Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Kremlin diz que a China é capaz de resistir às tentativas ocidentais de limitar a cooperação com a Rússia

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-16

O que está a acontecer

2022-03-11
08:42

Ministro da Defesa russo diz que há 16 mil voluntários que querem combater pela Rússia

Citado pela Reuters, Sergei Shoigu, ministro da Defesa russo, afirma que há 16 mil voluntários do Médio Oriente "prontos para lutar pela Rússia". Shoigu afirma também que a "operação militar especial" está a correr "dentro do planeado".

Siga ao minuto:

2024-05-16
08:58

"Um dos vencedores desta guerra é a China": a análise da visita de Putin à China

Na sua primeira visita oficial como presidente reeleito, Vladimir Putin visita a China. Helena Ferro Gouveia sublinha, antes de mais, a convergência dos objetivos estratégicos dos dois países que estão a trabalhar para a "desdolarização da economia mundial", ou seja, para atacar a hegemonia norte-americana. "A amizade sem limites entre a China e a Rússia parece estar muito sólida", conclui a comentadora.

2024-05-16
08:54

Exército ucraniano diz ter impedido avanço russo na região de Kharkiv

O exército ucraniano indicou que travou o “avanço” russo em algumas áreas da região de Kharkiv, no nordeste do país, onde a Rússia lançou um ataque surpresa na sexta-feira, ocupando novos territórios.

2024-05-16
08:38

"A Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra"

O presidente da Duma russa, Vyacheslav Volodin, afirmou, esta quinta-feira, que a Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra e que os líderes ocidentais precisam de evitar uma grande catástrofe global.

"A Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra", afirmou Volodin.

2024-05-16
08:26

Serviço Federal de Segurança da Rússia diz ter detido agentes ucranianos na Crimeia

O Serviço Federal de Segurança da Rússia disse que deteve agentes ucranianos na Crimeia, e que um deles admitiu ter transferido informações sobre os sistemas de defesa aérea que protegem a ponte da Crimeia, informou a agência noticiosa estatal RIA.

2024-05-16
08:23

Xi e Putin emitem declaração sobre aprofundamento da parceria

O presidente chinês, Xi Jingping, e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram e emitiram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica global entre a China e a Rússia, avança a imprensa estatal chinesa citada pela Reuters.

Em conferência de imprensa, Putin revelou que os dois líderes mantiveram conversações que foram "calorosas e camaradas".
 
Enumerando uma série de setores em que a Rússia e a China estão a cooperar e a aprofundar os seus laços económicos, Putin disse ainda a Xi que está grato pelos esforços de Pequim para tentar resolver a crise na Ucrânia.

2024-05-16
08:22

Forças russas avançam em todas as direcções na Ucrânia

Sergei Shoigu, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse durante uma visita a Pequim que as forças armadas russas estavam a avançar em todas as direções na Ucrânia.

2024-05-16
08:21

Kremlin diz que a China é capaz de resistir às tentativas ocidentais de limitar a cooperação com a Rússia

O Kremlin garantiu, esta quinta-feira, que a China é capaz de resistir às tentativas ocidentais de limitar a cooperação com a Rússia.
 
Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, os EUA e outros países estão a tentar pressionar a China para restringir a sua cooperação com a Rússia, mas Pequim é suficientemente forte para resistir.
 
"Os Estados Unidos e outros países estão a tentar pressionar a China de forma descarada para limitar a sua cooperação com a Rússia. Mas os chineses são suficientemente fortes para resistir a isso", disse Peskov ao jornal Izvestia.

2024-05-16
08:19

Soldado americano detido na Rússia declara-se culpado

Gordon Black, um soldado norte-americano detido na cidade russa de Vladivostok, declarou-se culpado das acusações de roubo e está a cooperar com os investigadores, avança a RIA Novosti.
 
"Ele está a cooperar (com a investigação), admitiu (a culpa)", revelou um representante do Ministério do Interior local.

2024-05-16
08:17

Putin diz a Xi que a "Rússia e a China têm uma sólida experiência de cooperação"

Putin disse a Xi Jinping que a Rússia e a China têm uma sólida experiência de cooperação.
  
"Moscovo e Pequim acumularam, de facto, uma sólida bagagem de cooperação prática", disse Putin a Xi, segundo as agências.

Putin afirma que a cooperação Rússia-China é um fator de estabilização para o mundo
 
O presidente russo disse ainda que a cooperação Rússia-China não é dirigida contra qualquer outra potência e é um fator de estabilização para o mundo.
 
"É de importância crucial que as relações entre a Rússia e a China não sejam oportunistas e não sejam dirigidas contra ninguém. A nossa cooperação nos assuntos mundiais actua hoje como um dos principais factores de estabilização na arena internacional", afirmou Putin à RIA Novosti.

2024-05-16
08:02

Xi Jinping diz a Putin que China e Rússia vão "preservar a justiça no mundo"

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse ao homólogo russo, Vladimir Putin, em Pequim, que a China e a Rússia vão "preservar a justiça no mundo".

Segundo a imprensa estatal chinesa, Xi Jinping disse ao presidente russo que as relações entre a China e a Rússia não são fáceis atualmente e que devem ser acarinhadas e cuidadas por ambas as partes.
 
"A China será sempre um bom vizinho, amigo e parceiro de confiança mútua com a Rússia", disse Xi à televisão estatal.

2024-05-16
06:41

Xi Jinping recebe Putin com honras militares antes de reunião à porta fechada

Putin e Xi Jinping (EPA)

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu esta quinta-feira o homólogo russo, Vladimir Putin, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, junto à Praça Tiananmen, numa cerimónia de boas-vindas com honras militares.

Putin foi recebido com guarda de honra, salvas de canhão e o hino dos dois países tocado por uma banda militar. Os dois líderes passaram em revista a guarda de honra antes de iniciarem o encontro à porta fechada, segundo imagens transmitidas em direto pela televisão estatal chinesa CGTN.

O líder russo chegou depois das 04:00 locais (21:00 de quarta-feira, em Lisboa) para uma visita que se prolongará até sexta-feira.

A viagem ocorre após a tomada de posse de Putin para um quinto mandato e a recente viagem de Xi Jinping à Europa, onde o líder chinês enfrentou renovada pressão para persuadir o homólogo russo a pôr fim à ofensiva na Ucrânia.

A visita ocorre também um dia depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter anunciado em Kiev um montante adicional de dois mil milhões de dólares (1,83 mil milhões de euros) para ajudar a Ucrânia a adquirir armas e a aumentar a capacidade de produção da sua própria indústria militar.

Trata-se da segunda visita de Putin a Pequim em menos de um ano, após a sua participação no Fórum da Iniciativa Faixa e Rota, em outubro de 2023.

2024-05-15
23:54

Cenário na Ucrânia "é grave": "Em Kharkiv está uma brigada, o resto está nas periferias"

O coronel Carlos Mendes Dias analisa os mais recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, numa altura em que a região de Kharkiv é a que suscita mais preocupações para os ucranianos. A Rússia está a ganhar cada vez mais terreno na região e as forças ucranianas já admitem recuos para zonas mais protegidas, retirando tropas da zona da frente.

2024-05-15
21:51

Zelensky falou com Montenegro e justificou cancelamento de viagem a Portugal

O presidente da Ucrânia falou hoje com o primeiro-ministro português, a quem informou sobre a situação na linha da frente e sobre as "tentativas da Rússia expandir a guerra", que terá motivado o cancelamento da visita de Volodymyr Zelensky a Portugal e Espanha.

Numa publicação através da rede social X, Zelensky referiu que "toda a atenção está focada na operação defensiva e no contacto com os militares", o que levou ao "adiamento de todas as visitas ao estrangeiro".

Zelensky agradeceu ainda a Montenegro a presença de Portugal na Cimeira de Paz que aí vem. 

2024-05-15
21:44

Ucrânia diz estar a ser alvo de ataques "intensos" por parte dos russos a leste de Kharkiv

O porta-voz do exército ucraniano adiantou há instantes que as tropas tiveram de se deslocar para novas posições na direção de Kupiansk, a leste de Kharkiv, devido a ataques "intensos" por parte das forças russas.

"Em certos distritos, como consequência do intenso fogo inimigo, as nossas unidades reagruparam-se em posições mais vantajosas", pode ler-se em comunicado citado pela Reuters.

Recorde-se que Kupiansk foi ocupada pelas tropas russas nas primeiras semanas de fevereiro de 2022, mas foi recapturada pelas forças ucranianas no final do ano.

2024-05-15
20:50

Apesar do acordo com a Rússia, Portugal mantém navio de guerra e 37 militares a ajudar São Tomé

País africano depende de navio português para vigiar as suas águas que podem passar a receber visitas de navios de guerra russos
Leia mais aqui
2024-05-15
20:04

União Europeia coloca meios de comunicação social russos na lista de sanções

A União Europeia decidiu colocar quatro meios de comunicação russos na lista de sanções, informou a Comissária Europeia para os Valores e Transparência, Vera Jourova, no X.

A agência RIA Novosti, o Voice of Europe, o Izvestia e o Rossiyskaya Gazeta são os meios sancionados.

2024-05-15
18:41

Cancelamento de visitas de Zelensky mostra gravidade da situação, diz a União Europeia

O cancelamento da visita do Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, a Portugal e Espanha mostra a “gravidade da situação” na Ucrânia, argumentam fontes diplomáticas europeias, quando a União Europeia (UE) avança para novo pacote de sanções à Rússia.

“Sabemos que a situação no país é bastante grave e é por isso que continuamos a apoiar e há muitas iniciativas em curso, […] mas é evidente que a situação no terreno é bastante problemática – não vamos esconder que isso é verdade – e o facto de Volodymyr Zelensky ter cancelado qualquer visita [incluindo a Portugal e Espanha] mostra a gravidade da situação”, declarou um alto funcionário europeu falando com jornalistas europeus em Bruxelas, incluindo a Lusa.

“Estamos a continuar a apoiar a Ucrânia. Penso que o que vimos na semana passada e que será confirmado na próxima semana, no que se refere à utilização dos lucros inesperados dos ativos congelados [russos], mostra a nossa determinação em manter apoio contínuo”, acrescentou a mesma fonte diplomática europeia.

2024-05-15
18:26

Provedor dos direitos humanos da Ucrânia denuncia quase 300 casos de violência sexual por parte das forças russas

Dmytro Lubinets, provedor dos direitos humanos da Ucrânia, afirma que foram registados quase 300 casos de violência sexual cometidos pelas forças russas na Ucrânia.

Os crimes foram cometidos nas regiões de Kherson, Donetsk, Kiev e Kharkiv e as vítimas foram crianças, homens e mulheres ucranianas. 

“Devemos fazer tudo para proteger e aliviar o sofrimento daqueles para quem esta guerra mudou as suas vidas antes e depois”, pode ler-se na nota publicada no Telegram.

2024-05-15
18:11

Ataque russo a Zaporizhzhia faz três feridos

Às 15:45 desta quarta-feira, um ataque russo a Zaporizhzhia, em Stepnohirsk, fez três feridos, dizem os serviços de emergência da região no Telegram.

“Em Stepnohirsk, as equipas de socorro ajudaram três pessoas feridas em bombardeamentos hostis”, pode ler-se na nota.

2024-05-15
17:49

Rússia garante ter conquistado mais duas localidades em Kharkiv. Situação agrava-se

As forças russas garantem ter conquistado três localidades na Ucrânia, duas delas na região de Kharkiv, que está a ser fustigada por uma crescente ofensiva de Moscovo.

De acordo com o Ministério da Defesa da Rússia, Hlyboke e Lukyantsi, ambas aldeias em Kharkiv, foram conquistadas recentemente.

Garante Moscovo que as suas forças “entraram fundo nas defesas inimigas” à porta da segunda maior cidade da Ucrânia, neste momento o grande objetivo da Rússia.

Ainda ontem a Ucrânia tinha dito que as suas tropas tinham sido retiradas para posições “mais vantajosas” em Kharkiv, não sendo certo se serão as mesmas localidades.

O mesmo terá acontecido, segundo a Rússia, em Robotyne, na região de Zaporizhzhia, sendo que a Ucrânia já negou esta última conquista.