Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Dois civis mortos durante evacuação de Vovchansk e avião russo abatido em Donetsk

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-18

O que está a acontecer

2024-05-05
09:15

Zelensky assinala Páscoa ortodoxa com vídeo: “Os ucranianos só se ajoelham para rezar”

Este domingo, celebra-se a Páscoa ortodoxa na Ucrânia. Volodymyr Zelenksy celebrou a data com um vídeo no X, onde destaca os heróis do passado, o futuro onde “a luz prevalecerá sobre a escuridão” e que “os ucranianos só se ajoelham para rezar”.

Pode ainda ler-se na publicação:

Nesta Páscoa, estamos unidos na oração.

Pelos nossos combatentes da luz, que repelem os demónios em todas as direções. Por aqueles que seguem mais um mandamento na vida: proteger a Ucrânia. Por todos os civis que trabalham todos os dias para tornar o país forte e eficiente para vencer as forças do mal.

Por todas as nossas cidades e aldeias, que merecem a bênção de Deus, em vez do constante terror do mal. Por todas as nossas terras e povos, cujo espírito é inquebrantável.

Feliz Páscoa para todos vós, compatriotas ucranianos!

Cristo ressuscitou!

Ele ressuscitou de facto!

Siga ao minuto:

2024-05-18
19:25

Kharkiv "é uma espécie de terra de ninguém" que "permite ir depois para a mesa negocial"

Em análise às declarações de Vladimir Putin, que nega o objetivo de anexar Kharkiv, mas assume querer construir uma "zona tampão", Tiago André Lopes traduz as palavras do presidente russo como "a necessidade de criar uma zona de separação entre a Ucrânia e a Rússia para depois lançar negociações". "É uma espécie de terra de ninguém, zona nula", descreve o comentador da CNN Portugal. 

2024-05-18
18:19

Avião russo abatido em Donetsk

Segundo o exército ucraniano, um avião russo foi abatido este sábado, avança a Sky News. A 110ª brigada separatista diz que o Su-25 foi destruído em Donetsk e que foi o quarto Su-25 a ser abatido. 

Acrescenta que vai continuar a emitir "multas violentas" à Rússia por cruzar a fronteira ucraniana: "O nosso céu tornar-se-á um inferno para os pilotos ocupantes. O nosso esquadrão vai ser um pesadelo para eles". 

2024-05-18
18:14

Sargento ucraniano esfaqueado por civil

Um sargento ucraniano foi esfaqueado na mão por um civil, avança a Sky News citando forças no terreno. Num comunicado publicado no Facebook, o exército diz que o agressor foi detido e acusado de tentativa de homicídio e obstrução das forças armadas.

O ataque ocorreu na cidade de Sinelnikove, na região central do Dnipro, na manhã deste sábado. “Um civil cometeu um ataque armado com faca contra o sargento das Forças Armadas da Ucrânia”, lê-se no comunicado.

Segundo a mesma publicação, o sargento, que trabalhava no centro territorial de recrutamento e apoio social, recebeu “todos os cuidados médicos necessários”.

2024-05-18
17:16

Presidente da Geórgia veta polémica "lei russa" sobre agentes estrangeiros

O parlamento deve agora debater e votar o veto presidencial, que pode ser rejeitado por uma maioria simples de deputados, ou seja, 76 dos 150 lugares do hemiciclo.
Leia mais aqui
2024-05-18
15:26

Dois civis mortos durante a evacuação de Vovchansk

Duas pessoas morreram durante a evacuação de Vovchansk, segundo autoridades ucranianas, citadas pela Sky News. 

A Procuradoria-Geral da Ucrânia disse que foi lançada uma investigação sobre o que chamou de “crime de guerra”.

Segundo a Sky News, o carro que transportava civis foi atacado pelas tropas russas enquanto passavam pela cidade fronteiriça na passada quinta-feira. 

O motorista de 70 anos e uma passageira de 83 anos morreram no local, enquanto outros dois passageiros ficaram feridos, disseram as autoridades. 

2024-05-18
14:52

Moscovo acusa Kiev de atacar região russa de Belgorod

Moscovo acusa Kiev de ter atacado a região russa de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia, com vários mísseis e bombas guiadas, informou o Ministério da Defesa da Rússia.

“Foi impedida uma tentativa do regime de Kiev de levar a cabo ataques terroristas utilizando bombas guiadas Hammer de fabrico francês e mísseis antirradar HARM de fabrico norte-americano contra alvos em território russo”, afirmou o Ministério da Defesa russo em comunicado.

O Ministério acrescentou que “os sistemas de defesa aérea russos destruíram quatro bombas guiadas e dois mísseis antirradar sobre a região de Belgorod”.

Segundo a agência TASS, ouviram-se várias explosões na capital regional de Belgorod.

2024-05-18
14:36

Zelensky rejeita ideia de trégua nas Olimpíadas: "Isso faz o jogo do inimigo"

Volodymyr Zelensky desprezou o apelo do presidente francês a uma trégua entre a Rússia e a Ucrânia durante os Jogos Olímpicos de Paris, afirmando que isso poderia dar à Rússia a vantagem.

O Presidente Emmanuel Macron sugeriu um cessar-fogo temporário, em linha com a antiga tradição da Grécia, que via as cidades-estado em guerra deporem armas durante os Jogos. Zelensky disse que a Rússia poderia aproveitar o período para movimentar as suas tropas. 

“Quem pode garantir que a Rússia não aproveitará este tempo para trazer as suas forças para o nosso território?”, questionou o presidente ucraniano, à agência de notícias AFP, citado pela Sky News.

2024-05-18
14:02

Polónia investe 2.346 milhões de euros para fortalecer fronteira oriental

A Polónia vai utilizar mais de 2.340 milhões de euros para proteger e fortificar a sua fronteira oriental, a mesma que a União Europeia, contra potenciais inimigos, anunciou o primeiro-ministro do país, Donald Tusk.

“Tomámos a decisão de investir 10.000 milhões de zlótis (2.346 milhões de euros) na nossa segurança e acima de tudo, na proteção da nossa fronteira oriental”, disse Tusk em declarações à comunicação social e citado pela agência France-Presse (AFP).

As declarações de Donald Tusk foram proferidas durante a apresentação do projeto ‘Escudo Oriental’, que inclui um sistema de fortificação das fronteiras com Rússia e Bielorrússia.

“Este sistema de fortificações, que reforça 400 quilómetros da fronteira com a Rússia e a Bielorrússia será um elemento dissuasor, uma estratégia para empurrar a guerra para as nossas fronteiras”, acrescentou o primeiro-ministro polaco.

O chefe do executivo da Polónia esclareceu que os trabalhos já tiveram início.

A Polónia, por fazer fronteira com o enclave russo de Kaliningrado e com a Bielorrússia, mas também com a Ucrânia, teme ser um dos próximos alvos de Moscovo.

2024-05-18
12:10

"Situação muito complexa". Ofensiva russa em Kharkiv "acrescentou 70 quilómetros" à rede de combate ativa

Uma semana depois de ter dado início a uma nova ofensiva no Nordeste da Ucrânia, as forças russas continuam a ter a iniciativa na região de Kharkiv, embora o Exército ucraniano esteja a ser reforçado e se antecipem “combates intensos” nos próximos dias.

2024-05-18
11:57

Putin cria uma "necessidade de outros atores" se juntarem e combaterem o "crescimento da hegemonia" do Ocidente

Putin foi recebido na China com guarda de honra. Xi Jinping disse que relações entre os dois países “têm vindo a fortalecer-se e resistido ao teste das transformações no cenário internacional”.

Joana Ricarte, especialista em Relações Internacionais, afirma que Vladimir Putin está a tentar criar outras "parcerias" que se juntem à Rússia para combater o “crescimento da hegemonia” do Ocidente.

2024-05-18
11:52

Ucrânia tem apenas 25% das capacidades de defesa aérea necessárias

A Ucrânia tem apenas 25% das capacidades de defesa aérea necessárias para se defender dos ataques russos, disse Volodymyr Zelensky em entrevista à AFP, citado pelo The Kyiv Independent.

A Ucrânia precisaria de 25 sistemas Patriot ou equivalentes para proteger o país, disse o presidente ucraniano. O país também precisa de mais de 100 aeronaves avançadas, incluindo caças F-16.

“Quanto às aeronaves, digo isso abertamente, para que a Rússia não tenha superioridade aérea, a nossa frota deveria ter de 120 a 130 aeronaves modernas”, acrescentou Zelensky.

A Ucrânia poderia impedir a Rússia de ocupar a cidade de Kharkiv com dois sistemas antiaéreos Patriot adicionais, segundo Zelensky.

2024-05-18
11:47

Rússia assume o controlo de Starytsia, em Kharkiv

As forças russas ocuparam a aldeia de Starytsia, na região de Kharkiv, avançou o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela Reuters. 

De acordo com o responsável russo, os militares russos continuam a fazer avanços na região, apesar de Vladimir Putin ter dito anteriormente que disse que, para já, a Rússia não planeia tomar Kharkiv.

2024-05-18
10:04

Rússia perdeu mais de 490 mil soldados na Ucrânia desde o início do conflito

A Rússia perdeu 491.080 soldados na Ucrânia desde o início da sua invasão em grande escala em 24 de fevereiro de 2022, informou o Estado-Maior General das Forças Armadas da Ucrânia, citado pelo The Kyiv Independent. 

Segundo um relatório apresentado, a Rússia também perdeu 7.560 tanques, 14.595 veículos blindados de combate, 17.169 veículos e tanques de combustível, 12.639 sistemas de artilharia, 1.071 sistemas de lançamento múltiplo de foguetes, 801 sistemas de defesa aérea, 354 aviões, 326 helicópteros, 10.108 drones, 26 navios e barcos e um submarino.

2024-05-18
09:55

Rússia atacou duas instalações de energia na Ucrânia

As forças russas lançaram ataques de drones contra duas instalações de energia na Ucrânia durante esta madrugada, de acordo com a operadora de rede do país, Ukrenergo, citada pela Sky News.

Não há registo de vítimas e a energia não foi cortada aos clientes, escreveu a empresa no Telegram. Não informou também quais as instalações que foram atacadas, no entanto, avançou que estão localizadas nas regiões leste e central. 

2024-05-18
09:48

Dez mil pessoas retiradas de Kharkiv devido a ataques russos

Cerca de dez mil pessoas foram retiradas da região de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, após uma série de ataques das forças russas desencadeados na última semana, comunicou o governador da região.

“No total, 9.907 pessoas foram retiradas", disse o governador Oleg Synegubov, citado pela agência AFP, mais de uma semana depois do início da ofensiva russa.

O Presidente ucraniano já alertou que o ataque russo contra Kharkiv, no nordeste do país, poderá fazer parte de uma ofensiva mais vasta.

Volodymyr Zelensky já havia reconhecido que a situação em Kharkiv é muito complicada, mas frisou que Kiev não pode perder a cidade para a Rússia.
Segundo estimativas do Instituto para o Estudo da Guerra (ISW), com sede em Washington, as forças russas terão avançado oito quilómetros em território ucraniano após uma semana de ofensiva na região de Kharkiv.

O objetivo de criar uma zona de segurança junto à fronteira da Rússia com a Ucrânia foi confirmado na sexta-feira pelo Presidente russo, Vladimir Putin, durante uma visita à China.

2024-05-18
09:26

UE suspende emissões da Ria Novosti e três meios de comunicação por propaganda russa

O Conselho Europeu suspendeu as emissões na União Europeia de mais quatro meios de comunicação que “disseminam e apoiam a propaganda russa e a guerra de agressão na Ucrânia”. São eles a RIA Novosti, Voice of Europe, Izvestia and Rossiyskaya Gazeta, segundo um comunicado divulgado.

O mesmo documento refere que estes meios de comunicação estão sob controlo permanente, direito ou indireto, da liderança da Federação Russa e têm sido instrumentos essenciais para apoiar a invasão russa na Ucrânia e destabilizar os países vizinhos.

2024-05-17
23:28

Rússia e Kharkiv: Putin tem razão ou não passa de uma estratégia?

A Rússia garante que o objetivo das ofensivas contra a cidade de Kharkiv não são uma tentativa de conquistar a localidade, mas antes fazer um tampão tático. Francisco Proença Garcia explica na CNN Portugal o que pode estar em causa.

2024-05-17
23:13

Vice-primeiro-ministro russo vai coordenar também a economia

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, responsável pelo setor da energia e
negociações com o grupo da OPEP+, recebeu novas responsabilidades e vai coordenar a economia, de acordo com um anúncio do governo divulgado esta sexta-feira, escreve a Reuters.
 
O anúncio, publicado no site governamental.ru, deu uma lista de funções adicionais de Novak, incluindo a coordenação de políticas socioeconómicas, supervisionando medidas para compensar sanções, política de investimento, apoio a pequenas e médias empresas e uma política financeira, de crédito e monetária unificada.
 
 O anúncio dizia que Novak ficaria encarregado de "desenvolver um plano unificado para alcançar o objetivo nacional da Rússia de desenvolvimento até 2030 e até 2036".
 
O presidente Vladimir Putin confirmou no início desta semana o composição do seu governo após a sua reeleição em Março para um novo mandato de seis anos. Novak é vice-primeiro-ministro desde 2020 e foi anteriormente ministro da energia desde 2012.

2024-05-17
21:46

Acordos de defesa da Rússia com lusófonos visam proclamar influência no Atlântico

O investigador Fernando Jorge Cardoso defendeu esta sexta-feira em Lisboa que a Rússia, nos recentes acordos que estabeleceu no domínio da defesa com países lusófonos, quer demonstrar “que consegue navegar e atracar no Atlântico”, o “mar principal” da NATO. 

Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa, Fernando Jorge Cardoso considera que a Rússia está a dizer de forma clara às outras potências que também é capaz de ter influência na região.

“É uma tentativa relativamente bem conseguida por parte da Rússia a dizer: ‘Nós também somos capazes de ter influência nesta região”, disse.

São Tomé assinou recentemente um acordo militar com a Rússia e o Presidente da Guiné-Bissau declarou, segunda-feira, que existe com aquele país um Acordo de Quadro Geral, que se mantém “sempre intacto” e que, de vez em quando, é revisto, apenas através de processos verbais, em todas as áreas.

O investigador intervinha na videoconferência “A segurança em África - Tempestade Perfeita”, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa, Global Strategic Platform e Centro de Análise e Estratégica, em que interveio também Luís Bernardino, professor da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL).

2024-05-17
21:16

Nos arredores de Kharkiv são visíveis colunas de fumo