Já fez LIKE no CNN Portugal?

Putin volta a ameaçar Ocidente e promete responder "com meios que os adversários ainda não têm"

Presidente russo garante que Moscovo vai atingir todos os seus objetivos na Ucrânia

Num discurso bastante inflamado no Conselho Legislativo de São Petersburgo, nesta quarta-feira, Vladimir Putin reiterou que a Rússia irá atingir todos os seus objetivos na Ucrânia, prometendo ainda responder a qualquer ingerência externa.

O presidente russo acusou o Ocidente de querer fragmentar a Rússia e ameaçou responder de forma rápida, "com meios que os adversários ainda não têm", a quem ameace o país ou intervenha na Ucrânia.

PUB

“Se alguém, insisto, se estiver a preparar para interferir nos acontecimentos em marcha e criar ameaças estratégicas inadmissíveis para a Rússia, deve saber que os nossos ataques de resposta serão relâmpago, rápidos”, assegurou.

“Dispomos de todos os meios para tal”, sublinhou ainda, referindo-se ao novo míssil hipersónico, já testado, com capacidade para atingir território da Europa ocidental e dos Estados Unidos: "É um tipo de armamento que, neste momento, ninguém se pode gabar de ter. E nós não nos vamos gabar. Usá-lo-emos se for necessário. E quero que todos o saibam.”

PUB

Vladimir Putin garantiu, ainda, que "todas as tarefas da 'operação militar especial'" que estão a ser conduzidas no Donbass e no resto da Ucrânia, lançada a 24 de fevereiro, "serão certamente cumpridas, a fim de garantir a paz e a segurança para os residentes das repúblicas populares de Donetsk e Lugansk, da Crimeia russa e de toda a Rússia na perspetiva histórica", disse.

O presidente russo salientou também que a economia russa "aguentou o impacto das sanções que o Ocidente classificou de devastadoras", e prometeu responder às tentativas de isolar ainda mais a Rússia. O líder russo disse também ser importante para o país garantir a liderança global em vários setores económicos.

Putin classificou também o "aproveitamento de nazis e russófobos por parte do Ocidente" como uma "nova arma geopolítica", e apelou ao patriotismo dos russos.

"O amor pela pátria é um dos alicerces fundamentais do Estado russo e o valor mais importante para a nossa sociedade, que é invariavelmente evidente em momentos cruciais para o país", disse o líder russo.

A Guerra na Ucrânia AO MINUTO em CNN Portugal.

PUB