Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Tribunal ucraniano ordena a prisão do Ministro da Agricultura

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-04-25

O que está a acontecer

  • Shoigu diz que a Rússia não tem interesse em atacar a NATO
     
  • Espanha vai enviar sistemas de defesa Patriot para a Ucrânia
     
  • Tribunal ucraniano ordena a prisão do Ministro da Agricultura
     
  • EUA preparam-se para anunciar pacote de seis mil milhões para a Ucrânia
     
  • Kremlin diz que ATACMS não vão alteraro resultado da guerra
2022-03-22
15:25

Fotojornalista ucraniano desaparecido na região de Kiev

Max Levin, fotojornalista ucraniano, desapareceu da linha da frente em Kiev. A informação está a ser avançada por um amigo, Markiian Lyseiko. 

"A última comunicação aconteceu a 13 de março, na cidade de Vyshhorod, em Kiev. Ele fazia trabalhos enquanto fotógrafo na altura e viajava sempre de carro. Foi mandado parar perto da aldeia de Guta Mezhigirska, enquanto estava a caminho de uma outra aldeia, Motzhun. A última comunicação que fez com o telemóvel foi nesse dia, às 11:23", explicou o amigo em comunicado. 

Lyseiko explica ainda que, mais tarde, soube que houve forte combates nestas regiões e, por essa razão, suspeita-se que Max Levin tenho sido ferido, morto ou capturado pelas tropas russas. 

Siga ao minuto:

2024-04-26
09:58

Zelensky recorda "a catástrofe de Chernobyl" e pede pressão à Rússia para que liberte a central nuclear de Zaporizhzhia

O desastre de Chernobyl aconteceu há 38 anos. O presidente ucraniano assinalou a data através das redes sociais, apelando para que se pressione a Rússia a "devolver ao controlo total da Ucrânia" a central nuclear de Zaporizhzhia.

“A radiação não conhece fronteiras nem bandeiras nacionais. A catástrofe de Chernobyl demonstrou a rapidez com que podem surgir ameaças mortais. Dezenas de milhares de pessoas mitigaram o desastre de Chernobyl à custa da sua própria saúde e vida, eliminando as suas terríveis consequências em 1986 e nos anos seguintes”, relembrou, no X (antigo Twitter).

Volodymyr Zelensky aproveitou para fazer a ligação do desastre com a tomada da central nuclear de Zaporizhzhia pelos russos. “Há 785 dias que os terroristas russos mantêm refém a central nuclear de Zaporizhzhia. E é da responsabilidade de todo o mundo pressionar a Rússia para garantir que a central nuclear de Zaporizhzhia seja libertada e devolvida ao controlo total da Ucrânia, bem como que todas as instalações nucleares ucranianas sejam protegidas dos ataques russos”, apelou, garantindo que é “a única forma de evitar novos desastres de radiação”.

2024-04-26
09:47

Seis pessoas feridas em bombardeamentos russos a Kherson

O exército russo bombardeou 21 comunidades da região de Kherson durante a noite. Seis pessoas ficaram feridas, segundo o chefe da administração regional.

“Os militares russos bombardearam zonas residenciais das povoações da região, danificando um edifício de vários andares e 6 casas particulares. Foram atingidos um centro comercial, um jardim de infância, uma empresa agrícola e automóveis”, avançou Oleksandr Prokudin, através do Facebook

2024-04-26
09:43

Ataques russos a Donetsk matam oito civis

As tropas russas mataram cinco civis da região de Donetsk nas últimas 24 horas. 

"No dia 25 de abril, os russos mataram cinco residentes da região de Donetsk: três em Udachne, um em Kurakhivka e um em Ocheretyne", escreveu o chefe da administração militar da região no Facebook.

Vadym Filashkin acrescenta que outros oito residentes ficaram feridos.

2024-04-26
09:21

Shoigu diz que ataques a central de Zaporizhzhia podem ter consequências catastróficas

Os ataques ucranianos à central nuclear de Zaporizhzhia podem ter consequências catastróficas. Quem o diz é o ministro da Defesa russo, em declarações à agência russa TASS.

Sergei Shoigu disse ainda que a Ucrânia está a usar armas ocidentais para atacar infraestruturas civis russas e acusou os conselheiros estrangeiros de estarem a preparar atos de sabotagem em território russo.

2024-04-26
09:13

A Rússia não tem interesses geopolíticos ou militares em atacar a NATO, diz Shoigu

O ministro da Defesa russo garante que a Rússia não tem interesses geopolíticos ou militares para atacar os países da NATO. Ainda assim, Sergei Shoigu admite que as tropas da Aliança Atlântica se aproximaram das fronteiras russas e criaram ameaças adicionais, acrescenta.

Em declarações à TASS, Shoigu acusa os EUA de terem criado o conflito na Ucrânia e de o estarem agora a prolongar intencionalmente. O ministro garante que Washington está a exercer uma pressão sem antecedentes sobre os parceiros para alcançar os seus objetivos.

2024-04-26
09:07

Um morto em ataque ucraniano a Kursk

As tropas ucranianas bombardearam a região russa de Kursk. O governador da região, citado pela Reuters, revela que o ataque matou um homem. 

Segundo Roman Starovoit, o bombardeamento também danificou as casas residenciais.

2024-04-26
09:02

Putin vai à China em maio

Vladimir Putin, o presidente da Rússia, confirma que vai visitar a China em maio, diz a agência russa TASS.

2024-04-26
08:59

EUA quer que envio de ATACMS faça Alemanha dê mísseis Taurus à Ucrânia

Os EUA esperam que as novas entregas dos mísseis de longo alcance ATACMS incentive a Alemanha a enviar mísseis Taurus à Ucrânia.

A informação é avançada televisão pública francesa, que cita um funcionário americano não identificado.

2024-04-26
08:32

Advogados de vice-ministro da Defesa russo recorrem da prisão preventiva

A defesa do vice-ministro da Defesa russo vai apresentar um recurso à prisão preventiva. A informação é avançada pela agência TASS esta sexta-feira.

Timur Ivanov foi detido na noite de terça-feira, devido a suspeitas de ter recebido subornos na reconstrução de Mariupol.

2024-04-26
08:27

Espanha vai enviar sistemas de defesa Patriot para a Ucrânia

Espanha vai enviar mísseis de defesa aérea Patriot para a Ucrânia. A informação está a ser avançada pelo El País e refere-se a mísseis que Madrid comprou à Alemanha entre 2004 e 2014.

Segundo o jornal, Espanha considera importante assumir este compromisso com Kiev, quando o país está em guerra com a Rússia. O anúncio surge depois de Volodymyr Zelensky ter apelado aos membros da NATO para fornecerem pelo menos sete mísseis Patriot ou de outro modelo sistema semelhante.

2024-04-26
08:24

Rede russa terá pago a políticos para influenciar a votação nas eleições europeias

Uma rede russa terá pago a políticos europeus para difundir informações falsas e influenciar as eleições europeias de junho. A rede foi detetada pelos serviços secretos da Polónia, Chéquia e Bélgica, garante o jornal Público.

O grupo era responsável pelo site de notícias Voz da Europa, conhecido por dar palco a políticos eurocéticos e pró-Rússia. A rede organizou também eventos e conferências para apoiar partidos radicais de direita.

Um desses partidos terá sido o candidato do partido alemão Alternativa para a Alemanha (AFD), Petr Bystron, que garantiu à agência Reuters que essa informação é falsa.

2024-04-26
07:57

Tribunal ucraniano ordena a prisão do Ministro da Agricultura

Um tribunal ucraniano ordenou, esta sexta-feira, a detenção do ministro da Agricultura, Mykola Solsky, por acusações de envolvimento numa aquisição ilegal de terras estatais, no valor de cerca de 7 milhões de dólares.

Solsky nega as acusações, que dizem respeito a acontecimentos ocorridos entre 2017 e 2021, antes de assumir o cargo de Ministro da Agricultura em março de 2022.

O juiz fixou a fiança em 75,7 milhões de hryvnias (1,9 milhões de dólares).

Solsky apresentou a demissão na quinta-feira, mas permanece no cargo até que o Parlamento aprecie o pedido.

2024-04-25
22:36

EUA preparam-se para anunciar pacote de seis mil milhões para a Ucrânia

Os Estados Unidos preparam-se para anunciar um contrato de armamento no valor de seis mil milhões de dólares (cerca de cinco mil milhões de euros) para a Ucrânia, avança o jornal Politico.

De acordo com a publicação, este pacote deverá ser anunciado amanhã, sexta-feira, podendo incluir sistemas de defesa antiaérea Patriot, além de artilharia, munições, drones, armas de contra-ataque e mísseis ar-ar.

2024-04-25
19:20

NATO critica falta de apoio dos Estados-membros à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Jens Stoltenberg, que falava em Berlim, afirmou que, para que a aliança se mantenha forte, é preciso reforçar as suas capacidades de dissuasão e defesa, aumentar o apoio à Ucrânia e cooperar com os aliados em todo o mundo para "defender a liberdade".

Desde a anexação da Crimeia pela Rússia, em 2014, a NATO tem respondido com o maior reforço da defesa numa geração, disse, mas advertiu que "é preciso ir mais longe" e que cada aliado deve "fazer o que é necessário" para poder cumprir plenamente os seus planos de defesa e atingir o objetivo mínimo de 2% do PIB.

Jens Stoltenberg reconheceu que aumentar as despesas com a Defesa não é fácil, uma vez que "quanto mais se gasta com a Defesa, menos se gasta com outras coisas: saúde, educação, infraestruturas".

No entanto, sublinhou que, se as despesas militares foram reduzidas com o fim da Guerra Fria, é necessário ter a capacidade de as aumentar agora que as tensões estão a aumentar.

O responsável também criticou o facto de os aliados da NATO não terem conseguido, nos últimos meses, prestar a assistência prometida à Ucrânia.

2024-04-25
19:14

Dinamarca vai enviar mais 600 milhões de euros para ajudar a Ucrânia em 2024

O governo dinamarquês chegou a um acordo para aumentar o fundo de apoio à Ucrânia em 2024 em mais 590 milhões de euros. A vasta maioria deste dinheiro está destinada à compra de todo o tipo de armamento para a Ucrânia.

“É muito importante mostrar aos ucranianos que os apoiamos na atual situação grave”, comentou o ministro da Defesa dinamarquês, Troels Lund Poulsen.

2024-04-25
17:55

Zelensky fala ao telefone com as principais figuras da política americana

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky falou com os principais líderes das duas câmaras do Congresso norte-americano. Numa série de publicações na rede social X, o líder ucraniano expressou a sua "sincera gratidão" a Mike Johnson por permitir a aprovação da ajuda militar para a Ucrânia.

"Falei com Mike Johnson para expressar a minha sincera gratidão pela sua liderança para assegurar o verdadeiro apoio bipartidário à Ucrânia", escreve Zelensky.

Noutras duas publicações, Volodymyr Zelensky relata conversas com os líderes das maiorias no Senado, Chuck Schumer e Mitch McConnell, pelo apoio "crítico" à Ucrânia.

2024-04-25
17:48

Casa Branca garante ajuda a chegar à Ucrânia numa questão de dias

A Casa Branca garantiu que a ajuda militar vai começar a chegar à Ucrânia numa questão de dias.

Em conferência de imprensa, o porta-voz da Casa Branca, John Kirby, referiu que a defesa antiaérea continua a ser uma prioridade no pacote a enviar.

2024-04-25
16:47

Ministro da Agricultura ucraniano demite-se depois de suspeitas de apropriação de terras

O Ministro da Agricultura ucraniano, Mykola Solskyi, demitiu-se depois de suspeitas de apropriação de terras do Estado, entre 2017 e 2021, no valor de 6,9 milhões de euros, avança o Pravda Ucraniano. 

O anúncio foi feito na rede social Facebook pelo presidente do parlamento ucraniano, Ruslan Stefanchuk.

2024-04-25
15:54

Bielorrússia diz ter intercetado ataque de drones lituano

A Bielorrússia diz ter travado um ataque em Minsk por drones lançados do território da Lituânia. Segundo as autoridades as aeronaves não tripuladas foram abatidas assim que entraram no território bielorrusso. 

De acordo com a agência estatal russa Ria Novosti, o líder dos serviços de segurança bielorrusso Ivan Tertel disse que foram tomadas "uma série de medidas de segurança rigorosas".

Nenhuma prova foi apresentada pelas forças de segurança bielorrussas e a Lituânia rejeitou ter participado em qualquer atividade hostil contra qualquer outro Estado. 

2024-04-25
15:13

Rússia baixa o nível das relações diplomáticas com os EUA se os bens congelados forem confiscados

A Rússia considera baixar o nível das relações diplomáticas com os EUA, se os governos ocidentais avançarem com propostas para confiscar os bens russos congelados. Quem o diz é vice-ministro dos Negócios Estrangeiros, citado pela RIA.

Sergei Ryabkov garantiu ainda que Moscovo vai retaliar económica e politicamente se os bens forem confiscados.