Em atualização

AO MINUTO | Israel prepara-se para intensificar ofensiva militar em Rafah e reforça apelos de evacuação no norte de Gaza

Tudo sobre a guerra entre Israel e o Hamas.
2024-05-12

O que está a acontecer

  • Encontrados 80 cadáveres em três valas comuns no hospital Shifa de Gaza

  • Egito recusa-se a coordenar com Israel entrada de ajuda humanitária em Rafah

  • 15 pessoas mortas em dois ataques em Rafah

  • Utilização de armas dos EUA por Israel provavelmente violou direito internacional, admite administração Biden

  • Israel pede evacuação de Rafah e sugere "zona humanitária alargada" em Al-Mawasi

2023-10-20
18:13

Guerra com Hamas tem 'frente' no ciberespaço

O conflito entre Israel e o Hamas estendeu-se já ao ciberespaço, com atos de espionagem, terrorismo e sabotagem, por atores estatais e não estatais, conclui um relatório elaborado pela empresa de segurança S21sec.

O relatório agora divulgado alerta para o risco de “ataques dirigidos a países que apoiaram publicamente Israel perpetrados por grupos de ideologia islâmica ou pró-palestina”, registando vários incidentes por parte de grupos pró-palestinianos contra aplicações israelitas.

Estes ataques envolvem a exploração de vulnerabilidades para enviar notificações falsas aos seus utilizadores.

Durante os primeiros dias do conflito, segundo a S21sec, foram registados vários ataques de Negação de Serviço Distribuído (DDoS), um tipo de ataque cibernético com o objetivo de bloquear um site por um período limitado de tempo, impedindo os utilizadores de terem acesso.

O documento informa que um dos primeiros grupos ‘hacktivistas’ a mostrar atividade cibernética durante o conflito foi o Anonymous Sudão, que dirigiu ataques DDoS contra os sistemas de aviso de emergência israelitas Red Alert e Tzeva Adom, menos de uma hora após o lançamento dos primeiros mísseis do Hamas.

O ataque cibernético consistiu, adianta a mesma fonte, na desativação das aplicações Tzeva Adom, um sistema de radar de alerta precoce instalado pelas Forças de Defesa de Israel, e o Red Alert, uma aplicação desenvolvida por voluntários para fornecer alertas de mísseis em tempo real aos cidadãos israelitas.

A S21sec refere ainda que, durante algum tempo, devido à exploração de uma vulnerabilidade no Interface de Programação de Aplicações (API), os atacantes enviaram uma falsa ameaça de ataque nuclear aos utilizadores das aplicações.

Entre os grupos que podem apoiar Israel, está o APT34 (OilRig), conhecido pelos seus laços com o governo iraniano.

Alguns grupos que poderão a vir apoiar o Hamas incluem o APT-C-23 (Avid Viper) e o Gaza Cybergang, ambos conhecidos pelos seus ciberataques contra alvos israelitas, refere o relatório.

Nos últimos anos, as guerras “não são apenas travadas no terreno físico, pois o ciberespaço tem-se tornado uma extensão do campo de combate”, afirmaram os especialistas no relatório da S21Sec.

O ataque do Hamas contra Israel a 07 de outubro fez mais de 1.400 mortos em Israel, na maioria civis, e a retaliação israelita fez cerca de 4.000 mortos em Gaza, também sobretudo civis, de acordo com o mais recente balanço das autoridades locais.

No 14.º dia de guerra entre Israel e o Hamas, que prossegue apesar de uma intensa atividade diplomática, o Exército israelita continuou hoje a bombardear a Faixa de Gaza.

Segundo o Exército israelita, cerca de 1.500 combatentes do Hamas foram mortos na contraofensiva que permitiu a Israel recuperar o controlo das zonas atacadas a 07 de outubro pelo movimento islamita.

O número de reféns do Hamas mantidos em cativeiro em Gaza foi na quinta-feira revisto em alta, para 203 pessoas, e o Exército israelita indicou hoje que “a maioria está viva”.

A S21sec é uma empresa líder internacional em serviços de segurança digital, com foco na pesquisa e desenvolvimento estratégico. Fundada em 2000, emprega mais de 250 especialistas qualificados na área da segurança digital.

Siga ao minuto:

2024-05-12
13:33

Conflito no Médio Oriente: "Estamos perante uma 'endless war' que não acabará aqui"

O major-general Agostinho Costa analisa o conflito no Médio Oriente, numa altura em que Israel está a pressionar cada vez mais os palestinianos para que se retirem de Rafah de modo a expandir a ofensiva militar na região. "Israel está numa situação de atropelo ao direito internacional em toda a linha", argumenta o comentador.

2024-05-12
10:25

"Netanyahu está encurralado entre a pressão internacional e a pressão do seu próprio governo"

Ana Miguel dos Santos, especialista em Assuntos de Segurança e Defesa, esteve este domingo na CNN Portugal para analisar os mais recente desenvolvimentos do conflito no Médio Oriente, nomeadamente a crescente pressão de Israel para intensificar a ofensiva militar em Rafah.

2024-05-12
10:21

"Netanyahu está numa corrida para o abismo, é um homem desesperado que vai fazer de tudo para continuar como primeiro-ministro de Israel"

Cátia Bruno, editora de Internacional do Observador, esteve este domingo na CNN Portugal para analisar os mais recente desenvolvimentos do conflito no Médio Oriente, nomeadamente a crescente pressão de Israel para intensificar a ofensiva militar em Rafah.

2024-05-12
08:39

"A pressão de Israel acentua-se cada vez mais" com ameaças de intervenção militar em Rafah "em grande escala"

José Palmeira, especialista em Relações Internacionais, analisa os esforços de Israel para intensificar a ofensiva militar em Rafah, bem como o impasse nas negociações entre o exército israelita e o Hamas.

2024-05-12
08:25

Israel prepara-se para intensificar ofensiva militar em Rafah e reforça apelos de evacuação no norte de Gaza

Henry Galsky, correspondente da CNN Portugal em Israel, faz o ponto de situação do conflito no Médio Oriente, a partir de Haifa, numa altura em que o exército israelita continua a exigir a evacuação da cidade de Rafah no sul da Faixa de Gaza.

2024-05-11
20:12

"Netanyahu levou a relação de Israel com os Estados Unidos para o seu pior momento"

Os últimos dias ficaram marcados pelo intensificar das clivagens entre Israel e os Estados Unidos, que criticam uma ação militar em Rafah. O comentador da CNN Portugal, Francisco Seixas da Costa, analisou aquilo que poderá ser um desacordo entre os dois países.

2024-05-11
20:12

"As forças do Hamas não estão tão destruídas quanto se quer fazer parecer"

Francisco Cudell, analista de segurança e defesa, analisa o impacto da operação em Rafah no desfecho do conflito no Médio Oriente.

2024-05-11
19:36

Encontrados 80 cadáveres em três valas comuns no hospital Shifa de Gaza

As autoridades da Defesa Civil e do Ministério da Saúde da Faixa de Gaza anunciaram hoje a descoberta de 80 corpos em três valas comuns descobertas em redor do Hospital Shifa da cidade de Gaza.

2024-05-11
19:36

Operação militar em Rafah "tem sido cautelosa" e "muito diferente" do que aconteceu no início da guerra

Está em curso a ofensiva ucraniana em Rafah. O major-general Isidro de Morais Pereira considera que esta operação tem sido mais cautelosa quando comparada a outras conduzidas por Israel. 

2024-05-11
19:36

"Se entrarem em Rafah, não vou fornecer as armas" a Israel. Joe Biden em entrevista exclusiva à CNN

o presidente avisa netanyauh que se vai suspendar o fornecimento de armas se houver uma ofensiva de grande escala em Rafah.
 

2024-05-11
18:02

Israel instala hospital de campanha na Faixa de Gaza

As Forças de Defesa Israelitas anunciaram que estão a criar um novo hospital de campanha em Dir al-Balah, na região de Gaza. Este é o oitavo hospital temporário a ser instalado por Israel desde o início da guerra.

2024-05-11
17:58

Egito recusa-se a coordenar com Israel entrada de ajuda humanitária em Rafah

O Egito recusou-se a coordenar com Israel a entrada de ajuda humanitária na região de Rafah, na Faixa de Gaza, devido à "inaceitável escalada israelita".

Em declarações à CNN, um oficial egípcio disse que o país considera Israel "responsável pela deterioração da situação" na região e alertou que é possível que a passagem de bens humanitários seja travada enquanto as forças israelitas estiverem no terreno.

2024-05-11
17:22

15 pessoas mortas em dois ataques em Rafah, garante hospital

Pelo menos, 15 pessoas foram mortas num bombardeamento aéreo e num ataque de artilharia, em Rafah, de acordo com fontes oficiais do Hospital Kuwait, que opera na região.

De acordo com o chefe do hospital, Saber Abu A'arar, 15 palestinianos foram mortos, incluindo quatro crianças e cinco mulheres. 

2024-05-11
16:48

Milhares manifestam-se em Lisboa em defesa da Palestina e contra genocídio

Milhares de pessoas manifestaram-se em Lisboa em defesa da Palestina e contra a “agressão israelita”, numa marcha iniciada defronte da Fundação José Saramago e que terminou no Martim Moniz.

Na iniciativa, convocada pelo Conselho Português para a Paz e Cooperação, Movimento pelos Direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente, entre outras associações, estiveram presentes o secretário-geral do PCP, Paulo Raimundo, o líder parlamentar do BE, Fabian Figueiredo, e a líder do PAN, Inês Sousa Real.

Os três dirigentes políticos foram unânimes na condenação do que consideram ser a “agressão israelita”, denunciaram o “crime de genocídio” que está a ser levado a cabo por Israel na Faixa de Gaza e defenderam que Portugal deve reconhecer o Estado da Palestina.

Os manifestantes entoaram várias palavras de ordem, como “A paz é um direito, sem ela nada feito”, “Paz sim, Guerra não” e “Palestina Vencerá”.

2024-05-11
15:45

Ruas de Malmo, na Suécia, enchem-se com protesto contra a participção de Israel na Eurovisão

Manifestantes pró-palestinianos protestam em Malmo, na Suécia, contra a participação do concorrente israelita Eden Golan na final do Festival Eurovisão da Canção, que se realiza esta noite. Os manifestantes querem que Israel seja expulso da Eurovisão por causa da guerra com o Hamas,
2024-05-11
14:44

"Ou Israel não vai à final ou para o ano vamos recuperar a Rússia": final da Eurovisão marcada por apelos de boicote

Tiago André Lopes analisa as manifestações contra a participação de Israel no festival da Eurovisão, numa altura em que o exército de Telavive se prepara para intensificar os ataques em Rafah.

2024-05-11
14:43

Hamas diz que refém israelita Nadav Popplewell morreu há mais de um mês

O Hamas informou que o refém israelita Nadav Popplewell morreu devido aos ferimentos provocados por um ataque aéreo israelita há mais de um mês, de acordo com o comunicado citado pela Reuters.

2024-05-11
12:21

Quase 35 mil palestinianos mortos e perto de 79 mil feridos em Gaza desde 7 de outubro

Pelo menos 34.971 palestinianos morreram e 78.641 ficaram feridos na sequência da ofensiva militar israelita em Gaza, desde os ataques do Hamas a 7 de outubro, segundo o mais recente balanço do Ministério de Saúde de Gaza.

2024-05-11
11:11

Braço de ferro da ONU com Israel e incursão em Rafah: "Netanyahu está cada vez mais isolado"

Liliana Reis, especialista em Relações Internacionais, analisa a operação militar israelita em curso em Rafah, no sul da Faixa de Gaza, que está a ser criticada pela comunidade internacional.

2024-05-11
10:41

Assembleia-Geral da ONU aprova adesão plena da Palestina mas "os EUA podem continuar a achar que ainda é precipitado"

Orlando Samões analisa os mais recentes desenvolvimentos do conflito no Médio Oriente, nomeadamente a aprovação, na Assembleia-Geral da ONU, de uma resolução que concede "direitos e privilégios adicionais" à Palestina e apela ao Conselho de Segurança que reconsidere favoravelmente o seu pedido de adesão plena à organização.