Em atualização

AO MINUTO | Confusão no governo israelita: ministro diz que não permite Telavive a governar Gaza e Netanyahu responde

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-15

O que está a acontecer

2024-04-29
11:21

Blinken: "A única coisa que se interpõe entre o povo de Gaza e um cessar-fogo é o Hamas"

Antony Blinken diz que a única coisa que impede um cessar-fogo em Gaza é o Hamas, e que eles precisam de “decidir rapidamente” sobre o acordo que têm pela frente.

"O Hamas tem diante de si uma proposta extraordinariamente generosa por parte de Israel. E neste momento, a única coisa que se interpõe entre o povo de Gaza e um cessar-fogo é o Hamas. Eles têm que decidir e têm que decidir rapidamente. Tenho esperança que eles tomem a decisão certa. E podemos ter uma mudança fundamental na dinâmica."

Na sua intervenção na reunião do Fórum Económico Mundial na Arábia Saudita, o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, revelou que está confiante que o Hamas vai tomar "a decisão certa" e elogiou o trabalho bilateral conduzido pela Arábia Saudita com o objetivo de alcançar um cessar-fogo.

O secretário de Estado dos EUA admite que a região enfrenta “sem dúvida a pior crise no Médio Oriente desde 1948”, e garantiu que os EUA estão “a tentar pôr fim ao conflito em Gaza".

Siga ao minuto:

2024-05-15
23:09

Centenas de pessoas juntam-se em Lisboa em vigília pela paz na Palestina

Vigília pela paz na Palestina em Lisboa (LUSA)

Várias centenas de pessoas juntaram-se hoje numa vigília pela Palestina num jardim de Lisboa, um movimento de solidariedade “contra a guerra e o genocídio” que se pretende permanente e contrarie a “inação dos “governos do mundo”.

No jardim Amélia Carvalheira, centro de Lisboa, nas traseiras da Igreja da Nossa Senhora do Rosário de Fátima, balões vermelhos com o nome de aldeias destruídas e um pequeno panfleto estão presos a troncos de árvores e recordam os acontecimentos de 1948, a Nakba (Catástrofe em árabe) hoje evocada no seu 76º aniversário.

Desta forma, recordou-se expulsão de suas casas e terras de cerca de 750.000 palestinianos antes de após a fundação do Estado de Israel em 1948, que coincidiu com a primeira guerra israelo-árabe. Misca, 1848; Sabalan, 1948; Al-Manaba, 1948…. Os nomes de algumas das dezenas de povoações arrasadas.

Pelo jardim, a par de muitos jovens ativistas, também presentes músicos poetas, pintores. Lá estão João Reis, Rita Blanco, Dalila Carmo ou Isabel Abreu.

“Não podemos continuar a assistir aquele genocídio, aquela mortandade, chamem o que quiserem. Crianças inocentes, mulheres, a serem mortas por aquele criminoso, por aquele ditador, e com o apoio dos europeus e dos Estados Unidos, todos a fingirem que ‘sim, mas também…’, e ninguém se assume”, disse à Lusa a atriz Rita Blanco, junto aos amigos.

No relvado, duas grandes bandeiras da Palestina. Muitos e muitas com ‘keffiyeh’, o lenço palestiniano. Uma faixa também junto à relva: “Fim à agressão, por uma Palestina livre e independente”.

A vigília foi convocada pela Plataforma Unitária em Solidariedade com a Palestina (PUSP) em Lisboa, e não longe da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde decorre uma ocupação de instalações impulsionado pelos Jovens ativistas pelo clima, à semelhança do que sucede na Faculdade de Belas-Artes, em solidariedade com a Palestina e pela instauração de um cessar-fogo duradouro.

2024-05-15
20:13

Líder do Hamas não aceita acordo pós-guerra em Gaza que exclua o grupo

Ismail Haniyeh, líder do Hamas, rejeita qualquer acordo pós-guerra que exclua o grupo, segundo a Reuters. 

Haniyeh atribui as culpas aos israelitas pelo impasse nas negociações à proposta de cessar-fogo em Gaza.

2024-05-15
19:56

Hezbollah diz ter lançado drones contra base militar em Tiberíades

O grupo xiita Hezbollah afirmou ter lançado drones contra uma base militar israelita em Tiberíades esta quarta-feira

O ataque, diz a organização, citada pela Reuters, foi lançado como retaliação pelo assassínio de um comandante do grupo no sul do Líbano esta terça-feira.

A agência escreve que, a confirmar-se, este é o ataque mais profundo que o Hezbollah realizou contra Israel desde 7 de outubro.

2024-05-15
19:26

Colonos atacam novamente camião com ajuda humanitária para Gaza

Um grupo de colonos atacaram, durante a tarde desta terça-feira, camiões de ajuda humanitária que se dirigiam para Gaza, segundo a Al Jazeera. 

De acordo com a fonte, os colonos atacaram o condutor de uma das viaturas perto do posto de controlo militar de Beit El, a norte da cidade de Ramallah, na Cisjordânia

2024-05-15
18:27

"Disse a verdade": Benny Gantz apoia ministro da Defesa de Israel

Benny Gantz, ministro sem pasta do gabinete de guerra de Israel, concordou com a proposta do ministro da Defesa, Yoav Gallant, que desafiou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a manifestar-se contra a ideia de Israel governar civil e militarmente a Faixa de Gaza.

"Disse a verdade", afirmou Gantz numa declaração em vídeo. "A responsabilidade da liderança é fazer o que é certo para o país, a qualquer preço". 

2024-05-15
17:51

Netanyahu responde ao seu ministro da Defesa: "Enquanto o Hamas existir, nenhum outro ator governará a Faixa de Gaza"

O primeiro-ministro israelita respondeu ao repto do seu ministro da Defesa, Yoav Gallant, que o desafiou a rejeitar uma solução para a Faixa de Gaza que implique o controlo militar e civil do território por parte de Israel.

"Depois do terrível massacre, ordenei a destruição do Hamas. Os combatentes das IDF e as forças de segurança estão a lutar por isso. Enquanto o Hamas existir, nenhum outro ator governará Gaza - muito menos a Autoridade Palestiniana", disse Benjamin Netanyahu, citado pelo jornal israelita Haaretz.

Também o ministro da Justiça, Yariv Levin, rejeitou a ideia de um governo da Autoridade Palestiniana na Faixa de Gaza. "O povo de Israel não aceitará entregar Gaza ao controlo da Autoridade Palestiniana terrorista. O povo de Israel sabe que a segurança de Israel será alcançada através da determinação de vencer, não confiando em promessas de paz de terroristas vis e das suas várias organizações", afirmou, citado pelo mesmo jornal.

2024-05-15
17:42

Ministro israelita da Defesa diz a Netanyahu que não permitirá que Israel governe a Faixa de Gaza

Yoav Gallant (AP)

Num discurso em vídeo, o ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, afirmou que não permitirá que Israel governe a Faixa de Gaza, e pediu ao primeiro-ministro para rejeitar publicamente qualquer solução que implique o controlo israelita daquele território palestiniano.

"O fim da campanha militar deve ser acompanhado de uma ação política. O 'dia depois do Hamas' só será alcançado com as entidades palestinianas a assumirem o controlo de Gaza, acompanhadas por atores internacionais, estabelecendo uma alternativa de governo ao domínio do Hamas. Este é, acima de tudo, um interesse do Estado de Israel", defendeu Gallant, citado pelo Times of Israel.

"Está a desenvolver-se uma tendência perigosa que faz avançar a ideia de uma governação militar e civil israelita em Gaza. Trata-se de uma opção negativa e perigosa para o Estado de Israel do ponto de vista estratégico, militar e de segurança", prosseguiu, referindo que não permitirá tal desenvolvimento.

"Exorto o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a tomar uma decisão e a declarar que Israel não exercerá um governo civil na Faixa de Gaza, porque não será estabelecida uma administração militar israelita em Gaza, e que será imediatamente apresentado um governo alternativo ao Hamas na Faixa de Gaza", pediu Gallant.

2024-05-15
17:15

Netanyahu rejeita "catástrofe humanitária" em Rafah

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, afirmou hoje que Israel evitou a "catástrofe humanitária" temida internacionalmente em Rafah, onde estão 1,4 milhões de pessoas e há uma semana decorre uma operação militar israelita.

"De momento, cerca de meio milhão de pessoas foram retiradas da zona de combate de Rafah. A catástrofe humanitária de que temos estado a falar não aconteceu e não acontecerá", afirmou o chefe de Governo, citado em comunicado.

As forças israelitas estão a "combater em toda a Faixa de Gaza", incluindo Rafah, "enquanto retiram a população civil e cumprem as suas obrigações para satisfazer as necessidades humanitárias", acrescentou.

2024-05-15
15:41

Três mortos e dezenas de feridos em ataque a ponto de encontro de refugiados palestinianos

Um ataque das forças israelitas a um grupo de palestinianos provocou três mortos e dezenas de feridos, vários em estado crítico, segundo a agência palestiniana Wafa. “Pelo menos três corpos chegaram ao Hospital Batista al-Ahli, na cidade de Gaza, bem como vários casos críticos”, pode ler-se na nota. 

 O ataque aconteceu esta tarde e teve como alvo um ponto de encontro para refugiados palestinianos conectarem-se à internet na cidade de Gaza.

2024-05-15
15:18

Ataque a ponto de encontro de refugiados palestinianos provoca mortos e feridos

O exército de Israel atacou Al Jalaa, em Gaza, segundo a Al Jazeera. O número de mortos e feridos ainda é desconhecido.

O local do ataque é um ponto de encontro para os refugiados palestinianos conectarem-se à internet.

2024-05-15
15:11

Protesto contra a guerra no Médio Oriente: ativistas atacam fábrica no Reino Unido

Um grupo de ativistas realizam um protesto numa fábrica no Reino Unido. Um vídeo publicado no X mostra pessoas com macacões vermelhos a retirar o telhado da fábrica.

“A fábrica produz componentes para os mísseis e caças de Israel - é por isso que os ativistas estão a encerrá-la”, pode ler-se na publicação feita pela Palestine Action no X.

2024-05-15
11:16

Israel rejeita decisão da ONU de promover reconhecimento do Estado Palestiniano

O governo de Israel anunciou, esta quarta-feira, que rejeita a decisão da ONU de promover o reconhecimento do Estado Palestiniano, avança a Reuters.

2024-05-15
10:42

UE insta Israel a parar imediatamente operação militar em Rafah

A União Europeia voltou a instar Israel a parar imediatamente a sua operação militar em Rafah, que “exacerba ainda mais” a situação em Gaza e coloca “uma grande tensão" na relação do bloco europeu com o país.

2024-05-15
10:31

Ministro da Defesa de Israel fala ao país esta tarde

O ministro da defesa israelita vai realizar uma conferência de imprensa sobre segurança às 18:00 locais (16:00 em Portugal), informou o seu gabinete. De acordo com a Reuters, Yoav Gallant fala ao país numa altura em que as forças armadas israelitas avançam para Rafah e as tensões aumentam na fronteira norte com o Líbano. 

2024-05-15
09:16

Ataque israelita a campo de refugiados de Bureij faz cinco mortos

A Al Jazeera está a avançar que o ataque israelita que atingiu a casa de uma família no campo de refugiados de Bureij, no centro de Gaza, causou a morte a cinco pessoas.

2024-05-15
08:17

IDF mata comandante sénior do Hezbollah

Segundo uma publicação feita esta manhã pela IDF, o comandante sénior do Hezbollah, Hussain Ibrahim Mekky, foi morto durante a noite na sequência de um ataque da Força Aérea Israelita.

2024-05-15
08:13

Já morreram 273 soldados israelitas em Gaza

O The Guardian está a avançar que morreu mais um soldado israelita na Faixa de Gaza, elevando para 273 o número de militares de Telavive mortos em combate.

2024-05-14
23:17

EUA prepara novo envio de armas para Israel após suspensão

O presidente dos Estados Unidos notificou o Congresso de que está a preparar o envio de mais armas para Israel, depois de um impasse político ter suspendido o apoio.

De acordo com o Wall Street Journal, Joe Biden prepara um pacote de mil milhões de dólares (cerca de 920 milhões de euros) para Israel.

Trata-se de um pacote maciço que chega uma semana depois da suspensão, por parte da Casa Branca, do envio de bombas para Israel, nomeadamente por causa da ofensiva israelita em Rafah.

2024-05-14
22:04

Dois mortos em ataque aéreo israelita no sul do Líbano

Pelo menos duas pessoas foram mortas após um ataque aéreo israelita, contra um carro na cidade de Tiro, sul do Líbano, informou a agência de notícias estatal na terça-feira, escreve a Reuters.

Neste ataque terá morrido, ainda segundo a Reuters, um comandante do Hezbollah.

2024-05-14
19:35

Parlamento vai ouvir Paulo Rangel sobre situação em Gaza

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros vai ouvir o chefe da diplomacia portuguesa sobre a situação humanitária em Gaza e as iniciativas do Governo para um cessar-fogo, numa audição pedida pelo PCP e BE e aprovada hoje por unanimidade.

“O Governo português deve tomar todas as iniciativas diplomáticas ao seu alcance para parar o genocídio do povo palestiniano. Deve, assim, no âmbito da Organização das Nações Unidas, da União Europeia, do Conselho da Europa e de todas as demais instituições internacionais onde participa não só fazer a denúncia dos crimes de guerra, mas também contribuir ativamente para alcançar a paz e findar imediatamente o massacre da população de Gaza”, afirma o requerimento do Bloco de Esquerda (BE), que pede a audição de Paulo Rangel “com urgência”.

Já o PCP sublinha a “necessidade urgente de que a comunidade internacional se mobilize para exigir o imediato cessar-fogo, a ajuda humanitária às populações e uma solução para a paz no quadro das resoluções das Nações Unidas”, pedindo a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no parlamento para “dar explicações sobre a posição do Governo português e sobre a sua atuação no plano internacional neste processo”.

Os partidos mostraram-se favoráveis a estes requerimentos, mas PSD e Chega discordaram da referência a ‘genocídio’ na iniciativa do BE.