Em atualização

AO MINUTO | IDF mata comandante sénior do Hezbollah. EUA prepara novo envio de armas para Telavive

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-15

O que está a acontecer

  • O ministro dos Negócios Estrangeiros destaca "gesto inédito" de Portugal em relação à Palestina na ONU. Ainda assim, a comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros vai ouvir o chefe da diplomacia portuguesa sobre a situação humanitária em Gaza e as iniciativas do Governo para um cessar-fogo

  • Em apenas uma semana, mais de meio milhão de pessoas já tiveram de fugir Rafah e de outras regiões do norte de Gaza na sequência dos vários ataques israelitas

  • Human Rights Watch acusa Israel de oito ataques deliberados a locais com trabalhadores de ajuda humanitária

2023-10-25
07:32

Após Israel pedir a sua demissão, Guterres volta a condenar os ataques do Hamas e a "punição coletiva" dos palestinianos

Guterres em Gaza (AP)

António Guterres voltou a condenar esta quarta-feira os ataques do Hamas a Israel. Numa publicação na rede social X, o secretário-geral da ONU afirmou que "as mágoas do povo palestiniano não podem justificar os horríveis ataques do Hamas".

No entanto, Guterres frisou também que "esses ataques horrendos não podem justificar a punição colectiva do povo palestiniano".

Os comentários do líder das Nações Unidas surgem após vários pedidos de demissão, incluindo do governo israelita e do embaixador de Israel em Portugal, na sequência de comentários considerados "inaceitáveis" por Israel.

Na abertura de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a atual situação no Médio Oriente, Guterres admitiu ser “importante reconhecer” que os ataques do grupo islamita Hamas "não aconteceram do nada", frisando que o povo palestiniano "foi sujeito a 56 anos de ocupação sufocante".

"Viram as suas terras serem continuamente devoradas por colonatos e assoladas pela violência; a sua economia foi sufocada; as suas pessoas foram deslocadas e as suas casas demolidas. As suas esperanças de uma solução política para a sua situação têm vindo a desaparecer", prosseguiu Guterres.

Siga ao minuto:

2024-05-15
11:16

Israel rejeita decisão da ONU de promover reconhecimento do Estado Palestiniano

O governo de Israel anunciou, esta quarta-feira, que rejeita a decisão da ONU de promover o reconhecimento do Estado Palestiniano, avança a Reuters.

2024-05-15
10:42

UE insta Israel a parar imediatamente operação militar em Rafah

A União Europeia voltou a instar Israel a parar imediatamente a sua operação militar em Rafah, que “exacerba ainda mais” a situação em Gaza e coloca “uma grande tensão" na relação do bloco europeu com o país.

2024-05-15
10:31

Ministro da Defesa de Israel fala ao país esta tarde

O ministro da defesa israelita vai realizar uma conferência de imprensa sobre segurança às 18:00 locais (16:00 em Portugal), informou o seu gabinete. De acordo com a Reuters, Yoav Gallant fala ao país numa altura em que as forças armadas israelitas avançam para Rafah e as tensões aumentam na fronteira norte com o Líbano. 

2024-05-15
09:16

Ataque israelita a campo de refugiados de Bureij faz cinco mortos

A Al Jazeera está a avançar que o ataque israelita que atingiu a casa de uma família no campo de refugiados de Bureij, no centro de Gaza, causou a morte a cinco pessoas.

2024-05-15
08:17

IDF mata comandante sénior do Hezbollah

Segundo uma publicação feita esta manhã pela IDF, o comandante sénior do Hezbollah, Hussain Ibrahim Mekky, foi morto durante a noite na sequência de um ataque da Força Aérea Israelita.

2024-05-15
08:13

Já morreram 273 soldados israelitas em Gaza

O The Guardian está a avançar que morreu mais um soldado israelita na Faixa de Gaza, elevando para 273 o número de militares de Telavive mortos em combate.

2024-05-14
23:17

EUA prepara novo envio de armas para Israel após suspensão

O presidente dos Estados Unidos notificou o Congresso de que está a preparar o envio de mais armas para Israel, depois de um impasse político ter suspendido o apoio.

De acordo com o Wall Street Journal, Joe Biden prepara um pacote de mil milhões de dólares (cerca de 920 milhões de euros) para Israel.

Trata-se de um pacote maciço que chega uma semana depois da suspensão, por parte da Casa Branca, do envio de bombas para Israel, nomeadamente por causa da ofensiva israelita em Rafah.

2024-05-14
22:04

Dois mortos em ataque aéreo israelita no sul do Líbano

Pelo menos duas pessoas foram mortas após um ataque aéreo israelita, contra um carro na cidade de Tiro, sul do Líbano, informou a agência de notícias estatal na terça-feira, escreve a Reuters.

Neste ataque terá morrido, ainda segundo a Reuters, um comandante do Hezbollah.

2024-05-14
19:35

Parlamento vai ouvir Paulo Rangel sobre situação em Gaza

A comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros vai ouvir o chefe da diplomacia portuguesa sobre a situação humanitária em Gaza e as iniciativas do Governo para um cessar-fogo, numa audição pedida pelo PCP e BE e aprovada hoje por unanimidade.

“O Governo português deve tomar todas as iniciativas diplomáticas ao seu alcance para parar o genocídio do povo palestiniano. Deve, assim, no âmbito da Organização das Nações Unidas, da União Europeia, do Conselho da Europa e de todas as demais instituições internacionais onde participa não só fazer a denúncia dos crimes de guerra, mas também contribuir ativamente para alcançar a paz e findar imediatamente o massacre da população de Gaza”, afirma o requerimento do Bloco de Esquerda (BE), que pede a audição de Paulo Rangel “com urgência”.

Já o PCP sublinha a “necessidade urgente de que a comunidade internacional se mobilize para exigir o imediato cessar-fogo, a ajuda humanitária às populações e uma solução para a paz no quadro das resoluções das Nações Unidas”, pedindo a presença do ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros no parlamento para “dar explicações sobre a posição do Governo português e sobre a sua atuação no plano internacional neste processo”.

Os partidos mostraram-se favoráveis a estes requerimentos, mas PSD e Chega discordaram da referência a ‘genocídio’ na iniciativa do BE.

2024-05-14
19:23

Conselheiro de Biden vai à Arábia Saudita e Israel no próximo fim de semana

Jake Sullivan, conselheiro de segurança nacional da Casa Branca, vai deslocar-se à Arábia Saudita e Israel no próximo fim de semana.

A informação foi avançada pela Axios, que cita três fontes americanas e israelitas não identificadas.

2024-05-14
18:55

50 camiões com ajuda humanitária entraram em Gaza no domingo. "Não é suficiente", dizem os EUA

O Departamento de Estado dos EUA afirmou esta terça-feira que 50 camiões com ajuda humanitária entraram na Faixa de Gaza no domingo, número que considera ser insuficiente para a realidade vivida no território palestiniano.

“Vimos 50 camiões entrarem em Gaza no dia 12 de maio. Isto não é suficiente", disse o porta-voz Vedant Patel, citado pela Reuters.

2024-05-14
18:36

Egito desmente Israel sobre encerramento da passagem de Rafah

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Egito, Sameh Shoukry, denunciou os comentários desta terça-feira do seu homólogo israelita, Israel Katz, que disse que a entrada de ajuda humanitária a partir de Rafah era da responsabilidade do Cairo.

Em comunicado citado pela Reuters, Shoukry afirmou que tomada do posto fronteiriço de Rafah por Israel, bem como as suas operações militares na zona, são os principais motivos da não entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

2024-05-14
18:03

Rangel destaca "gesto inédito" de Portugal em relação à Palestina na ONU

O ministro dos Negócios Estrangeiros sublinhou hoje "o gesto inédito" de Portugal em relação à Palestina nas Nações Unidas e disse que a diplomacia nacional está a ter "um papel importante" junto de outros países europeus nesta matéria.

Portugal, com outros 142 países, votou na semana passada a favor de uma resolução que concede “direitos e privilégios adicionais” à Palestina e apela ao Conselho de Segurança que reconsidere favoravelmente o seu pedido de adesão plena à organização.

Foi "um gesto inédito na diplomacia portuguesa" e "portanto, Portugal está claramente nesta linha", sublinhou hoje Paulo Rangel, numa conferência de imprensa em Madrid, ao lado do homólogo de Espanha, José Manuel Albares, com quem se reuniu esta terça-feira.

Rangel destacou que "foi um voto a favor, sem qualquer condição" e, sobre a possibilidade e o momento de Portugal reconhecer o Estado palestiniano, reiterou que o Governo português está ainda "em consultas".

"No caso português, o que nós considerámos adequado neste momento, foi fazer esse voto favorável sem qualquer restrição, condicionamento, mas não avançar para o reconhecimento formal [do Estado da Palestina]", acrescentou.

2024-05-14
17:44

"É preciso cortar o acesso de meios para o Hamas"

O coronel Carlos Mendes Dias, comentador da CNN Portugal, analisa a incursão de larga escala sublinhando que já "há indícios de concentração de maior número de carros de combate na parte leste".

2024-05-14
17:15

Quatro soldados das IDF feridos com gravidade durante combates

As IDF anunciaram que quatro soldados, três de uma unidade de paraquedistas e um da brigada Givati, ficaram feridos com gravidade durante os combates contra os militantes da Hamas na Faixa de Gaza.

De acordo com a mesma fonte, citada pelo Haaretz, outros cinco soldados sofreram ferimentos ligeiros.

2024-05-14
16:28

Israel diz que o Egito tem de abrir a passagem de Rafah à ajuda humanitária

O ministro dos Negócios Estrangeiros de Israel, Israel Katz, afirmou que o Egito tem de abrir a passagem de Rafah para que entre ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

"A chave para evitar uma crise humanitária na Faixa de Gaza está agora nas mãos dos nossos amigos egípcios", disse Katz num comunicado, citado pela Reuters.

Katz sublinha que Israel não vai deixar que o Hamas controle o lado palestiniano da passagem de Rafah. "É uma necessidade de segurança da qual não abdicaremos", completou.

2024-05-14
16:00

IDF dizem ter matado 15 terroristas em ataque a escola da ONU em Nuseirat

As Forças de Defesa de Israel (IDF) informaram esta terça-feira que mataram 15 terroristas do Hamas durante o ataque a uma escola da Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) em Nuseirat, na zona central da Faixa de Gaza.

"Cerca de 15 terroristas de organizações terroristas na Faixa de Gaza foram mortos no ataque, incluindo mais de 10 associados à organização terrorista Hamas", pode ler-se numa série de publicações das IDF na rede social X.

2024-05-14
15:20

Mais de 500 mil pessoas deixaram Rafah e o norte de Gaza nos últimos dias, adianta a ONU

Mais de 500 mil pessoas deixaram a cidade de Rafah e o norte da Faixa de Gaza nos últimos dias, adiantou a ONU no início desta semana.

Na segunda-feira, o vice-porta-voz da ONU, Farhan Haq, citado pela Reuters, informou que cerca de 100 mil pessoas tinham deixado o norte de Gaza recentemente devido aos combates entre forças israelitas e o Hamas.

Esta terça-feira, a Agências das Nações Unidas para os Refugiados Palestinianos (UNRWA) referiu que 450 mil dos 1,3 milhões de pessoas que estavam em Rafah saíram da cidade devido à campanha israelita contra o sul de Gaza.

2024-05-14
14:51

Ministros israelitas defendem recolonização da Faixa de Gaza

Alguns ministros do governo de Benjamin Netanyahu participaram esta terça-feira numa manifestação de extrema-direita que tinha como mote, entre outros, a recolonização israelita da Faixa de Gaza.

Um dos presentes foi o ministro das Comunicações, Shlomo Karhi. "A fim de preservar as conquistas de segurança pelas quais os nossos soldados perderam a vida, temos de recolonizar Gaza com forças de segurança e colonos que abraçarão a terra com amor", disse Karhi, citado pelo jornal Haaretz. "Esta é a única forma verdadeira de fazer com que os nazis do Hamas paguem um preço e de defender a nossa nação e o nosso país".

Itamar Ben-Gvir, ministro da Segurança Nacional, também defendeu a ideia.

"Primeiro, temos de regressar a Gaza agora. Estamos a regressar a casa. Para a terra santa. E segundo, temos de encorajar a emigração. Incentivar a emigração voluntária dos residentes de Gaza. É moral", afirmou Ben-Gvir.

2024-05-14
14:24

David Cameron condena "ataques de extremistas" a camiões com ajuda humanitária para Gaza

O ministro dos Negócios Estrangeiros do Reino Unido, David Cameron, condenou esta terça-feira os "ataques de extremistas" a camiões com ajuda humanitária que se dirigiam para a Faixa de Gaza.

"Os ataques de extremistas a comboios de ajuda humanitária a caminho de Gaza são terríveis. Os habitantes de Gaza estão em risco de fome e precisam desesperadamente de ajuda. Israel tem de responsabilizar os atacantes e fazer mais para permitir a entrada da ajuda - vou abordar as minhas preocupações com o Governo israelita", escreveu Cameron na rede social X.