Em atualização

GUERRA AO MINUTO | EUA dizem que a guerra na Ucrânia não irá terminar tão cedo

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-02

O que está a acontecer

  • Casa Branca diz que não vê "disponibilidade" da China para que haja uma paz "justa" na Ucrânia

  • NATO diz que "ataques híbridos" da Rússia contra aliados estão a aumentar

  • Rússia "não vê utilidade" nas conversações de paz na Suíça

  • Gazprom anuncia prejuízos recorde de 6,4 mil milhões de euros nas contas de 2023

  • Ataque russo à região de Kharkiv faz sete feridos. Seis deles são crianças

2024-04-19
19:35

Rússia transmitiu a Israel que Irão não quer escalada no Médio Oriente

O ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, afirmou que Moscovo, após falar com Teerão, transmitiu a Israel que o Irão não quer uma escalada do conflito.

“Houve contactos telefónicos entre os líderes da Rússia e do Irão, entre os nossos representantes e os israelitas. Deixámos muito claro nestas conversas, e transmitimos aos israelitas, que o Irão não quer uma escalada”, declarou o chefe da diplomacia russa numa entrevista a três estações de rádio russas.

Lavrov explicou que Teerão não podia deixar sem resposta o ataque ao seu consulado em Damasco, Síria, mas não deseja uma escalada. “Praticamente todos os especialistas avaliaram a resposta do Irão da mesma forma”, acrescentou.

Siga ao minuto:

2024-05-02
21:00

Casa Branca diz que não vê "disponibilidade" da China para que haja uma paz "justa" na Ucrânia

A Casa Branca, através do porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, afirmou que não vê da parte da China "disponibilidade" para alcançar uma paz "justa" na Ucrânia.

As palavras de Kirby foram proferidas no âmbito da Cimeira Global da Paz, a realizar na Suíça em junho, e cuja presença da China ainda não foi confirmada.

"Congratulamo-nos com a participação da China ou de qualquer outro país que queira envolver-se para ajudar a pôr fim a esta guerra, tendo em conta e respeitando o plano de 10 pontos do presidente Zelensky para uma paz justa. E se a China é um país que quer ajudar a trabalhar para uma paz justa (...), então apoiaremos isso", disse o porta-voz.

"Mas seria errado dizer-vos que vimos a China avançar nessa direção; não vimos", completou Kirby, citado pelo serviço ucraniano da Voice of America.

2024-05-02
19:50

Batalhão de drones ucraniano já destruiu 30 carros de combate russos desde o início do ano

O batalhão de drones da 24.ª Brigada Mecanizada do Exército Ucraniano já destruiu 30 carros de combate e mais de 90 veículos de combate russos desde o início de 2024, referiu o comandante do batalhão, Oleh Huit, à Ukrinform.

"Em 2024, a nossa brigada destruiu 30 carros de combate e mais de 90 veículos de combate, bem como meios de guerra eletrónica, muitos veículos e pessoal - isto em apenas quatro meses. Este resultado não foi alcançado no ano passado por várias brigadas em conjunto", referiu Huit à agência ucraniana.

2024-05-02
19:44

Gazprom anuncia prejuízos recorde de 6,4 mil milhões de euros nas contas de 2023

A Gazprom, grupo estatal do gás russo, anunciou hoje prejuízos recorde de 6,4 mil milhões de euros no ano passado, num contexto de quase encerramento do mercado europeu e de sabotagem dos gasodutos Nord Stream.

Segundo os números publicados pelo grupo produtor de gás natural, o prejuízo líquido em 2023 ascendeu a 629 mil milhões de rublos em relação aos lucros líquidos de 1.226 mil milhões de rublos registados em 2022.

Os resultados traduzem as dificuldades enfrentadas por esta empresa pilar da economia russa e que foi alvo de sanções ocidentais sem precedentes há mais de dois anos, devido à ofensiva da Rússia na Ucrânia.

O gigante do gás foi fortemente afetado pela determinação demonstrada pelos europeus em anular a dependência energética de Moscovo. Os europeus eram o principal cliente estrangeiro antes da ofensiva iniciada pelos russos em fevereiro de 2022.

2024-05-02
19:38

Conselho da Europa prepara tribunal especial para julgar a Rússia

O Conselho da Europa instruiu hoje o seu secretário-geral a trabalhar nos preparativos para um tribunal especial para julgar o “crime de agressão” da Rússia contra a Ucrânia.

De acordo com a decisão, o Comité de Ministros do Conselho autorizou na terça-feira Marija Pejcinovic Buric a "preparar todos os documentos necessários para contribuir para as consultas (...) sobre um possível projeto de acordo" entre o Conselho da Europa e a Ucrânia, "relativa à criação de um Tribunal Especial para o crime de agressão da Federação Russa contra a Ucrânia".

2024-05-02
19:21

Estados Unidos vão continuar a sancionar quem facilita transferência entre Rússia e Coreia do Norte

Os Estados Unidos vão continuar a sancionar quem facilita a transferência de armas e petróleo refinado entre a Rússia e a Coreia do Norte.

A informação foi avançada pelo porta-voz do Departamento de Estado, Matthew Miller, durante um briefing na Casa Branca.

Miller adiantou também que o governo de Joe Biden está a trabalhar com os parceiros internacionais para impor novas sanções já este mês.

2024-05-02
19:11

Novo governo sérvio quer aproximar-se da União Europeia e manter boas relações com Rússia

O novo Governo da Sérvia, formado por conservadores populistas e socialistas, incluindo dois oficiais pró-Moscovo sancionados pelos EUA, foi hoje aprovado pelo parlamento, prometendo uma aproximação à União Europeia e boas relações com a China e Rússia.

O executivo, chefiado pelo até agora ministro da Defesa e líder do Partido Progressista Sérvio (SNS), Milos Vučević, teve o apoio de 152 deputados, enquanto 61 votaram contra, no final de um aceso debate de dois dias.

O SNS, partido do Presidente Aleksandar Vučić e no poder desde 2012, venceu as eleições de 17 de dezembro com uma maioria absoluta de 129 deputados, mas decidiu manter a coligação que tinha na anterior legislatura com o partido socialista, SPS.

O novo executivo tem 30 ministros com orientações políticas e ideológicas diversas, refletindo a política externa da Sérvia, candidata à adesão à UE mas com fortes e históricos laços com a Rússia.

Belgrado condenou a agressão russa contra a Ucrânia e defende a sua integridade territorial, mas não aplica sanções contra a Rússia.

2024-05-02
18:49

Ataque russo à região de Kharkiv faz um morto

Um ataque russo à aldeia de Novoosynove, no distrito de Kupiansk, região de Kharkiv, matou esta quinta-feira um homem de 66 anos, anunciou o governador militar regional, Oleh Synehubov, no Telegram.

2024-05-02
18:46

Nenhum soldado italiano morrerá em nome de Macron, diz Matteo Salvini

O vice-primeiro-ministro de Itália, Matteo Salvini, afirmou hoje que nenhum soldado italiano morrerá em nome do presidente francês, depois de Emmanuel Macron ter insistido na possibilidade de envio de tropas ocidentais para a Ucrânia.

“Nunca um soldado italiano irá morrer em nome de Macron, é o que eu penso”, disse Salvini, líder do partido de extrema-direita Liga, que integra a coligação governamental da primeira-ministra Giorgia Meloni, citado pela agência italiana ANSA.

Macron reafirmou numa entrevista à revista britânica The Economist, divulgada hoje, que não se pode excluir o envio de tropas ocidentais para a Ucrânia, tal como já tinha dito em fevereiro.

“Se os russos passassem a linha da frente, se houvesse um pedido ucraniano - o que não é o caso atualmente - deveríamos legitimamente colocar-nos a questão”, disse o presidente francês.

2024-05-02
18:02

NATO diz que "ataques híbridos" da Rússia contra aliados estão a aumentar

O secretário-geral da NATO afirmou esta quinta-feira que os "ataques híbridos" da Rússia contra os aliados da organização estão a aumentar.

Jens Stoltenberg disse que os Estados-membros estão "muito preocupados" com as atividades "malignas" de Moscovo em solo europeu, designadamente Chéquia, Estónia, Alemanha, Letónia, Lituânia, Polónia e Reino Unido.

"Estes incidentes fazem parte de uma campanha de intensificação das atividades que a Rússia continua a levar a cabo em toda a zona euro-atlântica, incluindo no território da Aliança e através de proxies", disse Stoltenberg, citado pela Reuters.

"As ações da Rússia não vão impedir os aliados de apoiar a Ucrânia", sublinhou o responsável.

2024-05-02
16:44

Número de crianças feridas em Kharkiv sobe para oito

O número de crianças feridas esta quinta-feira num ataque russo à cidade de Derhachi, subiu para oito, informou o governador regional de Kharkiv, Oleh Synehubov.

De acordo com a polícia de Kharkiv, as crianças estariam a praticar desporto num clube local.

2024-05-02
16:40

Macron e Scholz jantam esta noite. União Europeia e China vão ser debatidas

Os chefes de governo de França e Alemanha vão jantar juntos esta noite, refere o jornal Politico, que cita o German Marshall Fund.

De acordo com a mesma fonte, os dois líderes vão falar sobre as políticas para a União Europeia e em relação à China

2024-05-02
16:20

Rússia "não vê utilidade" nas conversações de paz na Suíça

O Kremlin disse esta quinta-feira que "não vê qualquer utilidade" numa conferência planeada pela Suíça para em meados de junho para discutir a forma de pôr fim ao conflito na Ucrânia, para a qual a Rússia não foi convidada.

O governo suíço disse em comunicado que, apesar de estar aberto à participação de Moscovo, a Rússia não foi convidada devido à falta de interesse demonstrada pelo Kremlin.

"Não compreendemos que tipo de marco é este, esta conferência de paz. De que tipo de conferência podemos falar, com expectativas sérias de algum tipo de resultados, sem a participação da Rússia?", questionou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters.
 
"Isso é completamente impossível e é evidente que se trata de uma iniciativa que não está centrada nos resultados", disse.

2024-05-02
15:18

EUA: a guerra na Ucrânia não irá terminar tão cedo

A Rússia vai provavelmente intensificar as suas ações ofensivas na Ucrânia, mas o conflito não terminará tão cedo, disse Avril Haines, responsável pelos serviços secretos dos EUA, no seu depoimento na Comissão de Serviços Armados do Senado.

A responsável explicou que a Rússia intensificou os ataques às infraestruturas da Ucrânia para dificultar a capacidade de Kiev de movimentar armas e tropas para a frente e retardar sua defesa.

2024-05-02
15:13

EUA acusam a Rússia de ultrapassar os limites para o envio de petróleo para a Coreia da Norte

Os EUA acusam a Rússia de ter enviado 165 mil barris de petróleo para a Coreia do Norte em março - muito acima do limite anual de 500 barris imposto pelo Conselho de Segurança da ONU.

A Rússia envia o petróleo a partir do porto de Vostochny, infirma a agência Reuters, citando fonte oficial norte-americana.

2024-05-02
14:58

Ataque russo à região de Kharkiv faz sete feridos. Seis deles são crianças

Um ataque russo à cidade de Derhachi, na região de Kharkiv, fez esta quinta-feira sete feridos, seis dos quais crianças, adiantou o governador militar regional, Oleh Synehubov, no Telegram.

"Duas das crianças sofreram ferimentos ligeiros nos membros e quatro sofreram ferimentos moderados. Todas as vítimas foram hospitalizadas", disse o governador.

2024-05-02
14:35

União Europeia avisa a Geórgia que lei dos "agentes estrangeiros" ameaça a sua entrada na UE

Gert Jan Koopman, diretor-geral da direção do alargamento da Comissão Europeia, disse que o projeto de lei proposto sobre “agentes estrangeiros” no país é inaceitável e que a adoção do projeto criaria um obstáculo muito sério para a adesão da Geórgia ao bloco, informou a Reuters.

O responsável disse que o governo georgiano ainda tem tempo para mudar de rumo.

2024-05-02
11:27

Rússia assume o controlo de Berdychi

O Ministério da Defesa da Rússia disse que suas forças assumiram o controlo de Berdychi, no leste da Ucrânia, informa a agência Interfax, citada pela Reuters.

2024-05-02
11:20

Rússia lançou mais de 300 mísseis em abril, diz Zelensky

A Rússia usou mais de 300 mísseis, cerca de 300 drones do tipo Shahed e mais de 3.200 bombas em drones nos ataques de abril à Ucrânia, disse o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky.
 
“Só a força pode deter este terror – a força do nosso povo, a força da unidade do mundo, a força de pressão sobre Rússia, a força de sistemas de defesa aérea fornecidos à Ucrânia, a força dos nossos soldados que mantêm a linha de frente", escrevei Zelensky nas redes sociais.

Just this April alone, Russian terrorists used more than 300 missiles of various types, nearly 300 "Shahed" drones, and more than 3,200 guided aerial bombs against Ukraine.

Our cities and communities from Sumy region to Odesa region, Dnipropetrovsk region, Kharkiv region,… pic.twitter.com/cdh8AwESs3

— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) May 2, 2024
2024-05-02
10:33

Rússia não usou armas químicas na Ucrânia, garante o Kremlin

As acusações dos EUA de que a Rússia violou a proibição de armas químicas na Ucrânia não são fundadas, afirmou o Kremlin, garantindo que a Rússia permanece vinculada às suas obrigações no âmbito do tratado sobre armas químicas. 

2024-05-02
09:28

"Um processo de paz sem a Rússia não é possível"

O governo suíço admite que a Rússia não foi convidada "nesta fase" para a cimeira sobra a paz na Ucrânia marcada para junho. No entanto, a Suíça acredita que a Rússia tem de estar envolvida neste processo.

"A Suíça está convencida de que a Rússia deve estar envolvida neste processo", disse o governo suíço em comunicado, citado pela Reuters. "Um processo de paz sem a Rússia não é possível."

A Suíça ofereceu-se em janeiro para acolher uma cimeira de paz a pedido do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky. O governo suíço disse que sempre demonstrou abertura para convidar a Rússia, mas observou que Moscovo sublinhou repetidamente que não tem interesse em participar nesta primeira cimeira.
 
As autoridades russas sublinharam que a Suíça adotou as sanções da UE contra Moscovo devido à invasão da Ucrânia, e argumentaram que, portanto, este não será um mediador neutro.

As delegações convidadas incluem membros do G7, G20, grupos BRICS, a UE, organizações internacionais e dois representantes religiosos, disse o governo suíço.