Pela margem esquerda ou pela direita do Tejo? A resposta implica projetos totalmente diferentes para o traçado da linha de alta velocidade ferroviária (popularizado pela sigla francesa TGV). Oficialmente, a resposta está fechada: o projeto depositado na Infraestruturas de Portugal percorre Porto-Lisboa pela margem direita do rio que desagua em Lisboa. Mas um grupo de engenheiros lançou uma proposta para um traçado alternativo, que defendem ser mais eficaz e mais barato - e que sobretudo faz sentido em função da escolha do novo aeroporto de Lisboa em Alcochete.
Mapa 1: fases de construção Lisboa-Porto - projeto atualPUB
O traçado atual da alta velocidade para ligar Lisboa e o Porto percorre a margem direita do Rio Tejo e está dividido em três fases de execução: Porto – Soure; Soure – Carregado e Carregado-Lisboa.
A diferença entre os dois traçados começa junto da zona de Pombal /Soure. Aqui, o traçado alternativo corre por Leiria e em Santarém atravessa o Rio Tejo, alinhando-se aí pela margem esquerda até ao futuro aeroporto, em Alcochete, onde vai depois para Lisboa através da terceira travessia do Tejo, cuja construção também já foi anunciada.
Já o traçado original aprovado pela IP, quando chega a Soure segue pela margem direita do Rio Tejo até Lisboa.
Mapa 2: as paragens do traçado atualPUB
No entanto, a Infraestruturas de Portugal decidiu alterar a terceira fase e em vez de uma linha totalmente nova vai aproveitar a quadruplicação da Linha do Norte para aqui fazer passar os comboios de alta velocidade. Assim, desde o Carregado até Lisboa, o TGV vai circular naquela mesma linha dos comboios urbanos uma vez que ambas são de bitola ibérica, um tipo de linha ferroviária.
Já quando o novo aeroporto de Lisboa for construído em Alcochete a IP prevê uma ligação da alta velocidade a esta infraestrutura através de um novo troço a ser construído no Carregado que passará para a margem esquerda. Isto é, está prevista a construção de uma ponte na zona do Carregado para que o TGV consiga atravessar o Rio e passe no Aeroporto em Alcochete e se dirija para Lisboa através da Terceira Travessia do Tejo que ligará Chelas ao Barreiro.
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Ou seja, nessa altura, o TGV do Porto e Lisboa irá até ao Carregado pela margem direita e aí passará para a outra margem, chegando à capital pela TTT.
Mapa 4: os traçados original e alternativo - em detalhe
Legenda do mapa:
Verde tracejado: SOLUÇÃO ALTERNATIVA PELA MARGEM ESQUERDA DO TEJO (GV) Linha de alta Velocidade (LAV) Lisboa (Oriente) - Madrid, a inscrever numa Terceira Travessia do Tejo (TTT) Alternativa, entre Chelas - Montijo, donde seguirá até à divergência das LAVs Porto/Madrid, rumo ao Aeroporto Luís de Camões, e deste, até Soure.
Verde cheio: LAV de interligação com a LAV Lisboa - Madrid, com início na divergência das LAVs Porto/Madrid, e inserção a poente do nó ferroviário do Poceirão
Cinzento tracejado: SOLUÇÃO BASE (IP) - Compreende a Quadruplicação do troço Lisboa (Oriente) - Carregado e a prevista LAV Carregado – Soure
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Cinzento cheio: LIGAÇÃO AO AEROPORTO LUÍS DE CAMÕES (IP) Interligação entre a LAV Lisboa - Porto na região do Carregado e o Aeroporto Luís de Camões (IP), incluindo uma nova Travessia do Tejo
Vermelho cheio: Linha do Norte (em funcionamento atual)
Roxo tracejado: LAV Lisboa-Madrid pela Travessia Chelas-Barreiro
Roxo cheio: Potencial LAV de interligação entre o traçado base LAV Lisboa - Madrid pela TTT Chelas- Barreiro (RAVE (Globalvia)), com divergência a poente do nó ferroviário do Poceirão, donde segue em direção ao Aeroporto Luís de Camões, e deste, a Soure
Azul cheio: Linho do Oeste (em funcionamento atual)
Castanho tracejado: Eventual Ramal entre a Linha do Oeste e a LAV Lisboa-Porto” (Solução Alternativa)”
LEIA TAMBÉMTGV: Ligação entre Lisboa e Porto já não será em 1h15PUB
As ligações finais com Espanha fazer-se-ão por duas vias: Porto-Vigo e Lisboa-Madrid. Para a linha Porto-Vigo está a decorrer o estudo prévio e em 2025 será feita a avaliação de impacto ambiental. O concurso para a primeira fase desse troço será lançado em 2026 e será dividido em duas partes, a primeira entre a estação ferroviária de Campanhã e o Aeroporto Sá Carneiro e a outra de Braga até à fronteira portuguesa, em Valença. Quanto ao Lisboa-Madrid, o governo anunciou recentemente que irá avançar com a ligação até Évora.
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