ao arrendamento”
“Temos 230 mil famílias a recente apoio ao arrendamento”, diz PNS
PNS “foi incompetente, falhou” na habitação, na ferrovia e na TAP
Rui Rocha diz que Pedro Nuno Santos “foi incompetente, falhou” na habitação, na ferrovia e na TAP.
Anabela Neves viu o debate entre Pedro Nuno Santos e Rui Rocha e identificou uma "situação estranha"
Anabela Neves entende que o debate entre Pedro Nuno Santos e Rui Rocha foi bom, com ambos os lados a conseguirem demonstrar as suas posições.
A comentadora da CNN Portugal diz que ficou visível as distinções entre o secretário-geral do PS e o presidente da Iniciativa Liberal.
“Estão esgotados, o PS não tem soluções para o país”
“Oito anos consecutivos, três décadas [de governo] e continua a dizer que tem soluções. Estão esgotados, o PS não tem soluções para o país”, acusa Rui Rocha.
“Habitação é um problema grave e transversal a toda a Europa”
“Habitação é um problema grave e transversal a toda a Europa”, diz PNS, afirmando que acontece em governos de esquerda, direita ou liberais.
“Pagam impostos e são obrigados a ter um seguro de saúde”
Para Rui Rocha, os que têm mais rendimentos “pagam impostos e são obrigados a ter um seguro de saúde”, já os que têm menos rendimentos ficam confiados a um SNS com “listas de espera” e “sem médico de família”. Rui Rocha abre a porta a contratar privados para garantir o acesso à saúde.
“Não há nenhum dogma quanto às PPP na saúde”
“Não há nenhum dogma quanto às PPP na saúde”, diz PNS, defendendo que “temos de investir no nosso SNS”.
“O que temos hoje em dia é um serviço de acesso a lista de espera, não à saúde”
“O que temos hoje em dia é um serviço de acesso a lista de espera, não à saúde”, diz Rui Rocha, dando o exemplo dos mais de 800 dias de espera por uma cirurgia de ortopedia no Hospital Garcia Orta.
“O que é radical é ter grávidas a bater à porta ide urgências fechadas”
“Radical é termos idosos à noite, deitados à chuva, à espera de uma consulta. O que é radical é ter grávidas a bater à porta de urgências fechadas”, responde Rui Rocha.
“Ao fim destes anos todos, temos um SNS com problemas”, reconhece PNS
“Ao fim destes anos todos, temos um SNS com problemas, mas que produz mais cirurgias e consultas, temos é uma sociedade que está a envelhecer, isso prova tensão, temos de o adaptar, não desistir dele”, destaca PNS.
“Não tenho medo das ideias da IL, acho é que a AD pode aceitar algumas”
PNS diz que “temos de ter responsabilidade, não podemos ser aventureiros, ser radicais, as propostas da IL ficam bem nos cartazes, mas podem não ser exequíveis”. “Não tenho medo das ideias da IL, acho é que a AD pode aceitar algumas”.
“Solução não pode ser desistimos do estado social”
Pedro Nuno Santos reconhece que “o SNS tem problemas, mas que a solução não é desistir dele”. “Solução não pode ser desistimos do estado social”.
IL diz que Constituição está assegurada com choque fiscal
Quando questionado como concilia o objetivo com a Constituição que impõe um imposto progressivo, Rui Rocha diz que a IL propõe uma taxa progressiva, que se baseia em isenções até ao valor do salário mínimo nacional.
“No final de um programa destes, o que espera Portugal é austeridade”, atira PNS
Pedro Nuno Santos diz que, com o programa eleitoral da IL, “o que espera Portugal é austeridade”.
PSN acusa IL de querer “cortar no estado social”
Ao confrontar Rui Rocha com os seus números, PNS acusa a IL de querer “cortar no estado social, na escola pública, na saúde pública”
“PS tem dois problemas: o governo deve dirigir a economia e o outro é que o PNS deve dirigir o governo”
Em resposta, Rui Rocha diz que o “PS tem dois problemas”, argumentando que “o governo deve dirigir a economia e o outro é que o PNS deve dirigir o governo”.
“Números de PNS estão errados”, diz Rui Rocha
Quando confrontado com os números apresentados por PNS, Rui Rocha diz que “estão errados” e atira para os “quatro, cinco mil milhões”.