Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Capturar Kharkiv não faz parte do plano atual da Rússia, diz Putin. Zelensky reconhece avanço das tropas russas, mas diz que situação ‘estabilizou’

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-17

O que está a acontecer

2024-02-02
14:27

Drones ucranianos afundam corveta russa no Mar Negro

A Ucrânia afundou mais um navio de guerra russo perto da Crimeia, no Mar Negro. Trata-se da corveta Ivanovets, um dos navios de lançamento de mísseis utilizados para fazer disparos para a Ucrânia.

O ataque foi efetuado pelos serviços secretos ucranianos, com recurso a pequenas embarcações não tripuladas e controladas à distância.

Fontes russas já confirmaram que o navio foi afundado.

Siga ao minuto:

2024-05-17
15:34

Ataques russos à região de Donetsk fazem três mortos

Uma série de ataques russos a Krasnohorivka, na região de Donetsk, fez três mortos, de acordo com o governador regional, Vadym Filashkin, no Telegram.

Para além dos mortos, há também feridos a registar nas localidades de Chasiv Yar e Bahatyr.

2024-05-17
15:24

Ataque russo a Odessa faz três feridos

A Rússia atacou Odessa esta sexta-feira. Em resultado do bombardeamento, três pessoas ficaram feridas, adiantou o autarca local, Gennadiy Trukhanov, no Telegram.

"Três pessoas ficaram feridas no ataque. Foram levadas para um dos hospitais da cidade e estão a receber todos os cuidados médicos necessários", escreveu Trukhanov.

2024-05-17
15:10

Rússia diz que EUA, Reino Unido, União Europeia e Ucrânia "estão a brincar com o fogo" devido aos ataques a regiões russas

Maria Zakharova (AP)

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, através da sua porta-voz Maria Zakharova, alertou esta sexta-feira EUA, Reino Unido, União Europeia e Ucrânia, acusando-os de estarem a "brincar com o fogo" devido aos recentes ataques a regiões russas e à Crimeia.

"A 16 e 17 de maio, o regime neonazi de Kiev tentou um novo ataque maciço utilizando drones e barcos não tripulados na Crimeia, no território de Krasnodar e noutras regiões russas", começou por dizer Zakharova. 

"Por detrás destes ataques bárbaros com armas ocidentais, é claramente visível o perfil dos manipuladores americanos e britânicos do regime de Zelensky. Não só lhe fornecem mísseis e armas pesadas de alcance cada vez mais longo, como também autorizam a sua utilização contra a Rússia, aumentando assim ainda mais a escalada do conflito", prosseguiu.

"Mais uma vez, gostaríamos de avisar inequivocamente Washington, Londres, Bruxelas e outras capitais ocidentais, bem como Kiev, que está sob o seu controlo, de que estão a brincar com o fogo. A Rússia não deixará sem resposta tais intromissões no seu território", concluiu a representante do governo russo.

2024-05-17
14:52

Número de mortos e feridos do ataque russo a Kharkiv sobe

O número de mortos do ataque russo a Kharkiv desta sexta-feira à tarde subiu para dois, adiantou o autarca local, Ihor Terekhov, no Telegram.

De acordo com a mesma fonte, há também 13 feridos. Segundo o governador militar da região de Kharkiv, Oleh Synehubov, quatro dos 13 feridos estão em estado grave.

2024-05-17
14:47

Polónia aberta à instalação de armas nucleares no seu território

A Polónia está aberta à possibilidade de instalar armas nucleares no seu território, embora ainda não haja decisões concretas sobre o assunto. 

O presidente polaco, Andrzej Duda, conforme citado pela RBC Ucrânia,  afirma que, embora a Polónia ainda não tenha aderido ao programa de Partilha de Armas Nucleares, o país está disponível para essa eventualidade. 

Duda sublinha ainda que "não há dúvidas de que a segurança dos países que já possuem armas nucleares é significativamente maior".

2024-05-17
14:31

Porto russo de Novorossiysk sofreu ataque de drones ucranianos esta sexta-feira

Fontes anónimas afirmaram à agência Reuters que o Porto de Novorossiysk, na região russa de Krasnodar, sofreu um ataque de drones ucranianos na madrugada desta sexta-feira.

As operações no porto foram suspensas imediatamente após o ataque mas de acordo com as mesmas fontes, o terminal petrolífero de Sheskharis, localizado no porto e de onde sai uma boa parte das exportações de petróleo russas, já retomou as operações.

Contudo, os movimentos no terminal de Importpischeprom continuam suspensos.

2024-05-17
14:18

Ataque russo a Kharkiv faz um morto

Um ataque russo a Kharkiv fez esta sexta-feira um morto e quatro feridos, informou o autarca da cidade, Ihor Terekhov, no Telegram.

"De acordo com as informações actualizadas, uma pessoa foi morta e quatro ficaram feridas", escreveu Terekhov.

2024-05-17
14:12

Zelensky promulga lei que permite recrutamento de prisioneiros

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, promulgou esta sexta-feira a lei que permite o recrutamento de alguns prisioneiros para as Forças Armadas da Ucrânia.

O documento prevê a concessão de liberdade condicional após o serviço militar. Vários tipos de prisioneiros, como condenados por homicídio, não são abrangidos por esta lei.

2024-05-17
13:55

Incêndio em aeroporto russo deixa terminal em chamas

Um incêndio deflagrou no aeroporto russo de Mineralnye Vody. De acordo com a Reuters, o terminal de chegadas está em chamas. 

A agência Ria, por sua vez, refere que o incêndio começou no telhado do aeroporto durante obras conduzidas esta sexta-feira.

2024-05-17
13:24

Rússia controla 12 aldeias em Kharkiv, avança Kremlin

O ministério da Defesa russo anunciou que uma companhia do exército de Moscovo tomou controlo de 12 aldeias na região ucraniana de Kharkiv esta semana.

2024-05-17
13:22

É oficial: o exército ucraniano já pode contratar reclusos 

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky assinou uma lei que permite a algumas categorias de reclusos servir no Exército, segundo anunciou o parlamento esta sexta-feira. 

Foi também aprovada outra lei que aumenta as multas a quem não obedecer às regras de mobilização do exército, segundo dá conta a agência Reuters.

2024-05-17
12:53

Fontes de inteligência ucranianas reclamam ataques de drones na Crimeia e na Rússia

Fontes do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) reclamaram, esta sexta-feira, a responsabilidade pelos ataques de quinta-feira à noite com drones contra alvos militares e logísticos na península ocupada da Crimeia.

"A operação especial de hoje mostra que os russos não são capazes de defender as suas principais bases navais em Sebastopol e Novorossiysk. Eles só podem esconder os seus navios de guerra nos seus portos interiores, atrás de navios civis", escreve a agência noticiosa ucraniana Ukrinform, citando uma fonte da SBU.

2024-05-17
12:36

Reino Unido é “participante de facto” na guerra na Ucrânia, diz embaixador russo

O embaixador da Rússia no Reino Unido acaba de dizer que a Grã-Bretanha é um “participante de facto” na guerra da Ucrânia. Andrei Kelin disse ao canal de TV estatal russo Rossiya-24, citado pela Sky News, considera assim o Reino Unido, porque fornece armas a Kiev e partilha com a Ucrânia inteligência em tempo real.

2024-05-17
12:24

Putin critica o Ocidente por não ter convidado a Rússia para a Cimeira da Paz na Suíça

O presidente russo, Vladimir Putin, criticou, esta sexta-feira, o Ocidente por não convidar a Rússia para a cimeira de paz que se realiza no mês de junho na Suíça.

“A Rússia é acusada de não querer participar nas negociações, mas também não nos convidam”, disse Putin durante uma conferência de imprensa com os meios de comunicação russos, no final da sua visita de dois dias à China.

2024-05-17
12:17

Putin questiona a legitimidade política de Zelensky

O presidente russo, Vladimir Putin, questionou, esta sexta-feira, a legitimidade política do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, quando questionado, numa conferência de imprensa na China, sobre a ausência de planos para realizar uma eleição presidencial na Ucrânia no momento, informou a Reuters.

A lei marcial imposta depois da Rússia ter invadido a Ucrânia, em fevereiro de 2022, implica que Zelensky não vai enfrentar eleições quando o seu mandato expirar tecnicamente no final deste mês.

Questionado sobre o assunto, Putin respondeu que era uma questão para o tribunal constitucional e o sistema político da Ucrânia decidirem. Mas acrescentou que a questão era importante para a Rússia porque se e quando assinasse algum tipo de acordo com a Ucrânia no futuro sobre a guerra, queria ter certeza de que estava a assiná-lo com a pessoa certa.

“Se se trata de assinar documentos, deveríamos assiná-los numa área tão crucial com as autoridades legítimas”, disse.

2024-05-17
11:10

Capturar Kharkiv não faz parte do plano atual da Rússia, diz Putin

O presidente russo, Vladimir Putin, disse esta sexta-feira que a captura da cidade ucraniana de Kharkiv não faz parte do plano atual da Rússia e que as forças russas que operam nas proximidades estão criando uma “zona tampão” para a própria segurança da Rússia.

Putin disse ainda, numa conferência na China, onde está numa visita oficial, que que todas as operações militares decorrem conforme o planeado.

2024-05-17
11:09

Forças russas expandiram a área de combate ativo em quase 70 quilómetros

As forças russas expandiram a área de combate ativa em quase 70 quilómetros, com o lançamento da ofensiva na região de Kharkiv, disse o chefe do exército ucraniano, Oleksandr Syrskyi, na sexta-feira, citado pela Reuters.

Syrskyi disse que a Rússia lançou a ofensiva para forçar a Ucrânia a enviar brigadas de reserva adicionais para combate. Ele acrescentou que espera que os combates se intensifiquem à medida que as tropas de Kiev também se preparam para defender a região norte de Sumy.

2024-05-17
10:36

Imagens satélite mostram caças russos destruídos na Crimeia

Imagens de satélite exclusivas da CNN mostram caças russos e edifício destruídos na base aérea de Belbek, na Crimeia, a 15 de maio de 2024. Imagem de satélite ©2024 Maxar Technologies

Imagens de satélite obtidas exclusivamente pela CNN mostram três jatos russos destruídos e edifícios danificados na base aérea de Belbek, na cidade portuária ocupada de Sebastopol, na quarta-feira.

2024-05-17
09:50

Rússia lança vários satélites de uso militar

As Forças Aeroespaciais Russas lançaram esta sexta-feira um número indeterminado de satélites militares a partir do cosmódromo de Pletsetsk, localizado no noroeste do país. A informação é avançada pelo Ministério da Defesa russo no seu canal Telegram, citado pela Efe.

“Em 17 de maio de 2024, do cosmódromo de Plesetsk (região de Arkhangelsk), um foguete transportador Soyuz 2.1b com dispositivos espaciais a bordo foi lançado no interesse do Ministério da Defesa russo”, pode ler-se no breve comunicado militar.

Os foguetes Soyuz 2.1b são capazes de colocar até 7,7 toneladas de carga em órbitas baixas.

2024-05-17
09:10

Zelensky reconhece avanço das tropas russas, mas diz que situação ‘estabilizou’

Volodymir Zelensky diz que a situação em Kharkiv “estabilizou”. De acordo com a RBC-Ucrânia, o presidente ucraniano reconhece que as forças russas avançaram 10 quilómetros numa área da região.