Em atualização

AO MINUTO | Estados Unidos concluem construção de cais flutuante ao largo de Gaza

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-16

O que está a acontecer

2024-04-29
14:45

Europa deve reconhecer estado palestiniano até ao fim de maio

Joseph Borrell garante que os parceiros europeus devem reconhecer o estado palestiniano até ao fim de maio. O chefe da diplomacia europeia deixou a garantia durante o Fórum Económico Mundial, que se realiza em Riade.

"Reforçaremos a nossa cooperação para implementar a solução de dois Estados", escreveu no X (antigo Twitter), depois de uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita.

Siga ao minuto:

2024-06-16
11:32

Alemanha proíbe grupo pró-Palestina

As autoridades alemãs proibiram um grupo que, segundo as mesmas, se mostrava solidário com a "resistência palestiniana em todas as formas", de acordo com a Sky News. 

Herbert Reul, ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália acusa o grupo Palestine Solidarity Duisburg de divulgar discursos anti-semitas e avançou que foram realizadas buscas em quatro propriedades relacionadas com o grupo.

O ministro afirma ainda que a decisão "envia o sinal correto", acrescentando que "em muitos casos, a solidariedade para com a Palestina esconde apenas o ódio aos judeus, como é o caso da organização proibida hoje".

2024-05-16
11:43

39 palestinianos mortos nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, declarou que 35.272 palestinianos foram mortos e 79.205 ficaram feridos na ofensiva militar israelita desde 7 de outubro, avança a  Aljazeera

O número de vítimas inclui pelo menos 39 mortos nas últimas 24 horas, segundo o comunicado do Ministério.
 

2024-05-16
11:37

"Quase impossível" distribuir ajuda em Gaza

É "quase impossível" distribuir ajuda em Gaza, afirmou o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da ONU (OCHA), citado pela Sky News

O OCHA acrescentou que "não há importações regulares de combustível, as telecomunicações são instáveis e os combates continuam", o que está a afetar mais de dois milhões de pessoas. 

2024-05-16
11:21

Apesar da guerra, economia de Israel recupera e cresce 14,1% no 1º trimestre

A economia de Israel recuperou acentuadamente no primeiro trimestre de 2024 após uma redução no final de 2023, devido ao início da guerra em Gaza, avança a Reuters.

O Instituto Central de Estatística de Israel  afirma, esta quinta-feira, que o produto interno bruto (PIB) registou um crescimento de 14,1% entre janeiro e março.
 
O crescimento foi impulsionado pela recuperação dos gastos dos consumidores e pela retomada de investimento, nomeadamente na construção de habitações.
 

2024-05-16
10:44

450 mil pessoas que fugiram de Rafah não têm abrigo nem água

Quase 450 mil pessoas que fugiram de Rafah na última semana não têm abrigo, água e instalações sanitárias, de acordo com a Agência das Nações Unidas de Assistência para os Refugiados da Palestina no Médio Oriente (UNRWA).

A UNRWA informa que as famílias deslocadas de Rafah estão a chegar a locais que não dispõem de abrigos e pontos de água. Alerta ainda que todos devem respeitar o direito humanitário e que as necessidades essenciais dos civis “incluindo alimentos, abrigo, água e saúde devem ser satisfeitas, quer que se encontrem em Gaza e quer fujam". 
 

2024-05-16
10:28

Ataque israelita atinge ambulância em Jabalia

Um ataque militar israelita atingiu uma ambulância do Hospital Al-Awda, em Jabalia, ferindo pelo menos dois profissionais de saúde, de acordo com a Al Jazeera.

Os combates continuam em Jabalia, para onde têm fugido dezenas de milhares de civis desde sábado.
 

2024-05-16
09:52

UNWRA estima que 600 mil pessoas fugiram de Rafah

A agência da ONU para refugiados palestinianos, UNWRA, disse que quase 600 mil pessoas fugiram de Rafah, depois das ordens de evacuação na semana passada.

Os militares israelitas distribuíram panfletos a mais de um milhão de palestinianos que inicialmente procuraram refúgio em Rafah devido aos combates noutras partes da Faixa de Gaza.

Imagens de satélite obtidas via Maxar mostram extensas cidades de tendas emergindo a oeste da cidade de Khan Younis e perto da “zona humanitária” de al-Mawasi. 

2024-05-16
08:57

Morte de cinco soldados israelitas levantas dúvidas sobre a eficácia das operações em Gaza

Cinco militares israelitas foram mortos na Faixa de Gaza pelas tropas do seu próprio país e há ainda sete soldados feridos por "fogo amigo". Este já é o principal tema do dia em Israel, como relata o repórter Henry Galsky, sendo que se coloca a hipótese de ter havido um problema no funcionamento dos sistemas de localização das forças israelitas ou então pode ter havido um erro no posicionamento ou na interpretação dos dados fornecidos por esse sistema.

2024-05-16
08:16

Exército dos EUA diz ter destruído quatro "sistemas aéreos não tripulados" em zona do Iémen controlada pelos Houthi

As forças armadas norte-americanas revelaram ter destruído quatro "sistemas aéreos não tripulados" numa área do Iémen controlada pelos Houthis apoiados pelo Irão, avança a Reuters.
 
O Comando Central dos EUA disse no X que os sistemas representavam uma ameaça iminente para as forças dos EUA e da coalizão e navios mercantes na região.

2024-05-16
08:00

EUA ancoram cais flutuante temporário na praia de Gaza

Cais temporário ajudará a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional na distribuição de ajuda humanitária à população de Gaza (Comando Central dos EUA)

Os Estados Unidos ancoraram, esta quinta-feira, um cais flutuante temporário numa praia de Gaza, no âmbito de uma missão de distribuição de ajuda humanitária aos civis palestinianos, informou o Comando Central dos EUA em comunicado citado pela Reuters.
 
Os camiões que transportam a ajuda humanitária, que será distribuída em Gaza pelas Nações Unidas, deverão começar a deslocar-se para terra nos próximos dias.

2024-05-16
06:29

Exército israelita diz que cinco soldados morreram nos combates no norte de Gaza

O exército israelita declarou que cinco soldados morreram nos combates no norte da Faixa de Gaza, naquilo que descreveram como uma repressão das tentativas de reagrupamento do Hamas.
 
As mortes dos quatro paraquedistas e de um capitão da unidade ocorreram na quarta-feira, segundo o comunicado militar citado pela Reuters.

2024-05-15
23:09

Centenas de pessoas juntam-se em Lisboa em vigília pela paz na Palestina

Vigília pela paz na Palestina em Lisboa (LUSA)

Várias centenas de pessoas juntaram-se hoje numa vigília pela Palestina num jardim de Lisboa, um movimento de solidariedade “contra a guerra e o genocídio” que se pretende permanente e contrarie a “inação dos “governos do mundo”.

No jardim Amélia Carvalheira, centro de Lisboa, nas traseiras da Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, balões vermelhos com o nome de aldeias destruídas e um pequeno panfleto estão presos a troncos de árvores e recordam os acontecimentos de 1948, a Nakba (Catástrofe em árabe) hoje evocada no seu 76º aniversário.

Desta forma, recordou-se expulsão de suas casas e terras de cerca de 750.000 palestinianos antes de após a fundação do Estado de Israel em 1948, que coincidiu com a primeira guerra israelo-árabe. Misca, 1848; Sabalan, 1948; Al-Manaba, 1948…. Os nomes de algumas das dezenas de povoações arrasadas.

Pelo jardim, a par de muitos jovens ativistas, também presentes músicos poetas, pintores. Lá estão João Reis, Rita Blanco, Dalila Carmo ou Isabel Abreu.

“Não podemos continuar a assistir aquele genocídio, aquela mortandade, chamem o que quiserem. Crianças inocentes, mulheres, a serem mortas por aquele criminoso, por aquele ditador, e com o apoio dos europeus e dos Estados Unidos, todos a fingirem que ‘sim, mas também…’, e ninguém se assume”, disse à Lusa a atriz Rita Blanco, junto aos amigos.

No relvado, duas grandes bandeiras da Palestina. Muitos e muitas com ‘keffiyeh’, o lenço palestiniano. Uma faixa também junto à relva: “Fim à agressão, por uma Palestina livre e independente”.

A vigília foi convocada pela Plataforma Unitária em Solidariedade com a Palestina (PUSP) em Lisboa, e não longe da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde decorre uma ocupação de instalações impulsionado pelos Jovens ativistas pelo clima, à semelhança do que sucede na Faculdade de Belas-Artes, em solidariedade com a Palestina e pela instauração de um cessar-fogo duradouro.

2024-05-15
20:13

Líder do Hamas não aceita acordo pós-guerra em Gaza que exclua o grupo

Ismail Haniyeh, líder do Hamas, rejeita qualquer acordo pós-guerra que exclua o grupo, segundo a Reuters. 

Haniyeh atribui as culpas aos israelitas pelo impasse nas negociações à proposta de cessar-fogo em Gaza.

2024-05-15
19:56

Hezbollah diz ter lançado drones contra base militar em Tiberíades

O grupo xiita Hezbollah afirmou ter lançado drones contra uma base militar israelita em Tiberíades esta quarta-feira

O ataque, diz a organização, citada pela Reuters, foi lançado como retaliação pelo assassínio de um comandante do grupo no sul do Líbano esta terça-feira.

A agência escreve que, a confirmar-se, este é o ataque mais profundo que o Hezbollah realizou contra Israel desde 7 de outubro.

2024-05-15
19:26

Colonos atacam novamente camião com ajuda humanitária para Gaza

Um grupo de colonos atacaram, durante a tarde desta terça-feira, camiões de ajuda humanitária que se dirigiam para Gaza, segundo a Al Jazeera. 

De acordo com a fonte, os colonos atacaram o condutor de uma das viaturas perto do posto de controlo militar de Beit El, a norte da cidade de Ramallah, na Cisjordânia

2024-05-15
18:27

"Disse a verdade": Benny Gantz apoia ministro da Defesa de Israel

Benny Gantz, ministro sem pasta do gabinete de guerra de Israel, concordou com a proposta do ministro da Defesa, Yoav Gallant, que desafiou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a manifestar-se contra a ideia de Israel governar civil e militarmente a Faixa de Gaza.

"Disse a verdade", afirmou Gantz numa declaração em vídeo. "A responsabilidade da liderança é fazer o que é certo para o país, a qualquer preço". 

2024-05-15
17:51

Netanyahu responde ao seu ministro da Defesa: "Enquanto o Hamas existir, nenhum outro ator governará a Faixa de Gaza"

O primeiro-ministro israelita respondeu ao repto do seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, que o desafiou a rejeitar uma solução para a Faixa de Gaza que implique o controlo militar e civil do território por parte de Israel.

"Depois do terrível massacre, ordenei a destruição do Hamas. Os combatentes das IDF e as forças de segurança estão a lutar por isso. Enquanto o Hamas existir, nenhum outro ator governará Gaza - muito menos a Autoridade Palestiniana", disse Benjamin Netanyahu, citado pelo jornal israelita Haaretz.

Também o ministro da Justiça, Yariv Levin, rejeitou a ideia de um governo da Autoridade Palestiniana na Faixa de Gaza. "O povo de Israel não aceitará entregar Gaza ao controlo da Autoridade Palestiniana terrorista. O povo de Israel sabe que a segurança de Israel será alcançada através da determinação de vencer, não confiando em promessas de paz de terroristas vis e das suas várias organizações", afirmou, citado pelo mesmo jornal.

2024-05-15
17:42

Ministro israelita da Defesa diz a Netanyahu que não permitirá que Israel governe a Faixa de Gaza

Yoav Gallant (AP)

Num discurso em vídeo, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que não permitirá que Israel governe a Faixa de Gaza, e pediu ao primeiro-ministro para rejeitar publicamente qualquer solução que implique o controlo israelita daquele território palestiniano.

"O fim da campanha militar deve ser acompanhado de uma ação política. O 'dia depois do Hamas' só será alcançado com as entidades palestinianas a assumirem o controlo de Gaza, acompanhadas por atores internacionais, estabelecendo uma alternativa de governo ao domínio do Hamas. Este é, acima de tudo, um interesse do Estado de Israel", defendeu Gallant, citado pelo Times of Israel.

"Está a desenvolver-se uma tendência perigosa que faz avançar a ideia de uma governação militar e civil israelita em Gaza. Trata-se de uma opção negativa e perigosa para o Estado de Israel do ponto de vista estratégico, militar e de segurança", prosseguiu, referindo que não permitirá tal desenvolvimento.

"Exorto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a tomar uma decisão e a declarar que Israel não exercerá um governo civil na Faixa de Gaza, porque não será estabelecida uma administração militar israelita em Gaza, e que será imediatamente apresentado um governo alternativo ao Hamas na Faixa de Gaza", pediu Gallant.

2024-05-15
17:15

Netanyahu rejeita "catástrofe humanitária" em Rafah

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que Israel evitou a "catástrofe humanitária" temida internacionalmente em Rafah, onde estão 1,4 milhões de pessoas e há uma semana decorre uma operação militar israelita.

"De momento, cerca de meio milhão de pessoas foram retiradas da zona de combate de Rafah. A catástrofe humanitária de que temos estado a falar não aconteceu e não acontecerá", afirmou o chefe de Governo, citado em comunicado.

As forças israelitas estão a "combater em toda a Faixa de Gaza", incluindo Rafah, "enquanto retiram a população civil e cumprem as suas obrigações para satisfazer as necessidades humanitárias", acrescentou.

2024-05-15
15:41

Três mortos e dezenas de feridos em ataque a ponto de encontro de refugiados palestinianos

Um ataque das forças israelitas a um grupo de palestinianos provocou três mortos e dezenas de feridos, vários em estado crítico, segundo a agência palestiniana Wafa. “Pelo menos três corpos chegaram ao Hospital Batista al-Ahli, na cidade de Gaza, bem como vários casos críticos”, pode ler-se na nota. 

 O ataque aconteceu esta tarde e teve como alvo um ponto de encontro para refugiados palestinianos conectarem-se à internet na cidade de Gaza.