AO MINUTO | Montenegro fixa metas para primeiros 60 dias: solução para professores e “plano de emergência” para acabar com listas de espera e dar médico de família no SNS até 2025

A Aliança Democrática (AD) junta hoje no Estoril nomes como o antigo líder do CDS-PP Paulo Portas, o presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas, a antiga ministra Leonor Beleza ou a ex-deputada democrata-cristã Cecília Meireles
2024-01-21

DESTAQUES DA CONVENÇÃO

2024-01-21
20:10

No final, Montenegro atira ao PS

"Sei que apesar de todas as tentativas, os portugueses não se vão deixar levar e enganar por jogadas de eleitoralismo infantil e pelo disfarce da incompetência recente".

"O problema de Portugal não está nos portugueses. O problema de Portugal nos últimos anos tem estado no governo. Ou na falta dele"

2024-01-21
20:07

Montenegro deixa promessa aos polícias: estatuto remuneratório vai ser revisto

Em relação às forças de segurança, Montenegro diz que não vai prometer "agora" qual será a valorização do estatuto remuneratório.

"Mas vou assumir o compromisso de que a vamos promover", realça.

2024-01-21
20:06

Montenegro quer creches e pré-escolar gratuitos para todos: "dos zero aos seis anos"

Montenegro defende que é necessário implementar o acesso gratuito universal para creches e ensino pré-escolar.

2024-01-21
20:05

Montenegro quer escolas "preparadas" para acolher estrangeiros

Montenegro defende que a escola também deve estar "apta a receber estudantes estrangeiros".

"A taxa de estudantes estrangeiros já ronda os 20%. Mas as escolas não estão preparadas para o acolhimento necessário. São novos portugueses, que temos de tratar com a mesma dignidade dos demais", realça.

2024-01-21
20:01

Montenegro promete decidir tempo de serviço dos professores nos primeiros 60 dias de governo

Montenegro também promete decidir, nos primeiros 60 dias de governo, o tema da recuperação integral do tempo de serviço dos professores.

"Nos termos que já propusemos em setembro, quando não havia eleições. Não somos daqueles que só consideraram justa esta reivindicação após 7 de novembro".

Montenegro confirma também que quer avaliações no final de cada ciclo de ensino.

2024-01-21
19:58

Montenegro traça meta até final de 2025: acabar com listas de espera no SNS e dar médicos de família a todos

Montenegro traça a meta de, no final de 2025, "acabar com as listas de espera que excedem o tempo máximo garantido" e dar uma resposta de medicina familiar "a todos os utentes de Portugal".

2024-01-21
19:57

Montenegro promete "voucher" sempre que seja "ultrapassado uma hora" o tempo de espera máximo nas consultas e cirurgias

No que respeita a consultas e cirurgias de especialidade, "vamos atribuir automaticamente um voucher sempre que se atinja o tempo máximo de resposta garantido".

"Sempre que esse tempo, que está definido, for ultrapassado uma hora, o utente recebe o voucher para escolher o prestador de serviço e para ir à procura da resposta que o Estado não conseguiu garantir".

2024-01-21
19:53

"Vamos redefinir a rede de urgências": Montenegro quer consultas nos cuidados primários "no próprio dia" para doenças agudas

Na área da urgências, Montenegro diz que quer "redefinir a rede e o sistema de incentivos a todos os profissionais".

"E vamos, efetivamente, promover uma maior conjugação com os cuidados de saúde primários, onde queremos assegurar a consulta no próprio dia quando se trate de doença aguda".

2024-01-21
19:50

Montenegro promete enfermeiro e médico de família com teleconsulta e apoio do privado

Montenegro deixa a promessa, para os "primeiros 60 dias do seu mandato", um plano de emergência para executar nos anos de 2024 e 2025 na área da saúde.

No que respeita à medicina familiar, promete encurtar os prazos de marcação das consultas, implementar a teleconsulta como "alternativa" quando for possível e assegurar enfermeiro e médico de família recorrendo aos profissionais do SNS mas também a profissionais "que estão aposentados e disponíveis" e ao "setor privado e social"

2024-01-21
19:49

"Não tenho medo do juízo dos portugueses. Pelo contrário, só quero governar na base da confiança dos portugueses"

Luís Montenegro diz que não tem "medo do juízo dos portugueses. Pelo contrário, só quero governar na base da confiança dos portugueses".

"Quero governar porque quero que as pessoas estejam com o governo".

2024-01-21
19:44

"Este socialismo é um esquema de pobreza, estagnação e infelicidade"

"Este socialismo é um esquema de pobreza, estagnação e infelicidade", diz.

"Do outro lado, o nosso, a baixa dos impostos é a estratégia para criarmos mais riqueza, pagarmos melhores salários e darmos melhores condições para que as pessoas possam efetivamente ter projetos felizes", realça.

"Ainda bem que os dois projetos são tão diferentes".

"O que temos hoje como resultado de oito anos de governação socialista, devia fazer corar de vergonha qualquer pessoa que é ideologicamente de esquerda".

"Resultados temos muito mais do que o PS alguma vez teve. Muito, muito mais. E vamos ter ainda mais no futuro", realçou.

2024-01-21
19:38

Montenegro quer “15º mês não tributado”, para premiar o “mérito”

Luís Montenegro insiste na necessidade de baixar a carga fiscal.

“Baixar o IRS é fundamental para revitalizar a classe média. Não há um país desenvolvido sem uma classe média forte”, diz.

Montenegro propõe a “isenção de contribuições e impostos sobre os prémios de desempenho até ao limite de um vencimento mensal”. “Este 15º mês não tributado representa a ideia de que vale a pena fazer mais e melhor e de que o mérito é premiado”.

E defende também que baixar o IRC “não é baixar os impostos sobre os patrões”, mas antes “criar uma nova dinâmica económica, condições para atrair o investimento”.

E lembra que o "adversário direto", Pedro Nuno Santos, é "contra a baixa de impostos". "É coerente", resume.

2024-01-21
19:32

Montenegro acena a jovens com benefícios fiscais e garante apoio que permite financiamento a 100% na compra de casa

Montenegro dirige-se depois aos jovens, prometendo "melhores salários" e "condições de vida" em Portugal.

"Temos de parar a fuga do nosso talento para o estrangeiro".

Montenegro diz mesmo que o êxodo de jovens é um "crime social".

Propõe uma taxa de "IRS máximo de 15% para os jovens até aos 35 anos", "isenção de IMT e imposto de selo na primeira habitação", a "garantia do Estado na parte necessária a assegurar um financiamento bancário de 100% do valor de aquisição para os jovens em Portugal".

2024-01-21
19:30

Montenegro quer valor do complemento solidário para idosos igual ao salário mínimo "numa segunda legislatura"

"Faremos da competência o nosso compromisso de honra", insiste Montenegro.

E aponta aos pensionistas: "Esta é a altura de nos reconciliarmos com os pensionistas e reformados de Portugal".

E retoma a promessa de valorizar as pensões "seguindo os critérios da lei" e aumentando o valor de referência do complemento solidário para idosos "para 820 euros numa primeira legislatura" e "para ser igual ao salário mínimo nacional numa segunda legislatura".

E promete apoio "de 100%" na compra de medicamentos em "situações de comprovada insuficiência económica" para o tratamento de patologias crónicas.

2024-01-21
19:23

Montenegro ataca Pedro Nuno: “Portugal precisa de competência, não precisa de aparência”

“A seriedade leva-nos a não prometer aquilo que sabemos que não podemos cumprir”, continua Montenegro. “As pessoas estão fartas de promessas não cumpridas. A campanha eleitoral faz-se para esclarecer, não para leilar”.

Montenegro diz que o Pedro Nuno Santos tem o objetivo de governar “apenas para perpetuar o seu partido no poder”, acusando-o de “prometer tudo a todos” e de “enganar as pessoas de forma intencional e imatura”.

Para Montenegro, a política do PS diz-se “nova” mas traz “a velha forma de enganar pessoas”. “Portugal precisa de competência, não precisa de aparência”.

2024-01-21
19:23

Montenegro: “Acabou por cair um dos governos mais incompetentes que temos em Portugal”

Montenegro insiste que o projeto da AD reúne “os melhores, aqueles que têm mais competência”.

“É isso que podem esperar de mim como primeiro-ministro: é escolher para o governo os melhores, aqueles que estão em melhor condição de executar as políticas de todos os ministérios”.

“O Governo não é um laboratório de experiências. Não se governa com repentismos, com ziguezagues, com ligeireza, com voluntarismos imaturos”

“Acabou por cair um dos governos mais incompetentes que temos em Portugal. Ruiu por dentro. Autodestruiu-se”.

E centra o ataque a António Costa: “saiu por incompetência, por incúria, por perda de autoridade política”.

2024-01-21
19:19

Montenegro destaca capacidade de “agregar”

Luís Montenegro,  presidente do PSD, considera que a convenção da Aliança Democrática “é um sinal de força, de energia, de empenho, de vitória, de futuro”.

Montenegro propõe um “exercício de honestidade”, lembrando que há muito tempo que não havia uma liderança política capaz de “juntar, agregar e fazer convergir tanta capacidade como aquela que se reúne aqui hoje”.

"Juntos para fazermos entrar em funções um novo governo, que vai transformar para melhor a vida de Portugal e dos portugueses", explicou.

2024-01-21
19:14

Santana Lopes: “Não acreditava em Passos Coelho. Tive de engolir o que disse”

Sobre as acusações de falta de experiência governativa de Luís Montenegro, Pedro Santana Lopes faz uma confissão: “Vou confessar um pecado. Quando Pedro Passos Coelho foi escolhido e eleito, eu não acreditava nele. Juro. Ele também não gostava muito de mim”.

E lembra que costumava realçar a falta de experiência governativa de Passos. “Como eu tive de engolir o que disse”, destacando a “admiração” pela “capacidade” e “competência” do ex-primeiro-ministro.

2024-01-21
19:08

Santana Lopes compara PS a José Mourinho: “Falharam tanto os resultados que é óbvio que têm de ser substituídos”

Santana Lopes lembra o despedimento do treinador Mourinho. “Apesar de ser o melhor do mundo, quando os resultados não surgem, tem de ser substituído”.

“Os governantes do PS podemos dizer tudo deles, menos que são os melhores do mundo, da Europa ou do país. Falharam tanto os resultados que é óbvio que têm de ser substituídos”, junta.

2024-01-21
19:04

“Como diria Pedro Nuno Santos, foi mais ou menos assim”

Ao falar do percurso de Leonor Beleza, com algum grau de improviso, Santana Lopes faz uma referência ao novo líder do PS. “Como diria Pedro Nuno Santos, foi mais ou menos assim”. A plateia aplaudiu. Santana Lopes riu.