Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Visita de Zelensky a Portugal chegou ao fim; Putin ameaça "países pequenos" da Europa: "devem saber com o que estão a brincar"

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-28

O que está a acontecer

2024-04-17
18:01

EUA: proposta dos republicanos para apoio a parceiros externos inclui apoio de 60 mil milhões de dólares à Ucrânia

A proposta dos republicanos para o apoio aos parceiros externos inclui mais de 60 mil milhões de dólares (56,3 mil milhões de euros) em armamento e outros equipamentos relevantes para a Ucrânia, de acordo com o Comité de Dotações da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, citado pela Reuters.

Esta verba está em linha com a idealizada pela administração de Joe Biden nos últimos meses.

Para além do substancial apoio à Ucrânia, o pacote inclui 26,38 mil milhões de dólares (24,5 mil milhões de euros) para Israel e 8,12 mil milhões de dólares (7,5 mil milhões de euros) para ajudar Taiwan a "conter os esforços chineses no Indo-Pacífico".

Siga ao minuto:

2024-05-28
22:56

Mais de meia centena de ucranianos expressam em Lisboa apoio a Zelensky

Mais de 50 pessoas, quase todas ucranianas, concentraram-se hoje junto ao Palácio de Belém, em Lisboa, para expressar o seu apoio ao Presidente Zelensky e agradecer a Portugal a ajuda dada à Ucrânia, em guerra com a Rússia.

A iniciativa, promovida pela Associação dos Ucranianos em Portugal (AUP), decorreu no jardim de Belém, em frente à residência oficial do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que se reuniu e jantou com o Presidente da Ucrânia.

Volodymyr Zelensky esteve hoje em Lisboa para uma visita de algumas horas, a primeira que realizou a Portugal.

Durante a visita, Portugal e a Ucrânia, que foi atacada pela Rússia em fevereiro de 2022, assinaram um acordo de cooperação bilateral para dez anos, nos termos do qual Portugal se compromete a fornecer este ano a Kiev apoio militar no valor de pelo menos 126 milhões de euros, incluindo contribuições financeiras e em espécie.

"Obrigado, Portugal", lia-se num dos cartazes empunhados pelos participantes da iniciativa da AUP, entre bandeiras ucranianas, pontuadas por uma ou outra portuguesa.

2024-05-28
22:51

Pedro Nuno Santos aponta consenso nacional no apoio ao povo ucraniano que é para continuar

O secretário-geral do PS defendeu hoje que o apoio à Ucrânia é para continuar com qualquer Governo “porque o consenso nacional” à volta deste tema “é total”, assegurando que os socialistas vão permanecer ao lado do povo ucraniano.

“Neste dia em que o Presidente da Ucrânia visita Portugal era importante reafirmarmos o apoio de todos os socialistas, do PS, mas também de todos os portugueses à Ucrânia e aos ucranianos. A luta pela liberdade, pela independência é uma luta que sempre disse muito aos portugueses”, afirmou Pedro Nuno Santos num vídeo publicado nas redes sociais.

O líder socialista referiu que o Governo português, então liderado pelo seu antecessor à frente do partido António Costa, “esteve com a Ucrânia, contra a invasão russa desde o início, desde a primeira hora” e que no início deste ano “aprovou um pacote de 100 milhões de euros de ajuda à Ucrânia”.

2024-05-28
22:50

Casa Branca reafirma que "não encoraja nem autoriza" uso de armamento dos EUA na Rússia

A Casa Branca voltou a manifestar-se contra a permitir que Ucrânia empregue armamento ocidental em território da Rússia.

"Não encorajamos nem autorizamos o uso de armamento doado pelos EUA à Ucrânia em ataques contra a Rússia", reafirmaram os responsáveis norte-americanos, citados pela Reuters.

2024-05-28
22:45

Kiev vai receber em breve obuses de 155 mm, anuncia Praga

A Ucrânia vai receber nos próximos dias os primeiros obuses de 155 mm adquiridos fora da Europa no âmbito de um programa internacional desencadeado pela República Checa, assegurou hoje o primeiro-ministro checo Petr Fiala.

Este país, membro da União Europeia e da NATO, supervisiona uma recolha de fundos para fornecer munições ao Exército ucraniano, que desde fevereiro de 2022 se confronta com a invasão militar russa.

"Quinze países da UE e a NATO já contribuíram [para este programa] com mais de 1,6 mil milhões de euros", declarou Fiala.

"As primeiras dezenas de milhares de munições de 155 milímetros serão entregues em junho. A Ucrânia pode esperar a primeira entrega nos próximos dias".  

O primeiro-ministro checo pronunciava-se por ocasião de um encontro em Praga com os homólogos ucraniano Denys Chmygal, holandês Mark Rutte, dinamarquesa Mette Frederiksen, letã Evika Silina e o Presidente polaco Andrzej Duda.

Desde o início da guerra, precisou Petr Fiala, a Ucrânia recebeu da parte dos aliados "918 peças de equipamentos pesados (…), perto e 21 milhões de munições de calibre médio e 1,7 milhões de munições de elevado calibre e de mísseis".

Os dirigentes europeus presentes na capital checa deverão abordar as formas de acelerar as entregas de material militar, designadamente sistemas de defesa antiaérea, e o reforço da cooperação na indústria da defesa.

2024-05-28
22:21

Foi o Governo da AD que pagou os 100 milhões de euros que Portugal prometeu à Ucrânia, diz Rangel

O ministro dos Negócios Estrangeiros clarifica a questão em torno do pagamento de 100 milhões de euros à Ucrânia no âmbito da iniciativa da Chéquia para a compra de munições, e afirma que a decisão de pagar estes 100 milhões não partiu só do PS, sendo sim um acordo entre o anterior Governo e o PSD.

2024-05-28
20:46

"O conflito militar na Ucrânia não se resolve nem em Espanha nem em Portugal"

O major-general Agostinho Costa analisa a forma como Portugal pode apoiar a Ucrânia na sua luta contra a Rússia, designadamente no processo de apoio à integração ucraniana na União Europeia.

2024-05-28
20:28

Zelensky já está no aeródromo de Figo Maduro para deixar Portugal

A visita do presidente ucraniano a Portugal chega ao fim pouco mais de cinco horas depois. Zelensky ruma agora até à Polónia, prosseguindo assim o périplo pela Europa.

2024-05-28
20:09

Zelensky já está de regresso ao aeródromo de Figo Maduro

O presidente ucraniano acabou de sair do Palácio de Belém, após o jantar de trabalho com o Presidente da República e com o primeiro-ministro, agendado para as 18:30.

Volodymyr Zelensky está a caminho do aeródromo de Figo Maduro, para deixar Portugal.

2024-05-28
19:27

Dois civis mortos após ataque russo em Toretsk

Dois civis morreram na sequência de um ataque russo na cidade de Toretsk, no leste da Ucrânia, informou o governador regional de Donetsk, Vadym Filashkin, citado pela Reuters.

Segundo a mesma fonte, o ataque danificou dois edifícios residenciais com vários andares. As equipas de salvamento estão no local para determinar se há vítimas a registar.

2024-05-28
19:19

"É uma grande honra e prazer visitar Portugal": Zelensky escreveu mensagem no livro de honra em Belém

O presidente ucraniano escreveu uma mensagem no livro de honra no Palácio de Belém, onde fala em Portugal como um país "amigo" e "solidário".

"É uma grande honra e prazer visitar Portugal a vosso convite. Apreciamos muito a solidariedade de Portugal com o povo ucraniano numa altura dos maiores desafios causados pela agressão armada russa. Com amigos como Portugal, a Ucrânia vai definitivamente vencer e a paz justa e duradoura vão ser restauradas na nossa Europa comum. Desejo a mais sincera paz e prosperidade ao amigo Portugal e a todo o povo português. Glória à Ucrânia! Viva Portugal", pode ler-se na mensagem.

2024-05-28
19:14

Macron favorável a uso de armas ocidentais contra alvos militares em território russo

O presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou-se hoje favorável ao uso de armas ocidentais pela Ucrânia contra o território russo para neutralizar pontos de onde a Rússia lança os seus mísseis, desde que os alvos não sejam civis.

"Acreditamos que devemos permitir que neutralizem os locais militares a partir dos quais a Ucrânia é atacada, mas não podemos permitir que outros pontos civis ou outros alvos militares sejam tocados", disse Macron, numa conferência de imprensa com o chanceler alemão, Olaf Scholz, no castelo de Meseberg, perto de Berlim.

"Se lhes dissermos que não têm o direito de chegar ao ponto a partir do qual os mísseis são disparados, estamos de facto a dizer-lhes que vos fornecemos armas, mas que não se podem defender", sublinhou Macron, no último dia de uma visita de Estado à Alemanha.

"Mas não devemos permitir que outros alvos na Rússia sejam atingidos, e obviamente as capacidades civis", acrescentou.

2024-05-28
18:47

1,6 mil milhões de euros: a ajuda que 15 países da UE e da NATO já conseguiram angariar para ajudar a Ucrânia

Quinze países da União Europeia e da NATO já contribuíram com mais de 1,6 mil milhões de euros para ajudar a Ucrânia no âmbito de uma iniciativa liderada pela Chéquia, anunciou o primeiro-ministro checo Petr Fiala.
 
“As primeiras dezenas de milhares de munições de 155 mm (calibre) serão entregues em junho", adiantou Fiala antes de se reunir com outros líderes europeus e o primeiro-ministro da Ucrânia.

O chefe do governo checo estima que “a Ucrânia pode esperar o primeiro carregamento nos próximos dias”.

2024-05-28
18:44

"O acordo com a Ucrânia não prevê investimento no setor da defesa de Portugal, é praticamente inexistente"

O comentador da CNN Portugal Tiago André Lopes analisa o acordo assinado entre Portugal e Ucrânia, que vigorará durante 10 anos.

2024-05-28
18:43

"Portugal esteve bem e coerente. O esforço e empenho pela luta ucraniana foi sempre muito claro desde o princípio"

O comentador da CNN Portugal Francisco Seixas da Costa lamenta que Volodymyr Zelensky não tenha visitado Portugal mais cedo, e elogia o Governo português pela transparência na divulgação dos valores modestos do acordo com a Ucrânia.

2024-05-28
18:42

"Acordo entre Portugal e Ucrânia sabe a pouco, mas é aquilo que Portugal pode dar"

A comentadora da CNN Portugal Diana Soller afirma que a ajuda de Portugal à Ucrânia constitui um "pequeno pacote", ajustado à dimensão militar do país, e que incide sobretudo na reconstrução do país invadido.

2024-05-28
18:41

O discurso de Luís Montenegro ao lado de Zelensky, na íntegra

Primeiro-ministro discursou ao lado do presidente ucraniano no Palacete de São Bento.

2024-05-28
18:24

Montenegro anuncia 126 milhões de euros para a Ucrânia (mas 100 milhões já vinham de Costa)

Total da ajuda portuguesa ascende a cerca de 250 milhões de euros, nomeadamente com o envio de carros de combate e blindados
Leia mais aqui
2024-05-28
18:21

Rússia prepara-se para enviar até 300 mil soldados para a fronteira norte da Ucrânia

Em entrevista à agência Reuters, o ministro da Defesa da Ucrânia, Rustem Umerov, disse que o Kremlin se está a preparar para destacar milhares de combatentes para a fronteira entre os dois países
Leia mais aqui
2024-05-28
18:12

Polónia disponível para ajudar no transporte de munições para a Ucrânia

A Polónia está pronta a ajudar no transporte de munições para a Ucrânia, no âmbito de um programa liderado pela República Checa, avançou o presidente polaco Andrzej Duda.

Em conferência de imprensa em Praga, Duda manifestou a disponibilidade da Polónia para "mobilizar os instrumentos necessários para o transporte efetivo de munições para a Ucrânia".

2024-05-28
18:09

Zelensky já está em Belém

Volodymyr Zelensky recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém (Manuel de Almeida/Lusa)

O presidente da Ucrânia chegou agora mesmo ao Palácio de Belém, onde foi recebido com honras militares, antes de um encontro com Marcelo Rebelo de Sousa.

De seguida, Zelensky é convidado para um jantar com o Presidente da República, bem com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, e a vice-presidente da Assembleia da República Teresa Morais. O jantar tem início previsto para as 18:30.