Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Ataque com mísseis mata 3 pessoas em Odessa. Só em Kherson, Rússia já danificou 86% dos estabelecimentos de ensino

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-30

O que está acontecendo

  • Os russos continuam avançar na frente de batalha na guerra da Ucrânia. A aldeia de Novomykhailivka já foi tomada e o exército do Kremlin dirige-se para Ocheretyne. Nos últimos dias, foram divulgadas imagens dos combates gravadas na primeira pessoa pelos soldados russos

  • A Ucrânia assumiu a indústria de petróleo russa como um alvo legítimo dos ataques contra Moscovo. Desde o início do ano, as forças ucranianas já atingiram mais de 12 refinarias em nove regiões russas - e as consequências estão à mostra

  • A Ucrânia vai lançar a sua primeira unidade de ‘drones’ exclusivamente feminina em cooperação com as Forças de Defesa de Kiev, como uma medida para contrariar a superioridade russa em efetivo e armamento.

  • Letónia anuncia pacote de ajuda militar à Ucrânia: vai usar 0,25% do seu PIB. Zelensky já agradeceu apoio

  • O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, encorajou os países com sistemas de antimíssil Patriot a doá-los à Ucrânia, que aguarda mais armas de defesa aérea para combater a invasão russa

2024-04-17
18:57

Bélgica e República Checa denunciam interferência russa nas eleições europeias em carta à Comissão

O primeiro-ministro da Bélgica denunciou hoje que está haver interferência russa nas eleições europeias, numa carta conjunta com o homólogo checo endereçada às presidentes da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e do Parlamento Europeu, Roberta Metsola.

De acordo com a carta, publicada por Alexander De Croo na rede social X (antigo Twitter), em conjunto com Petr Fiala, “nas últimas semanas, os serviços de informações de vários Estados-membros identificaram tentativas de disrupção da democracia” na União Europeia “por um interveniente externo, em particular em processos de decisão no Parlamento Europeu”.

“O serviço de informações da Bélgica confirmou esta interferência russa”, dá conta a missiva, que contém um excerto da informação transmitida ao Governo belga: “O nosso serviço descobriu a existência de interferência pró-russa em atividades na Bélgica”.

A interferência descoberta pelos serviços de informações da Bélgica tinha como objetivo “promover a cooperação entre políticos pró-russos dentro do Parlamento Europeu, para ajudar a eleger mais candidatos pró-russos e nomeando pessoas que trabalham ativamente nesta rede [de interferência] como funcionários de eurodeputados” eleitos depois das eleições europeias de junho.

“Esta tentativa de interferência envolveu a entrega de dinheiro, maioritariamente na República Checa”, acrescentou a carta dos dois primeiros-ministros.

Siga ao minuto:

2024-04-30
23:56

"Falamos muito na falta de meios, mas o elemento crucial é a falta de recursos humanos ucranianos"

Numa altura em que se prevê um grande ataque russo, o major-general Carlos Branco salienta a falta de recursos humanos ucranianos para enfrentar as forças russas.

2024-04-30
23:34

"Os mais de 60 mil milhões de dólares de apoio não garantem que a Ucrânia ganhe a guerra, mas impedem que ela a perca"

Azeredo Lopes, comentador da CNN Portugal, considera que o elemento central do conflito na Ucrânia é a dificuldade de repor forças na linha da frente. E defende que a Ucrânia "precisa de reequilibrar a frente de batalha". 

2024-04-30
23:27

Ataque russo mata 3 pessoas em Odessa

Um ataque com mísseis russos matou três pessoas no porto de Odessa, avança a Reuters, citando o governador da região. O ataque terá danificado uma infraestrutura civil e causado três feridos.

2024-04-30
23:26

Ataques russos danificam 86% dos estabelecimentos de ensino de Kherson

Segundo Roman Mrochko, chefe da administração militar da cidade de Kherson, os ataques russos já danificaram 86% dos estabelecimentos de ensino desta região. “Antes da invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, 151 instituições de ensino secundário, pré-escolar, extra-escolar e profissional operavam na comunidade territorial da cidade de Kherson. Atualmente, o inimigo danificou 86% delas”, disse Mrochko, citado pelo Ukrinform.

2024-04-30
22:19

Alemanha dá à Ucrânia sistema de defesa aérea Skynex

A Ucrânia acaba de receber o segundo e último pacote alemão de sistema de defesa aérea Skynex. Segundo o The Kyiv Independent, trata-se de um canhão altamente preciso que é muito eficaz a abater drones.

2024-04-30
22:02

Como a Ucrânia está a deixar a Rússia quase sem petróleo. Exportações de combustíveis atingem "mínimos quase históricos"

A Ucrânia assumiu a indústria de petróleo russa como um alvo legítimo dos ataques contra Moscovo. Desde o início do ano, as forças ucranianas já atingiram mais de 12 refinarias em nove regiões russas - e as consequências estão à mostra
Leia mais aqui
2024-04-30
21:54

Rússia deve "corrigir a linguagem de defesa" para não arriscar vir a perder território conquistado

Para a Rússia interessa aproveitar a atual "janela de oportunidade", sublinha Tiago André Lopes, pois a Ucrânia está à espera da ajuda ocidental. A missão é reforçar, do ponto de vista ofensivo, "as posições que tem no Donbass" e, do ponto de vista defensivo, "a perceção" do contra-ataque ucraniano. 

2024-04-30
21:54

"Está para breve uma grande ofensiva russa" na Ucrânia

O comandante João Fonseca Ribeiro, do Observatório de Segurança e Defesa da SEDES, antecipa que "está para breve uma grande ofensiva russa" na Ucrânia, tendo em conta a concentração de forças e de logística no Donbass.

2024-04-30
21:10

Zelensky agradece ao primeiro-ministro checo “por acelerar” a entrega de munições

O presidente da Ucrânia reuniu-se esta terça-feira com o primeiro-ministro Denys Shmyhal para discutir detalhes sobre “a entrega de armas e munições”, tendo ficado a par do “estado das negociações e da implementação” dessa medida, aproveitando ainda para agradecer, “em particular”, ao governo checo e ao primeiro-Ministro Petr Fiala “por acelerar a iniciativa de [entrega de] munição de artilharia”.

2024-04-30
21:10

Apoio forte à Ucrânia restaurou reputação britânica pós-Brexit, defende Theresa May

A antiga primeira-ministra britânica Theresa May defendeu esta terça-feira que a posição do Reino Unido em defesa da Ucrânia contra a invasão russa ajudou a recuperar a reputação danificada pelo processo do 'Brexit'. 

"O que aconteceu em resultado da nova invasão da Ucrânia por Putin foi o facto de o Ocidente se ter unido e de o Reino Unido ter desempenhado um papel importante no início dessa sensação de que tínhamos de reagir", disse May, durante um evento no centro de estudos britânico Chatham House.

May descreveu o Presidente russo, Vladimir Putin, como um "oportunista" que "viu um Ocidente menos disposto a defender os seus valores, menos coeso, mais desesperado, a virar os olhos para a China, a não responder inicialmente à [agressão russa na] Geórgia e depois à Crimeia".

"O que aconteceu no Ocidente é que nos tornámos um pouco complacentes com a ideia de que, após a queda do Muro de Berlim, as democracias que entraram nos países da Europa de Leste pensariam que a democracia liberal era obviamente o caminho a seguir para todos", adiantou.

A antiga chefe de Governo, entre 2016 e 2019, demitiu-se porque o acordo que negociou com Bruxelas para a saída do Reino Unido da União Europeia foi chumbado no parlamento três vezes. 

O sucessor, Boris Johnson, foi depois criticado devido ao polémico Protocolo da Irlanda do Norte que negociou e por ter suspenso o Parlamento à margem da lei. 

May lembrou "a forma como o Parlamento geriu o assunto, a incapacidade de conseguir que o acordo fosse aprovado pelo Parlamento e tudo o que aconteceu depois". 

"Penso que pode ter feito com que as pessoas olhassem para o Reino Unido e se perguntassem [porque é que] este Reino Unido estável, que estavam habituados estava a ver, teve tudo isto a acontecer no seu parlamento",

No entanto, acredita que "o país está a recuperar" e que "a posição que o Reino Unido adotou em relação à Ucrânia foi uma posição muito importante", elogiando Johnson pela firmeza da resposta. 

Questionada sobre se o Reino Unido se deve arrepender do 'Brexit, May argumentou que "não se deve lamentar uma decisão que foi tomada pela maioria do povo britânico". 

"Penso que temos alguns ajustamentos a fazer", admitiu, mas acrescentou que, tal como disse desde o início, "o céu não caiu".

2024-04-30
20:00

Presidente ucraniano agradece apoio da Letónia

O presidente ucraniano agradeceu o pacote de ajuda militar anunciado pela Letónia esta terça-feira. 

“Apreciamos muito o apoio consistente da Letónia à Ucrânia, com 0,25 por cento do PIB por ano, bem como a sua clareza de objetivos”, escreveu Volodymyr Zelensky, no X (antigo Twitter).

2024-04-30
19:58

Zelensky avisa que a Ucrânia precisa de "uma aceleração significativa" nas entregas de armamento

Volodymyr Zelensky avisa que a Ucrânia precisa de “uma aceleração significativa” nas entregas de armamento por parte dos parceiros para enfrentar o avanço das tropas russas.

O presidente ucraniano, segundo a Reuters, referia-se ao armamento fornecido pelos EUA, admitindo que a Ucrânia estava a contar com entregas rápidas para destruir a logística russa.

2024-04-30
19:54

Forças de Kiev vão ter unidade de 'drones' exclusivamente feminina

A Ucrânia vai lançar a sua primeira unidade de ‘drones’ exclusivamente feminina em cooperação com as Forças de Defesa de Kiev, como uma medida para contrariar a superioridade russa em efetivo e armamento.

Segundo Ihor Lutsenko, militar, fundador do Centro de Apoio ao Reconhecimento Aéreo e líder da empresa de ‘drones’ Ordem de Santiago, a unidade voluntária vai concentrar-se na operação e manutenção de sistemas de ‘drones’.

“Infelizmente, o inimigo tem uma grande vantagem em mão de obra, por isso não devemos negligenciar quaisquer ideias que nos permitam reduzir esta lacuna”, disse Lutsenko, citado pela imprensa ucraniana, referindo-se às dificuldades das forças de Kiev em contrariar a superioridade militar nas frentes de combate terrestres no leste do país.

2024-04-30
19:31

A Rússia anda a espiar a Suécia e os países nórdicos e do Báltico reuniram-se de emergência na Gotlândia

Marinha da Suécia detetou equipamentos de comunicações nos petroleiros russos que não são necessários em navios deste tipo
Leia mais aqui
2024-04-30
18:50

EUA instam países a doar defesa antimíssil Patriot a Kiev

O secretário da Defesa norte-americano, Lloyd Austin, encorajou esta terça-feira os países com sistemas de antimíssil Patriot a doá-los à Ucrânia, que aguarda mais armas de defesa aérea para combater a invasão russa.

O apelo de Austin surge uma semana após o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ter promulgado o projeto de lei que prevê 61 mil milhões de dólares de ajuda militar e económica a Kiev.

“Há países que têm Patriot e o que estamos a fazer é continuar a mobilizar esses países”, afirmou o secretário da Defesa numa audição na Câmara dos Representantes.

O responsável revelou ter tido “discussões com líderes de vários países (...) nas últimas duas semanas, para os encorajar a fornecer mais equipamento”, mas sem mencionar os países em causa.

Entre os países europeus que têm estes sistemas estão a Espanha, a Grécia, a Alemanha, os Países Baixos, a Polónia e a Suécia.

2024-04-30
16:37

Letónia anuncia pacote de ajuda militar à Ucrânia

A Letónia aprovou a entrega de um novo pacote de ajuda militar à Ucrânia, anunciou a primeira-ministra esta terça-feira.

"O Governo acaba de aprovar a transferência de armas de defesa aérea das Forças Armadas da Letónia, de um sistema de vigilância tático não tripulado e de outro material essencial para as Forças Armadas ucranianas. Esta transferência contribuirá para melhorar as capacidades de defesa aérea e de informação da Ucrânia", escreveu Evika Silina, no X (antigo Twitter).

A Letónia gasta 0,25% do PIB por ano em ajuda militar à Ucrânia, acrescenta.

2024-04-30
15:54

Um morto e três feridos em ataque ucraniano a Kursk

As tropas ucranianas bombardearam Kozino, na região russa de Kursk, esta terça-feira.

De acordo com o governador da região, o ataque matou uma mulher e feriu outras três pessoas.

2024-04-30
14:12

Rússia está a bloquear sinais GPS na região do Báltico

O bloqueio de sinais GPS na região do Báltico e noutros locais intensificou-se e faz parte das atividades hostis russas, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros da Lituânia, citado pela Reuters.

2024-04-30
10:46

Rússia abateu mísseis ucranianos na Crimeia

Mísseis táticos de longo alcance lançados pela Ucrânia foram abatidos sobre a península da Crimeia, que foi anexada pela Rússia em 2014, informou o governador do território, Sergei Aksyonov, que publicou no Telegram uma fotografia que mostrava o que ele descreveu como munições não detonadas de mísseis ATACMS.
 
Aksyonov não especificou quando e quantos mísseis foram abatidos.

2024-04-30
09:05

Dois mortos em ataque russo a Kharkiv

Ataques aéreos russos em dois distritos da cidade de Kharkiv, no nordeste do país, mataram pelo menos duas pessoas e feriram pelo menos seis, disse o presidente da Câmara Ihor Terekhov.

As forças russas vieram como alvo os distritos de Kyivskyi e Kholodnohirskyi da cidade, atingindo áreas residenciais, segundo o autarca.