Em atualização

AO MINUTO | Israel reabre a passagem de Kerem Shalom para entrada de ajuda humanitária. Perto de 50 mil pessoas já deixaram Rafah

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-08

O que está a acontecer

  • Aproximadamente 50 mil pessoas deixaram Rafah nas últimas 48 horas, na sequência da ordenação de evacuação por parte de Israel, que começou a atacar esta cidade no sul de Gaza nas últimas horas

  • Israel reabre a passagem de Kerem Shalom para entrada de ajuda humanitária

  • Forças israelitas tomam o controlo do lado palestiniano da passagem de Rafah e garantem também o controlo operacional do eixo Salah Al-Din, que atravessa a Faixa de Gaza de norte a sul.

  • Alto Comissário da ONU considera "desumana" ordem de evacuação de Rafah

  • Arábia Saudita alerta Israel para não avançar com invasão a Rafah

  • Israel reabre passagem de Kerem Shalom para a entrada de ajuda humanitária em Gaza

  • Hamas diz ter matado três soldados israelitas em Kerem Shalom

2023-10-30
09:19

Forças israelitas dizem que avançam "gradualmente" mas não confirmam incursão na cidade de Gaza

O porta-voz das forças armadas israelitas, o contra-almirante Daniel Hagari, revelou esta segunda-feira em conferência de imprensa que Israel está "gradualmente a avançar e acordo com o plano" na Faixa de Gaza, indica a Reuters.

Segundo Hagari, as forças armadas de Israel mataram "dezenas" de militantes em Gaza esta madrugada, mas o porta-voz israelita recusou confirmar a localização das forças no terreno, depois de imagens partilhadas nas redes sociais mostrarem o que parecem ser tanques israelitas a avançar numa das principais estradas da cidade de Gaza. 

Siga ao minuto:

2024-05-08
17:08

Israel anuncia morte de polícia israelita ferido em operação na Cisjordânia

As autoridades israelitas anunciaram hoje a morte de um inspetor da polícia que foi ferido durante uma operação realizada sábado nos arredores da cidade de Tulkarem, na Cisjordânia, que resultou na morte de seis outros palestinianos.

O major Yetav Lev Halevi, segundo uma publicação da polícia israelita na rede social X, foi ferido numa operação em Tulkarem e acabou por sucumbir hoje aos ferimentos.

2024-05-08
16:36

"Israel nunca conseguirá cumprir os objetivos a que se propôs se não levar a cabo uma operação militar em Rafah"

O major-general Isidro de Morais Pereira afirma que Israel está a “pressionar” Rafah para provocar um “amolecimento na posição do Hamas”, uma vez que este é o principal ponto de passagem da ajuda humanitária para Gaza e onde se refugiaram mais de um milhão de deslocados palestinianos.

2024-05-08
16:32

Casa Branca mantém esperança num acordo entre Israel e Hamas

O otimismo da Casa Branca em relação a um possível acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas mantém-se inalterado enquanto decorrem esforços para garantir um entendimento.

A porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse aos jornalistas que a avaliação dos Estados Unidos é de que o "fosso" entre as duas partes pode ser fechado.

"Uma avaliação atenta da posição das duas partes sugere que devem ser capazes de fechar o 'fosso' remanescente, por isso vamos continuar a apoiar esse processo", disse Jean-Pierre aos repórteres a bordo do Air Force One. 

Jean-Pierre considerou como "prioridade máxima" da administração o aumento da ajuda a Gaza e o regresso dos reféns.  

"Vamos continuar a ser otimistas. Vamos continuar a fazer disto uma prioridade. Sabemos como é importante que isto seja feito", afirmou.

2024-05-08
16:21

Principal maternidade de Rafah não está a admitir mais pacientes

A maternidade mais importante de Rafah não está a admitir mais pacientes, disse o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) à Reuters.

O Hospital dos Emirados registava, aproximadamente, 85 nascimentos por dia, de 180 nascimentos diários em Gaza, antes da escalada da guerra perto de Rafah.

2024-05-08
16:00

Hospital em Rafah evacuado devido ao avanço das tropas israelitas

O Hospital Abu Youssef al-Najjar, um dos principais hospitais a receber pessoas feridas em Rafah nas últimas semanas, foi evacuado devido ao avanço de Israel no terreno.

De acordo com a Sky News, ainda não se sabe o número de pacientes transferidos para outros hospitais.

2024-05-08
15:56

Lloyd Austin admite retenção de um carregamento de armas para Israel

O secretário de Estado da Defesa dos EUA, Lloyd Austin, revelou esta quarta-feira que a administração Biden suspendeu um carregamento de munições de elevada carga útil que tinha como destino Israel.

A revelação de Austin surge após o Politico ter avançado esta terça-feira que os EUA estavam a reter pacotes de armas que seguiriam para Israel.

"Estamos atualmente a rever alguma da ajuda a curto prazo (...) no contexto dos eventos que estão a decorrer em Rafah", disse Austin, citado pela Reuters.

O governante americano lembrou que Washington D.C. tem sido "clara" quanto à necessidade de Telavive ter em consideração os civis no "espaço de batalha" de Rafah.

2024-05-08
15:36

Hospitais do sul de Gaza têm combustível para apenas três dias, alerta diretor-geral da OMS

No X, o diretor-geral da OMS alertou para a situação precária vivida pelos hospitais do sul de Gaza. Segundo Tedros Adhanom Ghebreyesus, aqueles estabelecimentos têm reservas de combustível para apenas mais três dias.

"O encerramento do posto fronteiriço [de Rafah] continua a impedir a ONU de trazer combustível. Sem combustível, todas as operações humanitárias serão interrompidas. O encerramento da fronteira também está a impedir a entrega de ajuda humanitária em Gaza. Os hospitais do sul de Gaza só dispõem de três dias de combustível, o que significa que os serviços poderão em breve ser interrompidos", escreveu Ghebreyesus, que critica também a invasão israelita a Rafah.

2024-05-08
15:27

Criança de quatro meses entre os 35 mortos trazidos para hospital em Rafah

Uma criança de quatro meses está entre os mortos trazidos para o hospital de Rafah esta quarta-feira, disse o Hospital do Kuwait, citado pela CNN Internacional. Esta quarta-feira, 35 pessoas, das quais nove crianças, foram trazidas para a instalação hospitalar em Rafah, a única ainda em funcionamento no local. 

A maioria dos mortos tinha entre 20 e 30 anos. O responsável pela comunicação do hospital, Saber Muhammad, alertou que o espaço é “muito pequeno e com capacidades limitadas”, não conseguindo dar apoio a tantas vítimas.

Dentro do leque dos hospitais que ainda estão ativos encontra-se o Hospital de Campanha Indonésio de Rafah que, segundo os Médicos Sem Fronteiras, está a dar alta aos pacientes devido a uma possível evacuação.

2024-05-08
15:02

Israel recusa comentar alegada retenção de carregamentos de armas por parte dos EUA

O governo israelita recusou comentar a alegada retenção de carregamentos de armas para Israel que os EUA estão a pôr em prática.

"Eu pessoalmente e o governo israelita não temos nada a acrescentar", disse um porta-voz do executivo, citado pela Reuters.

Esta terça-feira, o Politico avançou que a administração Biden estaria a reter o envio de armamento para Israel como forma de demonstrar oposição à invasão de Rafah.

2024-05-08
14:38

Netanyahu reuniu-se com o chefe da CIA para falar sobre as negociações

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, reuniu-se na tarde desta quarta-feira com o diretor da CIA, William Burns, para discutir o cessar-fogo e as negociações sobre os reféns, segundo um alto funcionário do governo de Israel.

O gabinete de guerra israelita deverá reunir-se às 19h30 desta quarta-feira, hora local, para discutir o estado dessas negociações.

2024-05-08
14:29

Portugal "sempre em avaliação" sobre reconhecimento do Estado da Palestina

Portugal está "sempre em avaliação” sobre o reconhecimento do Estado palestiniano, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros, que salientou o “enorme significado político” do voto favorável à admissão da Palestina como membro de pleno direito da ONU.

“Quanto ao reconhecimento formal, quanto a esse ato solene formal, nós estamos sempre em avaliação. E, portanto, não dissemos que vamos fazer, mas também não dissemos que não o faremos”, declarou o chefe da diplomacia portuguesa, Paulo Rangel, durante uma audição na comissão parlamentar de Assuntos Europeus a propósito do Conselho Europeu de 21 e 22 de março de 2024 e o Conselho Europeu extraordinário de 17 e 18 de abril.

O ministro, questionado pelo deputado do Livre Rui Tavares, destacou por outro lado que o voto favorável à admissão da Palestina como membro de pleno direito da assembleia-geral das Nações Unidas “é um passo de enorme significado político internacional”.

“E Portugal está aí”, salientou, revelando que sugeriu - e “pelo menos dois” países aceitaram – dar este passo, durante uma reunião do Conselho de Negócios Estrangeiros da União Europeia, quando se discutia a iniciativa de Espanha, Irlanda, Malta e Eslovénia para que um conjunto de Estados reconheça o Estado da Palestina.

Rangel defendeu ser necessário “dar um sinal claro ao Governo de Israel, de que está a atuar mal - para não dizer muito mal - e em violação do Direito Internacional” e “para apoiar os palestinianos”, na sequência da ofensiva israelita na Faixa de Gaza, após os ataques do grupo islamita Hamas em 7 de outubro em território israelita.

2024-05-08
13:58

Israel volta a dizer que não deixará o Hamas no poder

O porta-voz do governo israelita, David Mercer, volta a dizer que Telavive não aceitar acabar com a guerra e deixar o Hamas no poder, noticia a Reuters.

2024-05-08
13:32

Guterres alerta para “catástrofe humana” em Rafah

“Um ataque em grande escala a Rafah seria uma catástrofe humana”, escreveu António Guterres na rede social X, antigo Twitter. Para o secretário-geral da ONU, um aumento dos ataques levará a “incontáveis ​​​​mais vítimas civis”, numa altura em que “inúmeras famílias foram novamente forçadas a fugir – sem ter para onde ir”.

2024-05-08
13:13

Imagens da população a sair de Rafah

Apenas dois dias depois da ordem de evacuação por parte de Israel, já saíram de Rafah perto de 50 mil pessoas.Esta cidade foi, durante os primeiros meses de guerra, dos poucos locais seguros para a população de Gaza, sobretudo quando o norte do país estava a ser alvo de ataques.
2024-05-08
13:06

Israel não vê sinais de avanços na negociação pela paz

Um funcionário do governo israelita, citado pela Reuters, diz que Israel não vê sinais de avanço na conversações sobre a paz em Gaza, mas adianta que a delegação israelita se mantém no Cairo.

2024-05-08
12:31

"Hamas está num dilema"

O tenente-general Marco Serronha, comentador da CNN Portugal, garante que o “Hamas está num dilema”: por um lado mantém os reféns, por outro liberta-os e “consegue um período de trégua humanitária”.

O comentador menciona ainda que, a reabertura da passagem de Kerem Shalom, “não será suficiente para garantir a segurança alimentar em Gaza”.

2024-05-08
12:30

Diretor da CIA já está em Israel

William Joseph Burns, diretor da CIA, já aterrou em Israel, onde se irá encontrar com o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu. Depois desse encontro, diz a Haaretz, o gabinete de guerra de Israel irá reunir-se.

2024-05-08
12:01

Novo balanço: guerra em Gaza já matou quase 35 mil pessoas

Segundo o último balanço do Ministério da Saúde de Gaza, administrado pelo Hamas, desde 7 de outubro, foram mortos 34.844 palestinianos e há 78.404 feridos. Só nas últimas 24 horas, 55 pessoas morreram e 200 ficaram feridas. 

2024-05-08
12:01

Primeiro-ministro do Iraque: “O que está a acontecer em Gaza não tem precedentes e é equivalente a genocídio”

O primeiro-ministro iraquiano, Muhammad Shiaa Al-Sudani, enfatizou esta quarta-feira a necessidade de se fazer mais esforços para impedir a continuidade dos ataques na Faixa de Gaza, avança a agência de notícias iraniana, INA, citada pela WAFA.

Al-Sudani disse ao subsecretário de Estado dos EUA para a Segurança Civil, Democracia e Direitos Humanos, Ozra Zia, que o que está a acontecer em Gaza não tem precedentes.“É uma violação flagrante dos direitos humanos, e equivale a genocídio."

2024-05-08
11:31

Ataques israelitas atingiram bairros muito povoados, há relatos de feridos

Rafah foi atingida, principalmente na parte oriental, por mais ataques aéreos, de acordo com Hani Mahmoud, repórter enviado pela Al Jazeera no centro de Gaza. Os bairros de Salam e de al-Jnaina continuam a ser atacados.

Pode ler-se nas declarações do jornalista que “nos últimos 45 minutos, houve relatos de constantes bombardeamentos de artilharia em toda a zona oriental, incluindo o bairro de Salam. Os militares israelitas também continuam a atacar o bairro de al-Jnaina.” Há ainda relatos de vários feridos que já foram transferidos para hospitais de campanha na parte oeste da cidade de Rafah e para o Hospital do Kuwait.