Em atualização

AO MINUTO | Forças israelitas tomam o controlo do lado palestiniano da passagem de Rafah

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-07

O que está a acontecer

  • Forças israelitas tomam o controlo do lado palestiniano da passagem de Rafah e garantem também o controlo operacional do eixo Salah Al-Din, que atravessa a Faixa de Gaza de norte a sul.

  • Alto Comissário da ONU considera "desumana" ordem de evacuação de Rafah

  • Arábia Saudita alerta Israel para não avançar com invasão a Rafah

  • Israel reabre passagem de Kerem Shalom para a entrada de ajuda humanitária em Gaza

  • Hamas diz ter matado três soldados israelitas em Kerem Shalom

2023-10-30
09:25

Tanques israelitas "disparam contra todos os veículos que circulam" na cidade de Gaza

Testemunhas citadas pela AFP indicam que os carros de combate de Israel estão num bairro nas imediações da cidade de Gaza, tendo cortado o principal eixo de circulação entre o norte e o sul da Faixa de Gaza.

Os tanques israelitas chegaram às imediações da zona de al-Zeitoun, na cidade de Gaza, de acordo com as testemunhas citadas. "Cortaram a estrada de Salah al-Din e disparam contra todos os veículos que circulam", disse uma das pessoas à AFP. 

Um vídeo, partilhado nas redes sociais, mostra o que parece ser um tanque a disparar, a poucos metros de distância, contra um automóvel que circulava na estrada.

 

Siga ao minuto:

2024-05-08
07:35

Israel reabre a passagem de Kerem Shalom para a ajuda humanitária a Gaza

Israel reabriu esta quarta-feira a passagem de Kerem Shalom, na fronteira com a Faixa de Gaza, segundo um comunicado da agência israelita responsável pela mesma, acrescentando que os camiões de ajuda provenientes do Egipto já estão a ser submetidos a inspecções de segurança.
 
Israel encerrou a passagem de Kerem Shalom no domingo, depois de um bombardeamento palestiniano nas proximidades ter matado quatro soldados.

2024-05-08
06:17

Sete mortos e vários feridos em ataque israelita em Gaza

Pelo menos sete pessoas morreram hoje e várias ficaram feridas num ataque áereo israelita em Gaza, disse uma fonte de um hospital local.

O ataque visou um apartamento e matou sete membros de uma família em Gaza, no norte da Faixa de Gaza, indicou a mesma fonte do hospital Al-Ahli, citada pela agência de notícias France-Presse.

Ao início da madrugada, testemunhas disseram terem ocorrido tiros e ataques no centro e no sul do enclave palestiniano, nomeadamente na zona de Rafah.

Na terça-feira à noite, o exército israelita disse ter intercetado um drone lançado pela milícia pró-iraniana Resistência Islâmica do Iraque contra um "objetivo importante" em Eilat, no sul de Israel e nas margens do mar Vermelho, de acordo com um comunicado divulgado na rede social X (antigo Twitter).

O grupo reivindicou o ataque, que tinha como alvo um "local importante" naquela cidade, embora não tenha avançado qualquer pormenor, de acordo com a agência de notícias iraquiana Shafaq News.

2024-05-08
06:10

EUA suspende entrega de bombas por preocupações com Rafah

Os Estados Unidos suspenderam a entrega de um carregamento de bombas na semana passada, depois de Israel não ter respondido às preocupações de Washington sobre a ofensiva em Rafah, sul da Faixa de Gaza, disse um dirigente governamental.

"Suspendemos a entrega de um carregamento de armas na semana passada. É composto por 1.800 bombas de 907 kg [quilogramas] e 1.700 bombas de 226 kg", disse um dirigente da administração de Joe Biden, sob a condição de não ser identificado.

"Ainda não tomámos uma decisão final sobre como proceder com este carregamento", acrescentou.

A decisão foi tomada numa altura em que Washington se opõe a uma grande ofensiva planeada pelas tropas israelitas em Rafah.

Washington deixou claro que não apoia um ataque sem um plano credível para proteger os civis naquele local. Joe Biden "reiterou a sua posição clara" ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, na segunda-feira.

Os responsáveis israelitas e norte-americanos discutiram alternativas, mas "essas discussões estão em curso e não abordaram totalmente as preocupações" dos EUA, disse a mesma fonte.

"À medida que os líderes israelitas pareciam aproximar-se de uma decisão sobre essa operação, começámos a analisar atentamente as propostas de transferência de armas específicas para Israel que poderiam ser utilizadas em Rafah. Isto começou em abril", explicou o dirigente.

O Departamento de Estado norte-americano está também a examinar outras transferências de armas, incluindo a utilização de bombas de precisão, conhecidas como JDAM (bombas guiadas à distância), acrescentou.

2024-05-08
06:07

Acampamento estudantil em faculdade de Lisboa não afetou aulas

As atividades académicas decorreram esta terça-feira com normalidade apesar do protesto estudantil pelo fim da guerra em Gaza e o uso dos combustíveis fósseis, que está a ocupar o átrio da Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa.

Oito tendas de campismo foram instaladas esta terça-feira de manhã no pátio do edifício, onde os estudantes colaram faixas e cartazes com as mensagens “Fim ao Genocídio”, “Fim ao Fóssil até 2030”, “De Lisboa a Rafah, Palestina Vencerá”, “Bloco de Resistência Estudantil – Fim à repressão policial”, “O nosso futuro acima do lucro fóssil” ou “Eletricidade 100% Renovável”.

Numa resposta enviada à Lusa esta terça-feira à noite, Luís Miguel Carvalho, diretor do Instituto de Educação, e Telmo Mourinho Baptista, diretor da Faculdade de Psicologia, referiram que as instituições foram surpreendidas pelo protesto estudantil, que ocupou edifício partilhado por ambas as escolas da Universidade de Lisboa.

“Não foi solicitada qualquer autorização para a realização do protesto”, frisaram, acrescentando que “até ao momento não foi posto em causa o normal funcionamento das atividades”.

“As direções falaram com os estudantes e clarificaram que, tal como comunicado hoje [terça-feira] às nossas comunidades académicas, privilegiam a coexistência da manifestação do protesto com o desenvolvimento das atividades académicas previstas”, sublinharam ainda.

Com esta ocupação, convocada por vários coletivos, os manifestantes juntam-se assim ao movimento estudantil internacional, iniciado em universidades norte-americanas e que se tem repercutido por todo o mundo, incluindo vários países europeus, na América Latina e na Austrália.

2024-05-07
23:40

Josep Borrell diz que invasão de Rafah vai levar a mais "devastação"

O alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, Josep Borrell, voltou a alertar para as consequências de uma operação militar na região de Rafah, no sul da Faixa de Gaza.

"Uma operação terrestre está a materializar-se em Rafa, que só poderá causar mais consequências humanitárias devastadoras e inaceitáveis", escreveu o líder da diplomacia da União Europeia numa publicação na rede social X.

Borrell defendeu ainda o cessar-fogo imediato e incondicional que leve à libertação urgente de todos os reféns. 

2024-05-07
22:20

EUA consideram inaceitável fecho de passagens para a Faixa de Gaza

Os Estados Unidos consideraram hoje ser inaceitável o encerramento por Israel de dois pontos de entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza, em Rafah e Kerem Shalom, segundo uma porta-voz da Casa Branca.

“Os pontos de passagem fechados devem reabrir, é inaceitável que estejam fechados”, disse Karine Jean-Pierre, referindo que Kerem Shalom deverá ficar novamente operacional na quarta-feira.

O Exército israelita posicionou hoje tanques na terça-feira na região de Rafah e assumiu o controlo da passagem da fronteira com o Egito, como medidas anteriores à sua já anunciada decisão de invadir esta parte do enclave palestiniano.

Sete meses após o início da guerra com o grupo islamita palestiniano Hamas, Israel também disse ter enviado uma delegação ao Cairo para negociar com os mediadores uma proposta de trégua na Faixa de Gaza associada à libertação de reféns.

Ao contrário do Hamas, que já aceitou uma proposta apresentada pelo Egito e pelo Qatar, Israel considerou que os termos estão longe das suas exigências.

2024-05-07
20:55

24 horas e duas surpresas na guerra entre Israel e Hamas

A stiuação miltiar na Faixa de Gaza mudou nas últimas horas. A passagem de Rafah passou para as mãos de Israel, que já não precisa da colaboração egípcia.

2024-05-07
20:09

Passagem de Kerem Shalom deverá reabrir amanhã, disse Israel aos EUA

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, revelou esta terça-feira que Israel disse aos EUA que a passagem de Kerem Shalom, atualmente encerrada, deverá reabrir amanhã.

Citada pela Reuters, Jean-Pierre afirmou que as entregas de combustível através de Rafah também devem ser retomadas esta quarta-feira.

2024-05-07
19:49

Gaza: "Há relatos de crianças que vão buscar alimento e não voltam"

Beatriz Imperatori, diretora-executiva da UNICEF, analisa "o modo de sobrevivência" das crianças e "o desespero das famílias" na guerra do Médio Oriente.

2024-05-07
19:38

Diretor da CIA está novamente no Cairo, avança a Reuters

O diretor da CIA, William Burns, está de volta ao Cairo para as negociações de um cessar-fogo na Faixa de Gaza, afirmaram fontes anónimas à agência Reuters.

2024-05-07
19:16

Israel está aberto a um acordo sobre reféns, diz Benny Gantz

O ministro sem pasta do governo israelita, Benny Gantz, afirmou esta terça-feira que Israel está disposto a fazer um acordo com o Hamas para a libertação dos reféns atualmente na Faixa de Gaza.

Gantz referiu, contudo, que a operação em Rafah "vai prosseguir e expandir-se conforme necessário"

"Ontem, iniciámos uma operação militar na zona de Rafah, que prosseguirá e se expandirá conforme necessário. Quero encorajar todos os soldados das IDF, como sempre. Estou convencido de que eles cumprirão a sua missão e rezo pelo seu regresso em segurança", disse o ministro num discurso em vídeo, citado pelo Times of Israel.

"Em qualquer fase em que possamos chegar a um acordo para o regresso dos nossos reféns, fá-lo-emos. Esta tarefa tem a máxima prioridade", clarificou Gantz.

2024-05-07
18:34

Hamas afirma que invasão a Rafah "não será um piquenique" para as forças israelitas

O Hamas, através do seu porta-voz Osama Hamdan, afirmou que a invasão a Rafah "não será um piquenique" para as forças israelitas.

Citado pela Reuters, o responsável afirmou que a proposta de cessar-fogo que o grupo aceitou "representa o mínimo que responde às exigências do nosso povo e da nossa resistência", e diz que "a bola está agora do lado de [Benjamin] Netanyahu".

Hamdan referiu também que a passagem de Rafah, cujo lado palestiniano foi tomado pelas forças israelitas, vai continuar a ser uma travessia egipto-palestiniana.

2024-05-07
18:16

"Foram bombardeados pelo menos 100 alvos em toda a Faixa de Gaza"

O major-general Isidro de Morais Pereira analisa a entrada dos carros de combate com a bandeira de Israel em Rafah, zona da Faixa de Gaza para onde uma boa parte da população se deslocou quando os ataques israelitas começaram, a 7 de outubro. O especialista explica ainda que a ação de Israel não se esgota na operação desta noite, até porque as tropas de Telavive continuam a atacar.

2024-05-07
17:59

EUA esperam alcançar acordo "muito brevemente"

Aos jornalistas na Casa Branca, John Kirby afirmou que os EUA esperam alcançar um acordo na Faixa de Gaza entre Hamas e Israel "muito brevemente".

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, citado pela Reuters, disse que nas negociações, que recomeçaram esta terça-feira no Cairo, deverá ser possível "colmatar as lacunas" no acordo, para satisfazer Israel.

Kirby garantiu também que a administração Biden vai monitorizar "de perto" as ações israelitas em Rafah.

2024-05-07
17:54

Israel disse aos EUA que a operação em Rafah era "limitada", afirma a Casa Branca

John Kirby, porta-voz do Conselho de Segurança dos Estados Unidos da América (Foto: Susan Walsh/AP)

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, afirmou que Israel disse à administração Biden que o alcance da operação em Rafah era "limitado".

Citado pela Reuters, Kirby disse que Telavive garantiu a Washington D.C. que esta ofensiva se destinava somente a acabar com a capacidade do Hamas de contrabandear armas e transferir dinheiro para Gaza.

O porta-voz da Casa Branca referiu também que os EUA tudo estão a fazer para assegurar o fornecimento "ininterrupto" de ajuda humanitária à Faixa de Gaza.

2024-05-07
17:41

Governo alemão manifesta-se contra invasão a Rafah

No X, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Alemanha expôs a sua oposição à invasão israelita de Rafah, desencadeada na segunda-feira à noite.

"Estou a alertar para uma grande ofensiva em Rafah. Um milhão de pessoas não pode desaparecer no ar. Precisam de proteção. Precisam urgentemente de mais ajuda humanitária. Para o efeito, os postos fronteiriços de Rafah e Kerem Shalom têm de ser reabertos imediatamente", escreveu Annalena Baerbock.

2024-05-07
17:24

Estados Unidos estão a reter carregamentos de armas para Israel

Os Estados Unidos estão a reter vários carregamentos de armas para Israel há pelo menos duas semanas, afirmou um fonte à Reuters.

A agência refere que nesses carregamentos estão vários kits JDAM, que convertem bombas não guiadas em munições de precisão.

A fonte afirma também que também estão retidas várias vendas diretas para Israel que estavam já em processamento.

A notícia de que a administração Biden estaria a reter o fornecimento de munições de precisão a Israel foi avançada pelo Politico.

2024-05-07
17:19

"Hamas disse que 'sim' para a fotografia numa derradeira tentativa de evitar a operação em Rafah"

As autoridades israelitas estão a avaliar a resposta à aceitação por parte do Hamas, do acordo de cessar-fogo proposto pelo Egito e Catar. Cristina Reyna, especialista em Médio Oriente, sublinha que, neste momento, as hipóteses de haver um cessar-fogo "são muitíssimo baixas”. 

2024-05-07
17:06

Israel aceita discutir um entendimento com Hamas

Nesta segunda-feira, o Hamas aceitou uma proposta de cessar-fogo apresentada pelos países mediadores, Catar e Egito. No entanto, Israel afirma que a proposta que o grupo palestiniano aceitou não corresponde ao que Israel conhece e está disposto a aceitar.

2024-05-07
16:53

Operação em Rafah vai continuar "até à eliminação do Hamas" na zona ou "até ao primeiro refém ser libertado", diz Gallant

O ministro da Defesa de Israel afirmou, durante visita às tropas na parte sul da Faixa de Gaza, que a operação em Rafah vai continuar "até à eliminação do Hamas" na zona ou "até ao primeiro refém ser libertado.

"Da zona de Rafah vieram os assassinos que foram para Sufa, para Holit, e tentaram atacar Yated, Yevul, Naveh e outros locais. Atacamos e matamos aqueles que assassinaram os nossos filhos, isso deve ser bem lembrado", disse Yoav Gallant, citado pelo Times of Israel.

"Estamos dispostos a fazer compromissos para [libertar] os reféns, mas se esta opção não estiver disponível, aprofundaremos a operação, o que acontecerá em toda a Faixa, no sul, no centro e no norte", alertou o governante.