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AO MINUTO | Alcochete é a opção recomendada para o novo aeroporto em Portugal, comissão técnica independente apresenta o relatório em que justifica as suas opções

Relatório encomendado pelo Governo vai servir de base à decisão política sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa. A comissão começou a estudar as cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, nomeadamente Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; Santarém. Entretanto, foram acrescentadas ao estudo as opções Portela + Alcochete, Portela + Pegões, Rio Frio + Poceirão e Pegões.
2023-12-05
2023-12-05
17:09

“A comissão cumpriu o prazo e não esgotou o orçamento”, congratula António Costa

António Costa enalteceu a prestação da comissão técnica independente na análise das nove opções para o futuro aeroporto de Lisboa. O primeiro-ministro-demissionário destacou que a “comissão cumpriu o prazo e não esgotou o orçamento”.

"Muito, muito obrigado pelo trabalho que foi efetuado", despediu-se António Costa.

2023-12-05
17:05

“Ignorem o final e tenham o prazer de ler a narrativa. A trama é mais complexa do que a simplicidade do título da notícia”. Costa pede aos portugueses que leiam todo o relatório da CTI

António Costa confessou que leu a versão do relatório da comissão independente técnica que lhe foi enviada e aconselhou todos os portugueses a fazerem o mesmo. O primeiro-ministro-demissionário lembra que são tantas as variáveis que a complexidade nunca poderá ser expressa na "simplicidade do título da notícia”.

“Por um momento ignorem o final e tenham o prazer de ler a narrativa. A trama é mais complexa do que a simplicidade do título da notícia”. disse Costa.

2023-12-05
17:00

Aeroporto Humberto Delgado "está esgotado". Costa diz que hoje ninguém questiona a necessidade de aumentar a capacidade aérea de Lisboa

António Costa garante que o Aeroporto Humberto Delgado "está esgotado" e que hoje já ninguém questiona a necessidade de expandir a capacidade de navegação aérea da cidade de Lisboa, sendo este um imperativo para o futuro de Portugal.

Mas, Costa deixa uma certeza: “Não sou o decisor político que vai ter de tomar esta decisão”.

O primeiro-ministro-demissionário lembra, no entanto, que qualquer que seja a solução escolhida o mais provável é que só seja apoiada por 20% do país, o que significa que terá 80% de cidadãos a contestar o escolhido.

"Nunca haverá uma solução que gere unanimidade. Qualquer solução terá 80% de opositores", disse António Costa.

2023-12-05
16:56

“Este é um momento importante de maturidade democrática”, diz António Costa

O primeiro-ministro-demissionário elogiou a coragem dos especialistas que compõem a comissão técnico independente. António Costa considera que os resultados hoje apresentados são “um momento importante de maturidade democrática”.

2023-12-05
16:37

Presidente da CTI lembra que antes da construção do A. Humberto Delgado se dizia que "a Portela era longe do centro de Lisboa"

A presidente da comissão técnica independente, Maria do Rosário Partidário, lembrou que antes da construção do Aeroporto Humberto Delgado existiam duas possíveis localizações: a Portela e o Campo Grande. A especialista lembrou hoje que, na altura, uma das razões para defender a opção Campo Grande era que "a Portela era longe do centro de Lisboa".

"Só quero dizer isto para se recordarem que a distância é muito relativa e vai mudando ao longo do tempo", explicou Maria do Rosário Partidário.

2023-12-05
16:31

“Santarém tem um problema de navegação aérea. Como hub, teria uma capacidade quase inferior ao A. Humberto Delgado”

Para a criação de um “hub internacional”, a melhor solução seria numa primeira fase a solução dual com o Aeroporto Humberto Delgado e o Campo de Tiro de Alcochete e, numa segunda fase, com apenas o Aeroporto do Campo de Tiro de Alcochete.

Quanto à opção Santarém, Maria do Rosário Partidário explica que esta região “tem um problema de navegação aérea e, como hub, teria uma capacidade quase inferior ao A. Humberto Delgado”; tal como aponta o relatório da NAV.

2023-12-05
16:28

Novo aeroporto: "Não me passa pela cabeça que isto não venha a servir para nada", avisa Mineiro Aires

Presidente da comissão de acompanhamento da CTI, Carlos Mineiro Aires, disse que nunca viu "um processo tão participado e isento, de modo que todos se pronunciassem, até os idiotas"
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2023-12-05
16:26

Aeroporto Humberto Delgado deve fechar? Opiniões dos especialistas dividem-se consoante especialidade

Maria do Rosário Partidário garante que o fecho do Aeroporto Humberto Delgado é uma decisão variável consoante o prisma com que se olha para a questão. Ou seja, do ponto de vista logístico não deve, num prisma ambiental deve e tendo em conta questões económicas não deve. A presidente da CTI explica que este foi um dos motivos de discórdia entre os vários especialistas consultados e até entre os próprios membros da CTI.

2023-12-05
16:22

Primeiro uma solução dual e depois uma solução única que vai viabilizar o “hub intercontinental”

Maria do Rosário Partidário explica que o novo aeroporto de Lisboa passará sempre por uma primeira fase “dual”, que terá sempre o apoio do Aeroporto Humberto Delgado.  Posteriormente, o projeto deverá entrar numa fase única, que é o mais vantajoso para um “hub intercontinental”.

2023-12-05
16:19

Alcochete é "solução com mais vantagem"

A comissão técnica independente identificou Alcochete como a solução com mais vantagem para o novo aeroporto, entre as duas opções viáveis, segundo o relatório hoje divulgado.

A opção que envolve o Campo de Tiro de Alcochete é identificada como a que apresenta mais vantagens, entre as duas soluções viáveis para um ‘hub’ (aeroporto que funciona como plataforma de distribuição de voos) intercontinental, segundo o relatório publicado na página da comissão técnica independente (CTI).

De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas.

Já as opções Humberto Delgado + Montijo e Montijo como ‘hub’ foram classificadas como “inviáveis para um ‘hub’ intercontinental”, por razões aeronáuticas, ambientais e económico-financeiras “devido à sua capacidade limitada para expandir a conectividade aérea”.

Humberto Delgado + Santarém e Santarém como aeroporto único “não são opção por razões aeronáuticas (de navegação aérea)”, apontou a CTI.

Uma resolução do Conselho de Ministros aprovada no ano passado definiu a constituição de uma CTI para analisar cinco hipóteses para a solução aeroportuária de Lisboa, mas previa que pudessem ser acrescentadas outras opções, o que veio a acontecer.

O relatório entrará depois em consulta pública durante 30 dias úteis, prazo findo o qual a CTI, após avaliar "a racionalidade, o mérito, a oportunidade e a pertinência técnica de cada um desses contributos, à luz dos fatores críticos para a decisão", fará então o relatório final.

Com a elaboração deste relatório final ficará concluído o mandato da CTI.

Nas cinco opções inicialmente consideradas estão uma solução dual, em que o aeroporto Humberto Delgado (AHD) terá o estatuto de aeroporto principal e o do Montijo o de complementar; uma outra solução dual alternativa, em que o aeroporto do Montijo adquirirá, progressivamente, o estatuto de aeroporto principal e o AHD o de complementar; a construção de um novo aeroporto internacional no Campo de Tiro de Alcochete (CTA), que substitua, de forma integral, o AHD; uma outra solução dual, em que o AHD terá o estatuto de aeroporto principal e um aeroporto localizado em Santarém o de complementar; e a construção de um novo aeroporto internacional localizado em Santarém, que substitua, de forma integral, o AHD.

A estas opções, a CTI acrescentou mais quatro, nomeadamente AHD + Campo de Tiro de Alcochete; Vendas Novas + Pegões; AHD + Vendas Novas-Pegões e Rio Frio + Poceirão.

O quadro de avaliação estratégica para cada uma destas opções tem em conta "cinco fatores críticos" de decisão, nomeadamente segurança aeronáutica, acessibilidade e território, saúde humana e viabilidade ambiental, conectividade e desenvolvimento económico e investimento público e modelo de funcionamento.

2023-12-05
16:17

“Montijo perde pela capacidade insuficiente de expansão aeroportuária”, explica CTI

A presidente da comissão técnica independente, Maria do Rosário Partidário, explica que a opção Montijo, que foi considerada a pior solução, "perde pela capacidade insuficiente de expansão aeroportuária”. A especialista assegura que esta incapacidade se prende quer por motivos ambientais, mas também por razões económicas.

2023-12-05
16:10

As opções escolhidas pela CTI são Alcochete e Vendas Novas

Maria do Rosário Partidário, presidente da Comissão Técnica Independente, já anunciou que os resultados do estudo mostram que Alcochete e Vendas Novas são as duas opções estratégicas mais favoráveis à construção do novo aeroporto de Lisboa. Do alto contrário do espetro está a opção Montijo, a que obteve piores resultados.

De acordo com o relatório preliminar da comissão técnica independente responsável pela avaliação ambiental estratégica para o aumento da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, que estudou nove opções, são viáveis as soluções Humberto Delgado + Campo de Tiro de Alcochete, até ficar unicamente Alcochete com mínimo de duas pistas, bem como Humberto Delgado + Vendas Novas, até ficar unicamente Vendas Novas, também com um mínimo de duas pistas, como explica a Lusa.

2023-12-05
16:06

“Todas a opções são financeiramente viáveis, não sendo necessário financiamento publico para a construção do novo aeroporto”

Antes de anunciar os resultados da comissão técnica independente, a presidente Maria do Rosário Partidário deixou uma certeza: "Todas a opções são financeiramente viáveis, não sendo necessário financiamento publico para a construção do novo aeroporto”.

2023-12-05
16:05

Tivemos cerca de 135.800 opiniões com 19.500 utilizadores na página AeroParticipa

A presidente da Comissão Técnica Independente, Maria do Rosário Partidário, enalteceu a participação dos cidadãos portugueses no processo de decisão do novo aeroporto de Lisboa. No total, registaram-se 135.800 opiniões com 19.500 utilizadores.

2023-12-05
15:58

"O poder político não tem de acatar nada": Luís Montenegro não se vincula à recomendação de Alcochete pela comissão técnica independente para o novo aeroporto

Líder do PSD deixa tudo em aberto e diz que vai procurar consensos, sobretudo com o PS

2023-12-05
15:56

“Opção Rio Frio e Poceirão caiu, porque não tem condições sobretudo ambientais”, explica presidente da CTI

Rio Frio + Poceirão foi a primeira localização para o novo aeroporto de Lisboa a ser excluída, logo nos primeiros meses do estudo da comissão técnica independente.

Maria do Rosário Partidário explica que que esta opção foi excluída por "não ter condições sobretudo ambientais”, justificando a decisão com a presença de um lençol freático de grandes dimensões no local.

2023-12-05
15:52

“Aeroporto Humberto Delgado não tem capacidade para crescer”. Rosário Partidário diz que Portugal é um “hub intercontinental” e precisa um aeroporto alternativo

O Aeroporto de Lisboa, Humberto Delgado, não tem mais capacidade para crescer. A garantia é da presidente da comissão técnica independente, Maria do Rosário Partidário, que lembrou ainda que Portugal é um “hub intercontinental” de ligações aéreas e necessita de um novo aeroporto na capital.

2023-12-05
15:48

Não existiu "nem uma pressão" do Governo, Maria do Rosário Partidário agradece a Costa

A presidente da Comissão Técnica Independente (CTI), Rosário Partidário, afirmou hoje que existiram muitos ‘lobbys’, mas garantiu que não existiu pressão da parte do Governo sobre as opções estratégicas para o novo aeroporto.

Rosário Partidário falava na apresentação do relatório preliminar da análise e avaliação das opções estratégicas para ampliação da capacidade aeroportuária da região de Lisboa, no LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

“Tivemos muitas pressões, muitos ‘lobbys’ (…), mas com o Governo nem uma pressão e queria agradecer e deixar isso muito claro”, afirmou.

A coordenadora da CTI assinalou que “não houve qualquer contacto a não ser, obviamente, de natureza administrativa”, e foi com o chefe de gabinete do primeiro-ministro.

“Não houve qualquer contacto com o senhor primeiro-ministro”, disse, acrescentando que para a CTI tal “foi extraordinariamente importante”.

2023-12-05
15:43

“Isto é um processo e uma decisão extraordinariamente complexa. Construir um aeroporto não é construir uma central de camionagem”, lembra presidente da CTI

A presidente da Comissão Técnica Independente (CTI), Maria do Rosário Partidário, lembra que é isenta e não está ligada a nenhuma agenda ou partido político.

A entende que este “é um processo e uma decisão extraordinariamente complexa” e assegura que “construir um aeroporto não é construir uma central de camionagem”, lembrando que em seis meses de estudo foram ouvidos cerca de 130 especialistas.

“Não se devem fazer aeroportos para 10 ou 20 anos. Procurámos as melhores soluções para Portugal”, alerta Maria do Rosário Partidário.

2023-12-05
15:31

As nove opções que foram analisadas. Alcochete é a recomendação da Comissão técnica independente

  1. Portela + Montijo
  2.  Montijo + Portela
  3.  Alcochete
  4. Portela + Santarém
  5. Santarém
  6. Portela + Alcochete
  7. Portela + Pegões
  8. Rio Frio + Poceirão
  9. Pegões