Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Kremlin anuncia nova conquista na Ucrânia: Belohorivka caiu

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-20

O que está a acontecer

2024-05-10
16:50

Resposta russa aos ataque ucranianos com armas ocidentais "não visará apenas Kiev", avisa Medvedev

A Rússia pode atacar não só a Ucrânia mas outros países como resposta aos ataque do adversário com armas fornecidas pelo Ocidente, avisa Dmitry Medvedev.

“Em determinadas circunstâncias, a resposta (a esses ataques) não visará apenas Kiev", escreveu Medvedev no Telegram. “E não apenas com explosivos convencionais, mas também com um tipo especial de armas”.

O vice-presidente do Conselho de Segurança russo afirmou, esta sexta-feira, que o objetivo dos exercícios nucleares planeados pelo país é elaborar a resposta tais ataques que possam vir a ser levados a cabo por Kiev com armas ocidentais.

Siga ao minuto:

2024-05-20
19:36

Zelensky acredita que aliados "têm medo que a Rússia perca a guerra"

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky acredita que os parceiros da Ucrânia "têm medo que a Rússia perca a guerra" e prefeririam que Kiev "vencesse de forma a que a Rússia não perdesse", disse Zelensky num briefing aos jornalistas, segundo reporta o Kyiv Independent.

Os aliados de Kiev "temem" a derrota da Rússia na guerra contra a Ucrânia porque isso envolveria "geopolítica imprevisível", de acordo com Zelensky. "Não acho que funcione assim. Para a Ucrânia vencer, precisamos de receber tudo o que é necessário para ganhar", afirmou.

2024-05-20
18:50

EUA não enviam instrutores militares para a Ucrânia

O Chefe do Estado-Maior Conjunto dos Estados Unidos disse que não há planos para enviar instrutores militares para a Ucrânia, segundo avança a agência Reuters, citando declarações de Charles Quinton Brown Junior esta segunda-feira.

2024-05-20
17:46

Apoio ocidental com “um ano de atraso”, inação europeia e os ataques à rede elétrica russa: entrevista de Zelensky

Volodymyr Zelensky deu, esta segunda-feira, uma entrevista à agência Reuters, onde disse que o apoio ocidental à Ucrânia está “atrasado em cerca de um ano”.

“Um grande passo para a frente e dois para trás”, presidente ucraniano critica demora na chegada dos apoios ocidentais.

Zelesnky considera ainda que os aliados europeus poderiam intercetar os mísseis russos nos céus ucranianos sem envolver a NATO no conflito.

Quanto aos ataques contra a rede elétrica russa, Zelensky diz que é a resposta depois do Kremlin ter deixado grande parte do território ucraniano sem energia.

2024-05-20
15:52

Kiev diz que está a "conter ataque inimigo" em Bilohorivka. Rússia já anunciou conquista da vila

O Chefe de Estado-Maior ucraniano disse que está a conter as forças russas perto da vila de Bilohorivka, no leste da Ucrânia. 

“As forças de defesa estão há bastante tempo a conter o ataque do inimigo, que está a tentar avançar na zona de Bilohorivka", declarou o Chefe de Estado-Maior de Kiev, citado pela Reuters.

Durante a manhã desta segunda-feira, o Ministério da Defesa da Rússia anunciou a conquista da vila de Bilohorivka, no leste da Ucrânia. 

2024-05-20
15:29

Saída dos ucranianos da zona de Kharkiv é uma "necessidade"

Tropas russas continuam a obrigar à retirada dos ucranianos de várias localidades na frente de batalha, numa altura em que têm sido constantes os avanços em Kharkiv

2024-05-20
14:30

Medvedev diz que Zelensky é um "alvo militar legítimo" e um "palhaço malvado consumidor de cocaína"

Dmitry Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança da Rússia, disse à agência de notícias estatal russa TASS, esta segunda-feira, que o Volodymyr Zelensky é um “alvo militar legítimo” e que “pode ser assassinado como Hitler em 1944”.

Medvedev entende que os poderes presidenciais de Zelensky findam a 21 de maio e que como não houve eleições há “uma agitação em alguns setores da sociedade ucraniana que estão a ser brutalmente reprimidos”.

“Um atentado contra a vida do palhaço malvado consumidor de cocaína [Volodymyr Zelensky], que poderia ocorrer à semelhança da tentativa de assassinato de Hitler levada a cabo pelo Conde von Stauffenberg em julho de 1944. Especialmente, se uma parte da oligarquia ucraniana descontente decidir remover o ator louco [Zelensky], substituindo-o por uma figura mais leal", disse Medvedev.

O responsável russo considera, no entanto, que o homicídio de Zelensky não alteraria o panorama atual. “Não mudaria nada, nem para os ucranianos nem para nós”, garantiu Medvedev, a não ser que “apareça uma nova figura operacional que não esteja constrangida pela sua própria proibição de negociar com a Rússia”.

2024-05-20
12:02

Marta Temido expressa apoio incondicional e espera solução de paz

A cabeça de lista do PS às eleições europeias, Marta Temido, reuniu-se hoje com a embaixadora da Ucrânia em Portugal, a quem expressou apoio "irrenunciável e incondicional", e manifestou esperança numa solução de paz pela via diplomática.

Marta Temido foi recebida pela embaixadora Maryna Mykhailenko hoje de manhã na Embaixada da Ucrânia em Lisboa e prestou declarações aos jornalistas no fim do encontro, que durou cerca de meia hora.

A cabeça de lista do PS realçou que está a ser preparada uma conferência para junho, na Suíça, "para uma solução pacífica para este conflito".

"Portanto, nós temos a expectativa de que haja a capacidade de avançar pela via diplomática e encontrar uma solução de paz. Naturalmente que enquanto isso não acontecer o nosso apoio à Ucrânia é irrenunciável e incondicional", afirmou.

Marta Temido salientou que a posição inscrita no manifesto eleitoral do PS é a de que não se pode "descansar, nem virar costas, enquanto houver bombas a cair em solo europeu".

O PS incluiu este encontro na sua agenda de pré-campanha para as eleições de 09 de junho para a Parlamento Europeu "por tudo aquilo que está em jogo", em defesa da "continuidade do esforço humanitário, mas também militar e financeiro que a União Europeia está a dar à Ucrânia", justificou a cabeça de lista.

"E porque não podemos esquecer que há um processo de alargamento que terá um forte impacto naquilo que é a forma como o projeto europeu está configurado atualmente", acrescentou.

Segundo a antiga ministra da Saúde, a União Europeia tem feito "o possível", dentro do atual quadro, para apoiar a Ucrânia contra a invasão russa.

Sobre a candidatura da Ucrânia à União Europeia, Marta Temido considerou que "os países candidatos não podem permanecer sem tempo numa sala de espera do projeto europeu", mas reiterou que é preciso "o cumprimento integral dos critérios para a integração".

"E também, da parte da União Europeia, das suas instituições, as adaptações, quer institucionais, quer orçamentais, que permitam uma absorção adequada", completou.

2024-05-20
12:00

Ucrânia ataca base militar controlada pela Rússia em Lugansk

Rockets lançados pelas forças ucranianas atingiram uma base militar sob controlo russo na região de Lugansk, esta segunda-feira.

A notícia está a ser avançada pelo jornal ucraniano The Kyiv Independent, que cita o governador de Lugansk, Artem Lysohor.

O The Kyiv Independent acrescenta, no entanto, que não conseguiu verificar a veracidade do ataque de forma independente e que as forças armadas de Kiev não emitiram qualquer comunicado sobre o sucedido.

2024-05-20
11:37

Zelensky garante que forças ucranianas estão a “dissuadir a pressão russa” e impedir que o Kremlin “defina o curso da guerra”

O presidente da Ucrânia recorreu ao X para garantir que as forças ucranianas estão a “dissuadir a pressão russa” na linha da frente, aproveitando para agradecer “a cada brigada e unidade envolvida” nos combates.

“A Rússia quer mostrar que é ela quem define o curso da guerra. A nossa missão é impedir esta tentativa russa de expandir a guerra e impedir que o ocupante rompa a linha da frente ou a nossa diplomacia - a nossa forma de aproximar uma paz justa.

Agradeço a todos os que dão à Ucrânia os resultados necessários na linha da frente e protegem o nosso país e o nosso povo, que trabalham e nos apoiam de forma eficiente e atempada”, pode ler-se.

2024-05-20
11:17

Rússia anuncia nova conquista na Ucrânia: Belohorivka caiu

O ministério da Defesa da Rússia anunciou um novo avanço na linha da frente no leste da Ucrânia. A localidade de Belohorivka, no oblast de Lugansk, está agora sob controlo das tropas do Kremlin, avança a agência Reuters.

2024-05-20
10:53

Lavrov reuniu-se com ministro dos Negócios Estrangeiros chinês

O ministro russo dos Negócios Estrangeiros, Sergei Lavrov, reuniu-se esta manhã com o seu homólogo chinês, Wang Yi, na capital do Cazaquistão, Astana, avança a agência noticiosa estatal russa TASS.

De acordo com a mesma fonte, os dois ministros reuniram-se para discutir a implementação dos acordos russo-chineses alcançados durante a visita de Estado do presidente russo, Vladimir Putin, à China.

2024-05-20
10:33

Rússia diz que Irão não pediu ajuda para investigar morte do presidente Ebrahim Raisi

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, adiantou que as autoridades do Irão não pediram ajuda da Rússia para investigar a morte do presidente iraniano, Ebrahim Raisi,

"Não houve nenhum sinal a esse respeito por parte dos nossos amigos iranianos”, frisou Peskov, quando questionado sobre isso em conferência de imprensa.

De acordo com Dmitry Peskov, a Rússia estava pronta para enviar dois helicópteros para o Irão para procurar o helicóptero que se despenhou com o presidente iraniano a bordo. "Houve uma interação muito próxima entre o Ministério de Situações de Emergência e o Ministério da Defesa, (...) dois helicópteros também estavam a postos para serem enviados para a Arménia assim que as condições climatéricas normalizassem", esclareceu.

2024-05-20
10:20

Ucrânia diz que ainda controla 60% de Vovchansk, no nordeste de Kharkiv

A Ucrânia ainda controla cerca de 60% da cidade fronteiriça de Vovchansk, situada no nordeste de Kharkiv, perante a ofensiva russa, que não cede na região.

"O inimigo continua a tentar, especialmente dentro de Vovchansk, empurrar as forças armadas ucranianas para fora da cidade", disse o vice-governador Roman Semenukha, indicando que "cerca de 60% da cidade é controlada pelas forças armadas ucranianas, o que significa que os ataques não param".

2024-05-20
09:29

Putin lamenta morte de Ebrahim Raisi e recorda-o como "um verdadeiro amigo" da Rússia

O presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem ao seu homólogo iraniano, Ebrahim Raisi, que morreu num acidente de helicóptero, descrevendo-o como um "político notável" e um "verdadeiro amigo" da Rússia.

"Ebrahim Raisi era um político notável (...). Como verdadeiro amigo da Rússia, deu um contributo pessoal inestimável para o desenvolvimento das relações de boa vizinhança entre os nossos países [Rússia e Irão] e fez grandes esforços para as elevar ao nível de parceria estratégica", afirmou o Presidente russo numa mensagem de condolências emitida pelo Kremlin.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov, prestou homenagem a Ebrahim Raisi e ao seu homólogo iraniano, Hossein Amir-Abdollahian, que morreu no mesmo acidente.

"O presidente Raisi e o ministro dos Negócios Estrangeiros Amir-Abdollahian eram amigos verdadeiros e de confiança", afirmou Lavrov em comunicado.

2024-05-20
07:59

Refinaria de petróleo russa em Krasnodar alvo de ataque com drones

A refinaria russa de petróleo de Slavyansk, situada na região de Krasnodar, ficou danificada após um ataque com seis drones, avança a agência estatal russa TASS.
 
Trata-se de uma refinaria privada com uma capacidade para produzir cerca de 80.000 barris de petróleo por dia.

A Rússia tem vindo a reportar um aumento de ataques ucranianos no seu território desde que as suas forças abriram uma nova frente na região de Kharkiv, no início deste mês.

2024-05-20
06:12

Reino Unido e Finlândia assinam parceria face ao risco de “agressão russa”

O Reino Unido e a Finlândia vão estabelecer hoje uma parceria estratégica para reforçar os laços diplomáticos e enfrentar a “ameaça de agressão russa” na Europa, anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros britânico.

O acordo, que prevê uma cooperação reforçada para combater a desinformação e os ataques cibernéticos russos, e para participar na reconstrução da Ucrânia, será ratificado pelo chefe da diplomacia britânica, David Cameron, e pela homóloga finlandesa, Elina Valtonen, em Londres.

Os dois países irão declarar que a Rússia, que partilha uma fronteira de 1.300 quilómetros com a Finlândia, constitui “a ameaça mais significativa e direta à paz e estabilidade europeias”, disse o ministério.

Londres e Helsínquia querem “trabalhar em conjunto nos desafios à segurança global e apoiar a Ucrânia até que a guerra seja vencida”, acrescentou a diplomacia britânica, num comunicado.

Nos últimos meses, os dois países assinaram acordos de segurança com a Ucrânia, nos quais se comprometeram a continuar a fornecer a Kiev apoio militar e financeiro a longo prazo.

No caso da Finlândia, o acordo foi assinado a 03 de abril entre o Presidente finlandês, Alexander Stubb, e o seu homólogo ucraniano Volodymir Zelenski.

“Ao nos unirmos para apoiar a Ucrânia, inclusive fornecendo ajuda e treino militar, queremos deixar claro que a ameaça de agressão russa, depois da guerra que desencadeou, não será tolerada”, declarou o ministro David Cameron.

“Esta parceria estratégica, baseada nos nossos valores partilhados, fará com que o Reino Unido e a Finlândia intensifiquem a sua cooperação para reforçar a segurança europeia e aproveitar novas oportunidades”, colaborando em áreas como a ciência, tecnologia, energia e a luta contra a imigração ilegal, acrescentou Cameron.

2024-05-19
20:20

EUA vão usar ativos russos para ajudar a Ucrânia

O Departamento do Estado norte-americano adianta que o Congresso lhe conferiu o “poder de confiscar ativos russos nos EUA” e que pretende utilizá-los para apoiar a Ucrânia, lê-se numa publicação feita na rede social X, antigo Twitter.

2024-05-19
18:36

Sobe para 6 o número de mortos em Kharkiv

Segundo o Ukrinform, o número de mortos do ataque em Kharkiv subiu para seis, estando agora contabilizados ainda 27 feridos.

2024-05-19
14:20

Zelensky pede sistemas anti-aéreos após ataques fatais na região de Kharkiv

Na sequência dos ataques aéreos desta terça-feira, o presidente Volodymyr Zelensky pediu mais uma vez aos aliados mais sistemas de defesa anti-aéreos para proteger Kharkiv e outras cidades.

O Presidente ucraniano informa que há novos relatórios de ataques “a cada hora”. Na rede social X, Zelensky partilhou vídeos da destruição causada pelos ataques aéreos russos.

2024-05-19
12:34

Cinco mortos e 16 feridos num ataque aéreo em Kharkiv

No ataque aéreo russo à localidade de Malodanylivka, no distrito de Kharkiv, 5 civis foram mortos e mais 16 ficaram feridos. Uma mulher grávida de 7 meses está entre as vítimas.

Das 16 pessoas que foram atingidas pelo ataque, 8 estão feridas com gravidade, segundo a Sky News.