Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Kremlin diz que dará "resposta séria ao roubo do Ocidente" se bens congelados forem confiscados

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está acontecendo

2024-03-28
08:06

Putin considera "total absurdo" absurdo a ideia de que a Rússia quer atacar a Europa

O presidente russo, Vladimir Putin, qualificou como um "total absurdo" as declarações do Ocidente de que a Rússia, depois da Ucrânia, se prepara para atacar a Europa, numa reunião com pilotos militares na região de Tver, norte do país.

“O que dizem sobre irmos atacar a Europa depois da Ucrânia é um disparate total, é intimidação da sua população”, disse Vladimir Putin citado hoje por agências russas.

Putin afirmou que “os satélites dos EUA temem uma Rússia grande e forte”, mas garantiu que não têm razão para esse receio.

“Não temos nenhuma intenção agressiva em relação a esses países”, sublinhou.

Putin disse ser um “total absurdo” falar sobre a possibilidade de “um ataque a outros países, como à Polónia e aos países bálticos”.

Siga ao minuto:

2024-04-28
18:17

Forças especiais do SBU destruíram 25 carros de combate russos em duas semanas

No X, o Ministério da Defesa da Ucrânia exultou a destruição de 25 carros de combate e centenas de veículos militares russos pelas forças especiais do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU).

"Os ocupantes da Ucrânia têm duas opções: regressar à sua terra ou ser enterrados na nossa", escreveu o ministério na descrição de um vídeo que alegadamente mostra alguns desses ataques.

2024-04-28
17:39

Despesas militares atingiram valores históricos em 2023. Onde vamos parar?

As despesas militares dispararam em todo o mundo para máximos históricos em décadas, impulsionadas pela guerra na Ucrânia. Sozinha, a NATO é responsável por mais de metade dos gastos mundiais, devido ao papel central dos Estados Unidos.

A conclusão é de um novo estudo do SIPRI (Stockholm International Research Peace Institute). Um dos autores, o investigador Lorenzo Scarazzato, esteve no CNN Radar Internacional com o João Póvoa Marinheiro e avisou que a tendência deve continuar.

2024-04-28
17:11

Zelensky garante presença de todos os continentes na Cimeira da Paz

O presidente ucraniano informou, no seu vídeo noturno deste domingo, que países de todos os continentes vão marcar presença na Cimeira da Paz, a realizar na Suíça durante o mês de junho.

"Podemos seguramente afirmar que estarão representados países de todos os continentes, de várias partes do mundo e com diferentes perspetivas sobre o desenvolvimento global", disse Volodymyr Zelensky.

"No entanto, todos eles concordam que a Carta das Nações Unidas e as convenções internacionais fundamentais são documentos vinculativos para todos os países, incluindo países como a Rússia, onde reina a insanidade", acrescentou.

2024-04-28
16:35

Ataque russo à Polónia não seria surpreendente, diz ministro polaco dos Negócios Estrangeiros

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia afirmou, numa entrevista publicada este domingo no jornal alemão Bild, que um ataque da Rússia à Polónia não seria surpreendente.

"A Rússia já atacou a Polónia muitas vezes ao longo dos 500 anos da nossa história. Por isso, não ficaríamos surpreendidos de todo", disse Radoslaw Sikorski.

No entanto, o governante frisou que a Rússia, caso atacasse agora, perderia.

"A Rússia perderia, porque nós, enquanto Ocidente, somos muito mais poderosos do que a Rússia. Atualmente, a Ucrânia não está a lutar sozinha. Ao contrário do que aconteceu muitas vezes no passado, não vamos lutar sozinhos", afirmou Sikorski.

2024-04-28
16:15

Zelensky agradece ao líder da minoria democrática na Câmara dos Representantes pelo papel na aprovação do pacote para a Ucrânia

Nas redes sociais, o presidente ucraniano revelou que falou com o líder da minoria democrata na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Hakeem Jeffries, a quem agradeceu "pelo seu papel na aprovação da lei de apoio à Ucrânia no Congresso".

"Congratulo-me com o apoio bipartidário à Ucrânia no Congresso, bem como com a liderança do presidente Biden. Convidei o congressista Jeffries a visitar a Ucrânia", escreveu Volodymyr Zelensky no X.

2024-04-28
15:57

Governo britânico calcula que 450 mil russos tenham morrido ou ficado feridos desde início da guerra

O ministro britânico das Forças Armadas, Leo Docherty, estima que 450 milhões de navios já tenham morrido ou ficado feridos desde o início da guerra na Ucrânia.

As estimativas apresentadas pela Sky News referem-se aos militares militares feridos ou mortos nestes dois anos de conflito, sem contar com baixas em grupos paramilitares como o grupo Wagner.

Docherty acrescenta que desde 2022 mais de 10 mil veículos armados russos foram destruídos, abandonados ou capturados pela Ucrânia

2024-04-28
14:25

"Situação piorou". Batalha no leste da Ucrânia intensifica-se e ucranianos são obrigados a alterar posições

Continuaremos a chegar informações sobre o estado das batalhas, cada vez mais aguerridas, no leste da Ucrânia. As tropas ucranianas estão a ter de assumir posições novas em “pelo menos três zonas” na fronteira com a Rússia porque “a situação piorou”, roubaram o comandante das Forças Armadas ucranianas, Oleksandr Syrskyi, no Telegram.

As novas posições foram assumidas nas vilas de Berdychi, Semenivka e Novomykhailivka, na região de Donetsk, onde o responsável militar ucraniano confirmou que a Rússia alcançou alguns “sucessos táticos”, mas sem “vantagens operacionais”.

2024-04-28
12:03

Kremlin diz que dará "resposta séria ao roubo do Ocidente" se bens congelados forem confiscados

O Kremlin avisou que dará uma resposta “séria” ao Ocidente se os bens russos que foram congelados foram confiscados. A porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros Russo, Maria Zakharova, disse no Telegram que “todos os bens russos devem manter-se intocados, porque caso contrário haverá uma resposta séria ao roubo do Ocidente. Muitos no Ocidente já perceberam isto, mas nem todos”.

O responsável russo acrescentou que a Rússia nunca desistirá dos territórios ucranianos que ocuparam para que lhe sejam devolvidas os bens que ficaram congelados, no contexto de avaliação aplicada pela União Europeia e pelos Estados Unidos: “a nossa pátria não está à venda”.

2024-04-28
11:58

Tropas russas conquistam aldeia perto de Donetsk

A Rússia terá conquistado a aldeia de Novobakhmutivka, na região de Donetsk, na Ucrânia, avançou a agência de notícias Interfax, que cita o Ministério da Defesa da Rússia. 

2024-04-28
09:39

Dois mortos em bombardeamento na região de Zaporizhzhia

A cidade de Pologi, na região russa de Zaporizhzhia, foi bombardeada. A informação foi avançada por Oleg Melnichenko, governador da região de Penza, na Rússia, através do Telegram e citado pela Reuters. 

2024-04-28
09:04

Rússia diz ter destruído 17 drones lançados pela Ucrânia

A Rússia destruiu sobre o seu território 17 drones lançados pela Ucrânia. O Ministério da Defesa da Rússia disse, no Telegram, que, na madrugada de domingo, nove drones foram destruídos sobre o território da região de Bryansk, três sobre a região de Kursk, dois sobre a região de região de Belgorod e três sobre a região de Kaluga.

2024-04-28
08:33

Ucrânia e outros juntaram-se aos Balcãs na lista de espera de adesão à UE

Quando se celebram 20 anos sobre o maior alargamento da União Europeia (UE), avoluma-se a lista de espera de países candidatos, com uma Ucrânia em guerra e outros vizinhos a juntarem-se aos países dos Balcãs Ocidentais, há muito na “fila”.

Vinte anos após o maior alargamento do projeto europeu, com a entrada simultânea de 10 países, em 2004, são atualmente nove os países com estatuto oficial de "candidatos" à adesão: Albânia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Macedónia do Norte, Montenegro, Moldova, Sérvia, Turquia e Ucrânia.

A estes, junta-se, como “candidato a candidato”, outro país dos Balcãs Ocidentais, o Kosovo, que tem o problema suplementar de ainda não ser reconhecido por cinco Estados-membros da UE.

2024-04-27
19:26

Têm cinco metros de comprimento e um alcance de 500 quilómetros: o que são os mísseis Taurus que Kiev pede?

O major-general Isidro Morais Pereira explica em que é que consistem os mísseis Taurus que são solicitados por Kiev no âmbito da guerra contra a Rússia, e que a Alemanha não quer enviar. 

2024-04-27
19:21

Rússia atacou instalações de gás importantes para o abastecimento da UE, afirma Zelensky

A Rússia atacou com 34 mísseis instalações de gás importantes para o abastecimento da União Europeia, afirmou Volodymyr Zelensky este sábado na sua declaração noturna.

"O alvo principal era o setor da energia (...). Em particular, as instalações de gás que são cruciais para garantir o fornecimento seguro à União Europeia", disse o presidente ucraniano.

2024-04-27
18:18

Governo do Tajiquistão recomenda aos seus cidadãos para evitarem deslocações à Rússia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomendou este sábado aos cidadãos do país para evitarem viajar para a Rússia caso não seja estritamente necessário.

"O Ministério dos Negócios Estrangeiros do Tajiquistão recomenda urgentemente aos cidadãos do país que se abstenham temporariamente de viajar para o território russo em todos os tipos de transporte, a menos que seja absolutamente necessário", disse o ministério à agência estatal russa RIA Novosti.

A recomendação surge após a detenção de mais de uma dezena de cidadãos do país após o ataque terrorista de 22 de março à sala de espetáculos Crocus City Hall, nos subúrbios de Moscovo.

2024-04-27
17:54

Forças do sul da Ucrânia destruíram seis radares militares russos nas últimas 24 horas

As Forças de Defesa do Sul da Ucrânia anunciaram este sábado ter destruído, entre outro equipamento, seis radares militares russos nas últimas 24 horas.

A informação foi comunicada através do Telegram, onde a mesma fonte referiu ter eliminado 160 combatentes russos no último dia.

2024-04-27
17:12

Ataques russos à região de Dnipropetrovsk fazem três feridos

Uma série de ataques russos a Dnipropetrovsk fez três feridos, informou o governador militar regional, Serhiy Lysak, no Telegram.

Duas mulheres, de 40 e 88 anos, ficaram feridas em Nikopol. Na capital da região, Dnipro, também uma mulher de 59 anos sofreu ferimentos.

2024-04-27
16:41

Rússia diz ter atingido instalações energéticas ucranianas esta semana

O Ministério da Defesa da Rússia afirmou este sábado ter realizado 35 ataques contra instalações energéticas, fábricas, infraestruturas ferroviárias, defesas aéreas e paióis na semana de 20 a 27 de abril.

No seu canal no Telegram, o porta-voz Igor Konashenkov justificou os ataques ao afirmar que estes foram realizados "em resposta às tentativas do regime de Kiev de 
danificar as instalações energéticas e industriais russas".

2024-04-27
16:24

Medvedev promete retaliar confisco de bens russos por parte dos Estados Unidos

No Telegram, o antigo presidente da Rússia e atual vice-presidente do Conselho de Segurança do país, Dmitry Medvedev, ameaçou os Estados Unidos com o confisco dos bens americanos na Rússia, em resposta a uma medida similar tomada por Washington D.C.

"É óbvio que não seremos capazes de dar uma resposta totalmente simétrica a esta grosseria estatal de roubar descaradamente os nossos bens. A razão é clara - não possuímos uma quantidade significativa de bens americanos", começou por escrever Medvedev no seu canal no Telegram.

"Por conseguinte, a resposta só pode ser assimétrica. (...) Estamos a falar de execução hipotecária, por exemplo, por ordem judicial, sobre os bens de particulares situados na jurisdição da Rússia (dinheiro, bens imóveis e móveis, direitos de propriedade)", explicou o ex-chefe de Estado russo.

"Sim, esta é uma história complicada, uma vez que estes indivíduos são normalmente investidores na economia russa. E nós garantimos-lhes a inviolabilidade dos seus direitos de propriedade privada. Mas aconteceu o inesperado - o seu Estado declarou-nos uma guerra híbrida, incluindo uma guerra legal e judicial", completou.

2024-04-27
12:28

Zelensky pede mais ajuda internacional na defesa aérea: "O mundo tem todos os recursos para nos ajudar. É completamente fazível"

Numa publicação na rede social X, Volodymyr Zelensky fala dos mísseis russos que esta noite foram disparados em direção à Ucrânia, e que o país conseguiu interceptar mas só em parte, para pressionar a comunidade internacional de forma a conseguir mais ajuda na defesa aérea.

“O mundo tem todos os recursos para nos ajudar a intercetar todos os mísseis e drones disparados por terroristas russos. Isto é completamente fazível”, argumenta Zelensky. Só é preciso, diz o Presidente ucraniano, que as “decisões políticas necessárias” e “acordos” sejam implementados.

Neste momento, justifica, aquilo de que a Ucrânia precisa é de sistemas de defesa aérea, com qualidade e quantidade suficiente de armas para que o país se proteja, e que sejam entregues “rapidamente”. “O terror deve falhar sempre, e toda a gente que nos ajudar a combater o terror russo é um verdadeiro defensor da vida”.