Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Rússia conquista mais uma aldeia ucraniana. Desta vez, foi Ocheretyne a cair

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-05

O que está a acontecer

2022-04-18
08:37

Mísseis ferem duas pessoas em Dnipro

Dois mísseis atingiram esta segunda-feira a cidade de Dnipro, ferindo duas pessoas, anunciou o governador Valentyn Reznichenko no Telegram.

Os mísseis atingiram as zonas de Synelnykiv e Pavlograd. Os feridos registaram-se em Synelnykiv, de acordo com a mesma fonte, e em Reznichenko terá ficado destruída uma linha de comboios.

Siga ao minuto:

2024-05-05
17:11

Tropas russas atacam Poltava. Não há registo de vítimas

As tropas russas atacaram a região de Poltava, no centro da Ucrânia. De acordo com o chefe da administração militar, não há registo de feridos ou mortos até ao momento.

“O inimigo atacou a região de Poltava na Páscoa. Os sons de uma explosão foram ouvidos no distrito de Poltava. De acordo com os relatórios preliminares, ninguém foi morto ou ferido", diz Filip Pronin.

2024-05-05
17:03

Força Aérea ucraniana diz ter abatido drone de reconhecimento russo em Zaporizhzhia

A Força Aérea do leste da Ucrânia diz ter abatido um drone de reconhecimento russo na região de Zaporizhzhia. 

“Na região de Zaporizhzhia, uma unidade do Comando da Força Aérea de Leste abateu um UAV ZALA”, escreveu a entidade nas redes sociais.

2024-05-05
16:26

Forças armadas russas ensaiam parada do Dia da Vitória

As forças armadas russas desfilaram este domingo no centro de Moscovo. O desfile serviu para ensaiar a parada da próxima quinta-feira, em que se comemoram os 79 anos da derrota da Alemanha nazi na Segunda Guerra Mundial.

O Dia da Vitória contará com a presença de Vladimir Putin, que toma posse dois dias antes para o quinto mandato como presidente. Na cerimónia de nove de maio estará também presente o ministro da defesa, Sergei Shoigu, que este domingo não assistiu ao desfile.

A parada serve como demonstração do poderio militar russo e que decorre novamente em plena guerra da Ucrânia.

2024-05-05
15:58

"Não resta outra possibilidade à Ucrânia, sem ser optar por outra modalidade operacional: a defensiva"

O major-general Isidro de Morais Pereira sublinha que a Ucrânia, por ter perdido recursos humanos e sistemas de armas evoluídos, tem de combater à defensiva. 

2024-05-05
15:51

Rússia lança ataques com drones no dia em que se celebra a Páscoa ortodoxa

A Rússia lançou hoje, dia da Páscoa ortodoxa, uma série de ataques com 'drones' e mísseis no leste da Ucrânia, junto à segunda maior cidade ucraniana, reivindicando a conquista de uma aldeia.

A força aérea ucraniana afirmou que a Rússia havia lançado 24 'drones' de fabrico iraniano durante a noite, dos quais 23 foram abatidos, e alguns mísseis, ferindo 16 pessoas, incluindo uma criança, na região oriental de Kharkiv.

As autoridades de Kiev pediram aos crentes ortodoxos que sigam as celebrações de modo 'online', devido aos riscos de segurança.

"Mesmo em dias tão brilhantes de celebração, podemos esperar atos maléficos do agressor", avisou Serhiy Popko, administrador de Kiev.

Em Moscovo, os fiéis ortodoxos, incluindo o Presidente, Vladimir Putin, encheram a catedral de Cristo Salvador para uma cerimónia de Páscoa noturna, celebrada pelo patriarca Kirill, um apoiante declarado do Kremlin.

2024-05-05
11:34

Rússia conquista mais uma aldeia ucraniana. Desta vez, foi Ocheretyne a cair

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, citado pela Reuters, as tropas do Kremlin tomaram o controlo sobre a aldeia de Ocheretyne, na região do Donetsk, no leste da Ucrânia.

A aldeia, que se situa a noroeste do antigo reduto ucraniano de Avdiivka - capturado em fevereiro pela Rússia -, tinha uma população antes da guerra de cerca de 3 mil habitantes.

 A Rússia tem alcançado avanços lentos, mas constantes desde a tomada de Avdiivka, com uma série de aldeias da região a cair nas mãos das forças de Moscovo.

2024-05-05
10:03

Nova atualização das baixas russas na Ucrânia

De acordo com o relatório diário da Defesa da Ucrânia, as estimativas apontam para que o Kremlin tenha perdido mais 860 operacionais nas últimas 24 horas.

2024-05-05
09:15

Zelensky assinala Páscoa ortodoxa com vídeo: “Os ucranianos só se ajoelham para rezar”

Este domingo, celebra-se a Páscoa ortodoxa na Ucrânia. Volodymyr Zelenksy celebrou a data com um vídeo no X, onde destaca os heróis do passado, o futuro onde “a luz prevalecerá sobre a escuridão” e que “os ucranianos só se ajoelham para rezar”.

Pode ainda ler-se na publicação:

Nesta Páscoa, estamos unidos na oração.

Pelos nossos combatentes da luz, que repelem os demónios em todas as direções. Por aqueles que seguem mais um mandamento na vida: proteger a Ucrânia. Por todos os civis que trabalham todos os dias para tornar o país forte e eficiente para vencer as forças do mal.

Por todas as nossas cidades e aldeias, que merecem a bênção de Deus, em vez do constante terror do mal. Por todas as nossas terras e povos, cujo espírito é inquebrantável.

Feliz Páscoa para todos vós, compatriotas ucranianos!

Cristo ressuscitou!

Ele ressuscitou de facto!

2024-05-05
08:07

Macron critica papel da Rússia como "potência desestabilizadora" na Europa

O Presidente francês criticou o papel da Rússia como "potência desestabilizadora" na Europa e, no contexto da invasão da Ucrânia, apelou ao continente europeu para "não fechar nenhuma porta", uma vez que Moscovo "não impõe limites".

"Hoje [a Rússia] decidiu resolutamente tornar-se uma potência desestabilizadora que não impõe limites estratégicos às suas ações", defendeu Emmanuel Macron em entrevista ao La Tribune Dimanche, segundo informou no sábado o jornal Le Figaro.

A Rússia já não tem "um objetivo estratégico declarado" na Ucrânia, como tinha no início, o de "salvar as províncias ucranianas que tinham declarado autonomia", denunciou Macron.

"É necessário retirar-lhe toda a visibilidade, porque é isso que cria a capacidade de dissuasão", defendeu.

"O entusiasmo russo demonstra que temos razão em não fechar nenhuma porta. Caso contrário, significa que aceitamos renunciar a uma ordem internacional baseada no direito e, portanto, na paz e na segurança", acrescentou o Presidente francês.

Macron sublinhou ainda a importância de manter o diálogo com Moscovo, argumentando que "é correto deixar a porta aberta às negociações" com o país.

Caso contrário, acrescentou, significaria "abandonar a ordem internacional, a paz e a segurança".

2024-05-04
23:55

Putin não é suficientemente imprudente para atacar um país da NATO, diz MNE polaco

Putin não é suficientemente imprudente para atacar um país da NATO. Quem o diz é o ministro dos Negócios Estrangeiros polaco este sábado.

“Não vamos mostrar as nossas cartas”, disse Radosław Sikorski, questionado sobre a possível ameaça russa à Polónia, durante uma entrevista à BBC. “Vamos deixar o Presidente Putin pensar no que vamos fazer”, acrescentou.

O ministro reforçou ainda o apoio à Ucrânia. “A Ucrânia precisa desesperadamente de mísseis antiaéreos para proteger a sua indústria, as suas centrais elétricas e as suas infraestruturas. Penso que é muito melhor gastar dinheiro na defesa da Ucrânia do que ter de a reconstruir mais tarde... Penso que o Presidente Putin faria bem em reconhecer que a sua invasão foi um erro e fazer um novo cálculo, tendo em conta que ajudaremos a Ucrânia enquanto for necessário”, afirmou.

2024-05-04
22:27

Dispara até 1.000 tiros por minuto e tem um radar com alcance de 50km. Este equipamento pode mudar o cenário na Ucrânia

O Skynex é um equipamento de "extraordinária precisão" e que poderia "aumentar a eficácia da defesa antiaérea" ucraniana. "Se for fornecido à Ucrânia em grande quantidade pode ser um game changer", garante o major-general Isidro de Morais Pereira.

2024-05-04
21:17

Ministro da Defesa italiano exclui "intervenção direta" dos militares no conflito

O ministro da Defesa italiano exclui a possibilidade de enviar tropas para a Ucrânia este sábado. 

“A nossa posição não muda: sempre dissemos que a Ucrânia precisa de ajuda de todas as formas possíveis e estamos a fazê-lo, mas também sempre excluímos a intervenção direta dos nossos militares no conflito”, disse Guido Crosetto, durante uma entrevista ao Corriere della Sera.

A discussão deste tema “aumenta as tensões”. “O cenário imaginado na Ucrânia não só não se enquadra neste caso, como daria origem a uma nova escalada do conflito, em particular em detrimento dos próprios ucranianos. No fundo, não há condições para o nosso envolvimento direto", acrescenta.

2024-05-04
21:13

Zelensky diz que a Ucrânia abateu avião russo em Donetsk

A Ucrânia abateu um avião russo Su-25 na região de Donetsk este sábado. A informação foi avançada pelo presidente ucraniano.

“Gostaria de fazer uma menção especial aos soldados da 110ª brigada mecanizada separada por terem abatido outro Su-25 russo na região de Donetsk hoje. Bom trabalho, malta!” disse Volodymyr Zelensky, num vídeo publicado no site da presidência.

“Cada brigada de combate nossa que mantém as suas posições com firmeza, cada guerreiro que assegura o resultado para si próprio, para os seus irmãos de armas e para a sua unidade, defende toda a Ucrânia e preserva a oportunidade de a Ucrânia não só resistir como também repelir o ocupante”, acrescentou.

2024-05-04
19:03

Sobe para seis o número de feridos em Kharkiv. Todos são funcionários da fábrica atacada

Subiu para seis o número de feridos em Kharkiv, na sequência de um ataque russo com mísseis. As vítimas trabalham na fábrica que alvo do ataque.

"Neste momento, seis pessoas ficaram feridas na sequência de um ataque a uma empresa civil no distrito industrial de Kharkiv. Entre elas estão quatro mulheres de 39, 36, 21 e 18 anos, e dois homens de 21 anos. As vítimas apresentam ferimentos provocados por explosivos. Todos eles são empregados da fábrica", escreveu o governador no Telegram.

2024-05-04
18:41

Explosão faz cinco feridos em Belgorod. Governador diz que é "milagroso" ninguém ter morrido

Uma explosão na cidade russa de Belgorod fez cinco feridos, de acordo com o governador.

Apesar de não revelar a origem da explosão, Vyacheslav Gladkov afirma que os feridos foram levados para o hospital com ferimentos, nomeadamente na cabeça e na cara, provocados pelos estilhaços.

O governador garante que é “milagroso” ninguém ter morrido.

Há também registos de danos em 30 casas e 10 carros.

2024-05-04
17:51

Embaixada russa no Reino Unido acusa país de "crescente envolvimento direto" na guerra

A embaixada russa no Reino Unido acusa o país de um “crescente envolvimento direto” na guerra e que as declarações de David Cameron são a “confirmação” disso.

“Guiado pelos seus próprios objetivos puramente políticos, incluindo considerações eleitorais oportunistas, o governo britânico está persistentemente a seguir um curso de escalada e expansão da geografia das ações militares”, ataca a embaixada russa, num comunicado.

“Quando as tarefas da operação militar especial estiverem concluídas, todos os envolvidos nos ataques a cidades russas pacíficas e noutros atos criminosos enfrentarão o castigo que merecem”, continua.

2024-05-04
17:22

Sobe para cinco o número de feridos em Kharkiv

O governador regional de Kharkiv atualizou para cinco o número de feridos após um ataque russo com mísseis a Kharkiv.

“Cinco pessoas ficaram feridas até agora. Os médicos hospitalizaram mais uma mulher. Os socorristas continuam a eliminar um incêndio de grandes proporções numa fábrica civil", escreveu Oleh Syniehubov, no Telegram.

2024-05-04
17:17

Ataque russo a Odessa fere três pessoas e provoca estragos em infraestruturas civis

As tropas russas atacaram a região de Odessa com mísseis este sábado. O bombardeamento fez três feridos e danificou infraestruturas civis.

“Esta tarde, o inimigo lançou um ataque com mísseis no distrito de Odesa. Três pessoas ficaram feridas: um homem e duas mulheres. O homem recebeu cuidados médicos no local, enquanto as mulheres foram hospitalizadas. Estão a receber a assistência médica necessária", escreveu o governador da região, Oleh Kiper, no Telegram.

2024-05-04
17:09

Rússia acusa NATO de se preparar para conflito com Moscovo

Moscovo diz que os exercícios militares da NATO junto da fronteira com a Rússia são a prova de que a aliança se está a preparar para um conflito. A posição foi deixada pela porta-voz do Kremlin.

Maria Zakharova garante que a NATO está a realizar o maior exercício desde a Guerra Fria, sublinhando que estas manobras surgem depois de a Aliança Atlântica ter apoiado a Ucrânia com armas e ajuda financeira.

O Steadfast Defender, que começou em janeiro, tem uma duração prevista de quatro meses e envolve mais de 90 mil soldados.

2024-05-04
17:05

Tribunal russo condena prisioneiro ucraniano a 18 anos de prisão

Um tribunal russo condenou um prisioneiro ucraniano a 18 anos de prisão, avança o Kyiv Independent.

Vladyslav Plahotnyk, o homem em causa, foi acusado de “participação numa organização terrorista” e de “treino para o terrorismo” por ser membro do batalhão Azov, que a Rússia declarou ser uma organização terrorista.