Em atualização

GUERRA AO MINUTO | Zelenski em Kharkiv: situação é extremamente difícil, embora “controlada". Xi e Putin de acordo sobre soluções para conflitos na Ucrânia e Palestina

Todas as informações mais recentes sobre o conflito na Ucrânia, que começou a 24 de fevereiro de 2022
2024-05-16

O que está a acontecer

2022-03-11
05:03

Cidades de Lutsk e Dnipro bombardeadas pela primeira vez

Há relatos de explosões em cidades em lados opostos do país na última meia hora, avança a imprensa ucraniana. 

Foram registados bombardeamentos em Lutsk, no noroeste do país, bem como em Dnipro - uma cidade do interior localizada no rio Dnieper e que representa uma grande fortaleza no centro-leste da Ucrânia.

Nenhuma dessas cidades foi atingida por bombardeamentos antes. Sirenes de ataques aéreos soaram em várias cidades da Ucrânia nas horas anteriores às explosões.

De acordo com a BBC que reporta no local, o ataque em Lutsk teve como alvo um aeródromo e uma fábrica onde motores de caças estavam em reparações.

Siga ao minuto:

2024-05-16
11:12

Zelenski em Kharkiv: situação é extremamente difícil, embora “controlada"

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, viajou esta quinta-feira para a cidade de Kharkiv, numa altura em que a região está debaixo de uma forte ofensiva russa. 

Na sua conta do Telegram, Zelenski diz que esteve reunido com os militares ucranianos na região e descreveu a situação como extremamente difícil, embora "controlada em geral".

"A situação no oblast de Kharkiv está controlada no geral, os nossos soldados estão a infligir perdas significativas ao ocupante. Mas a situação continua extremamente difícil – estamos a reforçar as nossas unidades", diz o presidente ucraniano.

 

2024-05-16
10:16

Putin agradece ao Presidente chinês iniciativas da China para resolver conflito na Ucrânia

O Presidente russo, Vladimir Putin, agradeceu esta quinta-feira a Xi Jinping as iniciativas da China para resolver o conflito na Ucrânia, num encontro em Pequim, no qual o líder chinês disse esperar que a Europa regresse à paz.

Putin garantiu que vai informar Xi em pormenor sobre a “situação na Ucrânia" e afirmou que o seu país "está grato pela iniciativa dos colegas e amigos chineses para resolver a situação".

“A China espera que a Europa regresse rapidamente à paz e à estabilidade e vai continuar a desempenhar um papel construtivo nesse sentido", apontou Xi.

Os dois líderes assinaram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica abrangente entre as duas nações, após uma reunião à porta fechada.

Xi afirmou que China e Rússia vão continuar a manter uma relação que não constitui uma aliança, mas que nega a confrontação.

2024-05-16
10:05

Xi e Putin de acordo sobre soluções para conflitos na Ucrânia e Palestina

O Presidente chinês, Xi Jinping, afirmou, esta quinta-feira, que está em sintonia com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, numa "solução de dois Estados" para o conflito palestiniano e uma "solução política" para a guerra na Ucrânia.

Numa declaração conjunta aos órgãos chineses e russos, após uma reunião em Pequim, Xi disse que ele e Putin consideram "extremamente urgente" encontrar uma solução para a situação na Palestina.

O Presidente chinês apelou, em nome dos dois líderes, à "aplicação das resoluções das Nações Unidas" relativamente ao conflito.

Putin agradeceu à China "as iniciativas que apresentou para resolver este problema", em referência à guerra na Ucrânia, e disse que iria discutir em pormenor a política externa com Xi, numa segunda reunião.

2024-05-16
09:50

Tropas russas aproximam-se de Lyptsi

As tropas russas aproximam-se de Lyptsi, na região de Kharkiv, avança a Reuters, que cita a agência estatal rusa RIA.

De acordo com as mesmas fontes, o Exército Russo iniciou operações para assumir o controle da localidade. 

2024-05-16
09:45

Kremlin condena o atentado contra Fico

O Kremlin condena o atentado contra o primeiro-ministro eslovaco Robert Fico e deseja uma recuperação imediata.

“Naturalmente, condenamos este atentado nos termos mais enérgicos possíveis”, declarou o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, citado pela Reuters.

 

2024-05-16
09:42

Ucrânia garante ter reduzido o ritmo da ofensiva russa em Kharkiv

Os militares ucranianos garantem que as suas ações defensivas forçaram as tropas russas a reduzir o ritmo da sua ofensiva no norte da região de Kharkiv, esta quinta-feira.

O Exército ucraniano diz que continua o combate na parte norte da cidade de Vovchansk, na região de Kharkiv, com a situação sob controle, avança a agência Reuters.

A AFP citou um porta-voz militar ucraniano dizendo: “A situação no setor de Kharkiv continua complicada, mas está evoluindo de forma dinâmica. As nossas forças de defesa estabilizaram parcialmente a situação. O avanço do inimigo em certas zonas e localidades foi interrompido.”

O Instituto para o Estudo da Guerra (ISW) disse num relatório publicado ontem que não acredita que as forças russas tenham avançado mais de oito quilómetros dentro da Ucrânia a partir da fronteira russa. 

2024-05-16
09:41

Rússia diz ter detido dois agentes ucranianos acusados de sabotagem na Crimeia

O Serviço Federal de Segurança da Rússia disse esta quinta-feira que deteve dois  agentes ucranianos na Crimeia, território anexado unilateralmente pela Rússia em 2014.

Um dos detidos terá admitido ter transferido informações sobre os sistemas de defesa aérea que protegem a ponte da Crimeia, avança a Reuters, citando a agência de notícias estatal russa RIA.

A agência de notícias estatal Tass também informa que a dupla tentou explodir linhas ferroviárias na península.

2024-05-16
08:58

"Um dos vencedores desta guerra é a China": a análise da visita de Putin à China

Na sua primeira visita oficial como presidente reeleito, Vladimir Putin visita a China. Helena Ferro Gouveia sublinha, antes de mais, a convergência dos objetivos estratégicos dos dois países que estão a trabalhar para a "desdolarização da economia mundial", ou seja, para atacar a hegemonia norte-americana. "A amizade sem limites entre a China e a Rússia parece estar muito sólida", conclui a comentadora.

2024-05-16
08:54

Exército ucraniano diz ter impedido avanço russo na região de Kharkiv

O exército ucraniano indicou que travou o “avanço” russo em algumas áreas da região de Kharkiv, no nordeste do país, onde a Rússia lançou um ataque surpresa na sexta-feira, ocupando novos territórios.

2024-05-16
08:38

"A Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra"

O presidente da Duma russa, Vyacheslav Volodin, afirmou, esta quinta-feira, que a Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra e que os líderes ocidentais precisam de evitar uma grande catástrofe global.

"A Ucrânia está a arrastar os EUA e a Europa para uma grande guerra", afirmou Volodin.

2024-05-16
08:26

Serviço Federal de Segurança da Rússia diz ter detido agentes ucranianos na Crimeia

O Serviço Federal de Segurança da Rússia disse que deteve agentes ucranianos na Crimeia, e que um deles admitiu ter transferido informações sobre os sistemas de defesa aérea que protegem a ponte da Crimeia, informou a agência noticiosa estatal RIA.

2024-05-16
08:23

Xi e Putin emitem declaração sobre aprofundamento da parceria

O presidente chinês, Xi Jingping, e o presidente russo, Vladimir Putin, assinaram e emitiram uma declaração conjunta sobre o aprofundamento da parceria estratégica global entre a China e a Rússia, avança a imprensa estatal chinesa citada pela Reuters.

Em conferência de imprensa, Putin revelou que os dois líderes mantiveram conversações que foram "calorosas e camaradas".
 
Enumerando uma série de setores em que a Rússia e a China estão a cooperar e a aprofundar os seus laços económicos, Putin disse ainda a Xi que está grato pelos esforços de Pequim para tentar resolver a crise na Ucrânia.

2024-05-16
08:22

Forças russas avançam em todas as direcções na Ucrânia

Sergei Shoigu, o secretário do Conselho de Segurança da Rússia, disse durante uma visita a Pequim que as forças armadas russas estavam a avançar em todas as direções na Ucrânia.

2024-05-16
08:21

Kremlin diz que a China é capaz de resistir às tentativas ocidentais de limitar a cooperação com a Rússia

O Kremlin garantiu, esta quinta-feira, que a China é capaz de resistir às tentativas ocidentais de limitar a cooperação com a Rússia.
 
Segundo o porta-voz Dmitry Peskov, os EUA e outros países estão a tentar pressionar a China para restringir a sua cooperação com a Rússia, mas Pequim é suficientemente forte para resistir.
 
"Os Estados Unidos e outros países estão a tentar pressionar a China de forma descarada para limitar a sua cooperação com a Rússia. Mas os chineses são suficientemente fortes para resistir a isso", disse Peskov ao jornal Izvestia.

2024-05-16
08:19

Soldado americano detido na Rússia declara-se culpado

Gordon Black, um soldado norte-americano detido na cidade russa de Vladivostok, declarou-se culpado das acusações de roubo e está a cooperar com os investigadores, avança a RIA Novosti.
 
"Ele está a cooperar (com a investigação), admitiu (a culpa)", revelou um representante do Ministério do Interior local.

2024-05-16
08:17

Putin diz a Xi que a "Rússia e a China têm uma sólida experiência de cooperação"

Putin disse a Xi Jinping que a Rússia e a China têm uma sólida experiência de cooperação.
  
"Moscovo e Pequim acumularam, de facto, uma sólida bagagem de cooperação prática", disse Putin a Xi, segundo as agências.

Putin afirma que a cooperação Rússia-China é um fator de estabilização para o mundo
 
O presidente russo disse ainda que a cooperação Rússia-China não é dirigida contra qualquer outra potência e é um fator de estabilização para o mundo.
 
"É de importância crucial que as relações entre a Rússia e a China não sejam oportunistas e não sejam dirigidas contra ninguém. A nossa cooperação nos assuntos mundiais actua hoje como um dos principais factores de estabilização na arena internacional", afirmou Putin à RIA Novosti.

2024-05-16
08:02

Xi Jinping diz a Putin que China e Rússia vão "preservar a justiça no mundo"

O Presidente chinês, Xi Jinping, disse ao homólogo russo, Vladimir Putin, em Pequim, que a China e a Rússia vão "preservar a justiça no mundo".

Segundo a imprensa estatal chinesa, Xi Jinping disse ao presidente russo que as relações entre a China e a Rússia não são fáceis atualmente e que devem ser acarinhadas e cuidadas por ambas as partes.
 
"A China será sempre um bom vizinho, amigo e parceiro de confiança mútua com a Rússia", disse Xi à televisão estatal.

2024-05-16
06:41

Xi Jinping recebe Putin com honras militares antes de reunião à porta fechada

Putin e Xi Jinping (EPA)

O presidente chinês, Xi Jinping, recebeu esta quinta-feira o homólogo russo, Vladimir Putin, no Grande Palácio do Povo, em Pequim, junto à Praça Tiananmen, numa cerimónia de boas-vindas com honras militares.

Putin foi recebido com guarda de honra, salvas de canhão e o hino dos dois países tocado por uma banda militar. Os dois líderes passaram em revista a guarda de honra antes de iniciarem o encontro à porta fechada, segundo imagens transmitidas em direto pela televisão estatal chinesa CGTN.

O líder russo chegou depois das 04:00 locais (21:00 de quarta-feira, em Lisboa) para uma visita que se prolongará até sexta-feira.

A viagem ocorre após a tomada de posse de Putin para um quinto mandato e a recente viagem de Xi Jinping à Europa, onde o líder chinês enfrentou renovada pressão para persuadir o homólogo russo a pôr fim à ofensiva na Ucrânia.

A visita ocorre também um dia depois de o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, ter anunciado em Kiev um montante adicional de dois mil milhões de dólares (1,83 mil milhões de euros) para ajudar a Ucrânia a adquirir armas e a aumentar a capacidade de produção da sua própria indústria militar.

Trata-se da segunda visita de Putin a Pequim em menos de um ano, após a sua participação no Fórum da Iniciativa Faixa e Rota, em outubro de 2023.

2024-05-15
23:54

Cenário na Ucrânia "é grave": "Em Kharkiv está uma brigada, o resto está nas periferias"

O coronel Carlos Mendes Dias analisa os mais recentes desenvolvimentos da guerra na Ucrânia, numa altura em que a região de Kharkiv é a que suscita mais preocupações para os ucranianos. A Rússia está a ganhar cada vez mais terreno na região e as forças ucranianas já admitem recuos para zonas mais protegidas, retirando tropas da zona da frente.

2024-05-15
21:51

Zelensky falou com Montenegro e justificou cancelamento de viagem a Portugal

O presidente da Ucrânia falou hoje com o primeiro-ministro português, a quem informou sobre a situação na linha da frente e sobre as "tentativas da Rússia expandir a guerra", que terá motivado o cancelamento da visita de Volodymyr Zelensky a Portugal e Espanha.

Numa publicação através da rede social X, Zelensky referiu que "toda a atenção está focada na operação defensiva e no contacto com os militares", o que levou ao "adiamento de todas as visitas ao estrangeiro".

Zelensky agradeceu ainda a Montenegro a presença de Portugal na Cimeira de Paz que aí vem.