Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia diz que EUA, Reino Unido, União Europeia e Ucrânia "estão a brincar com o fogo" devido aos ataques a regiões russas

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-17

O que está a acontecer

2024-02-19
07:18

Mãe de Navalny impedida de entrar na morgue de Salekhard

A mãe de Alexei Navalny e os seus advogados não foram autorizados a entrar na morgue da cidade russa de Salekhard, escreveu a porta-voz de Navalny, Kira Yarmysh, no X (antigo Twitter) na segunda-feira.

“Um dos advogados foi literalmente expulso [do local]”, disse Yarmysh, acrescentando que os funcionários da morgue não responderam a uma pergunta sobre onde está o corpo de Navalny. 

Siga ao minuto:

2024-05-17
23:28

Rússia e Kharkiv: Putin tem razão ou não passa de uma estratégia?

A Rússia garante que o objetivo das ofensivas contra a cidade de Kharkiv não são uma tentativa de conquistar a localidade, mas antes fazer um tampão tático. Francisco Proença Garcia explica na CNN Portugal o que pode estar em causa.

2024-05-17
23:13

Vice-primeiro-ministro russo vai coordenar também a economia

O vice-primeiro-ministro russo Alexander Novak, responsável pelo setor da energia e
negociações com o grupo da OPEP+, recebeu novas responsabilidades e vai coordenar a economia, de acordo com um anúncio do governo divulgado esta sexta-feira, escreve a Reuters.
 
O anúncio, publicado no site governamental.ru, deu uma lista de funções adicionais de Novak, incluindo a coordenação de políticas socioeconómicas, supervisionando medidas para compensar sanções, política de investimento, apoio a pequenas e médias empresas e uma política financeira, de crédito e monetária unificada.
 
 O anúncio dizia que Novak ficaria encarregado de "desenvolver um plano unificado para alcançar o objetivo nacional da Rússia de desenvolvimento até 2030 e até 2036".
 
O presidente Vladimir Putin confirmou no início desta semana o composição do seu governo após a sua reeleição em Março para um novo mandato de seis anos. Novak é vice-primeiro-ministro desde 2020 e foi anteriormente ministro da energia desde 2012.

2024-05-17
21:46

Acordos de defesa da Rússia com lusófonos visam proclamar influência no Atlântico

O investigador Fernando Jorge Cardoso defendeu esta sexta-feira em Lisboa que a Rússia, nos recentes acordos que estabeleceu no domínio da defesa com países lusófonos, quer demonstrar “que consegue navegar e atracar no Atlântico”, o “mar principal” da NATO. 

Professor catedrático convidado da Universidade Autónoma de Lisboa, Fernando Jorge Cardoso considera que a Rússia está a dizer de forma clara às outras potências que também é capaz de ter influência na região.

“É uma tentativa relativamente bem conseguida por parte da Rússia a dizer: ‘Nós também somos capazes de ter influência nesta região”, disse.

São Tomé assinou recentemente um acordo militar com a Rússia e o Presidente da Guiné-Bissau declarou, segunda-feira, que existe com aquele país um Acordo de Quadro Geral, que se mantém “sempre intacto” e que, de vez em quando, é revisto, apenas através de processos verbais, em todas as áreas.

O investigador intervinha na videoconferência “A segurança em África - Tempestade Perfeita”, organizada pela Universidade Autónoma de Lisboa, Global Strategic Platform e Centro de Análise e Estratégica, em que interveio também Luís Bernardino, professor da Universidade Autónoma de Lisboa e investigador do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL).

2024-05-17
21:16

Nos arredores de Kharkiv são visíveis colunas de fumo

2024-05-17
21:00

Rússia avisa Kiev e Ocidente que estão a "brincar com o fogo"

A Rússia avisou esta sexta-feira os países ocidentais e a Ucrânia que estão a “brincar com fogo”, em alusão a um ataque massivo com ‘drones’ ocorrido na noite passada contra o território russo e a península anexada da Crimeia.

2024-05-17
20:38

"A Ucrânia não refez bem as suas posições defensivas em Kharkiv"

O coronel Carlos Mendes Dias analisa os mais recentes desenvolvimentos dos combates entre russos e ucranianos na região de Kharkiv, onde os russos já avançaram cerca de 10 quilómetros a partir da fronteira com os dois países.

2024-05-17
20:13

EUA não permitem ataques com armas americanas ao território russo, diz Kirby

Em conferência de imprensa, o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional dos EUA, John Kirby, afirmou que o país não permite nem encoraja ataques realizados com armas americanas ao território da Federação Russa.

2024-05-17
20:04

"Qual a prioridade, defender o solo ucraniano ou atacar o solo russo?" : Ucrânia e aliados têm de começar esta discussão

"Numa altura em que a Ucrânia tem tido dificuldade em garantir a segurança do seu território", Tiago André Lopes, comentador da CNN Portugal, reflete sobre a "validade" e "legitimidade" em atacar o solo russo.

2024-05-17
19:36

Exclusivo. Imagens de satélite mostram caças russos e edifícios destruídos na base aérea da Crimeia

É a segunda vez que a base aérea de Belbek foi alvo dos ucranianos nas últimas 48 horas
Leia mais aqui
2024-05-17
18:49

"Há uma escolha muito clara de Pequim favorecer Moscovo e de Moscovo favorecer Pequim"

Na opinião de Tiago André Lopes, a parceria entre China e Rússia "não é necessariamente uma ameaça, é um processo alternativo e é óbvio que provoca alguma desconfiança pelo modo como funcionam ao nível interno os sistemas políticos - quer da Rússia, quer da China"

2024-05-17
17:58

Número de feridos em Kharkiv sobe para 25

O número de feridos do ataque russo desta sexta-feira a Kharkiv subiu para 25, informou o autarca Ihor Terekhov no Telegram.

O número de mortos mantém-se nos dois.

2024-05-17
17:40

Ataque russo a Odessa mata uma pessoa e feriu oito

O governador da região de Odessa, Oleh Kiper, atualizou no Telegram o balanço do mais recente ataque russo à capital regional.

De acordo com Kiper, uma pessoa morreu e oito ficaram feridas devido ao bombardeamento russo.

2024-05-17
16:13

"Mais Patriots para a Ucrânia significa mais vidas salvas", diz chefe de gabinete de Zelensky

Andriy Yermak, chefe do gabinete presidencial de Volodymyr Zelensky, escreveu no Telegram um apelo ao envio de mais sistemas Patriot para a Ucrânia, a propósito da crescente pressão exercida pelas forças russas sobre Kharkiv.

"Mais Patriots para a Ucrânia significa mais vidas salvas. A Rússia não consegue capturar Kharkiv e continua a aterrorizar os civis a partir do ar. Os habitantes de Kharkiv estão em casa, na sua própria terra, na sua própria cidade, que não será dominada pelos moscovitas", escreveu Yermak.

2024-05-17
15:55

Lituânia vai doar seis radares Amber-1800 à Ucrânia

A Lituânia vai entregar seis radares Amber-1800 à Ucrânia, informou o Ministério da Defesa da Alemanha em comunicado, a propósito de um encontro entre o ministro Boris Pistorius com o homólogo lituano, Laurynas Kasciunas.

Os radares Amber-1800 servem para detetar alvos aéreos e determinar as suas coordenadas.

2024-05-17
15:34

Ataques russos à região de Donetsk fazem três mortos

Uma série de ataques russos a Krasnohorivka, na região de Donetsk, fez três mortos, de acordo com o governador regional, Vadym Filashkin, no Telegram.

Para além dos mortos, há também feridos a registar nas localidades de Chasiv Yar e Bahatyr.

2024-05-17
15:24

Ataque russo a Odessa faz três feridos

A Rússia atacou Odessa esta sexta-feira. Em resultado do bombardeamento, três pessoas ficaram feridas, adiantou o autarca local, Gennadiy Trukhanov, no Telegram.

"Três pessoas ficaram feridas no ataque. Foram levadas para um dos hospitais da cidade e estão a receber todos os cuidados médicos necessários", escreveu Trukhanov.

2024-05-17
15:10

Rússia diz que EUA, Reino Unido, União Europeia e Ucrânia "estão a brincar com o fogo" devido aos ataques a regiões russas

Maria Zakharova (AP)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, através da sua porta-voz Maria Zakharova, alertou esta sexta-feira EUA, Reino Unido, União Europeia e Ucrânia, acusando-os de estarem a "brincar com o fogo" devido aos recentes ataques a regiões russas e à Crimeia.

"A 16 e 17 de maio, o regime neonazi de Kiev tentou um novo ataque maciço utilizando drones e barcos não tripulados na Crimeia, no território de Krasnodar e noutras regiões russas", começou por dizer Zakharova. 

"Por detrás destes ataques bárbaros com armas ocidentais, é claramente visível o perfil dos manipuladores americanos e britânicos do regime de Zelensky. Não só lhe fornecem mísseis e armas pesadas de alcance cada vez mais longo, como também autorizam a sua utilização contra a Rússia, aumentando assim ainda mais a escalada do conflito", prosseguiu.

"Mais uma vez, gostaríamos de avisar inequivocamente Washington, Londres, Bruxelas e outras capitais ocidentais, bem como Kiev, que está sob o seu controlo, de que estão a brincar com o fogo. A Rússia não deixará sem resposta tais intromissões no seu território", concluiu a representante do governo russo.

2024-05-17
14:52

Número de mortos e feridos do ataque russo a Kharkiv sobe

O número de mortos do ataque russo a Kharkiv desta sexta-feira à tarde subiu para dois, adiantou o autarca local, Ihor Terekhov, no Telegram.

De acordo com a mesma fonte, há também 13 feridos. Segundo o governador militar da região de Kharkiv, Oleh Synehubov, quatro dos 13 feridos estão em estado grave.