Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-16

O que está a acontecer

2024-04-29
11:00

Desbloqueadas as fronteiras entre Polónia e Ucrânia

Os agricultores polacos que se manifestavam há meses desbloquearam todos os pontos de passagem da fronteira com a Ucrânia na manhã desta segunda-feira: “Felizmente, desbloqueámos todas as passagens na fronteira com a Polónia”, disse o porta-voz da guarda fronteiriça, Andriy Demchenko, acrescentando que os camiões começaram a cruzar a fronteira em ambas as direções na manhã desta segunda-feira. No entanto, o transporte de cereais ainda enfrentará restrições nestes primeiros dias.

De acordo com a Reuters, o ministro da Agricultura da Ucrânia saudou em comunicado o “trabalho construtivo” da Polónia para levantar o bloqueio, dizendo que as negociações com Varsóvia e as associações industriais não foram fáceis, mas que “o principal é que tenhamos obtido um resultado”.

Siga ao minuto:

2024-05-16
18:01

Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA", alerta NATO

O presidente do Comité Militar da NATO, Rob Bauer, afirmou esta quinta-feira, em conferência de imprensa, que a Rússia está a desenvolver capacidades industriais de defesa "mais rapidamente que a Europa e os EUA".

Citado pela Reuters, Bauer abordou também a falta de meios para os ucranianos e disse que espera "melhorias significativas" quanto ao problema da falta de munições.

2024-05-16
17:57

"Rússia não tem forças suficientes para conseguir progressos em Kharkiv", diz comandante da NATO

A Rússia "não tem forças suficientes para conseguir progressos estratégicos em Kharkiv", disse o Comandante Supremo da NATO para a Europa, Chris Cavoli, citado pela Reuters.

Durante uma conferência de imprensa, Cavoli mostrou convicção de que a Ucrânia "vai conseguir manter as linhas" na zona de Kharkiv.

Sobre a falta de meios, o comandante afirmou que estão a ser enviadas "grandes quantidades de munições e equipamento de defesa aérea de curto alcance" para as forças ucranianas.

2024-05-16
17:47

Visita de Putin "não é uma escolha inocente. A China é prioritária para a Rússia"

"A primeira visita de um chefe de Estado a um país estrangeiro é sempre feita a um aliado de primeira linha", sublinha Tiago André Lopes. "E agora nós temos a confirmação de que a China é de facto prioritária para a Rússia. Vladimir Putin poderia ter optado por um dos seus aliados do mundo eslavo ou do espaço pós-soviético, e opotou por ir à China. Não é uma escolha inocente."

2024-05-16
17:15

Ataque russo a Kherson faz dois feridos

Um ataque russo à cidade de Kherson fez esta quinta-feira dois feridos, reportou a administração militar regional no Telegram.

A mesma fonte esclareceu que os feridos são uma mulher de 54 anos e um homem de 52 anos.

2024-05-16
16:48

Conversações informais entre Putin e Xi terminaram

As conversações informais entre Vladimir Putin e Xi Jinping, no âmbito da visita do presidente russo à China, já terminaram, informa a RIA Novosti.

2024-05-16
16:39

China tem de escolher entre Putin e o Ocidente, diz Departamento de Estado

Um porta-voz do Departamento de Estado disse à revista Newsweek disse que "nenhum país deve dar a Putin uma plataforma para promover a sua guerra de agressão contra a Ucrânia", e que a China tem de escolher entre Putin e o Ocidente.

"Se a China pretende manter boas relações com a Europa e outros países, não pode continuar a alimentar a maior ameaça à segurança europeia", disse o porta-voz, sob anonimato.

"Não podemos voltar à normalidade nem fechar os olhos às claras violações do direito internacional que a Rússia cometeu na Ucrânia. É necessário que os perpetradores de crimes de guerra sejam responsabilizados", acrescentou.

2024-05-16
16:21

Guarda de Fronteira da Ucrânia divulga vídeo dos combates em Vovchansk

A Guarda de Fronteira da Ucrânia divulgou esta quinta-feira um vídeo dos combates entre ucranianos e russos na zona de Vovchansk, na região de Kharkiv.

2024-05-16
16:01

Rússia expulsa adido militar britânico do país

A Rússia decidiu expulsar o adido militar do Reino Unido do país, informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia em comunicado.

O governo russo deu uma semana para o adido, A.T. Coghill, deixar o país, de acordo com a mesma fonte.

Esta decisão foi tomada após o executivo britânico ter expulsado, a 8 de maio, o adido militar russo do Reino Unido.

"A nossa reação às ações anti-russas inamistosas da parte britânica, anunciadas em 8 de maio, não se esgota com esta medida. Os autores da escalada serão informados de novas medidas de retaliação", promete o ministério.

2024-05-16
15:46

A Europa não pode hostilizar demasiado a China: Xi Jinping pode ser "um parceiro útil"

"Rússia e China procuram uma alternativa à ordem eurocêntrica, dominada pelos EUA: há quem veja ali um casamento de conveniência, mas é mais complexo do que isto", afirma Paulo Afonso, especialista em Relações Internacionais

2024-05-16
15:30

Ataque russo com munições de fragmentação faz seis feridos em Kharkiv

Um ataque russo com munições de fragmentação à aldeia de Buhaivka, na região de Kharkiv, fez esta quinta-feira seis feridos, informou o governador militar regional, Oleh Synehubov.

"Os ocupantes atacaram barbaramente uma aldeia da comunidade de Vovchansk com munições de fragmentação", escreveu Synehubov numa primeira publicação.

Num balanço posterior, o governador adiantou que todos os seis feridos são homens, com idades entre os 28 e os 50 anos.

2024-05-16
15:04

China e Rússia estão juntas no objetivo de criar uma nova ordem mundial "multipolar"

"A China e a Rússia estão muito firmes nesta ideia de que são o contrapeso ao domínio norte-americano no sistema internacional", afirma Diana Soller, comentadora da CNN Portugal

2024-05-16
14:50

Há mais de duas mil crianças ucranianas desaparecidas

A Polícia Nacional da Ucrânia informou esta quinta-feira, através do Facebook, que 2.021 crianças ucranianas desapareceram desde o início da invasão russa.

Este balanço segue-se ao da Unicef, publicado na segunda-feira, que afirmou que já morreram 1.993 crianças durante o conflito.

2024-05-16
14:14

Dinamarca entrega novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 750 milhões de euros

A Dinamarca anunciou que vai entregar um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia no valor de 5,6 mil milhões de coroas dinamarquesas, cerca de 750 milhões de euros.

O anúncio foi feito pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do país no X.

"É bom anunciar um novo pacote de doações militares à Ucrânia no valor de 5,6 mil milhões de coroas dinamarquesas, com destaque para a defesa aérea e a artilharia", disse o ministro Lars Lokke Rasmussen.

2024-05-16
12:46

Retomado o tráfego no aeroporto russo de Stavropol

O aeroporto russo de Stavropol está a operar com segurança e normalidade, de acordo com a agência noticiosa russa RIA. A informação chega pouco depois de ter sido noticiado que o aeroporto tinha sido encerrado “devido a restrições à utilização do espaço aéreo” pela também agência noticiosa russa, TASS.

2024-05-16
12:43

Zelensky visita feridos da guerra em Kharkiv

2024-05-16
12:43

Aeroporto russo de Stavropol encerrado

O aeroporto internacional russo de Stavropol foi encerrado, de acordo com a agência de notícias russa Tass, citada pela Reuters.

De acordo com a TASS, o aeroporto da cidade de Stavropol foi fechado, “devido a restrições ao uso do espaço aéreo".

2024-05-16
12:02

Ucrânia acusa Rússia de prender e executar civis na região de Kharkiv

O ministro do Interior ucraniano acusou, esta quinta-feira, o exército russo de detenções e execuções arbitrárias de civis na cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv, que está sob intensa ofensiva russa há cerca de uma semana. 

“Os militares russos que tentam firmar-se na cidade não estão a deixar os habitantes saírem. Começaram a sequestrar pessoas e a levá-las para os porões”, disse Igor Klymenko, no Telegram.

Klymenko fala de informações sobre “as primeiras execuções a tiros de civis ucranianos” pelo exército russo. Um morador de Vovchansk tentou escapar a pé, recusando-se a seguir as ordens dos invasores. “Os russos mataram-no”, declarou o ministro. 

2024-05-16
11:12

Zelensky em Kharkiv: situação é extremamente difícil, embora “controlada"

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, viajou esta quinta-feira para a cidade de Kharkiv, numa altura em que a região está debaixo de uma forte ofensiva russa. 

Na sua conta do Telegram, Zelensky diz que esteve reunido com os militares ucranianos na região e descreveu a situação como extremamente difícil, embora "controlada em geral".

"A situação no oblast de Kharkiv está controlada no geral, os nossos soldados estão a infligir perdas significativas ao ocupante. Mas a situação continua extremamente difícil – estamos a reforçar as nossas unidades", diz o presidente ucraniano.

2024-05-16
10:16

Putin agradece ao Presidente chinês iniciativas da China para resolver conflito na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, agradeceu esta quinta-feira a Xi Jinping as iniciativas da China para resolver o conflito na Ucrânia, num encontro em Pequim, no qual o líder chinês disse esperar que a Europa regresse à paz.

Putin garantiu que vai informar Xi em pormenor sobre a “situação na Ucrânia" e afirmou que o seu país "está grato pela iniciativa dos colegas e amigos chineses para resolver a situação".

“A China espera que a Europa regresse rapidamente à paz e à estabilidade e vai continuar a desempenhar um papel construtivo nesse sentido", apontou Xi.

Os dois líderes assinaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica abrangente entre as duas nações, após uma reunião à porta fechada.

Xi afirmou que China e Rússia vão continuar a manter uma relação que não constitui uma aliança, mas que nega a confrontação.

2024-05-16
10:05

Xi e Putin de acordo sobre soluções para conflitos na Ucrânia e Palestina

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, esta quinta-feira, que está em sintonia com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa "solução de dois Estados" para o conflito palestiniano e uma "solução política" para a guerra na Ucrânia.

Numa declaração conjunta aos órgãos chineses e russos, após uma reunião em Pequim, Xi disse que ele e Putin consideram "extremamente urgente" encontrar uma solução para a situação na Palestina.

O Presidente chinês apelou, em nome dos dois líderes, à "aplicação das resoluções das Nações Unidas" relativamente ao conflito.

Putin agradeceu à China "as iniciativas que apresentou para resolver este problema", em referência à guerra na Ucrânia, e disse que iria discutir em pormenor a política externa com Xi, numa segunda reunião.