Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas. Ataque com drones em Belgorod mata 7 pessoas

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-06

O que está a acontecer

  • Rússia anuncia a tomada de controlo de duas localidades ucranianas: Kotliarivka em Kharkiv e Soloviove em Donetsk

  • Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas em resposta às declarações do Ocidente sobre o envio de tropas para a Ucrânia

  • Central elétrica em Donetsk alvo de ataque russo

  • Força Aérea ucraniana diz ter abatido drone de reconhecimento russo em Zaporizhzhia

  • Zelensky assinala Páscoa ortodoxa com vídeo: “Os ucranianos só se ajoelham para rezar”

  • Dispara até 1.000 tiros por minuto e tem um radar com alcance de 50km. Este equipamento pode mudar o cenário na Ucrânia

2022-11-11
10:32

Rússia anuncia que completou retirada de Kherson

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou esta sexta-feira a retirada completa das suas forças da margem ocidental do rio Dnipro, na região de Kherson, avança a agência russa TASS.

O tenente-general Igor Konashenkov, porta-voz da Defesa russa, referiu que a retirada de unidades e equipamentos para a margem esquerda do rio Dnipro foi feita sem perdas de armamento. "Perdas de pessoas, armas, equipamento militar e recursos materiais do grupo russo de tropas não são permitidas", salientou. 

Konashenkov especificou ainda que todos os militares russos atravessaram para a margem esquerda do rio e que os civis que quiseram juntar-se foram auxiliados na saída. "As formações e unidades militares das forças armadas russas ocuparam linhas defensivas e posições preparadas com antecipação em termos de engenharia", informou ainda o porta-voz do Ministério da Defesa da Rússia.

Siga ao minuto:

2024-05-06
15:01

França desmente imprensa russa e nega envio de tropas para a Ucrânia

O Ministério dos Negócios Estrangeiros negou esta segunda-feira o envio de tropas para a Ucrânia, informação que tinha sido divulgada pela imprensa russa

"Não, a França não enviou tropas para a Ucrânia", escreveu o ministério na sua conta no X.

2024-05-06
14:53

China diz que tem trabalhado para facilitar a paz na Ucrânia

O presidente da China, Xi Jinping, disse esta segunda-feira à tarde que está a trabalhar "vigorosamente" para facilitar a paz na Ucrânia.

Durante uma reunião no Eliseu, em Paris, Xi disse a Emmanuel Macron e a Ursula von der Leyen que a "China não criou nem é parte da guerra na Ucrânia".

A informação foi avançada pela imprensa chinesa, citada pela agência Reuters.

2024-05-06
14:43

Ucrânia pede aos parceiros para não reconhecerem Putin como legítimo presidente da Rússia

O governo da Ucrânia pediu aos aliados para não reconhecerem Vladimir Putin como o legítimo presidente da Rússia.

"Durante as chamadas “eleições” de março, a Federação Russa violou numerosas leis internacionais que servem de base ao moderno sistema de relações internacionais. Em particular, a Carta das Nações Unidas, a Declaração sobre os Princípios do Direito Internacional, (...)", pode ler-se no comunicado emitido pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros de Kiev.

"Tendo em conta os pontos anteriores e o mandado de captura ativo do Tribunal Penal Internacional contra Vladimir Putin, a Ucrânia não vê qualquer base jurídica para o reconhecer como presidente democraticamente eleito e legítimo da Federação Russa", acrescentou.

2024-05-06
14:31

Imagens da destruição da aldeia ucraniana de Ocheretyne, na região de Donetsk

Esta aldeia tinha uma população de três mil pessoas antes do início da guerra. As forças ucranianas já vieram reconhecer que os russos ganharam posições nesta localidade
2024-05-06
13:54

Ucrânia apela aos parceiros para que não reconheçam Putin como presidente legítimo

O Ministério dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia apelou aos aliados internacionais de Kiev para não reconhecerem Vladimir Putin como o presidente legítimo da Rússia. “A Ucrânia não vê qualquer fundamento legal para o reconhecer como presidente democraticamente eleito e legítimo da Federação Russa”, afirmou o ministério ucraniano.

2024-05-06
11:58

Ucrânia diz que ameaça russa de exercício com armas nucleares é chantagem

Andriy Yusov, porta-voz do serviço de segurança militar da Ucrânia, já reagiu ao anúncio do governo russo sobre a realização de exercícios militares com armas nucleares táticas, considerando que se trata de chantagem, noticia a Reuters. “Não vemos nada de novo”, diz o governante ucraniano, afirmando ainda que “a chantagem nuclear é uma prática comum do regime de Putin”.

2024-05-06
11:45

Sobe para 42 o número de vítimas em ataque a Belgorod. Sete pessoas morreram

A agência russa de notícias TASS avança que subiu para 42 o número de vítimas do ataque a Belgorod, estando quatro pessoas em estado grave. A RIA, por seu turno, avança que o número de vítimas mortais é agora sete.

2024-05-06
11:35

Rússia lança mais de 1.800 ataques contra Donetsk em 24 horas

Foram registados durante domingo 1.887 ataques russos em Donetsk, avança a Sede da Polícia Nacional da região. Segundo a informação divulgada online, foram bombardeadas 19 localidades e 38 infraestruturas civis ficaram danificadas, entre as quais 30 edifícios residenciais.

2024-05-06
11:28

Tropas russas tomam controlo de Soloviove, em Donetsk

No dia em que anunciou o controlo de Kotliarivka, em Kharkiv, o Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, revela que as tropas de Moscovo também controlam agora Soloviove, em Donetsk.

2024-05-06
11:25

Rússia toma controlo de Kotliarivka, em Kharkiv

O Ministro da Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, anunciou esta manhã que as tropas de Moscovo tomaram o controlo de Kotliarivka, em Kharkiv, avança a Interfax, citada pela Reuters.

2024-05-06
11:13

Alemanha não vai estar presente na cerimónia do novo mandato de Putin

A Alemanha não vai estar presente na cerimónia do começo do sexto mandato de Vladimir Putin como presidente da Rússia, anunciou o ministro alemã dos Negócios Estrangeiros citado pela Reuters.

2024-05-06
10:23

Ucrânia já produz munições de artilharia, mas ainda depende dos apoios internacionais

Oleksandr Kamyshyn, Ministro da Indústria Estratégica, revelou, esta segunda-feira, que a Ucrânia já retomou a produção interna de munições de artilharia, mas que ainda depende do fornecimento de munições de países parceiros, noticia o Ukrinform.

“Começamos a produzir munições de artilharia, mas, tal como acontece com outros armamentos, nunca haverá o suficiente para a Ucrânia. Não importa o quanto produzimos, e não importa o quanto aumentamos a nossa própria capacidade, continuaremos a depender de fornecimentos externos”, adiantou o governante, em declarações aos jornalistas em Bruxelas, à porta do Fórum da Indústria de Defesa UE-Ucrânia.

2024-05-06
10:07

Kremlin diz que exercícios com armas nucleares táticas são resposta ao envio de tropas para a Ucrânia

O Kremlin avisou, esta segunda-feira, que a realização de exercícios com armas nucleares táticas são resposta às declarações do Ocidente sobre o envio de tropas para a Ucrânia. A declaração surge poucas horas depois de o Ministro da Defesa russo ter anunciado a realização de um exercício militar que incluirá a prática da utilização de armas nucleares táticas não estratégicas “em resposta às declarações provocatórias e às ameaças de certos funcionários ocidentais contra a Federação Russa”.

2024-05-06
10:03

Destacamento de legião estrangeira para a Ucrânia é uma nova espiral de tensão sem precedentes

O Kremlin diz que o destacamento da legião estrangeira francesa para a Ucrânia é uma nova espiral de tensão sem precedentes, que exige medidas especiais para a sua resolução. Segundo a Reuters, Moscovo diz que os seus militares e serviços especiais estão a analisar esta questão.

2024-05-06
08:57

Ataque russo deixa 400 mil ucranianos sem energia em Sumy

O ataque com drones que a Rússia levou a cabo durante a noite deixou sem energia mais de 400 mil consumidores na região de Sumy, anunciou esta manhã o Ministério da Energia da Ucrânia. Apesar de já estarem a decorrer trabalhos para restabelecer a energia, há 91 localidades que permaneceram sem eletricidade, noticia a Reuters.

2024-05-06
08:27

Rússia vai realizar exercício militar com armas nucleares tácticas

A Rússia anunciou, esta segunda-feira, a realização de um exercício militar que incluirá a prática da utilização de armas nucleares táticas não estratégicas. O objetivo deste exercício militar é garantir a integridade territorial e a soberania da Rússia “em resposta às declarações provocatórias e às ameaças de certos funcionários ocidentais contra a Federação Russa”, afirmou o Ministério da Defesa, citado pela Reuters. 

2024-05-06
07:18

Seis mortos e 33 feridos em ataque com drones em Belgorod

Seis pessoas morreram, esta segunda-feira, durante um ataque com drones das Forças Armadas ucranianas.

Segundo a Ria Novosti, que cita as autoridades locais, os drones atacaram veículos do grupo de empresas Agro-Belogorye no distrito de Borisov, na região de Belgorod.

Outras 33 pessoas ficaram feridas.

2024-05-06
06:46

Força Aérea da Ucrânia diz ter destruído 12 drones lançados pela Rússia

A Força Aérea da Ucrânia afirmou que os seus sistemas de defesa aérea destruíram 12 dos 13 drones de ataque lançados pela Rússia, avança a Reuters.
 
Os drones foram destruídos sobre a região de Sumy, no nordeste da Ucrânia, disse a força aérea no Telegram.

Não ficou imediatamente claro o que aconteceu ao drone que não foi abatido.

2024-05-05
21:38

Atentados bombistas, incêndios e mais. Secretas europeias em alerta máximo com possíveis interferências da Rússia

Alemanha, Reino Unido, Suécia, Chéquia ou Estónia tiveram casos estranhos que podem ser bem mais que consequências. Por isso mesmo a NATO emitiu um aviso
Leia mais aqui
2024-05-05
21:08

Rússia ataca Kharkiv este domingo e fere pelo menos 16 pessoas

Vários ataques aéreos atingiram a cidade de Kharkiv, no leste da Ucrânia, este domingo de Páscoa ortodoxa. Pelo menos 16 pessoas ficaram feridas.

De acordo com o governador da região, um ataque de drones incendiou vários edifícios. Três bombas aéreas atingiram áreas residenciais no centro da cidade depois da hora do almoço e feriram outras 10 pessoas.