Em atualização

AO MINUTO Incêndio de Murça em fase de resolução

2022-07-21

PONTO DE SITUAÇÃO

 

2022-07-21
08:23

Mais de 60 concelhos de oito distritos em perigo máximo

Mais de 60 concelhos dos distritos de Bragança, Vila Real, Guarda, Viseu, Coimbra, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje perigo máximo de incêndio rural, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural, no dia em que mantêm Bragança e Guarda sob aviso laranja e Vila Real, Viseu, Castelo Branco, Portalegre, Évora e Beja, com aviso amarelo devido ao calor.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até segunda-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

2022-07-21
08:23

"Derradeiro dia em Murça". Autoridades mantém-se no terreno para evitar reacendimentos

Rodrigues Alves, comandante regional do Norte, fez um ponto de situação do incêndio que lavrou em Murça ao início desta quinta-feira. Aos jornalistas, o comandante afirmou que se espera que as "operações de rescaldo levem a uma situação de acalmia"

2022-07-21
06:35

Não há incêndios em curso em Portugal

De acordo com a Proteção Civil às 6:35, não há incêndios em curso em Portugal.

O incêndio de Murça está em fase de resolução, desde as 00:30, mantendo-se no local 615 operacionais apoiados por 215 veículos.

Segundo o site da Proteção Civil, há ainda 19 incêndios em fase de conclusão que estão a mobilizar 234 operacionais e 71 veículos.

2022-07-20
22:51

Fogo em Chaves já não tem frentes ativas mas ainda não é considerado extinto

O incêndio que deflagrou na sexta-feira na freguesia de Bustelo, em Chaves, já não tem frentes ativas, mas ainda não foi dado como extinto, adiantou hoje à Lusa o presidente da câmara.

Durante a tarde, e apesar do dia ter sido tranquilo, verificaram-se “alguns reacendimentos” que foram, rapidamente, debelados, explicou Nuno Vaz.

Apesar de já não lavrar em Portugal, o fogo continua ativo do lado espanhol, para onde passou na segunda-feira, o que merece vigilância porque pode reentrar em território nacional, adiantou.

“A expectativa é que o incêndio seja dado como extinto durante a noite”, sublinhou.

De acordo com a informação disponível pelas 22:30 no ‘site’ da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), no local ainda estavam no combate às chamas 130 elementos, apoiados por 42 viaturas.

Este incêndio começou pelas 14:45 de sexta-feira e foi dado como dominado durante a madrugada de sábado, mas nesse dia à tarde verificou-se uma reativação que ganhou grande dimensão devido ao vento forte e às altas temperaturas.

2022-07-20
21:43

Ponto de situação às 21:30. Há 4 incêndios em curso

Segundo o “site” da Proteção Civil, são quase mil os operacionais que combatem os quatro incêndios rurais ativos em Portugal. Este é o ponto de situação:

  • 4 incêndios em curso
  • 990 operacionais 
  • 332 meios terrestres

Não há localidades ameaçadas pelas chamas. O incêndio mais grave continua a ser o de Murça, que mobiliza 807 operacionais e 276 meios terrestres.

2022-07-20
21:33

Militares do Exército vigiam serra de Santa Luzia em Viana do Castelo

Militares do Exército da Escola dos Serviços da Póvoa do Varzim, num total de sete equipas, realizam ações de vigilância e patrulhamento para prevenir incêndios na serra de Santa Luzia, em Viana do Castelo.

Em comunicado, o município diz que estas equipas já estão no terreno desde 1 de julho, mantendo-se até 30 de setembro, percorrendo e vigiando diariamente toda a serra, “em estreita articulação com as entidades que integram o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais, numa perspetiva dissuasora e de permanente vigilância”.

2022-07-20
21:32

90% do incêndio de Murça “em consolidação, rescaldo e vigilância”

O segundo comandante regional do Norte da Proteção Civil disse esta quarta-feira que 90% do incêndio que lavra há quatro dias em Murça, no distrito de Vila Real, já se encontra em “fase de consolidação, rescaldo e vigilância”.

Segundo Armando Silva, “o incêndio continua ativo com uma pequena frente que ainda continua a lavrar, mas com pouca intensidade e com meios empenhados em combate”. “Mas mais de 90% do incêndio já está em fase de consolidação, rescaldo e vigilância”, salientou, no ponto da situação que fez pelas 20:00.

2022-07-20
20:53

"Está demasiado calor na Europa". Como os europeus estão a tentar fugir às altas temperaturas

"Um ventilador é um bom investimento" numa Europa onde os termómetros registam 40 graus de temperatura em vários países.