Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia celebra o Dia da Vitória. Putin volta a reconhecer que país “está a atravessar um momento crítico”

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-09

O que está a acontecer

  • Rússia celebra o Dia da Vitória. Dois dias depois de o ter feito no discurso da tomada de posse, Vladimir Putin volta a reconhecer que país “está a atravessar um momento crítico”

  • Em resposta às declarações de Emmanuel Macron, sobre o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia e de David Cameron sobre Kiev utilizar o armamento britânico como entender, Valdimir Putin tomou medidas inéditas: o Kremlin anunciou pela primeira vez exercícios militares com bombas nucleares táticas. E a Bielorússia já disse que se quer juntar

  • No dia em que Marcelo Rebelo de Sousa sugeriu que Portugal devia avançar com reparações às suas antigas colónias, nos corredores de São Petersburgo detalhavam-se os últimos pormenores de cooperação militar entre Moscovo e São Tomé e Príncipe

  • Rússia acusa Reino Unido de recorrer a "mentiras descaradas" para justificar expulsão de adido

  • Stoltenberg garante que a Ucrânia não pediu tropas da NATO

  • Grécia não vai doar sistemas S-300 e Patriot à Ucrânia. "Precisamos deles", diz o primeiro-ministro

  • Ucrânia pode recrutar entre 15 a 20 mil reclusos para combaterem contra a Rússia

2024-04-27
09:31

Ucrânia ataca duas refinarias e um aeródromo na região russa de Krasnodar

A Ucrânia atacou duas refinarias de petróleo, na região russa de Krasnodar, com drones, na madrugada, causando incêndios nas instalações, avança a Reuters.
 
Os drones ucranianos também atacaram o aeródromo militar de Kushchevsk.

Siga ao minuto:

2024-05-09
14:53

Discurso de Putin foi "mais do mesmo"

Helena Ferro de Gouveia, comentadora da CNN Portugal, analisa o discurso do Dia da Vitória de Putin no qual o líder usou a "história para justificar uma narrativa".

"Não ouvimos nada de novo mas o manter de uma narrativa e uma glorificação da cultura militar russa".

2024-05-09
14:36

"Putin guarda para si os louros da grande vitória do nazismo e esquece-se que o grande fator que veio desequilibrar a II Guerra Mundial foi a intervenção dos EUA"

O major-general Isidro de Morais Pereira considera que Vladimir Putin fez um discurso “muito curto”, no dia em que se assinala a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. 

O especialista militar sublinha ainda que, embora as forças russas tenham recuperado a iniciativa no campo de batalha na Ucrânia, estão muito longe de ter conquistado os “objetivos a que se propuseram”.

2024-05-09
14:28

Negociações para a adesão da Ucrânia à UE deverão começar em junho, avança Metsola

A presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola, afirmou esta quinta-feira que espera que as negociações para a adesão da Ucrânia à UE deverão começar em junho.

"As negociações de adesão devem começar o mais rapidamente possível e estou otimista quanto à possibilidade de o quadro negocial ser aprovado pelos Estados-Membros da UE em junho", disse a líder, citada pelo jornal ucraniano Ukrainska Pravda.

2024-05-09
14:13

Rússia e Bielorrússia já começaram preparações para exercícios com armas nucleares táticas, afirma Putin

O presidente russo afirmou esta quinta-feira à tarde que Rússia e Bielorrússia já começaram as preparações para os exercícios conjuntos com armas nucleares táticas.

Vladimir Putin foi citada pela agência estatal Interfax.

2024-05-09
14:00

Entrada da Ucrânia na União Europeia em 2030 é "muito realista", diz embaixadora em Kiev

A embaixadora da União Europeia em Kiev, Katarina Mathernova, afirmou que a entrada da Ucrânia no bloco em 2030 é uma possibilidade "muito realista".

"Com base nas minhas próprias observações, vivendo em Kiev, interagindo com as autoridades ucranianas, as empresas e os meios de comunicação social, e analisando o processo de expansão no passado, que conheço muito bem, penso que 2030 é uma data muito realista", disse Mathernova em entrevista ao Canal 24.

2024-05-09
13:03

"Não deixaremos que ninguém nos ameace". No Dia da Vitória, Putin diz ao mundo que o exército russo está "sempre pronto"

Rússia celebra o Dia da Vitória, poucos dias após a tomada de posse de Vladimir Putin para um quinto mandato. São vários os países convidados, excepto aqueles considerados "hostis", por estarem a seguir "uma política muito agressiva" em relação à Rússia
Leia mais aqui
2024-05-09
11:42

Dia da Vitória é um "exemplo" de como a II Guerra Mundial é "manipulada e apresentada como o momento em que a Rússia salva o Ocidente do jogo nazi"

A Rússia assinala esta quinta-feira o Dia da Vitória, data que marca a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. Segundo Diana Soller, o discurso que Vladimir Putin fez ao país serve de “exaltação do povo e valores russos”.

2024-05-09
11:29

Putin concorda com retirada das forças russas de várias regiões da Arménia

O presidente Vladimir Putin concordou em retirar as forças russas e os guardas fronteiriços de várias regiões da Arménia, anunciou o porta-voz do Kremlin, segundo a Interfax.
 
Dmitry Peskov disse que Putin e o primeiro-ministro da Arménia, Nikol Pashinyan, chegaram a um acordo sobre a questão durante uma reunião.
 
Os guardas fronteiriços russos permanecerão, no entanto, nas fronteiras da Arménia com a Turquia e o Irão, a pedido de Yerevan, segundo a Interfax.

2024-05-09
11:29

"Putin guarda para si os louros da grande vitória do nazismo e esquece-se que o grande fator que veio desequilibrar a II Guerra Mundial foi a intervenção dos EUA"

O major-general Isidro de Morais Pereira considera que Vladimir Putin fez um discurso “muito curto”, no dia em que se assinala a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. 

O especialista militar sublinha ainda que, embora as forças russas tenham recuperado a iniciativa no campo de batalha na Ucrânia, estão muito longe de ter conquistado os “objetivos a que se propuseram”.

2024-05-09
11:02

Ucrânia atingiu dois depósitos de petróleo com drones no sul da Rússia

Drones lançados pelo Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) atingiram dois depósitos de petróleo perto da cidade de Anapa, na região de Krasnodar, no sul da Rússia, causando incêndios em grande escala, disse uma fonte da inteligência ucraniana à Reuters.
 
A fonte disse que os depósitos de petróleo eram usados como pontos de transbordo para fornecer combustível às tropas russas na península ocupada da Crimeia, nas proximidades.
 
“A SBU vai continuar a reduzir o potencial económico e logístico da Rússia para fazer a guerra”, disse a fonte.

2024-05-09
10:53

Rússia alerta Ocidente e Estados Unidos

A Rússia está a avisar o Ocidente e os Estados Unidos de que se sente obrigada a reforçar a sua capacidade de defesa nuclear, perante o que considera ser a trajetória de escalada do Ocidente, afirmou Sergei Ryabkov, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência RIA.

2024-05-09
10:16

Ataques russos danificam duas centrais hidroeléctricas ucranianas

Duas centrais hidroeléctricas na Ucrânia foram gravemente danificadas e deixaram de funcionar após os bombardeamentos russos no início da semana, informou na quinta-feira a empresa estatal de energia Ukrhydroenergo. 

“Atualmente, todas as centrais hidroelétricas sofreram danos devastadores”, afirmou a empresa num comunicado publicado no Telegram, acrescentando que serão necessários recursos financeiros e esforços significativos para reparar os danos e restabelecer o funcionamento das centrais.
 

2024-05-09
10:12

Putin diz que não há “nada de anormal” no exercício com armas nucleares tácticas 

O presidente russo disse em declarações divulgadas na quinta-feira que não havia nada de anormal num exercício planeado que envolve a utilização prática de armas nucleares tácticas.

“Não há nada de invulgar aqui, este é um trabalho planeado”, afirmou Putin, segundo as agências noticiosas russas. A 7 de maio, Putin reuniu-se com oficiais daquilo a que o Kremlin chama a sua operação militar especial na Ucrânia.

A Rússia anunciou na segunda-feira que iria praticar a utilização de armas nucleares tácticas como parte de um exercício militar, após o que Moscovo disse serem ameaças da França, Grã-Bretanha e Estados Unidos.

2024-05-09
09:23

Putin declara que forças nucleares da Rússia estão sempre prontas

O Presidente russo, Vladimir Putin, declarou hoje que forças nucleares estratégicas da Rússia estão "sempre" prontas para o combate.

"A Rússia fará tudo para evitar um confronto global. Mas, ao mesmo tempo, não permitiremos que ninguém nos ameace. As nossas forças estratégicas [nucleares] estão sempre em alerta", declarou o Presidente russo.

No contexto da guerra na Ucrânia, e na mesma semana em que tomou posse para o quinto mandato como chefe de Estadio, Putin anunciou que vai ordenar "manobras militares nucleares" num "futuro próximo".  

Hoje, o discurso de Putin foi proferido na Praça Vermelha, Moscovo, na parada militar anual e que assinala os 79 anos após a capitulação do regime da Alemanha nazi, em 1945. 

2024-05-09
09:15

Zelensky fala com primeiro-ministro da Irlanda

Numa publicação feita na rede social X, antigo Twitter, o presidente ucraniano revelou que esteve à conversa com o primeiro-ministro da Irlanda Simon Harris. Volodymyr Zelensky considera que a neutralidade irlandesa não é um impeditivo para se lutar pela paz.

2024-05-09
08:48

Rússia celebra o terceiro Dia da Vitória sem vitórias para Putin

Rússia prepara-se para celebrar o terceiro Dia da Vitória desde que começou a guerra na Ucrânia e o seu significado está a mudar diante dos nossos olhos
Leia mais aqui
2024-05-09
08:21

Rússia celebra o Dia da Vitória. Putin volta a reconhecer que país “está a atravessar um momento crítico”

A Rússia assinala esta quinta-feira o Dia da Vitória, data que marca a conquista da União Soviética sobre a Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial. No discurso que fez ao país, Vladimir Putin garantiu que a Rússia “fará tudo para não permitir um conflito global”, embora tenha admitido que as forças estratégicas russas “estarão sempre sob alerta”. Tal como fez no discurso de tomada de posse como presidente da Rússia, há dois dias, Putin voltou a dizer que a Rússia “está a atravessar um momento crítico”. Vladimir Putin, que falou antes do desfile militar na Praça Vermelha, aproveitou ainda para tecer críticas ao Ocidente, alegando que “está a tentar apagar a verdade sobre a guerra”, referindo-se à II Guerra Mundial.

2024-05-09
07:35

Ucrânia diz ter abatido 17 drones lançados pela Rússia sobre Odessa 

Os sistemas de defesa aérea da Ucrânia destruíram 17 dos 20 drones de ataque que a Rússia lançou contra o território ucraniano, informou a Força Aérea da Ucrânia.
 
Os drones foram destruídos sobre a região de Odessa, no sul da Ucrânia, disse a força aérea no Telegram.

2024-05-09
07:34

Ataque de drone ucraniano provoca incêndio em refinaria em Krasnodar, na Rússia

Um ataque de drones lançado pela Ucrânia provocou um incêndio e danificou vários tanques de petróleo numa refinaria na região russa de Krasnodar, informou a administração de crise da região esta quinta-feira.
 
Cerca de seis drones foram destruídos, mas os destroços caíram sobre a refinaria perto da aldeia de Yurovka, provocando um incêndio, disse a administração no Telegram.
 
“Vários tanques foram danificados”, disse a administração.

2024-05-09
07:16

Ataque aéreo ucraniano em Belgorod faz 8 feridos 

Um ataque aéreo ucraniano na região russa de Belgorod feriu oito pessoas e danificou dezenas de edifícios residenciais e automóveis, disse na quinta-feira o governador da região que faz fronteira com a Ucrânia.
 
Entre os feridos está uma menina de 11 anos que foi levada para um hospital, acrescentou o governador Vyacheslav Gladkov no Telegram.