Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas. 6 mortos e 33 feridos em ataque com drones em Belgorod

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-06

O que está a acontecer

  • Rússia anuncia a tomada de controlo de duas localidades ucranianas: Kotliarivka em Kharkiv e Soloviove em Donetsk

  • Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas em resposta às declarações do Ocidente sobre o envio de tropas para a Ucrânia

  • Central elétrica em Donetsk alvo de ataque russo

  • Força Aérea ucraniana diz ter abatido drone de reconhecimento russo em Zaporizhzhia

  • Zelensky assinala Páscoa ortodoxa com vídeo: “Os ucranianos só se ajoelham para rezar”

  • Dispara até 1.000 tiros por minuto e tem um radar com alcance de 50km. Este equipamento pode mudar o cenário na Ucrânia

2022-11-11
12:25

Porta-voz de Putin nega que retirada de Kherson seja "humilhante" e diz que a região ainda é parte da Rússia

Dmitry Peskov, em declarações aos jornalistas esta sexta-feira, negou que a retirada de Kherson, a única capital regional que a Rússia tinha conseguido capturar durante a guerra na Ucrânia, seja humilhante para o Kremlin. E garantiu que Moscovo não tem qualquer arrependimento de ter anexado a região de Kherson, tendo comemorado a anexação com uma sumptuosa cerimónia no final de setembro. 

Segundo a AFP, o porta-voz de Vladimir Putin insistiu mesmo que Kherson continua a ser parte da Rússia. "Este é um assunto da Federação Russa. Não há alterações na matéria e não podem haver mudanças", sublinhou Peskov.

Will Vernon, correspondente da BBC, colocou no Twitter uma transcrição das respostas do porta-voz do presidente russo, que respondeu apenas com um "não" quando foi confrontado com a questão de esta retirada ser humilhante para Putin. 

Siga ao minuto:

2024-05-06
11:35

Rússia lança mais de 1.800 ataques contra Donetsk em 24 horas

Foram registados durante domingo 1.887 ataques russos em Donetsk, avança a Sede da Polícia Nacional da região. Segundo a informação divulgada online, foram bombardeadas 19 localidades e 38 infraestruturas civis ficaram danificadas, entre as quais 30 edifícios residenciais.

2024-05-06
11:28

Tropas russas tomam controlo de Soloviove, em Donetsk

No dia em que anunciou o controlo de Kotliarivka, em Kharkiv, o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, revela que as tropas de Moscovo também controlam agora Soloviove, em Donetsk.

2024-05-06
11:25

Rússia toma controlo de Kotliarivka, em Kharkiv

O Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou esta manhã que as tropas de Moscovo tomaram o controlo de Kotliarivka, em Kharkiv, avança a Interfax, citada pela Reuters.

2024-05-06
11:13

Alemanha não vai estar presente na cerimónia do novo mandato de Putin

A Alemanha não vai estar presente na cerimónia do começo do sexto mandato de Vladimir Putin como presidente da Rússia, anunciou o ministro alemã dos Negócios Estrangeiros citado pela Reuters.

2024-05-06
10:23

Ucrânia já produz munições de artilharia, mas ainda depende dos apoios internacionais

Oleksandr Kamyshyn, Ministro da Indústria Estratégica, revelou, esta segunda-feira, que a Ucrânia já retomou a produção interna de munições de artilharia, mas que ainda depende do fornecimento de munições de países parceiros, noticia o Ukrinform.

“Começamos a produzir munições de artilharia, mas, tal como acontece com outros armamentos, nunca haverá o suficiente para a Ucrânia. Não importa o quanto produzimos, e não importa o quanto aumentamos a nossa própria capacidade, continuaremos a depender de fornecimentos externos”, adiantou o governante, em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à porta do Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia.

2024-05-06
10:07

Kremlin diz que exercícios com armas nucleares táticas são resposta ao envio de tropas para a Ucrânia

O Kremlin avisou, esta segunda-feira, que a realização de exercícios com armas nucleares táticas são resposta às declarações do Ocidente sobre o envio de tropas para a Ucrânia. A declaração surge poucas horas depois de o Ministro da Defesa russo ter anunciado a realização de um exercício militar que incluirá a prática da utilização de armas nucleares táticas não estratégicas “em resposta às declarações provocatórias e às ameaças de certos funcionários ocidentais contra a Federação Russa”.

2024-05-06
10:03

Destacamento de legião estrangeira para a Ucrânia é uma nova espiral de tensão sem precedentes

O Kremlin diz que o destacamento da legião estrangeira francesa para a Ucrânia é uma nova espiral de tensão sem precedentes, que exige medidas especiais para a sua resolução. Segundo a Reuters, Moscovo diz que os seus militares e serviços especiais estão a analisar esta questão.

2024-05-06
08:57

Ataque russo deixa 400 mil ucranianos sem energia em Sumy

O ataque com drones que a Rússia levou a cabo durante a noite deixou sem energia mais de 400 mil consumidores na região de Sumy, anunciou esta manhã o Ministério da Energia da Ucrânia. Apesar de já estarem a decorrer trabalhos para restabelecer a energia, há 91 localidades que permaneceram sem eletricidade, noticia a Reuters.

2024-05-06
08:27

Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas

A Rússia anunciou, esta segunda-feira, a realização de um exercício militar que incluirá a prática da utilização de armas nucleares táticas não estratégicas. O objetivo deste exercício militar é garantir a integridade territorial e a soberania da Rússia “em resposta às declarações provocatórias e às ameaças de certos funcionários ocidentais contra a Federação Russa”, afirmou o Ministério da Defesa, citado pela Reuters. 

2024-05-06
07:18

Seis mortos e 33 feridos em ataque com drones em Belgorod

Seis pessoas morreram, esta segunda-feira, durante um ataque com drones das Forças Armadas ucranianas.

Segundo a Ria Novosti, que cita as autoridades locais, os drones atacaram veículos do grupo de empresas Agro-Belogorye no distrito de Borisov, na região de Belgorod.

Outras 33 pessoas ficaram feridas.

2024-05-06
06:46

Força Aérea da Ucrânia diz ter destruído 12 drones lançados pela Rússia

A Força Aérea da Ucrânia afirmou que os seus sistemas de defesa aérea destruíram 12 dos 13 drones de ataque lançados pela Rússia, avança a Reuters.
 
Os drones foram destruídos sobre a região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, disse a força aérea no Telegram.

Não ficou imediatamente claro o que aconteceu ao drone que não foi abatido.

2024-05-05
21:38

Atentados bombistas, incêndios e mais. Secretas europeias em alerta máximo com possíveis interferências da Rússia

Alemanha, Reino Unido, Suécia, Chéquia ou Estónia tiveram casos estranhos que podem ser bem mais que consequências. Por isso mesmo a NATO emitiu um aviso
Leia mais aqui
2024-05-05
21:08

Rússia ataca Kharkiv este domingo e fere pelo menos 16 pessoas

Vários ataques aéreos atingiram a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, este domingo de Páscoa ortodoxa. Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o governador da região, um ataque de drones incendiou vários edifícios. Três bombas aéreas atingiram áreas residenciais no centro da cidade depois da hora do almoço e feriram outras 10 pessoas.

2024-05-05
19:02

Central elétrica em Donetsk alvo de ataque russo

As forças russas atingiram uma central elétrica em Sloviansk, na região de Donetsk, com cinco rockets. A informação foi avançada pelo vice-chefe da Administração Militar da cidade de Mykolaivka, Volodymyr Proskunin, este domingo.

2024-05-05
18:33

Rússia ataca Nikopol. Duas instituições de ensino ficaram danificadas

As tropas russas atacaram Nikopol, na região de Dnipro, com drones e artilheria. Duas instituições de ensino ficaram danificadas.

“Bombardeamento de artilharia inimiga e quatro utilizações de drones Kamikaze. Durante o dia, o inimigo atacou sete vezes o distrito de Nikopol", escreveu o chefe da administração militar da região, Serhii Lysak, no Telegram.

Para além das instituições de ensino, há registo de estragos numa instituição social, em dois edifícios e numa casa particular. As linhas elétricas e vários carros também terão ficado danificados.

2024-05-05
17:11

Tropas russas atacam Poltava. Não há registo de vítimas

As tropas russas atacaram a região de Poltava, no centro da Ucrânia. De acordo com o chefe da administração militar, não há registo de feridos ou mortos até ao momento.

“O inimigo atacou a região de Poltava na Páscoa. Os sons de uma explosão foram ouvidos no distrito de Poltava. De acordo com os relatórios preliminares, ninguém foi morto ou ferido", diz Filip Pronin.

2024-05-05
17:03

Força Aérea ucraniana diz ter abatido drone de reconhecimento russo em Zaporizhzhia

A Força Aérea do leste da Ucrânia diz ter abatido um drone de reconhecimento russo na região de Zaporizhzhia. 

“Na região de Zaporizhzhia, uma unidade do Comando da Força Aérea de Leste abateu um UAV ZALA”, escreveu a entidade nas redes sociais.

2024-05-05
16:26

Forças armadas russas ensaiam parada do Dia da Vitória

As forças armadas russas desfilaram este domingo no centro de Moscovo. O desfile serviu para ensaiar a parada da próxima quinta-feira, em que se comemoram os 79 anos da derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

O Dia da Vitória contará com a presença de Vladimir Putin, que toma posse dois dias antes para o quinto mandato como presidente. Na cerimónia de nove de maio estará também presente o ministro da defesa, Sergei Shoigu, que este domingo não assistiu ao desfile.

A parada serve como demonstração do poderio militar russo e que decorre novamente em plena guerra da Ucrânia.

2024-05-05
15:58

"Não resta outra possibilidade à Ucrânia, sem ser optar por outra modalidade operacional: a defensiva"

O major-general Isidro de Morais Pereira sublinha que a Ucrânia, por ter perdido recursos humanos e sistemas de armas evoluídos, tem de combater à defensiva. 

2024-05-05
15:51

Rússia lança ataques com drones no dia em que se celebra a Páscoa ortodoxa

A Rússia lançou hoje, dia da Páscoa ortodoxa, uma série de ataques com 'drones' e mísseis no leste da Ucrânia, junto à segunda maior cidade ucraniana, reivindicando a conquista de uma aldeia.

A força aérea ucraniana afirmou que a Rússia havia lançado 24 'drones' de fabrico iraniano durante a noite, dos quais 23 foram abatidos, e alguns mísseis, ferindo 16 pessoas, incluindo uma criança, na região oriental de Kharkiv.

As autoridades de Kiev pediram aos crentes ortodoxos que sigam as celebrações de modo 'online', devido aos riscos de segurança.

"Mesmo em dias tão brilhantes de celebração, podemos esperar atos maléficos do agressor", avisou Serhiy Popko, administrador de Kiev.

Em Moscovo, os fiéis ortodoxos, incluindo o Presidente, Vladimir Putin, encheram a catedral de Cristo Salvador para uma cerimónia de Páscoa noturna, celebrada pelo patriarca Kirill, um apoiante declarado do Kremlin.