Em atualização

AO MINUTO | Espanha recusa escala de navio carregado com armamento para Israel

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-16

O que está a acontecer

  • Ministro das Finanças de Israel quer impor tarifas de 100% sobre as importações oriundas da Turquia

  • Ataques a Rafah mostram "intenção genocida", diz advogado sul-africano

  • Estados Unidos concluem construção de cais flutuante ao largo de Gaza

  • Houthis dizem que vão atacar qualquer navio que se dirija para Israel, não só no Mar Vermelho"

  • Israel confirma que Hamas tem os corpos de dois tailandeses mortos a 7 de outubro

2024-03-29
14:25

É "muito possível" que a fome se tenha instalado em algumas zonas no norte de Gaza, diz alto-funcionário norte-americano

Palestinianos desesperados na busca por ajuda humanitária

Um alto funcionário do Departamento de Estado dos EUA afirmou à Reuters que é "muito possível" que a fome se tenha instalados em algumas zonas do norte da Faixa de Gaza.

"Embora possamos dizer com confiança que a fome é um risco significativo no sul e no centro, mas não presente, no norte é um risco e é muito possível que esteja presente  pelo menos em algumas zonas, o que explica a urgência com que é necessário transportar bens e alimentos em grande escala para lá", afirmou o oficial, sob anonimato, à agência.

A mesma fonte refere que o número de camiões que transportam ajuda para Gaza "atingiu o limite", condicionando a entrega de ajuda ao território palestiniano, e afirmou que os Estados Unidos estão a encetar esforços para aumentar o volume de ajuda humanitária que entra em Gaza.

O alto responsável garante também que os Estados Unidos foi informado de "alguns aspetos" do plano humanitário de Israel para os civis palestinianos caso lance uma operação a Rafah, mas sublinha que Telavive ainda não apresentou um "plano geral".

Siga ao minuto:

2024-05-17
06:12
2024-05-16
22:54

Dezenas de estudantes pró-Palestina ocupam faculdade da U.Porto

Dezenas de estudantes e ativistas de movimentos da sociedade civil ocuparam esta quinta-feira a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (U.Porto), em solidariedade com o povo palestiniano e para exigir o corte de relações desta instituição com Israel.

De acordo com um comunicado a que a agência Lusa teve acesso, esta ocupação está a decorrer na Faculdade de Ciências, no departamento de Ciências de Computadores da U.Porto.

Os manifestantes exigem que a U.Porto “rompa imediatamente todos as relações que mantém com instituições e empresas israelitas e que condene oficialmente o atual genocídio na Palestina”.

“Exigem ainda que a Universidade do Porto use a sua influência junto da Câmara Municipal do Porto e do Estado português para condenar as atrocidades cometidas pelo estado colonial de Israel e para romper as relações diplomáticas com o mesmo”, pode ler-se no comunicado.

A ação faz parte da luta internacional de protesto estudantil que se iniciou nos campus norte-americanos e já se estendeu a universidades de várias cidades europeias, do Canadá, México e até Austrália, a exigir o fim da ofensiva israelita na Faixa de Gaza.

“As estudantes, juventude e pessoas solidárias com a luta pela libertação da Palestina recusam-se a testemunhar passivamente a expressão mais violenta deste século no que diz respeito às políticas imperialistas que lucram com a distribuição da morte, opressão e pobreza”, referem ainda os organizadores do protesto, no comunicado.

Esta ação decorre no seguimento de uma carta aberta enviada ao reitor da U.Porto e de uma assentada realizada em 08 de maio em frente ao edifício da reitoria da U.Porto, frisaram ainda.

Os manifestantes garantiram também que vão continuar as ações “até que as exigências dos estudantes sejam acatadas”.

2024-05-16
20:06

Ministro das Finanças de Israel quer impor tarifas de 100% sobre as importações oriundas da Turquia

Em resposta às medidas tomadas pelo governo turco, que decidiu suspender todo o comércio com Israel, o ministro das Finanças do Estado judaico, o extremista Bezalel Smotrich, propôs impor tarifas de 100% sobre os produtos vindos da Turquia até ao fim do mandato de Recep Tayyip Erdogan.

Citado pela Reuters, Smotrich quer também romper o acordo de comércio estabelecido entre os dois países.

2024-05-16
19:31

Conselheiro de Biden reúne-se com representantes de países com cidadãos reféns do Hamas (incluindo Portugal)

O conselheiro de segurança nacional do presidente dos EUA, Jake Sullivan, reuniu-se pela primeira vez esta semana com embaixadores e chefes de missão que representam países cujos cidadãos foram feitos reféns pelo Hamas a 7 de outubro, soube a CNN.

Sullivan reuniu-se com representantes de 17 nações: Argentina, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Colômbia, Dinamarca, França, Alemanha, Hungria, Polónia, Portugal, Roménia, Sérvia, Espanha, Tailândia e Reino Unido, segundo um oficial dos EUA e um alto funcionário da administração familiarizado com a reunião.

O grupo discutiu ideias para garantir a libertação dos reféns em Gaza, com especial destaque para a forma como podem falar mais como um grupo coletivo, tanto em público como em privado, disse o alto funcionário da administração.

2024-05-16
19:19

Israel confirma que Hamas tem os corpos de dois tailandeses mortos a 7 de outubro

As Forças de Defesa de Israel (IDF) confirmaram esta quinta-feira que o Hamas tem em sua posse os corpos de dois trabalhadores tailandeses mortos durante o ataque de 7 de outubro.

Citadas pela Reuters, as IDF disseram que as famílias das vítimas já foram notificadas.

2024-05-16
18:20

Israel confirma autoria do ataque que matou duas pessoas no Líbano

As Forças de Defesa de Israel (IDF) assumiram a autoria de um ataque que matou duas pessoas no sul do Líbano, reporta o Times of Israel.

Segundo as IDF, os dois homens eram membros do Hezbollah que "a caminho de efetuar um ataque terrorista" contra Israel.

2024-05-16
17:00

Advogado sul-africano: "Para o governo israelita, é como se não existisse uma ordem judicial que o vinculasse"

Um dos advogados que representa África do Sul contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça, Tembeka Ngcukaitobi, alega que Bezalel Smotrich, ministro das Finanças de Israel, afirmou que “não existem meias medidas. Para Rafah, Deir al-Balah, Nuseirat, é uma aniquilação total". "O ministro continua a dizer que estamos a negociar com os que não deviam existir há muito tempo", continuou Tembeka.

"Para o governo israelita, é como se não existisse uma ordem judicial que o vinculasse”, sublinhou o advogado, citando, a seguir, a deputada do partido israelita Likud, Tally Gotliv, que afirmou que é preciso entrar em Rafah para “matar, matar e matar”. 

2024-05-16
16:56

Governo espanhol não dá permissão para atracar a navio carregado de armamento com destino a Israel

O governo espanhol negou esta quinta-feira dar permissão a um navio carregado de armas com destino a Israel para atracar num porto do país.

A notícia foi avançada pelo ABC, que cita fontes governamentais.

2024-05-16
15:52

Egito lamenta falta de vontade para resolver conflito palestiniano

O presidente egípcio lamentou hoje que haja falta de vontade política na comunidade internacional para resolver o conflito palestiniano e acusou Israel de cometer um massacre na Faixa de Gaza e de deslocar a população do território à força.

No seu discurso na cimeira da Liga Árabe, no Bahrein, Abdel Fattah al-Sisi afirmou que “não existe uma verdadeira vontade política internacional disposta a pôr fim à ocupação” de Israel na Palestina, nem “a abordar as raízes do conflito através da solução de dois estados”.

O presidente egípcio defendeu que a região se encontra num "momento decisivo", entre a "infeliz incapacidade" da comunidade internacional para travar o cerco e os massacres atribuídos a Israel, que "continua a fugir à sua responsabilidade” para um cessar-fogo na Faixa de Gaza entre as forças de Telavive e o grupo islamita palestiniano Hamas.

"O Egito manterá a sua posição firme, de facto e de palavra, rejeitando a resolução da questão palestiniana e a deslocação forçada dos palestinianos", disse al-Sisi, que avisou aqueles que acreditam em soluções militares para alcançar a segurança na região que "estão enganados".

2024-05-16
15:49

Ataques a Rafah mostram "intenção genocida", diz advogado sul-africano

Um dos advogados que representa África do Sul contra Israel no TIJ, o professor Max du Plessis, acusa Israel de ter levado mais de um milhão de palestinianos para Rafah e depois ter bombardeado fortemente a região. 

O professor acrescenta que o uso das áreas de evacuação por parte dos israelitas é “performativo” e coloca em perigo a vida dos civis. 

Max du Plessis sublinha que estes atos demonstram uma “intenção genocida”, avança a Aljazeera.

2024-05-16
15:14

Houthis dizem que vão atacar qualquer navio que se dirija para Israel, não só no Mar Vermelho"

O líder dos Houthis, Abdulmalik al-Houthi, afirmou esta quinta-feira, num discurso transmitido na televisão, que o grupo vai atacar todo e qualquer navio que se dirija para Israel e que esteja numa área que consiga alcançar com as suas capacidades.

Citado pela Reuters, Al-Houthi garante que não são apenas os navios que atravessam o Mar Vermelho que estão na mira do grupo.

2024-05-16
15:02

Ministro da Defesa de Israel diz que mais forças se vão juntar à operação em Rafah

O ministro da Defesa israelita, Yoav Gallant, afirma que mais forças irão participar na operação terrestre em Rafah.

Numa declaração em vídeo gravada em Rafah esta quarta-feira, Gallant disse que, após uma avaliação na fronteira de Gaza, mais tropas serão enviadas para a cidade.

“Esta operação vai continuar com forças adicionais que vão entrar [na zona]. Vários túneis na área foram destruídos pelas nossas forças e mais túneis serão destruídos em breve", disse Gallant.

Segundo ele, durante a noite de terça para quarta-feira, as IDF enviaram os Comandos para Rafah, juntando-se às brigadas Givati e 401 da 162ª Divisão, que estão no local desde o início do mês. 

“Esta operação vai intensificar-se e o Hamas não é uma organização que se possa regenerar agora, não tem reservas, não tem capacidade para fabricar armas, não tem mantimentos, não tem munições, não tem capacidade para tratar adequadamente os terroristas que estão feridos, e o significado é que estamos a desgastá-lo”, disse Gallant.

2024-05-16
14:57

Ataque israelita no Líbano faz dois mortos

Um ataque israelita no sul do Líbano fez dois mortos esta quinta-feira, reporta a Agência Nacional de Notícias do Líbano, citada pelo Haaretz.

De acordo com a mesma fonte, as tropas israelitas atacaram um veículo perto da fronteira entre os dois países, facto confirmado pelo Hezbollah.

Para já, ainda não se sabe quem são as vítimas mortais nem se pertencem ao grupo xiita.

2024-05-16
14:32

África do Sul diz que Israel está a cometer genocídio em Gaza e pede medidas adicionais

Os representantes da África do Sul no julgamento contra Israel no Tribunal Internacional de Justiça (TIJ) acusaram Telavive de estar a cometer genocídio na Faixa de Gaza, e pediram medidas adicionais contra o país "devido à contínua aniquilação do povo palestiniano".

Citados pela Reuters, a equipa sul-africana disse também que as ações de Israel em Rafah "fazem parte do plano em que Gaza é totalmente destruída", e referiu que o direito à autodefesa "não dá a Israel o direito de utilizar violência ilimitada ou justificar a fome".

2024-05-16
14:24

Já começou sessão no Tribunal Internacional de Justiça sobre a acusação de genocídio contra Israel

No Tribunal Internacional de Justiça (TIJ), os representantes da África do Sul, país que acusa Israel de genocídio, estão neste momento a expor o caso contra o Estado judaico.

2024-05-16
14:01

Patricarca católico latino de Jerusalém visita Gaza

O patriarca católico latino de Jerusalém, cardeal Pierbattista Pizzaballa, encontra-se em visita pastoral a Gaza para entregar uma “mensagem de esperança, solidariedade e apoio” perante o ambiente de guerra, anunciou hoje o Patriarcado de Jerusalém.

“Sua beatitude, o cardeal Pierbattista Pizzaballa, patriarca de Jerusalém, entrou em Gaza e juntou-se em visita pastoral à paróquia da Sagrada Família” da Cidade de Gaza, informou, em comunicado, este patriarcado católico cuja diocese inclui Chipre, Jordânia, Territórios Palestinianos e Israel.

De acordo com este comunicado, a visita é a “primeira etapa de uma missão humanitária conjunta do Patriarcado Latino e da Ordem Soberana de Malta”, destinada a entregar alimentos e ajuda médica à população do território palestiniano.

A Faixa de Gaza, governada desde 2007 pelo Hamas, tem cerca de mil cristãos, a maioria dos quais ortodoxos, entre os seus cerca de 2,4 milhões de habitantes.

O Patriarcado Latino tem registados 135 católicos neste território palestiniano.

2024-05-16
13:09

Alemanha proíbe grupo pró-Palestina

As autoridades alemãs proibiram um grupo que, segundo as mesmas, se mostrava solidário com a "resistência palestiniana em todas as formas", de acordo com a Sky News. 

Herbert Reul, ministro do Interior do Estado da Renânia do Norte-Vestefália acusa o grupo Palestine Solidarity Duisburg de divulgar discursos anti-semitas e avançou que foram realizadas buscas em quatro propriedades relacionadas com o grupo.

O ministro afirma ainda que a decisão "envia o sinal correto", acrescentando que "em muitos casos, a solidariedade para com a Palestina esconde apenas o ódio aos judeus, como é o caso da organização proibida hoje".

2024-05-16
13:09

Mulher grávida entre as vítimas mortais em Jabalia

Pelo menos quatro civis, entre os quais uma mulher grávida, foram esta quinta-feira mortos e outros ficaram feridos num ataque isrealista que atingiu uma casa na zona de Al-Faluga, no campo de refugiados de Jabalia, avança a agência Wafa.

Fontes locais disseram ainda que as forças de ocupação bombardearam o cemitério de Al-Faluga. 

2024-05-16
12:52

Cinco mortos num ataque israelita a uma casa

As forças israelitas bombardearam uma casa de família em Khan Younis, provocando a morte de pelo menos cinco pessoas, avança a Al Jazeera.

Khan Younis, anteriormente devastada pelos ataques israelitas, é uma das regiões para onde se dirigem os palestinianos que fogem de Rafah à procura de abrigo.

2024-05-16
11:43

39 palestinianos mortos nas últimas 24 horas

O Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, declarou que 35.272 palestinianos foram mortos e 79.205 ficaram feridos na ofensiva militar israelita desde 7 de outubro, avança a  Aljazeera

O número de vítimas inclui pelo menos 39 mortos nas últimas 24 horas, segundo o comunicado do Ministério.