Já fez LIKE no CNN Portugal?

Atriz Sandra Oh foi ao funeral da rainha Isabel II (e há uma explicação para isso)

Atriz, que nasceu no Canadá, fez parte da comitiva do país que acompanhou Justin Trudeau ao funeral da rainha no Reino Unido

O funeral da rainha Isabel II contou com cerca de 2.200 convidados e, entre eles, houve quem se destacasse e quem passasse despercebido. Um desses casos foi Sandra Oh, a atriz de 51 anos conhecida pelos seus papéis em Anatomia de Grey e Killing Eve, que revelou no Instagram que integrou a comitiva do Canadá no funeral da monarca.

Com um vestido preto, Sandra Oh levou ao peito a condecoração de Oficial da Ordem do Canadá que, segundo a BBC, recebeu em junho deste ano. A Ordem do Canadá é a segunda mais alta condecoração civil e é concedida àqueles que fizeram contribuições extraordinárias para o país.

PUB

"Orgulhosa de representar o Canadá com os meus companheiros da Ordem do Canadá e Valor no funeral de sua majestade a rainha Isabel II na Abadia de Westminster hoje", escreveu a atriz, que estava acompanhada pelo pianista Gregory Charles e pelo ex-nadador campeão olímpico Mark Tewksbury.

De acordo com a BBC, Sandra Oh recebeu a condecoração este ano pela sua "carreira artística recheada de papéis memoráveis no palco, televisão e cinema no Canadá e no exterior".

A atriz fez parte da procissão de detentores da Victoria Cross, a George Cross e as Ordens de Cavalaria, juntamente com outros Oficiais da Commonwealth nomeados para participar no serviço. A lista de quem faria parte da comitiva do Canadá foi divulgada a 15 de setembro pelo gabinete do primeiro-ministro.

PUB

A delegação do Canadá foi liderada pelo primeiro-ministro Justin Trudeau e a mulher, Sophie Gregoire Trudeau. 

Na reação à morte da monarca, o primeiro-ministro do Canadá afirmou que todos os canadianos vão relembrar Isabel II pela sua “sabedoria, compaixão e cordialidade” e que "o seu serviço aos canadianos vai ficar para sempre como uma importante parte da história do país”.

A rainha Isabel II morreu, no dia 8 de setembro, aos 96 anos, no Castelo de Balmoral, rodeada pela família. O funeral decorreu na segunda-feira em Londres e a monarca foi a enterrar em Windsor, na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, ao lado do marido, o duque de Edimburgo.

PUB